457kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

25 de Abril

Política

Anima (ou a responsabilidade da memória)

Às vezes penso que podia sentar-me numa cadeira e começar a contar o 25 de Abril desde o início. Privilégio maior: podia contá-lo da primeira fila, vi tudo, deitei fora algumas coisas, retive imensas.
Ensaios do Observador

Brigadas Revolucionárias: Unir, Organizar, Armar

O Partido Revolucionário do Proletariado/BR não foi a organização terrorista mais mortífera do país, mas também matou e deixou todas as sementes para as FP-25. Ensaio de Manuel Castelo-Branco
Fact Check

25 de Abril. Cravos chegaram em camiões da NATO?

A versão contada no Facebook diz que o símbolo da Revolução é fruto da NATO. A história conta que uma esquadra da aliança entrou no Tejo no dia 22 de abril para descarregar contentores com cravos.
Democracia

O Parlamento e a democracia-cristã

Os estadistas cristãos afirmam-se pela sua capacidade de integrar todos os grupos sociais, bem como pela promoção de consensos que promovam o bem comum.
António Ramalho Eanes

Ramalho Eanes: 25 de Abril "valeu a pena"

Antigo chefe do Estado defende que revolução de 1974 permitiu aos "portugueses encontrarem dignidade, liberdade e, para o bem e para o mal, tornarem-se senhores do seu destino e do seu país".
25 de Abril

Ser neto de abril é sonho mas não é utopia

Vítimas do tempo e do progresso, gritam Abril aos quatro cantos não percebendo que o Abril que idealizam já não existe e que um futuro planeado a pensar no passado não passa de teimosia.
Fact Check

Cravos do 25 de Abril vieram de camiões da NATO?

Os relatos do que se passou na manhã de 25 de abril de 1974 são diversos e o momento em que os militares começaram a receber flores também. A origem foi investigada e não tem nada a ver com a NATO.
25 de Abril

Como fazer e como recordar um golpe

Estamos a organizar uma comemoração do 25 de Abril como uma democracia plena ou, pelo menos ao nível da memória, como uma espécie de democracia tutelada?
25 de Abril

A revolução que falta fazer

Se no tempo do Estado Novo a emigração era o escape dos que procuravam uma vida melhor, não é menos verdade que continua a ser vergonhosamente elevada, agora até entre jovens muito qualificados.
25 de Abril

25 de Abril, o outro lado

Aos 11 anos de idade fui vítima desse terror que agora se pretende glorificar. Só a idade permitiu não ter medo, mas só a idade permite lembranças.
Educação

A democratização da educação com o 25 de Abril

Portugal era um país que se achava rico com um povo pobre. Hoje é um país pobre com um povo que se acha rico. Conquistada a democratização da educação, falta fazer dela a aposta dos nossos governos.
25 de Abril

Nos 48 Anos do 25 de Abril

Ao contrário do que dizem Chega, PCP e, em menor grau, BE, a democracia em Portugal é um sucesso extraordinário. Somos hoje um país Europeu e é aos amigos Europeus que devemos quase tudo o que somos.
Liberdades

Liberdade, sempre

A liberdade bate-nos por dentro, impele-nos, inquieta-nos, como uma força indómita. É um coração outro, ao lado do anatómico.
Explicador

PS recusa falta de investimento nas Forças Armadas

Depois de o PR pedir mais meios, o socialista Miguel Rodrigues garante investimento e sintonia entre Belém e São Bento. No PSD, Carlos Reis aplaude Marcelo e acusa o Governo de falta de investimento.
E o vencedor é...

São Bento/Belém: "Quem te avisa teu Marcelo é"

A relação São Bento/Belém merece novo provérbio. O PR tem deixado avisos ao Governo e é caso para dizer "quem te avisa teu Marcelo é". O discurso sobre as Forças Armadas foi oportuno ou oportunista?
25 de Abril

Para quando o 26 de Abril?

Fui daquelas que embirrei com a política do bom aluno de Cavaco Silva. Mas tenho que reconhecer que, pelo menos nesse tempo, tínhamos um objetivo claro e trabalhávamos para o alcançar.
Democracia

O golpe de Estado do 25 de Abril

Num país caracterizado pelo mais baixo nível educativo da Europa, o «défice democrático» de que sofremos tem sido uma das sequelas do conluio constitucional entre os dois partidos de governo, PS e PSD
Reportagem Observador

Desfile IL. "25 de Abril para nós é diferente"

Iniciativa Liberal organizou desfile próprio para assinalar o Dia da Liberdade pelo segundo ano seguido. Cotrim Figueiredo recusa marchar ao lado de quem "acha que manda na liberdade".
25 de Abril

25A. Avenida pede paz a diferentes velocidades

A Avenida da Liberdade registou uma enchente face ao desfile do ano passado, ainda em pandemia e apesar da porta aberta de Jerónimo aos que apoiam a Ucrânia, nem todos sentiram boa vontade.
25 de Abril

"O que o PR pede está contratualizado"

Primeiro-ministro responde ao desafio deixado pelo Presidente da República para que aumente os meios das Forças Armadas. E avisa que há outras áreas orçamentais além da Defesa.
25 de Abril

