Dark Mode 94,4 kWh poupados com o MEO
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Hoje é um bom dia para mudar os seus hábitos. Saiba mais

Instituto Nacional Estatística

Instituto Nacional Estatística

Mais emprego mas também Multibancos mais usados

O valor dos levantamentos nacionais em caixas multibanco e as compras em terminais de pagamento automático aumentaram. As colocações de emprego subiram e os novos desempregados recuaram.
Coronavírus

Excesso de mortalidade no país reverteu-se

O número de óbitos registado em Portugal na segunda semana de junho ficou abaixo dos registados em 2018 e 2019, uma inversão face ao que acontecera desde o início do estado de emergência.
Instituto Nacional Estatística

INE. Empresas melhoram na 2ª quinzena de junho

A situação das empresas registou uma ligeira melhoria na segunda quinzena de junho, com a percentagem de empresas em funcionamento a subir para 96%.
Desemprego

INE. Taxa de desemprego cai em maio

A taxa de desemprego desceu para 5,5% em maio, menos 0,8 pontos que em abril e menos 1,1 pontos que no mesmo mês de 2019.
Instituto Nacional Estatística

Taxa de inflação homóloga estimada em 0,2% 

O indicador de inflação subjacente (índice total excluindo produtos alimentares não transformados) terá registado uma variação de 0,3%, superior em 0,7 pontos percentuais à registada no mês anterior.
Instituto Nacional Estatística

INE. Confiança dos consumidores recupera em junho 

Os indicadores de confiança recuperaram em todos os setores, com destaque para a indústria transformadora, que registou o maior aumento da série, depois de ter registado o mínimo da série em abril.
Depressão

Depressão. Mais de 700 mil apresentavam sintomas

Mais de 700 mil pessoas residentes em Portugal apresentavam sintomas depressivos em 2019 e cerca de 170 mil não tinham a quem recorrer em caso de problema pessoal grave.
Obesidade

Mais de metade da população com excesso de peso

Em 2019, mais de metade da população adulta residente em Portugal apresentava excesso de peso ou obesidade, registando-se um "ligeiro aumento" de 0,7% face a 2014.
Instituto Nacional Estatística

INE. Poupança das famílias aumenta 2,9%

"O rendimento disponível manteve-se em crescimento, observando-se um aumento das remunerações, que ainda não refletem no 1.º trimestre os impactos negativos da pandemia Covid", revela o INE.
Orçamento do Estado

OE2020. INE divulga números do saldo orçamental

Em 25 de março, o INE divulgou que em 2019 as Administrações Públicas registaram um excedente de 0,2% do Produto Interno Bruto, em contabilidade nacional, correspondente a 403,9 milhões de euros.
Economia

Cortiça lidera produção silvícola nacional em 2018

Cortiça foi em 2018 o produto mais relevante (38,2%) da produção silvícola nacional, uma posição que não tinha desde 2003, quando a perdeu para a madeira para triturar, que chegou a representar 42,5%.
Instituto Nacional Estatística

Preços na produção industrial descem 6,7% em maio

Os maiores contributos para a queda do índice agregado em maio foram dados pelos agrupamentos de energia e bens intermédios. Em maio, os preços nestes dois agrupamentos caíram 25,1% e 3,8%.
Instituto Nacional Estatística

2018. 65% da superfície do continente era floresta

Entre 2015 e 2018, a superfície das classes referentes às massas de água superficiais, aos territórios artificializados e às áreas agrícolas foram as que mais cresceram no Continente.
Instituto Nacional Estatística

População portuguesa aumentou pela primeira vez

1866
A população portuguesa aumentou em 2019, 0,19% face ao ano anterior, a primeira vez em 10 anos. Em causa está o aumento do saldo migratório. Diferença entre nados vivos e mortes continuou negativa.
Coronavírus

90% dos empregos destruídos eram de mulheres

551
Em abril, havia menos 50 mil empregos do que em fevereiro. 44,6 mil desses empregos pertenciam a mulheres, ou seja, foi registado um corte de 1,9% no emprego feminino, e apenas 0,2% no masculino.
Coronavírus

Volume de negócios nos serviços cai 37,4%

O índice de volume de negócios nos serviços registou uma queda homóloga de 37,4% em abril. Já em termos mensais, o índice de volume de negócios baixou 25,4%.
Coronavírus

Tombo de 40% nas exportações é o maior desde 1988

As exportações caíram 39,8% em abril, face ao mesmo mês do ano passado. Desde pelo menos 1988, quando há estatísticas mensais em suporte digital, que não se vê uma queda da mesma dimensão.
Indústria

Negócios na indústria caem 33,1% em abril

Os negócios na indústria caíram 33,1% em abril, face à descida homóloga de 9% em março. A redução foi particularmente pronunciada no agrupamento de bens de investimento, com uma descida de 67%.
Instituto Nacional Estatística

Transporte aéreo de passageiros cai 15,4% 

O impacto da pandemia e das medidas restritivas adotadas foi "significativo" no mês de março, com "acentuadas reduções no movimento de passageiros", como 55,8% no aeroporto do Porto.
Coronavírus

Empresas a funcionar aumentaram para 92%

A percentagem de empresas em funcionamento, ainda que parcial, aumentou 2% na segunda quinzena de maio para 92%. Face aos dados de abril, quando foi de 83%, o aumento é mais significativo.
Coronavírus

