Instituto Nacional Estatística

Angola

Angola. Economia contraiu 1,7% em 2018

Contração foi prevista pelo FMI. O PIB angolano cresceu 2,2% durante o quatro trimestre de 2018 e setores de Eletricidade e Água e Intermediação Financeira e de Seguros foram os que mais cresceram.
Economia

Economia. Atividade diminui mas clima aumenta 

Em fevereiro, o indicador de atividade económica desceu de 2,4 para 2,3 pontos. Já o indicador de clima económico subiu em março e o consumo privado desacelerou.
Instituto Nacional Estatística

Desemprego cai para o valor mais baixo desde 2002

142
A taxa de desemprego manteve-se nos 6,6% em janeiro, mantendo-se inalterada face a dezembro, e terá caído para os 6,3% em fevereiro, segundo a estimativa do INE.
Instituto Nacional Estatística

INE. Taxa de inflação homóloga mantém-se em 0,9%

O INE referiu ainda que a taxa de variação homóloga do índice relativo aos produtos energéticos terá sido de 1,3% em março, contra -0,7% em fevereiro.
Instituto Nacional Estatística

INE divulga esta terça-feira valor do défice

O INE divulga esta terça-feira o défice orçamental de 2018. Em fevereiro, o ministro das Finanças disse que o défice ficaria próximo de 0,6% do PIB, revendo em baixa a última estimativa do Governo.
Instituto Nacional Estatística

Preço das casas sobe 10,3% e vendas crescem 16,6%

O INE indicou ainda que em 2018 se venderam 178.691 habitações, mais 16,6% que em 2017 e o valor mais elevado de sempre. Relativamente ao preço das casas subiu 10,3%
Turismo

Turismo. Região centro bate recordes em 2019

562
Janeiro de 2019 foi "o melhor mês de janeiro de sempre" na atividade turística no centro do país desde que há registos, de acordo com os números publicados pelo Instituto Nacional de Estatística.
Instituto Nacional Estatística

Atividade económica e clima económico aumentaram

Segundo o INE, a atividade económica em Portugal subiu de 2,2 pontos em dezembro para 2,4 pontos em janeiro. Já o clima económico, aumentou para 2,2 pontos, dos 2,1 pontos registados em janeiro.
Instituto Nacional Estatística

INE. Exportações crescem 4,1% e importações 16,6%

De acordo com o INE as exportações de bens aumentaram 4,1% em janeiro, desacelerando em termos homólogos, e as importações dispararam 16,6% em igual período, principalmente devido à compra de aviões.
Instituto Nacional Estatística

INE. Taxa de inflação fixa-se em 0,9% em fevereiro

O Índice de Preços do Consumidor acelerou 0,4 pontos percentuais face à variação de 0,5% registada em janeiro. Estes números coincidem com as estimativas divulgas anteriormente
Instituto Nacional Estatística

Subida da produção na construção abranda para 2,2%

Segundo o INE, o abrandamento da atividade na construção "foi extensivo" no que toca à construção de edifícios e engenharia civil, que em janeiro registaram variações homólogas de 2,5% e 1,7%.
Produção Industrial

Índice de Produção Industrial recua 3,0%

Foi registada uma descida de 2,0 pontos percentuais inferior à observada em dezembro. O instituto detalha que o agrupamento de energia foi negativo em 1,0 pontos percentuais.
Instituto Nacional Estatística

2018. INE confirma crescimento da economia em 2,1%

Segundo os dados do INE, a evolução resulta do contributo "mais negativo da procura externa líquida" e do contributo "positivo menos intenso da procura interna".
Instituto Nacional Estatística

Angola lança censo agropecuário 58 anos depois

O censo agropecuário centra-se na recolha estatística, processamento e divulgação sobre a estrutura da agricultura, pecuária e pescas em todo o país. O primeiro foi lançado na era colonial portuguesa.
António Costa

Costa: "Não parámos de crescer"

PIB cresceu abaixo das previsões do Governo, mas o primeiro-ministro desvaloriza e diz que crescimento de 2,1% em 2018 representa segundo ano de convergência com a União Europeia
Instituto Nacional Estatística

Economia portuguesa terá crescido 2,1%

O INE divulga esta quinta-feira a estimativa rápida das contas nacionais. O PIB terá subido 0,7 pontos percentuais, abaixo da expansão de 2,8% de 2017, segundo economistas ouvidos pela Lusa.
Emprego

