267kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

25 de Abril

PS

O visco /premium

326
É urgente acabar este Processo de “Peessificação” em Curso porque a fase seguinte é o esfrangalhar do país em nome da regionalização.
PS

O longo 25 de Abril de Pedro Adão e Silva /premium

454
O PS não tem com que se incomodar. As avenidas à sua frente estão todas abertas. Ao ponto de se poder celebrar a si mesmo sem pudor algum. O pudor é uma virtude política, mas o PS não precisa dela.
25 de Abril

A big job for the boy /premium

149
Com esta escolha, o governo diminuiu a importância do 25 de Abril, reduzindo a sua celebração a uma manifestação de poder partidário, em vez de uma verdadeira comemoração nacional.
25 de Abril

Adão e Silva: "Não ando à procura de empregos"

1924
Pedro Adão e Silva defendeu-se das críticas da direita e disse que suspendeu vínculo com o ISCTE para estar totalmente dedicado às novas funções. E lança farpas a Rui Rio.
25 de Abril

Eanes sobre Adão e Silva: "Não condeno a crítica" /premium

1267
Antigo Presidente da República avisa contra "situações de facto consumado". E promete avaliar eventuais "sinergias onerosas" entre organismos que devem preparar os 50 anos do 25 de Abril.
25 de Abril

25 de Abril. IL critica nomeação sem concurso

João Cotrim Figueiredo pretende saber porque é que "se optou pela nomeação direta" em vez de concurso e lembra "assumidas ligações partidárias" de Adão e Silva ao PS.
25 de Abril

Um Ministério para marcar meio século da Revolução /premium

1899
Sociólogo foi a escolha de António Costa para liderar o grupo que vai preparar as cerimónias dos 50 anos do 25 de Abril. Escolha tem merecido críticas. Mas Marcelo garante "aval".
25 de Abril

Costa. Declaração de Rio sobre Adão é "insultuosa"

2327
António Costa respondeu às declarações de Rui Rio sobre Adão e Silva dizendo: "É uma declaração tão insultuosa que, por uma questão de respeito com o líder da oposição, me exige que a ignore".
25 de Abril

CDS. Escolha de Adão e Silva "insulta portugueses"

427
O líder do CDS afirmou que a escolha de "Pedro Adão e Silva para comissário executivo das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril insulta os portugueses" e "exige" que Costa escolha outra pessoa.
PSD

Rui Rio com Adão e Silva na mira: "Escandaloso"

2418
O presidente do PSD, Rui Rio, criticou a escolha de Adão e Silva para preparar as comemorações do 25 de Abril em 2024, recebendo 4.500 euros por mês durante cinco anos e meio: "É escandaloso".
Fact Check

Adão e Silva vai receber 4.500 euros até 2026?

3622
Ex-dirigente do PS foi escolhido por António Costa para liderar a comissão executiva, um dos organismos encarregue de preparar as celebrações do 50º aniversário do 25 de abril.
25 de Abril

25 Abril: Eanes preside à Comissão Nacional

A comissão dos festejos do 50.º aniversário do 25 de Abril tem a responsabilidade de "aprovar o programa oficial das comemorações e os relatórios de atividades".
25 de Abril

Morreu o homem que desfilou sozinho no 25 de Abril

4361
Carlos Ferreira ficou conhecido quando subiu sozinho em 2020, em plena pandemia, a Avenida da Liberdade, carregando ao ombro uma bandeira nacional gigante. Morreu aos 73 anos.
Resposta Pronta

Adelino Gomes. "Diniz de Almeida foi uma estrela"

No dia em que se assinala a morte do capitão de abril, o jornalista Adelino Gomes lembra o papel de Diniz de Almeida quando este comandou as tropas do RALIS em resposta ao golpe de 11 de março de 1975
Viseu

AM Viseu lamenta morte de Arnaldo Costeira

O presidente da Assembleia Municipal de Viseu destacou "a grandeza e nobreza" da vida do capitão de Abril que o leveram "a abraçar convictamente as causas em que se revia e acreditava".
25 de Abril

Morreu o capitão de Abril coronel Arnaldo Costeira

Arnaldo Costeira tinha 75 anos e vivia com uma doença prolongada. Foi um dos capitães de Abril e o Presidente da República condecorou-o com a Ordem da Liberdade – grau de Grande-Oficial.
25 de Abril