Taxa de desemprego baixa para 6,2% em março

A taxa de desemprego baixou 0,2% de fevereiro para março, e 0,3% em termos homólogos, para 6,2%. INE alerta para o "especial cuidado" a ter na análise das estimativas provisórias apresentadas.
Angola

Pobreza incide em agregados com mais de 7 membros

O Relatório de Pobreza para Angola 2020 concluiu que a pobreza aumenta cinco vezes mais em agregados com sete ou mais membros. Incidência da pobreza em Angola é de 41%.
Coronavírus

80% dos alojamentos turísticos com cancelamentos

A Região Autónoma da Madeira foi a que apresentou maior peso de estabelecimentos com cancelamentos (90,4% dos estabelecimentos e 98,3% da capacidade oferecida), seguindo-se os Açores.
Instituto Nacional Estatística

Confiança dos consumidores recupera em maio

Em maio, os indicadores de confiança aumentaram "de forma moderada" na construção e obras públicas e no comércio e diminuíram novamente na indústria transformadora e nos serviços.
Habitação e Urbanismo

Preços dos imóveis comerciais sobem 1,9% em 2019

O mercado das propriedades comerciais "continuou [em 2019] a evidenciar um crescimento dos preços de transação", tendo o índice de preços das propriedades comerciais evidenciado um aumento de 1,9%.
Coronavírus

Portugal com 29,1 casos por 10.000 habitantes

Em relação a 6 de maio, o número de casos confirmados de Covid-19 em Portugal na quarta-feira subiu 12%, sendo agora de 29,1 casos por cada 10 mil habitantes.
Instituto Nacional Estatística

Portugal registou mais 1.964 mortes face a 2019

Analisando as últimas quatro semanas (entre 6 de abril e 10 de maio de 2020), o INE refere que, em 172 dos 308 municípios portugueses, o número de óbitos foi superior ao valor homólogo de referência.
Instituto Nacional Estatística

Atividade económica com "forte contração" em abril

O INE revela que "o indicador de confiança dos consumidores atingiu o valor mínimo desde maio de 2013 e o indicador de clima económico apresentou a redução mais acentuada da série".
Coronavírus

Empresas em funcionamento sobem para 90%

O setor do comércio destaca-se com um aumento de 84% na quinzena anterior para 92%. A percentagem de empresas encerradas no setor do alojamento e restauração continuou a ser mais alta (56%).
Coronavírus

Queda do PIB é a maior em cadeia desde 1977

114
O PIB português caiu 2,4% no primeiro trimestre face ao mesmo período de 2019. Mas a queda face ao trimestre anterior, de 3,9%, é a maior verificada desde 1977, diz a Universidade Católica.
Rendas

Rendas das casas sobem 3,1% em abril

As rendas das casas por metro quadrado aumentaram 3,1% em abril face ao mesmo mês de 2019. A região Norte apresentou a variação mensal mais elevada, com uma taxa de 0,2%.
Economia

Carga fiscal em 2019 mantém-se em 34,8% do PIB

"Comparando com os outros países da União Europeia, Portugal continuou a apresentar uma carga fiscal (34,7%) inferior à média, que se cifrou em 39,4%", segundo as últimas estatísticas do INE.
Coronavírus

Custos de construção desaceleram em março

De acordo com o INE, em março, os custos de construção de habitação aumentaram 0,6%, os preços dos materiais diminuíram 0,5% e o custo da mão-de-obra aumentou 2,3% face ao período homólogo.
Coronavírus

Mortes em março e abril aumentaram face a 2019

Entre 1 de março e 26 de abril deste ano morreram mais 1.667 pessoas do que no mesmo período de 2019. A faixa etária mais afetada foi a das pessoas com mais de 75 anos, com mais 1.597 pessoas.
Trabalho

Remuneração média subiu 3,2% antes do Covid

A remuneração bruta mensal média por trabalhador no primeiro trimestre foi de 1.189 euros. Aumento de 3,2% em relação ao período homólogo de 2019 não reflecte ainda efeito da pandemia
Coronavírus

Quase 60% das empresas em teletrabalho

Cerca de 58% das empresas tinham os seus funcionários em regime de teletrabalho e 20% tinham mais de 50% do pessoal no mesmo regime na última semana de abril.
Instituto Nacional Estatística

2019 foi o ano em que portugueses mais viajaram

Os portugueses fizeram, sobretudo, viagens ao estrangeiro, que cresceram 24,7% (+13,3% em 2018) e representaram 12,7% do total, sendo a maioria para "lazer, recreio ou férias".
Hotelaria

Dormidas e hóspedes terão descido 58,5% e 49,4% 

Para além da atual pandemia, "estes resultados foram também influenciados pelo efeito do período de Carnaval que, este ano, ocorreu em fevereiro e, no ano anterior, ocorreu em março", revelou o INE.
Coronavírus

INE revê em baixa taxa de desemprego de fevereiro

"A informação é já parcialmente influenciada pela situação atual determinada pela pandemia Covid-19", refere o INE. Ao contrário do habitual, não foi divulgada uma estimativa provisória de março.
Coronavírus

Confiança dos consumidores com queda abrupta

O indicador de confiança dos consumidores registou o valor mínimo desde setembro de 2014 e o indicador do clima económico retrocedeu para valores próximos dos observados no final de 2013.
Coronavírus

