456kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Instituto Nacional Estatística

Arrendamento

Sobem rendas das casas de novos contratos

O Instituto Nacional de Estatística diz que de janeiro a março foram celebrados mais 19,8% dos contratos de arrendamento face ao mesmo trimestre de 2021. A renda mediana diminuiu 1,4%.
Instituto Nacional Estatística

Taxa de poupança das famílias cai para 8,3%

Os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística revelam que a taxa de poupança das famílias caiu 2,4 pontos percentuais no primeiro trimestre face ao anterior.
Mercado Imobiliário

Preços das casas sobem a ritmo recorde: 12,9%

Atualizado
INE calcula um Índice de Preços na Habitação a subir 12,9% no primeiro trimestre, em termos homólogos. É o valor mais elevado de sempre. Estrangeiros responsáveis por mais de 10% do valor negociado.
Indústria Transformadora

Indústria transformadora: preços com maior subida 

O Instituto Nacional de Estatística dá conta do aumento de 16,3% do índice de preços na produção da indústria transformadora que revelam "crescimentos elevados em termos nominais".
Demografia

Número de mortes aumentou 19,7% em maio 

O número de mortes em Portugal aumentou em maio 19,7% face ao mesmo mês do ano passado, para 10.323, revelou o Instituto Nacional de Estatística (INE).
População

Portugal perdeu 19.578 residentes

Portugal perdeu 19.578 pessoas num ano, indicam as estimativas da população feitas pelo Instituto Nacional de Estatística após o Censos 2021, que situam em 10.352.042 o número de residentes no país.
Boa moeda, má moeda

Preços contidos na saúde, educação e roupa

A inflação está alta mas os preços das várias classes de produtos e serviços não andam todos ao mesmo ritmo. No cabaz analisado pelo INE há até quedas de preços no vestuário e calçado.
Inflação

INE confirma inflação de 8% em maio

A variação homóloga do índice de preços no consumidor foi de 8% em maio, acima dos 7,2% do mês anterior e o valor mais alto desde fevereiro de 1993, confirmou o Instituto Nacional de Estatística.
Instituto Nacional Estatística

INE. 2.400 respostas sobre origens étnico-raciais

A fase no terreno do Inquérito às Condições de Vida, Origens e Trajetórias da População Residente (ICOT) decorreu entre os meses de outubro de 2021 e janeiro de 2022.
Instituto Nacional Estatística

Violência de género e doméstica. Inquérito avança

À semelhança do que foi feito no inquérito piloto, este inquérito final será feito com vários modos de recolha de informação, podendo ser feita pela internet, por telefone ou presencial.
Instituto Nacional Estatística

Portugal evoluiu em vários objetivos sustentáveis

Estudo do INE revela que Portugal evoluiu positivamente na maior parte dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Dos indicadores, 40% já atingiram a meta ou progridem de forma favorável.
Instituto Nacional Estatística

Portugal evolui no desenvolvimento sustentável

Portugal evoluiu na maioria dos objetivos de desenvolvimento sustentável, mas faltou cumprir os objetivos relacionados com Género e Igualdade, Consumo e produção sustentáveis e conservação de oceanos.
Desemprego

Taxa de desemprego mantém-se nos 5,8% em abril

Estatísticas do INE reviram ainda em alta a taxa de desemprego de março, passando do valor provisório de 5,7% para 5,8%.
Instituto Nacional Estatística

Captura nacional de pescado aumenta 13,2% em 2021

Os valores do volume de pesca, do pescado transacionado em lota e do volume de descargas de pescado efetuado pelas OP registaram todos um aumento face ao ano de 2020.
Turismo

Atividade turística sobe face ao pré-pandemia

O alojamento turístico registou 2,4 milhões de hóspedes e 6,0 milhões de dormidas em abril, mais 1,6% e 1,1% que no mesmo mês de 2019, os primeiros acréscimos homólogos desde o início da pandemia
Instituto Nacional Estatística

Consumo privado dá impulso ao PIB, que cresce 2,6%

O INE confirmou que a economia portuguesa cresceu 2,6% no primeiro trimestre, em linha com a estimativa que tinha já sido avançada.
Inflação

Preços voltam a acelerar em maio: inflação em 8%

O Instituto Nacional de Estatística (INE) aponta para uma taxa de inflação de 8% na primeira estimativa relativa ao mês de maio.
Coronavírus

Esperança de vida baixou com a pandemia

Na última década a esperança média de vida registava aumentos mas da Covid-19 resultou uma diminuição de cerca de 4,8 meses para os homens e de 3,6 meses para as mulheres graças ao número de mortes.
Taxas de Juro

Taxa de juro implícita do crédito à habitação sobe

O Instituto Nacional de Estatísticas informou que as taxas de juro implícitas no crédito à habitação aumentaram em abril, face ao mês de março. O capital médio em dívida aumentou 519 euros.
Desemprego

84,7 mil desempregados transitaram para o emprego

Mais de 84,7 mil desempregados transitaram para o emprego no 1.º trimestre, o que representa mais de um quarto de pessoas desempregadas, sendo que 67,3 mil, "transitaram para a inatividade".
Instituto Nacional Estatística