Marcelo convida Eanes para presidir aos 50 anos

142
Presidente da República telefonou ao general, que ainda não deu resposta definitiva. Celebrações vão começar já em 2022, quando a democracia superar em duração a ditadura do Estado Novo.
25 de Abril

Filho de vítima das FP-25 faz queixa contra ex-BE

2284
Manuel Castelo-Branco fez queixa-crime contra José Ramos por incitamento à violência e ofensa à memória do pai. BE diz que ex-operacional das FP-25 se desfiliou em 2019 e que não se revê nas posições.
Democracia

Os moderados /premium

A verdade é que este ar do tempo, tão imoderado, me interpela. Convivo mal com o automático extermínio de qualquer sintoma de equilíbrio, qualquer veio de moderação ou vislumbre de partilha de ideias.
Presidente da República

Back to Basics:Liberdade, Moderação, Gentlemanship /premium

Recordando o discurso do Presidente da República no 25 de Abril e sua mensagem crucial contra tribalismos revolucionários rivais.  E recordando também Edmund Burke, defensor da liberdade sob a lei.
Política

Viva a IV República anunciada por Marcelo

Sigo atentamente a realidade do país, um país cada vez mais à deriva e sem espaço mediático para quantos têm a perceção de que a não inverter essa realidade, caminhamos apressadamente para o abismo.
Sociedade

A democracia não é também para todos/as?

Em Lisboa desfilou a habitual massa de gente pela Avenida da Liberdade, celebrando o menos mau dos regimes com cravos vermelhos ao peito. A 150 quilómetros da capital, fica o «interior» do país.
Fact Check

Antes do 25 de Abril não havia iliteracia?

591
Uma publicação do Facebook alega que antes do 25 de Abril não havia iliteracia ou desemprego. Os dados recolhidos pelo Instituto Nacional de Estatística mostram o contrário.
A Sexta Coluna

As contas da História no dia da liberdade /premium

100
O Presidente da República deu-se com certeza conta da ofensiva de desconstrução da História e dos níveis de paranóia que atingiu.
25 de Abril

25 de Abril custou dois milhões de euros à AR?

Não. A Assembleia da República garante que foram gastos cerca de dois mil euros ao Observador. Já o ano passado, o valor foi ligeiramente inferior, mas nunca semelhante ao divulgado.
Fact Check

Segurança Social é uma conquista de Abril?

Beatriz Gomes Dias afirmou durante a sessão solene que Revolução do 25 de Abril "trouxe conquistas há muito almejadas", nomeadamente "a segurança social", mas será mesmo assim?
Fact Check

Parlamento desrespeitou a pandemia no 25 de abril?

Publicação utiliza imagem antiga para criticar o Parlamento. Publicação, além de falsa, é conspirativa, por colocar em causa existência da pandemia.
Democracia

Os cravos brancos do 25 de Abril /premium

Portugal precisa urgentemente de uma esquerda europeísta, civilizada, moderna e moderada. Precisa que o Livre, ou um seu homólogo, cresça e tome o lugar de velharias da história como o PCP e o BE.
PS

O 25 de Abril é onde um homem novo quiser /premium

Saudade dos tempos em que Guterres declarava a sua paixão pela educação. Bons tempos. A que sucederam os de Sócrates, de quem Costa é digno sucessor no que à paixão pela falta de educação diz respeito
Fact Check

Ferro falou em controlar voz do povo nas redes?

Publicação no Facebook diz que Ferro Rodrigues apelou à censura no discurso do 25 de Abril e que "objetivo do governo é censurar a voz do povo". É falso.
Fact Check

Líder do CDS errou ao citar Maia sobre cravos?