Avaliação bancária desce 1 euro por metro quadrado

O valor mediano da avaliação bancária desceu um euro em relação ao mês anterior para 1.110 euros, uma descida de 0,1% relativamente a fevereiro e um aumento de 10,3% face a março de 2019.
Instituto Nacional Estatística

Portugal. Menos nascimentos, mortes e casamentos

As mulheres residentes em Portugal tiveram 86.579 bebés no ano passado, uma descida de 0,5%. Já o total de óbitos (11.793) registou uma descida de 1,1%.
Coronavírus

INE: 21,7 casos por 10 mil habitantes em Portugal

393
O número de municípios com um número de casos acima da média nacional subiu de 34 para 47. O município com a taxa mais elevada do país é Vila Nova de Foz Côa, com 121,7 casos por mil habitantes.
Coronavírus

Atividade económica regista "forte redução"

O Instituto Nacional de Estatística revelou que "o indicador de clima económico registou de fevereiro para março a maior redução da série, atingindo o valor mínimo desde dezembro de 2014".
Turismo

Atividade turística no país acelerou em fevereiro

As dormidas em alojamento turístico em Portugal aumentaram para 3,8 milhões em fevereiro, uma subida de 14,7% face ao período homólogo de 2019. Já o número de hóspedes aumentou 15,3%.
Economia

Um quinto das empresas parou, algumas para sempre

Cerca de 82% das empresas mantêm-se em produção ou em funcionamento, mesmo que parcialmente, mas sentem quebra nas receitas. As restantes 18% fecharam portas temporária ou definitivamente.
Coronavírus

Variação homóloga da inflação fica nula em março

O INE revela que a desaceleração traduziu "a variação homóloga de -3,7% do índice relativo aos produtos energéticos (0,9% em fevereiro), refletindo a evolução dos preços nos mercados internacionais".
Coronavírus

34 municípios passam média nacional de casos 

Dos 34 municípios, havia 23 na região Norte, 10 na região Centro, e ainda o município de Lisboa. Valongo, Porto, Maia e Gondomar destacaram-se por terem 30 casos de infeção por cada 10 mil habitantes.
Pneumonia

INE. Doenças respiratórias mataram 13 mil em 2018

2759
O INE avança que "as doenças do aparelho respiratório causaram 13.305 óbitos em 2018, mais 3,8% do que no ano anterior (12.819 óbitos), representando 11,7% da mortalidade total ocorrida no país".
País

Portugal poderá ter menos 2 milhões de habitantes

Segundo as projeções do Instituto Nacional de Estatística, a população residente em Portugal poderá baixar de 10,3 para 8,2 milhões de habitantes em 2080. Índice de envelhecimento quase duplicará.
Instituto Nacional Estatística

INE revê em baixa desemprego de janeiro para 6,7%

Este valor representa uma revisão em baixa de 0,2 pontos percentuais face à estimativa provisória divulgada há um mês pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
Inflação

Inflação homóloga em março estimada em 0,1%

Segundo o Instituto Nacional de Estatística, a taxa de inflação terá sido de 0,1% em março, menos 0,3% face a fevereiro. Na zona euro, o valor recuou para 0,7%, face aos 1,2% em abril.
Coronavírus

INE. Clima económico caiu como no mês da troika

Instituto Nacional de Estatística diz que março teve uma quebra no índice de clima económico que foi de "magnitude semelhante" à verificada no mês em que Portugal pediu ajuda à troika, em 2011.
Instituto Nacional Estatística

Taxa de poupança das famílias diminuiu para 6,7%

O INE assinala que o aumento de 0,8% no rendimento disponível das famílias "foi determinado pelo crescimento de 1,1% das remunerações no quarto trimestre de 2019 (1,2% no trimestre anterior)".
Habitação e Urbanismo

Preços das casas desaceleram pela 1ª vez em 3 anos

Nos últimos três meses do ano, o crescimento dos preços das habitações existentes fixou-se nos 9,8%, o dobro da taxa de variação observada nas habitações novas (4,9%).
Instituto Nacional Estatística

Exportações aumentam 4,2% e importações diminuem

O Instituto Nacional de Estatística avança que as exportações aumentaram 4,2%, devido aos dois tipos de comércio, "correspondendo a uma desaceleração face ao mês anterior (+5,5% em dezembro de 2019)".
Instituto Nacional Estatística

INE. Rendas das casas aumentam 3,3% em fevereiro

Em fevereiro, “todas as regiões apresentaram variações homólogas positivas das rendas de habitação, tendo Lisboa registado o aumento mais intenso (4,1%)”
Instituto Nacional Estatística

INE revê em baixa taxa de desemprego de dezembro 

No final de 2019, a taxa de desemprego situava-se nos 6,7%, estimando-se uma subida em janeiro de 2020. O valor representa uma revisão em baixa de 0,2 pontos percentuais face à estimativa provisória.
Economia

Economia cresceu 2,2% em 2019, mais que o previsto

302
Economia portuguesa cresceu 2,2% em 2019, confirmou o INE, o que fica acima da previsão feita na estimativa rápida divulgada há duas semanas (que era de 2,0%).
Instituto Nacional Estatística

INE divulga números definitivos do PIB em 2019

O INE divulga os números definitivos do Produto Interno Bruto (PIB) de 2019, depois de a estimativa rápida de 14 de fevereiro ter apontado para um crescimento de 2,0% da economia portuguesa.
Produção Industrial