INE. Custo do trabalho aumenta 3% em 2018

Segundo os dados divulgados, o custo médio por trabalhador aumentou 1,7%, ao passo que o número de horas efetivamente trabalhadas por funcionário diminuiu 1,2%.
Construção

INE. Produção na construção abranda em dezembro

149
Segundo dados do INE, registaram-se abrandamentos na construção de edifícios e engenharia civil de 0,7 e 0,9 pontos percentuais, respetivamente, para taxas de variação homóloga de 3,5% e 2,5%.
Instituto Nacional Estatística

Abandono escolar atinge mínimo histórico em 2018

Em 2011, 23% dos jovens abandonavam a escola antes de terminar os estudos. Em sete anos houve uma redução de mais de dez pontos percentuais. Ministério diz que trabalho ainda não está terminado.
Turismo

Concertação Social debate turismo a desacelerar

Os últimos dados do INE, referentes a novembro de 2018, mostram que o ano foi de redução. Nos primeiros 11 meses do ano passado, o total de dormidas reduziu-se em 0,2%, para 54,7 milhões.
Lisboa

5 freguesias com casas acima de 3.500 euros/m2

Santo António, Misericórdia, Santa Maria Maior, Avenidas Novas e Estrela são as freguesias de Lisboa com os preços mais elevados em 2018, diz INE. No Porto, foram Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde.
Instituto Nacional Estatística

Confiança dos consumidores e clima económico baixa

O indicador de confiança dos consumidores passou de -6,2 pontos em dezembro para -7,2 pontos em janeiro de 2019. O clima económico diminuiu de 2,2 pontos para 2,1 pontos deste mês.
Turismo

INE. Hóspedes, dormidas e proveitos crescem 

O número de hópedes em novembro de 2018 subiu para 1,3 milhões, representando um aumento de 6,3%. Já as dormidas avançaram 4,6%, para 3,3 milhões, ao passo que os proveitos atingiram os 189,3 milhões.
Angola

INE: Angola fechou 2018 com inflação de 18,6%

Angola fechou 2018 com uma inflação anual de 18,6%, seis décimas acima da última previsão do Governo. Quanto ao Produto Interno Bruto, houve um recuo de 1,6% no terceiro trimestre do ano passado.
Desemprego

Desemprego manteve-se nos 6,6% em outubro

O INE reviu em baixa a estimativa provisória divulgada há um mês. Para novembro, a estimativa provisória aponta para que a taxa de desemprego de novembro volte a ficar nos 6,6%.
Crédito à Habitação

Avaliação bancária à habitação subiu 6,2%

O valor médio da avaliação bancária no âmbito de pedidos de crédito para a habitação subiu 6,2% em novembro, em termos homólogos, representando ainda uma subida de 0,2% face a outubro, revela o INE.
Instituto Nacional Estatística

Ambiente. Despesas atingem 2 mil milhões em 2017

As despesas do Estado com o ambiente aumentaram ligeiramente no ano passado, face a 2016, representando 1,1% da riqueza produzida no país, de acordo com o Instituto Nacional de Estatística.
Instituto Nacional Estatística

Atividade económica aumenta em outubro

O contexto geral é de desaceleração económica, tendo o indicador de atividade económica até outubro aumentado e o de clima económico diminuído em novembro.
Algarve

Algarve foi a região que mais cresceu em 2017 

O Algarve foi a região portuguesa que mais cresceu em 2017 com um aumento do registo do PIB de 3,5%, impulsionado pelo setor turístico, de acordo com dados divulgados pelo INE esta quinta-feira.
Instituto Nacional Estatística

Agricultura. Rendimento deve aumentar 0,6% em 2018

O rendimento da atividade agrícola em Portugal deverá aumentar 0,6% em 2018, face a 2017, após um crescimento de 5,4% no ano passado, segundo estimativas do Instituto Nacional de Estatística.
Instituto Nacional Estatística

INE. Pensões vão aumentar entre 0,78% e 1,5% 

Segundo cálculos feitos com base nos valores da inflação de novembro , as pensões vão aumentar entre 0,78% e 1,5% em janeiro do próximo ano. Os dados foram publicados esta quarta-feira pelo INE.
Instituto Nacional Estatística