795
Líder do CDS justificou utilização de cravo branco argumentando que o 25 de Abril "não se fez só para os vermelhos", nas redes sociais acusaram-no de estar mal informado. Rodrigues dos Santos errou?
Insólito

Vereador insulta deputados e renuncia ao partido

Jaime Pinho não sabia que tinha o microfone ligado e foi apanhado a insultar deputados. O vereador do Juntos pelo Povo abandonou movimento e pediu desculpas. Mantém-se como vereador e que é um "alvo".
Extremismo

O discurso do Presidente e a esquerda caviar /premium

Sim, podemos repetir os mesmos erros do passado. Razões mais do que suficientes para dar atenção ao que nos disse o Presidente da República, que é bem conhecido por saber ler os sinais do presente.
25 de Abril

É difícil desfiliar a IL do desfile  /premium

197
Digamos que é o equivalente ao obstetra insistir em organizar a festa de aniversário do bebé que fez nascer. E a exigir ser ele a apagar as velas.
Oficina da Liberdade

O discurso

137
Um discurso que agrada a toda a gente só pode ser ou uma coisa de tal modo brilhante que Marcelo não a poderia produzir ou um balde de água chilra embrulhado em vacuidades consensuais.
25 de Abril

Vasco Lourenço: reforma pode "acabar com FA"

291
Vasco Lourenço alertou para possibilidade de reforma da defesa poder "acabar com as Forças Armadas" e acusou poder político: "São uns perfeitos ignorantes. Têm vindo a destruir a condição militar".
25 de Abril

Os novos extremistas /premium

585
Dizem-se defensores da liberdade mas querem cortar a liberdade alheia. São os novos extremistas que alimentam o populismo dizendo que o combatem, que se afirmam guardas da democracia quando a ameaçam.
25 de Abril

47 anos depois ou «a revolução que nunca houve» /premium

144
Revolução não chegou a haver nenhuma e uma coisa é certa: o PS está cada vez mais parecido com o Partido Republicano de 1926 e o menos fadado dos partidos para continuar a celebrar «o que nunca houve»
Democracia

25 de Abril: Liberdade sob a lei, simplesmente /premium

A democracia não é o regime perfeito.  Como dizia Churchill, é apenas o regime menos mau. Apenas garante a liberdade sob a lei. As culturas tribais não alcançam a vantagem e civilidade da liberdade.
25 de Abril

Marcelo pede aos jovens que liderem contestação

Num encontro esta tarde, no antigo picadeiro do Palácio de Belém, o PR reuniu-se com quatro capitães de Abril e jovens de vários setores, incluindo militares e elementos das forças de segurança.
Iniciativa Liberal

Como os liberais desceram a Avenida sozinhos /premium

1020
Iniciativa Liberal junta várias centenas em desfile alternativo para assinalar 25 de abril. "Foi um remendo mal feito, mas nós só temos que agradecer a esse senhor capitão porque deu-nos visibilidade"
Luís Marques Mendes

"Sócrates foi o ausente mais presente" na AR /premium

Não tendo estado lá, José Sócrates marcou e condicionou os discursos anti-corrupção dos partidos na sessão do 25 de Abril, diz Marques Mendes. Para as palavras do PR, o comentador só tem elogios.
Atualidade

Cravos voltaram à Avenida. E depois desceu o azul

Milhares desfilaram em Lisboa, numas comemorações do 25 de abril menos restritivas do que no ano passado. Iniciativa Liberal desceu Avenida à parte e o azul substituiu o vermelho dos cravos.
25 de Abril

25 Abril. Corrupção dominou discursos dos partidos /premium

A corrupção foi o tema da manhã na Assembleia da República — dos nove partidos com assento parlamentar, só o PS não aflorou o tema nos discursos da sessão solene comemorativa do 25 de Abril.
25 de Abril

Fotos. Milhares na rua para "celebrar Abril"

A Avenida da Liberdade voltou a receber milhares de pessoas no habitual desfile em comemoração do 25 de Abril. Iniciativa Liberal organizou desfile próprio e juntou cerca de 500 pessoas.
25 de Abril

As entrelinhas do discurso de Marcelo e Ferro /premium

259
Marcelo, o descrispador, quer resolver as tensões que existem na sociedade sobre o passado colonial. Ferro alertou para os populismos e fake news. Ambos assumem que não há democracias perfeitas.
Emissão Especial

"Nada como o 25 de Abril para pensar o passado"

113
Marcelo Rebelo de Sousa discursa na Sessão Solene Comemorativa do 47.º Aniversário do 25 de Abril de 1974. Ouça aqui, na íntegra, o discurso do Presidente da República.
Comentário

"Das melhores intervenções do PR num 25 de abril"

721
José Manuel Fernandes, publisher do Observador, analisa a intervenção do Presidente da República no parlamento. "Fora do habitual e toca num ponto importante: a nossa memória sobre a Guerra Colonial".
25 de Abril