Preços na produção industrial caem 1,9% em janeiro

O Instituto Nacional de Estatística avança ainda que, em dezembro, os preços na produção industrial tinham descido 2,1%, na comparação com idêntico mês do ano anterior.
Trabalho

Custo do trabalho aumenta 2,7% em 2019

Em relação ao mesmo período, as duas principais componentes registaram aumentos de 2,8% nos custos salariais e de 2,4% nos outros custos. Já ocusto médio por trabalhador aumentou 4%.
Instituto Nacional Estatística

INE divulga crescimento da economia

A estimativa rápida das contas nacionais em 2019 é divulgada esta sexta-feira. Prevê-se que haja um crescimento de 1,9%, de acordo com analistas em linha com as previsões do Governo.
Inflação

INE confirma subida homóloga de 0,8% dos preços

A taxa de inflação subiu 0,8% em janeiro em relação ao período homólogo de 2018, sendo de 0,4% em relação a dezembro. Já em relação aos preços das casas, a subida foi de 3,4% face ao mês anterior.
Instituto Nacional Estatística

Portugal. Saldo natural mantém-se negativo 

O saldo natural manteve-se negativo em 2019, mas reduziu relativamente ao ano anterior, com 87.000 nados-vivos e 112.253 óbitos. O mês com o menor saldo negativo foi setembro.
Instituto Nacional Estatística

Exportações aumentam 5,4% e importações sobem 1,2%

O Instituto Nacional de Estatística divulgou esta sexta-feira que as exportações de bens de consumo registaram um aumento de 5,4%, e as importações subiram 1,2%.
Instituto Nacional Estatística

2019. Salário médio bruto subiu para 1.276 euros

A remuneração bruta mensal média por trabalhador aumentou 2,4% no 4.º trimestre de 2019 para 1.418 euros, subindo 2,7% para 1.276 euros no conjunto do ano, divulgou o INE.
Instituto Nacional Estatística

Abandono escolar precoce volta a descer

A taxa de abandono precoce de educação e formação em Portugal voltou a descer no ano passado para os 10,6%, atingindo o valor mais baixo de sempre, segundo dados divulgados pelo INE.
Mercado de Trabalho

Taxa de desemprego cai para 6,5% em 2019, diz INE

A taxa de desemprego foi de 6,5%, baixando 0,5 pontos percentuais face a 2018. É mais uma décima do que o previsto pelo Governo. A população desempregada diminuiu 7,2%, acrescenta o INE.
Instituto Nacional Estatística

INE. Confiança dos consumidores volta a cair 

A confiança dos consumidores caiu pelo segundo mês consecutivo e o clima económico aumentou. Os valores resultam das respostas ao inquérito do Instituto Nacional de Estatística.
Orçamento do Estado

UTAO: carga fiscal no OE2020 maior que previsto

2350
Unidade de Apoio Técnico Orçamental afirmou que "o conceito de carga fiscal utilizado pelo Ministério das Finanças" não corresponde ao utilizado pelo INE e pela Comissão Europeia.
Economia

Atividade económica diminuiu até novembro

De acordo com a Síntese Económica de Conjuntura de dezembro de 2019, do Instituto Nacional de Estatística, o indicador de atividade económica diminuiu e o indicador de clima económico estabilizou.
Inflação

Transportes travam inflação. Só aviões encareceram

O Índice de Preços no Consumidor registou uma taxa de variação média de 0,3% em 2019, contra 1% no ano anterior. Preço dos comboios e autocarros baixa, enquanto bilhetes de avião sobem 9%.
Desemprego

Taxa de desemprego mantém-se nos 6,5%

São dados relativos ao mês e outubro em que os números se mantiveram nos 6,5% trazidos de setembro. Para novembro, a estimativa do INE é que o desemprego suba 0,2%.
Instituto Nacional Estatística

Contas públicas com excedente de 1% até setembro

117
INE divulga excedente orçamental de 1% nos três primeiros trimestres de 2019. É melhor do que a previsão de défice de 0,1% do Governo para todo o ano. Centeno não assume que pode haver excedente já.
Preços

INE confirma subida de 0,3% dos preços em novembro

O Índice de Preços no Consumidor aumentou 0,3% em novembro face ao mesmo mês de 2018. A inflação subjacente registou em novembro uma variação de 0,6%, mais 0,3 pontos percentuais do que em outubro.
Pensões

Novas pensões antecipadas mais penalizadas em 202

Os trabalhadores que se reformem antecipadamente em 2020 terão uma penalização de 15,2%, resultado da estimativa provisória do INE, que prevê o aumento da esperança média de vida.
País

INE confirma abrandamento do PIB

Chegou a confirmação da previsão avançada pelo INE — o PIB abrandou o crescimento, mas está 1,9% acima do valor apresentado no período homólogo.
Habitação e Urbanismo

Avaliação bancária sobe para 1.304€/m2

O valor médio de avaliação bancária subiu 7,6% para 1.304 euros por metro quadrado (m2) em outubro, em termos homólogos, tendo a avaliação dos apartamentos sido de 1.389 euros/m2, aumentando 8,8%.
Consumidores

Confiança dos consumidores aumenta em novembro

A confiança dos consumidores melhorou 0,3 pontos em novembro, retomando o movimento ascendente observado desde abril, e "o indicador de clima económico estabilizou em novembro".
António Costa