Importações e exportações registam aumentos

Segundo os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), excluindo os combustíveis e lubrificantes, em termos homólogos, em outubro as exportações aumentaram 8,5% e as importações cresceram 7,6%.
Moçambique

Moçambique: volume de Negócios sobe

O Índice de Volume de Negócios em Moçambique registou este ano, até final de setembro, uma subida de 4,7% (variação mensal acumulada), mas os índices de emprego e remunerações retraíram-se.
Economia

INE confirma abrandamento da economia

INE confirma crescimento de 0,3% no terceiro trimestre do ano face ao trimestre anterior. Em comparação com o mesmo período de 2017, economia cresceu 2,1%, o ritmo mais lento desde o início de 2016.
Instituto Nacional Estatística

Inflação homóloga desacelera para 0,9% em novembro

O Índice de Preços no Consumidor (IPC) subiu 0,9% em novembro, face ao período homólogo de 2017, desacelerando face à variação de 1% em outubro, revela a estimativa rápida do INE.
Instituto Nacional Estatística

Taxa de desemprego cai em setembro para 6,6%

Em setembro, a taxa de desemprego foi de 6,6%, registando um mínimo desde 2002 e coincide com a estimativa apresentada há um mês. Em termos homólogos, reduziu 2 décimas comparativamente com 2017.
Guiné-Bissau

Guiné Bissau: há mais de 700 mil recenseados

O número de recenseados na Guiné-Bissau já ultrapassou os 700 mil, disse o ministro da Presidência e do Conselho de Ministros do país. Já o INE estima cerca de 886 mil eleitores recenseados.
Instituto Nacional Estatística

Preços na produção industrial a subirem há 3 meses

Os preços na produção industrial mantiveram o crescimento homólogo de 4,8% em outubro, pelo terceiro mês consecutivo. Os agrupamentos de Energia e de Bens Intermédios representaram o maior contributo.
Instituto Nacional Estatística

INE. Clima económico estabiliza em outubro

Segundo o INE, "o indicador de atividade económica, disponível até setembro, diminuiu e o indicador de clima económico, disponível até outubro, estabilizou".
Instituto Nacional Estatística

Saldo migratório positivo é "sinal de confiança" 

124
Segundo dados revelados pelo INE, indicam que em 2017 saíram menos 20 mil pessoas do país comparativamente às que tinham emigrado em 2015 e que entraram mais 17 mil do que as que tinham imigrado.
Inflação

Portugal com 2ª menor taxa de inflação da UE

A inflação anual portuguesa recuou, em outubro, para o segundo menor valor (0,8%) da União Europeia e em contraciclo com a zona euro e a União Europeia, onde esta subiu face a setembro.
Instituto Nacional Estatística

Mais casamentos e menos divórcios em Portugal

Houve 33.634 casamentos em Portugal em 2017, (mais 1.235 que em 2016) e menos 719 divórcios do que no ano anterior. Idade média dos noivos: 32 anos. Os divórcios chegam aos 45 anos.
Instituto Nacional Estatística

36 mil novos imigrantes (e mais 31 mil emigrantes)

O número de imigrantes em Portugal aumentou em 2017. Estima-se que tenham entrado 36 mil e 639 pessoas em território português. Em contrapartida, o número de emigrantes diminui, segundo dados do INE.
Instituto Nacional Estatística

Custo do trabalho aumenta 1,5% no 3º trimestre

O índice de custo do trabalho (ICT) aumentou 1,5% no terceiro trimestre em termos homólogos, com os custos salariais a subirem 1,9% e os outros custos a diminuírem 0,1%, divulgou hoje o INE.
Crescimento Económico

INE divulga estimativa das contas nacionais

De acordo com a média das estimativas dos analistas ouvidos pela agência Lusa, o crescimento da economia portuguesa deverá manter-se constante no terceiro trimestre.
Inflação

INE. Inflação desacelerou para 1% em outubro

Face ao mês de setembro, destacam-se as diminuições das taxas nos restaurantes e hotéis, bem como no lazer, recreação e cultura. Em sentido contrário, subiu a taxa do álcool.
Moçambique

Inflação em Moçambique continuou a descer

A inflação continua a descer em Moçambique, de acordo com o boletim sobre o Índice de Preços ao Consumidor, relativo a outubro, publicado pelo Instituto Nacional de Estatística moçambicano.
Instituto Nacional Estatística