Mortalidade em Portugal aumentou 20,1%

Número de mortes subiu e o saldo natural da população continuou a agravar-se, com o nascimento de 6.573 nados vivos, menos de 1,2% face ao mesmo mês de 2021, revelou o INE.
Despesa Pública

Despesa pública superou 100 mil milhões em 2021

A despesa pública superou, pela primeira vez, 100 mil milhões de euros, em 2021, sendo que o investimento subiu mais 755 milhões de euros do que no ano de 2020.
Instituto Nacional Estatística

Portugal. Terceiro no peso do investimento público

Portugal apresenta ser o terceiro mais baixo da zona euro no peso do investimento público no PIB, revela o INE. Em 2021, o investimento representou 5,3% da despesa pública total.
Instituto Nacional Estatística

Portugal é terceiro no peso dos juros pagos no PIB

O INE diz que "o peso dos juros pagos atingiu 4,3% do PIB (contra 3% no conjunto dos países da área do Euro)", Portugal registou uma redução de 10,8% de despesa em juros relativos à dívida pública.
Rendas

Rendas das casas sobem 2,4% em abril

As rendas das casas por metro quadrado aumentaram 2,4% em abril face ao mesmo mês no ano de 2021, revelou o Instituto Nacional de Estatísticas esta quarta-feira.
Inflação

Inflação sobe para 7,2% em abril

É um aumento de 1,9 pontos percentuais em relação a março, quando a inflação estava nos 5,3%. É preciso recuar a março de 1993 para encontrar um valor tão alto.
Instituto Nacional Estatística

INE: Cinco vezes mais casamentos no 1.º trimestre

Há cerca de cinco vezes mais matrimónios celebrados no primeiro trimestre de 2022 face ao período homólogo de 2021, que registou um total de 1.435 casamentos.
Instituto Nacional Estatística

INE: saldo negativo da população agrava-se

O aumento do número de óbitos e a diminuição do nascimento de bebés em 2021 resultou de um agravamento contínuo do saldo natural negativo da população portuguesa.
Instituto Nacional Estatística

Crédito à habitação desce para 0,791% em março

Segundo o INE, a taxa de juro implícita do crédito à habitação desce para 0,791% de fevereiro para março e o montante médio do capital em dívida foi de 123.343 euros.
Instituto Nacional Estatística

Óbitos com aumento de 11,9% em relação a 2021

Em relação a março de 2021, morreram mais 1.144 pessoas (+11,9%) em Portugal. Em contrapartida, houve um aumento de 6,2% nos nascimentos, com um total de 6.088 nados-vivos registados.
Coronavírus

INE: "Quebra sem precedentes" nos hospitais

Instituto Nacional de Estatísticas diz que situação epidemiológica de 2020 teve repercussões na atividade dos prestadores públicos e dos privados, principalmente nas urgências e internamentos.
Economia

INE. "Redução abrupta" na confiança do consumidor

Com a guerra na Ucrânia e a subida dos preços dos combustíveis e de vários outros produtos, o índice de confiança do consumidor teve uma "queda abrupta" em março.
Mercado Imobiliário

Preço das rendas voltou a acelerar no final do ano

INE calcula que no 4º trimestre de 2021 a renda mediana nos novos contratos de arrendamento atingiu 6,25 euros/m2, um valor que representa um crescimento homólogo de 8,3% (7,6% no trimestre anterior).
Finanças Públicas

Com Leão de saída, défice público baixou para 2,8%

As contas públicas portuguesas fecharam o ano de 2021 com um défice de 2,8% do PIB. Este é o registo obtido por João Leão, que será substituído por Fernando Medina nas Finanças.
Economia

Salário mínimo subiu 19,4% entre 2017 e 2021

O nível de preços, em 2020, no caso de Portugal só não foi superior ao da Espanha nos agregados (da contabilidade nacional) em "Acessórios para o lar", "Comunicações" e "Restaurantes e hotéis".
Mercado Imobiliário

Preços das casas subiram 9,4% em 2021, diz o INE

Os preços na habitação aumentaram 9,4% em 2021 (e aceleraram no último trimestre), revelou o INE esta quarta-feira no índice de preços na habitação.
Instituto Nacional Estatística

Rendas das casas sobem 2,2% em fevereiro

De acordo com o INE, em fevereiro "todas as regiões apresentaram variações homólogas positivas das rendas de habitação, tendo Lisboa e o Algarve registado os aumentos mais intensos".
Instituto Nacional Estatística

Inflação aumenta para 4,2% em fevereiro

A taxa de inflação aumentou em fevereiro para 4,2%, uma subida de 0,9 pontos percentuais face à observada no mês de janeiro. A taxa coincide com o valor da estimativa divulgada em 28 de fevereiro.
Indústria

Volume de negócios na indústria cresce 18,8%

Numa análise por agrupamentos industriais, os bens intermédios deram o contributo mais expressivo (8,3 pontos percentuais), resultante de uma variação de 24,2% (28,6% no mês anterior).
Desemprego

48,8% dos desempregados de 2020 arranjaram emprego

Entre os desempregados de curta duração em 2020, 57,2% transitaram para o emprego no espaço de um ano. No mesmo período, 32,1% dos que estavam desempregados há 12 e mais meses transitaram igualmente.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.