Governo aguarda com "otimismo" dados sobre pobreza

"É naturalmente com expectativa, mas também com otimismo e confiança, que aguardamos o balanço", afirmou o primeiro-ministro, apontando "prioridades" na erradicação da pobreza.
Natalidade

Há menos um terço de crianças e jovens em Portugal

Portugal perdeu um terço da população infantil e juvenil nos últimos 30 anos. Apesar de a taxa de mortalidade ter diminuído, registam-se cada vez menos nascimentos e o aumento da idade das mães.
Trabalho

Dois terços dos trabalhadores não escolhe horário

O horário de 64,7% dos portugueses é decidido pelo empregador, mas a mesma proporção diz poder ausentar-se por curtos períodos, por motivos pessoais. São dados do INE.
Instituto Nacional Estatística

Salários de filiais estrangieiras são 40% melhores

Empresas com escritórios em Portugal e no estrangeiro pagam cerca de 40% a mais aos seus trabalhadores estrangeiros. Paralelamente estas empresas investem também valores superiores noutros países.
Casamento

Em 2018 houve mais casamentos mas mais tarde

Em 2018, contabilizaram-se 34.637 casamentos, um aumento de 3% relativamente a 2017. Registou-se também um aumento da idade média no primeiro casamento.
Morte

Número de mortos aumentou 3% em 2018

Em 2018 registaram-se 113.051 óbitos de residentes em Portugal, mais 3.293 (3%) do que em 2017. A maior parte correspondeu a pessoas com idades iguais ou superiores a 75 anos.
Instituto Nacional Estatística

Riqueza das famílias sobe 13,2% entre 2013 e 2017

A riqueza líquida média por família aumentou 13,2% entre 2013 e 2017, em todas as classes de riqueza, mas os mais ricos foram responsáveis por mais de metade da riqueza.
Exportações

Alemanha pode ter conseguido evitar a recessão

Dados sobre exportações na Alemanha saíram melhores do que o esperado, num sinal de que os receios de recessão técnica podem não se confirmar. Em Portugal, importações sobem mais que as exportações.
Instituto Nacional Estatística

Remuneração bruta mensal média cresce 3% 

A remuneração bruta mensal média por trabalhador atingiu os 1.220 euros no terceiro trimestre de 2019, em relação ao período homólogo em 2018, o que representa um aumento de 3%.
Portagens

Preços das portagens deverão manter-se em 2020

Os preços das portagens nas autoestradas deverão manter-se em 2020, a confirmar-se a estimativa da taxa de inflação divulgada esta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística.
Desemprego

Desemprego terá subido para 6,6% em setembro 

A taxa de desemprego caiu para 6,4% em agosto deste ano, menos 0,1 pontos percentuais do que no mês anterior, e terá subido para 6,6% em setembro, segundo uma estimativa provisória do INE.
Inflação

Preços caíram em Portugal pelo terceiro mês

O Índice de Preços no Consumidor (IPC) em setembro fixou-se em -0,1% face a igual mês de 2018, o mesmo valor registado em agosto.
Instituto Nacional Estatística

Taxa de desemprego terá caído para 6,2% em agosto

A taxa de desemprego em Portugal terá caído para 6,2% em agosto, calcula a estimativa provisória do INE divulgada esta sexta-feira. A confirmar-se, será o valor mais baixo dos últimos 17 anos.
Contas Públicas

Portugal cresce mais. Porquê agora? E o que muda? /premium

492
Portugal cresceu mais do que se sabia. Governo vê uma "transformação da economia" que lhe é favorável. Dados vêm baralhar a campanha política. Data de divulgação estava prevista desde junho, diz INE.
Economia

Afinal, economia portuguesa cresce 2,4% em 2018

877
O Instituto Nacional de Estatística atualizou contas, revendo em alta o crescimento do PIB dos últimos três anos: de 1,9% para 2% em 2016; de 2,8% para 3,5% em 2017 e de 2,1% para 2,4% em 2018.
Orçamento do Estado

INE pode rever défice de 0,5% de 2018

INE divulga o saldo orçamental do primeiro semestre deste ano e a segunda notificação do défice de 2018, na qual pode rever o valor de 0,5% indicado para aquele ano, em março.
Habitação e Urbanismo

Preços das casas aceleram. Mas vendem-se menos

No segundo trimestre voltou a acelerar, na comparação homóloga, o índice do INE para os preços na habitação. Mas houve menos 6,6% transações neste período.
Moçambique

Moçambique. Eliza Magaua é nova presidente do INE

Filipe Nyusi nomeou Eliza Mónica Ana Magaua, presidente do INE, em substituição de Rosário Fernandes, que se demitiu na semana passada, depois de polémica sobre dados do recenseamento eleitoral.
Economia

PIB cresce 1,8% apesar de travagem no investimento

139
Instituto Nacional de Estatística confirmou a estimativa que já tinha sido divulgada, de um crescimento homólogo de 1,8% na economia portuguesa (e 0,5% em cadeia) no segundo trimestre.
Instituto Nacional Estatística

INE deve hoje confirmar crescimento de 1,8%

O Instituto Nacional de Estatística (INE) deve confirmar que a economia cresceu 1,8% no segundo trimestre deste ano em comparação com o mesmo período de 2018 e 0,5% face ao trimestre anterior.
Instituto Nacional Estatística

Economia aguenta-se numa Europa em desaceleração

O PIB manteve ritmo de crescimento de 1,8% no 2º trimestre, com a economia a segurar-se apesar de vários países da Europa estarem em desaceleração. Há pelo menos 11 países na UE a crescer mais.
Racismo

O mérito não tem cor de pele nem etnia

381
Os activistas querem implementar quotas e outros mecanismos compensatórios e precisam desesperadamente de argumentos científicos para justificar esse seu propósito. É gato escondido com rabo de fora.
Fact Check

Nenhum chinês morreu em Portugal até hoje?