As imagens do desfile do 25 de Abril na Avenida

As comemorações do 48.º aniversário do 25 de Abril juntaram milhares de pessoas no tradicional desfile na Avenida da Liberdade, depois de dois anos com festejos mais limitados devido à pandemia.
Resposta Pronta

"Nós os Ucranianos, também lutamos pela liberdade"

A embaixadora ucraniana em Portugal está na marcha organizada pela IL nas comemorações do 25 de abril. Inna Ohnivets diz que "para os ucranianos, a revolução dor cravos também simboliza a democracia".
Noticiário

17h. PM. Investimento na Defesa está programado

O primeiro-ministro diz estar em sintonia com o Presidente da República. Ainda neste jornal, reportagem a partir do desfile na Avenida da Liberdade, em Lisboa, para marcar os 48 anos do 25 de abril.
Resposta Pronta

IL: "Querem apropriar-se" da data do 25 de abril

A Iniciativa Liberal organizou uma marcha pela liberdade. O motivo é a tentativa, por parte dos organizadores do desfile tradicional, de se apropriarem da data, diz Rodrigo Saraiva.
Noticiário

16h. IL: "Acham que são donos da data"

João Cotrim de Figueiredo acusa os organizadores da marcha tradicional de pensarem que "são donos da data", e justifica, assim, a marcha paralela, organizada pelo partido.
Noticiário

15h. Começa desfile pela liberdade

Começa, por volta das 15h, o desfile pela liberdade, no âmbito da comemoração do aniversário do 25 de abril de 1974. Iniciativa Liberal promove marcha independente.
Noticiário

14h. Presidente da Assembleia lembra emigrantes

Em discurso, na cerimónia de comemoração em data de aniversário do 25 de abril, o Presidente da Assembleia da República destacou a importância das comunidades portuguesas no estrangeiro.
Noticiário

13h. PR destaca papel das Forças Armadas

Em discurso, na cerimónia de comemoração em data de aniversário do 25 de abril, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, destacou o papel das Forças Armadas na manutenção da democracia.
Comentário

"Foi um bom dia para Marcelo falar dos militares"

Publisher do Observador olha para o discurso de Marcelo como "conjuntural". Numa altura de guerra "faz sentido olhar para a importância das Forças Armadas"
Emissão Especial

Santos Silva enaltece comunidades no estrangeiro

"Capitães de Abril, do fundo do coração, muito obrigado". Presidente da Assembleia da República estreia-se nas cerimónias do 25 de abril com foco no "elo essencial entre a democracia e as comunidades"
Emissão Especial

“Se paz não existir, insegurança vai atingir-nos"

Presidente faz elogio às Forças Armadas: "São principal garante da paz, mais ainda em tempo de guerra". “As batalhas como as guerra perdem-se e ganham-se nas pessoas, com elas e para elas”
Emissão Especial

PS: "Não há espírito de Abril na força bruta"

Socialista começa discurso com referência a Sampaio: “infelizmente, pela primeira vez, não acompanhará a celebração de Abril”. “Não erremos hoje, onde Soares, Sá Carneiro, Cunhal e Eanes não falharam”
Emissão Especial

"Extremismos não se travam cordões sanitários"

Presidente do PSD explica que "solução está em enfrentar a realidade sem cobardia nem hipocrisia". "Eleitorado valoriza mais a benesse imediata, do que a realização das reformas que preparam o futuro"
Emissão Especial

IL: Portugal condenado? "Não é esse o nosso fado"

“Antes do 25 de Abril tivemos quase 50 anos de silêncio. Éramos um país fantoche”, explica deputado da Iniciativa Liberal. 25 de abril é "insurreição", "insurgência", "inconformismo"
Emissão Especial

PCP queixa-se de “imposição do pensamento único"

Líder parlamentar do PCP garante que “há quem queira branquear o que foi o fascismo”. “o Governo PS e os partidos à sua direita insistem em impor aos trabalhadores e ao povo que paguem a guerra”
Emissão Especial

Bloco: “Estamos em 2022 e não estamos satisfeitos”

"Não queremos ter só mais tempo de democracia, queremos ter mais democracia", pede deputado do BE. Questões de género e laborais são tema central: "700 euros é quanto ganha quem limpa o parlamento"
Emissão Especial

Sousa Real: “Abril ainda não tem rosto de mulher”

25 de abril. Deputada única do PAN considera que desigualdade de género continua a ser evidente “apesar de todos os avanços e conquistas”. “Vivemos num país que vive em bancarrota climática”
Emissão Especial

Tavares: 25 de abril "valeu por décadas e séculos"

25 de abril. Deputado único do Livre conta história dos pais para explicar que "esta não é a minha história, é a história de todos nós". "A luta pela liberdade e pela igualdade são a mesma luta"
Noticiário

8h. 25 de Abril. Comemorações sem restrições 

O 48.º aniversário do 25 de Abril vai ser assinalado hoje de manhã na Assembleia da República. Desta vez, sem número limitado de presentes e sem uso obrigatório de máscara.
25 de Abril

Pomba vermelha

Por maior que seja a foice e o martelo é impossível esconder a subserviência, a resignação, a cobardia dos que até há bem pouco tempo se faziam passar por valentes e por autores matérias da revolução.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.