Índice de bem-estar continuou a crescer em 2017

O índice de bem-estar dos portugueses continuou a crescer em 2017, com a educação, participação cívica e governação a apresentarem a evolução mais favorável e o trabalho a mais desfavorável.
Instituto Nacional Estatística

25% dos portugueses deixou trabalho pelos filhos

O estudo avançado pelo Instituto Nacional de Estatística foi dirigido a pessoas com idades entre os 18 e os 64 anos e baseou-se na análise da conciliação da vida profissional com a vida familiar.
Comércio

Vendas no comércio a retalho descem para 1,3%

De acordo com o Instituto Nacional de Estatística, as vendas no comércio a retalho apresentaram um aumento de 3,8% em agosto.
Instituto Nacional Estatística

Preços da produção industrial aumentaram 4,7% 

Os preços na produção industrial aumentaram 4,7% em setembro face ao mesmo mês de 2017, impulsionados sobretudo pelo agrupamento de energia, mas mantiveram-se face ao crescimento homólogo de agosto.
Angola

Angola com recessão de 0,1% no ano passado

A atividade económica teve uma quebra média de 6,05% desde 2016, de acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE).
Instituto Nacional Estatística

INE: Exportações e importações sobem em Agosto

As exportações portuguesas de bens aumentaram 2,6% e as importações progrediram 8,6% em agosto, em termos homólogos, desacelerando face às evoluções de 13,8% e 11,9%, respetivamente, divulgou o INE.
Instituto Nacional Estatística

Exportações sobem 10% e importações 13% em 2017

As exportações portuguesas aumentaram 10% e as importações subiram 13,1% em 2017 face a 2016, atingindo máximos históricos, divulgou esta segunda-feira o Instituto Nacional de Estatística (INE).
Moçambique

Moçambique. Violência contra mulheres aumenta

O número de casos registados de violência doméstica contra as mulheres está a aumentar em Moçambique, enquanto as ocorrências contra os homens têm diminuído, de acordo com um novo boletim do INE.
Economia

Preços das casas continuam a subir, mas menos

O aumento dos preços na habitação desacelerou no segundo trimestre deste ano, crescendo 11,2%, contra 12,2% no trimestre anterior, revela o Instituto Nacional de Estatística (INE).
Instituto Nacional Estatística

Hóspedes e dormidas diminuem em julho

O número de hóspedes (2,2 milhões) e de dormidas (6,7 milhões) diminuíram 2,1% e 2,8% em julho, respetivamente. Subida dos proveitos totais também desacelerou, confirma o INE.
Rendas

Rendas deverão aumentar 1,15% em 2019

O valor das rendas deverá aumentar 1,15% em 2019, mais do que os 1,12% deste ano e um novo máximo desde 2013, segundo os números da inflação dos últimos 12 meses até agosto hoje divulgados pelo INE.
Inflação

INE. Inflação homóloga desacelerou para 1,2%

O Índice de Preços no Consumidor subiu 1,2% em agosto face ao mesmo mês de 2017, contra uma variação de 1,6% em julho, segundo uma estimativa do Instituto Nacional de Estatística (INE).
Rendas

Rendas devem aumentar 1,15% em 2019

O INE publicou esta sexta-feira o valor médio da inflação em agosto, descontando a habitação, que serve para calcular o coeficiente de actualização anual de renda. Valores confirmados a 12 de setembro
Crescimento Económico

INE deve confirmar crescimento económico de 2,3%

O Instituto Nacional de Estatística (INE) deve confirmar que a economia portuguesa acelerou no segundo trimestre, com uma subida de 2,3% face ao mesmo período do ano anterior e de 0,5% em cadeia.
Instituto Nacional Estatística

Confiança do consumidor baixou nos meses de verão

Depois de no segundo trimestre ter atingido o valor mais elevado de que há registo, o indicador de clima dos consumidores caiu entre junho e agosto, com todas as componentes a descerem.
Economia

Economia acelera para 0,5% no segundo trimestre

A economia portuguesa cresceu mais no segundo trimestre, 0,5% face aos primeiro trimestre e 2,3% em termos homólogos, mas ficou aquém das expectativas. Consumo privado ditou aceleração.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)