282
Há várias notícias a afirmar que o Instituto Nacional de Estatística não tem registo de mortes de cidadãos chineses a viver em Portugal. É mentira e os dados do INE comprovam-no.
Agricultura

Bom ano para cerejas e pêssegos, mau para cereais

As previsões agrícolas apontam para uma "boa campanha" na cereja e no pêssego, com rendimentos por hectare ao nível dos melhores das últimas décadas. Já em relação aos cereais, há mais notícias.
Alojamento Local

Turismo. Dormidas em hostel estão a aumentar

O hostel representa 22,7% das dormidas em alojamento local. Turismo rural também está em expansão face à hotelaria. Até abril, os parques de campismo receberam 110,6 mil campistas.
População e Censos

País. População envelhecida e a diminuir 

114
Jovens com menos de 15 anos representam apenas 13,7% da população nacional. Número de idosos está a aumentar e saldo natural negativo agravou-se. A tendência é para a população continuar a decrescer.
Inflação

INE revê em baixa subida da taxa de inflação

O Instituto Nacional de Estatística (INE) reviu em baixa de uma décima a inflação homóloga de maio para os 0,4%.
Crescimento Económico

Portugal cresce 1,8% no primeiro trimestre

325
INE revela que PIB foi impulsionado por aumento do investimento. Dados do Eurostat mostram que crescimento foi superior à média europeia, mas há 13 países com resultado melhor, incluindo Espanha.
Impostos

Carga fiscal aumenta para 35,4% do PIB em 2018

2422
Total de impostos arrecadados subiu mais de 4 mil milhões de euros num ano, com mais receita em todos os principais impostos. Portugal continua, ainda assim, abaixo da média europeia.
Instituto Nacional Estatística

Exportações e importações em Portugal desaceleram

As Estatísticas do Comércio Internacional são do Instituto Nacional de Estatística que considera que a desaceleração das exportações se deveu sobretudo à evolução do comércio intra-União Europeia.
Desemprego

Desemprego cai para 6,8% até março

O INE estima que a população desempregada aumentou 1,3% em comparação com o trimestre anterior e diminuiu 13,8% em relação ao trimestre homólogo de 2018.
Instituto Nacional Estatística

109 mil portugueses em risco de pobreza

792
De acordo com os dados do INE sobre Rendimentos e Condições de Vida, no ano passado havia 2.223 mil pessoas que estavam em risco de pobreza ou exclusão social.
Instituto Nacional Estatística

Preço de venda das casas cresce mais de 23%

O preço mediano de venda de habitação em Portugal aumentou para 996 euros por metro quadrado no quarto trimestre de 2018, destacando-se Lisboa e Porto com taxas de crescimento superiores a 23%.
Instituto Nacional Estatística

Há seis anos que não havia tantos casamentos

178
Em 2018 houve mais 1.003 casamentos relativamente ao ano anterior, dos quais 607 entre pessoas do mesmo sexo. Em mais de metade, o casal já vivia na mesma casa.
Instituto Nacional Estatística

Viagens dos residentes em Portugal crescem em 2018

As viagens turísticas dos residentes em Portugal cresceram 4,2% em 2018, abaixo dos 5% do ano anterior, para um total de 22,1 milhões, anunciou esta segunda-feira o Instituto Nacional de Estatísticas.
Angola

Angola. Economia contraiu 1,7% em 2018

Contração foi prevista pelo FMI. O PIB angolano cresceu 2,2% durante o quatro trimestre de 2018 e setores de Eletricidade e Água e Intermediação Financeira e de Seguros foram os que mais cresceram.
Economia

Economia. Atividade diminui mas clima aumenta 

Em fevereiro, o indicador de atividade económica desceu de 2,4 para 2,3 pontos. Já o indicador de clima económico subiu em março e o consumo privado desacelerou.
Instituto Nacional Estatística

Desemprego cai para o valor mais baixo desde 2002

142
A taxa de desemprego manteve-se nos 6,6% em janeiro, mantendo-se inalterada face a dezembro, e terá caído para os 6,3% em fevereiro, segundo a estimativa do INE.
Instituto Nacional Estatística

INE. Taxa de inflação homóloga mantém-se em 0,9%

O INE referiu ainda que a taxa de variação homóloga do índice relativo aos produtos energéticos terá sido de 1,3% em março, contra -0,7% em fevereiro.
Instituto Nacional Estatística

INE divulga esta terça-feira valor do défice

O INE divulga esta terça-feira o défice orçamental de 2018. Em fevereiro, o ministro das Finanças disse que o défice ficaria próximo de 0,6% do PIB, revendo em baixa a última estimativa do Governo.
Instituto Nacional Estatística

Preço das casas sobe 10,3% e vendas crescem 16,6%

O INE indicou ainda que em 2018 se venderam 178.691 habitações, mais 16,6% que em 2017 e o valor mais elevado de sempre. Relativamente ao preço das casas subiu 10,3%
Turismo

Turismo. Região centro bate recordes em 2019

562
Janeiro de 2019 foi "o melhor mês de janeiro de sempre" na atividade turística no centro do país desde que há registos, de acordo com os números publicados pelo Instituto Nacional de Estatística.
Instituto Nacional Estatística

Atividade económica e clima económico aumentaram

Segundo o INE, a atividade económica em Portugal subiu de 2,2 pontos em dezembro para 2,4 pontos em janeiro. Já o clima económico, aumentou para 2,2 pontos, dos 2,1 pontos registados em janeiro.
Instituto Nacional Estatística

INE. Exportações crescem 4,1% e importações 16,6%

De acordo com o INE as exportações de bens aumentaram 4,1% em janeiro, desacelerando em termos homólogos, e as importações dispararam 16,6% em igual período, principalmente devido à compra de aviões.
Instituto Nacional Estatística

INE. Taxa de inflação fixa-se em 0,9% em fevereiro

O Índice de Preços do Consumidor acelerou 0,4 pontos percentuais face à variação de 0,5% registada em janeiro. Estes números coincidem com as estimativas divulgas anteriormente
Instituto Nacional Estatística

Subida da produção na construção abranda para 2,2%

Segundo o INE, o abrandamento da atividade na construção "foi extensivo" no que toca à construção de edifícios e engenharia civil, que em janeiro registaram variações homólogas de 2,5% e 1,7%.
Produção Industrial

Índice de Produção Industrial recua 3,0%

Foi registada uma descida de 2,0 pontos percentuais inferior à observada em dezembro. O instituto detalha que o agrupamento de energia foi negativo em 1,0 pontos percentuais.
Instituto Nacional Estatística

2018. INE confirma crescimento da economia em 2,1%

Segundo os dados do INE, a evolução resulta do contributo "mais negativo da procura externa líquida" e do contributo "positivo menos intenso da procura interna".
Instituto Nacional Estatística

Angola lança censo agropecuário 58 anos depois

O censo agropecuário centra-se na recolha estatística, processamento e divulgação sobre a estrutura da agricultura, pecuária e pescas em todo o país. O primeiro foi lançado na era colonial portuguesa.
António Costa

Costa: "Não parámos de crescer"

PIB cresceu abaixo das previsões do Governo, mas o primeiro-ministro desvaloriza e diz que crescimento de 2,1% em 2018 representa segundo ano de convergência com a União Europeia
Instituto Nacional Estatística

Economia portuguesa terá crescido 2,1%

O INE divulga esta quinta-feira a estimativa rápida das contas nacionais. O PIB terá subido 0,7 pontos percentuais, abaixo da expansão de 2,8% de 2017, segundo economistas ouvidos pela Lusa.
Emprego

INE. Custo do trabalho aumenta 3% em 2018

Segundo os dados divulgados, o custo médio por trabalhador aumentou 1,7%, ao passo que o número de horas efetivamente trabalhadas por funcionário diminuiu 1,2%.
Construção

INE. Produção na construção abranda em dezembro

149
Segundo dados do INE, registaram-se abrandamentos na construção de edifícios e engenharia civil de 0,7 e 0,9 pontos percentuais, respetivamente, para taxas de variação homóloga de 3,5% e 2,5%.
Instituto Nacional Estatística

Abandono escolar atinge mínimo histórico em 2018

Em 2011, 23% dos jovens abandonavam a escola antes de terminar os estudos. Em sete anos houve uma redução de mais de dez pontos percentuais. Ministério diz que trabalho ainda não está terminado.
Turismo

Concertação Social debate turismo a desacelerar

Os últimos dados do INE, referentes a novembro de 2018, mostram que o ano foi de redução. Nos primeiros 11 meses do ano passado, o total de dormidas reduziu-se em 0,2%, para 54,7 milhões.
Lisboa

5 freguesias com casas acima de 3.500 euros/m2

Santo António, Misericórdia, Santa Maria Maior, Avenidas Novas e Estrela são as freguesias de Lisboa com os preços mais elevados em 2018, diz INE. No Porto, foram Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde.
Instituto Nacional Estatística

Confiança dos consumidores e clima económico baixa

O indicador de confiança dos consumidores passou de -6,2 pontos em dezembro para -7,2 pontos em janeiro de 2019. O clima económico diminuiu de 2,2 pontos para 2,1 pontos deste mês.
Turismo

INE. Hóspedes, dormidas e proveitos crescem 

O número de hópedes em novembro de 2018 subiu para 1,3 milhões, representando um aumento de 6,3%. Já as dormidas avançaram 4,6%, para 3,3 milhões, ao passo que os proveitos atingiram os 189,3 milhões.
Angola

INE: Angola fechou 2018 com inflação de 18,6%

Angola fechou 2018 com uma inflação anual de 18,6%, seis décimas acima da última previsão do Governo. Quanto ao Produto Interno Bruto, houve um recuo de 1,6% no terceiro trimestre do ano passado.
Desemprego

Desemprego manteve-se nos 6,6% em outubro

O INE reviu em baixa a estimativa provisória divulgada há um mês. Para novembro, a estimativa provisória aponta para que a taxa de desemprego de novembro volte a ficar nos 6,6%.
Crédito à Habitação

Avaliação bancária à habitação subiu 6,2%

O valor médio da avaliação bancária no âmbito de pedidos de crédito para a habitação subiu 6,2% em novembro, em termos homólogos, representando ainda uma subida de 0,2% face a outubro, revela o INE.
Instituto Nacional Estatística

Ambiente. Despesas atingem 2 mil milhões em 2017

As despesas do Estado com o ambiente aumentaram ligeiramente no ano passado, face a 2016, representando 1,1% da riqueza produzida no país, de acordo com o Instituto Nacional de Estatística.
Instituto Nacional Estatística

Atividade económica aumenta em outubro

O contexto geral é de desaceleração económica, tendo o indicador de atividade económica até outubro aumentado e o de clima económico diminuído em novembro.
Algarve

Algarve foi a região que mais cresceu em 2017 

O Algarve foi a região portuguesa que mais cresceu em 2017 com um aumento do registo do PIB de 3,5%, impulsionado pelo setor turístico, de acordo com dados divulgados pelo INE esta quinta-feira.
Instituto Nacional Estatística

Agricultura. Rendimento deve aumentar 0,6% em 2018

O rendimento da atividade agrícola em Portugal deverá aumentar 0,6% em 2018, face a 2017, após um crescimento de 5,4% no ano passado, segundo estimativas do Instituto Nacional de Estatística.
Instituto Nacional Estatística

INE. Pensões vão aumentar entre 0,78% e 1,5% 

Segundo cálculos feitos com base nos valores da inflação de novembro , as pensões vão aumentar entre 0,78% e 1,5% em janeiro do próximo ano. Os dados foram publicados esta quarta-feira pelo INE.
Instituto Nacional Estatística

Importações e exportações registam aumentos

Segundo os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), excluindo os combustíveis e lubrificantes, em termos homólogos, em outubro as exportações aumentaram 8,5% e as importações cresceram 7,6%.
Moçambique

Moçambique: volume de Negócios sobe

O Índice de Volume de Negócios em Moçambique registou este ano, até final de setembro, uma subida de 4,7% (variação mensal acumulada), mas os índices de emprego e remunerações retraíram-se.
Economia

INE confirma abrandamento da economia

INE confirma crescimento de 0,3% no terceiro trimestre do ano face ao trimestre anterior. Em comparação com o mesmo período de 2017, economia cresceu 2,1%, o ritmo mais lento desde o início de 2016.
Instituto Nacional Estatística

Inflação homóloga desacelera para 0,9% em novembro

O Índice de Preços no Consumidor (IPC) subiu 0,9% em novembro, face ao período homólogo de 2017, desacelerando face à variação de 1% em outubro, revela a estimativa rápida do INE.
Instituto Nacional Estatística

Taxa de desemprego cai em setembro para 6,6%

Em setembro, a taxa de desemprego foi de 6,6%, registando um mínimo desde 2002 e coincide com a estimativa apresentada há um mês. Em termos homólogos, reduziu 2 décimas comparativamente com 2017.
Guiné-Bissau

Guiné Bissau: há mais de 700 mil recenseados

O número de recenseados na Guiné-Bissau já ultrapassou os 700 mil, disse o ministro da Presidência e do Conselho de Ministros do país. Já o INE estima cerca de 886 mil eleitores recenseados.
Instituto Nacional Estatística

Preços na produção industrial a subirem há 3 meses

Os preços na produção industrial mantiveram o crescimento homólogo de 4,8% em outubro, pelo terceiro mês consecutivo. Os agrupamentos de Energia e de Bens Intermédios representaram o maior contributo.
Instituto Nacional Estatística

INE. Clima económico estabiliza em outubro

Segundo o INE, "o indicador de atividade económica, disponível até setembro, diminuiu e o indicador de clima económico, disponível até outubro, estabilizou".
Instituto Nacional Estatística

Saldo migratório positivo é "sinal de confiança" 

124
Segundo dados revelados pelo INE, indicam que em 2017 saíram menos 20 mil pessoas do país comparativamente às que tinham emigrado em 2015 e que entraram mais 17 mil do que as que tinham imigrado.
Inflação

Portugal com 2ª menor taxa de inflação da UE

A inflação anual portuguesa recuou, em outubro, para o segundo menor valor (0,8%) da União Europeia e em contraciclo com a zona euro e a União Europeia, onde esta subiu face a setembro.
Instituto Nacional Estatística

Mais casamentos e menos divórcios em Portugal

Houve 33.634 casamentos em Portugal em 2017, (mais 1.235 que em 2016) e menos 719 divórcios do que no ano anterior. Idade média dos noivos: 32 anos. Os divórcios chegam aos 45 anos.
Instituto Nacional Estatística

36 mil novos imigrantes (e mais 31 mil emigrantes)

O número de imigrantes em Portugal aumentou em 2017. Estima-se que tenham entrado 36 mil e 639 pessoas em território português. Em contrapartida, o número de emigrantes diminui, segundo dados do INE.
Instituto Nacional Estatística

Custo do trabalho aumenta 1,5% no 3º trimestre

O índice de custo do trabalho (ICT) aumentou 1,5% no terceiro trimestre em termos homólogos, com os custos salariais a subirem 1,9% e os outros custos a diminuírem 0,1%, divulgou hoje o INE.
Crescimento Económico

INE divulga estimativa das contas nacionais

De acordo com a média das estimativas dos analistas ouvidos pela agência Lusa, o crescimento da economia portuguesa deverá manter-se constante no terceiro trimestre.
A página está a demorar muito tempo.