25 abril. Não um, mas dois desfiles este ano 

232
O desfile que celebra o 25 de Abril de 1974 regressa à Avenida da Liberdade, mas pela primeira vez não será o único. Iniciativa Liberal vai organizar iniciativa autónoma.
25 de Abril

25 Abril. Parlamento assinala data com restrições

Sessão solene comemorativa do 25 de Abril no parlamento, pelo segundo ano consecutivo, restrições devido à pandemia de covid-19, mas desta vez sem contestação por parte de qualquer partido.
Noticiário

9h. PS."É preciso defender melhor a democracia"

Numa mensagem a assinalar o dia 25 de Abril, o presidente do Partido Socialista pede aos militantes que defendam melhor a democracia. Carlos César acredita que o sistema democrático tem inimigos.
Noticiário

8h. Avenida da Liberdade vai ter dois desfiles

A Avenida da Liberdade volta a receber cravos no 25 de Abril. No entanto, a polémica em torno das restrições para o desfile oficial levou à organização de um outro desfile pela Iniciativa Liberal.
Câmara Municipal Lisboa

Dos cravos à ciclovia /premium

1973
Os cravos já foram. A luta de classes também. A ciclovia lisboeta é o símbolo dos novos tempos: não é usada; dificulta a vida a todos e é imposta por pessoas a quem pagamos carro de serviço.
Noticiário

7h. AR comemora 47 anos da Revolução dos Cravos

A cerimónia na Assembleia da Republica volta a ser limitada devido às restrições impostas pela pandemia. Na sessão solene devem participar uma centena de pessoas.
25 de Abril

PS: "É preciso defender melhor a democracia"

1137
PS publicou, aos primeiros instantes deste 25 de Abril em que se celebram os 47 anos da revolução, um vídeo em que Carlos César deixa um alerta: "Temos que defender melhor a nossa democracia".
25 de Abril

Os três D: dívida, dívida e dívida /premium

561
A herança que deixamos é tal que uma criança portuguesa que queira ser livre, usufruir verdadeiramente do privilégio que é ser livre, terá de sair do país. Isto não é sucesso, mas um fracasso.
Democracia

25 de Abril – Ainda há esperança

141
Ponho-me a pensar se valeu a pena o esforço de Salgueiro Maia e de tantos outros para termos um país que em muitos aspetos não melhorou: corrupção, compadrios, falta de valores. 
25 de Abril

No outro tempo é que era bom…

452
Sempre que pergunto à minha mãe se se lembra de alguma coisa, ela diz que só havia uma televisão e como era no café da aldeia raramente via.
25 de Abril

Volt Portugal vai integrar desfile na Avenida

Em comunicado, o Volt Portugal, que começou por organizar um desfile próprio, escreve que "assumir o erro e mudar de posição é a atitude certa quando as razões para o fazer são justas".
Resposta Pronta

"Decisão não foi da Associação 25 de abril"

Comissão promotora das comemorações abre desfile a quem cumprir as regras. Vasco Lourenço, presidente da Associação 25 de abril, remete para a comissão a decisão de limitar a participação.
PCP

Comemorações de abril são para afirmar poder local

287
Jerónimo de Sousa, secretário-geral do PCP, defendeu que as comemorações do 25 de Abril no ano em que se assinalam os 45 anos da Constituição "devem ser um momento para afirmar o Poder Local".
25 de Abril

Foi para isto que eles desfizeram o 25 de Abril /premium

562
Quero que eles peguem no cortejo, que além de ideologicamente repulsivo é uma foleirada estética, e o levem para longe, onde eu não tenha de ver os cravos nas lapelas ou ouvir as Grândolas da praxe.
25 de Abril

Abril

Esta é a democracia que aceita no espaço público e em igualdade o adversário político que as nossas convicções repudiam. Este é o paradoxo que a democracia encerra e que espero ver desfilar na Avenida
25 de Abril

Cobardes em Abril, preguiçosos em Novembro

899
47 anos depois, muitas pessoas ainda não perceberam como alcançámos a Liberdade. Pode até fazê-lo em salões ou a teclar, mas sem nunca deixar de o fazer também na rua. Quer em Abril, quer em Novembro.
25 de Abril

25 de Abril. Comissão promotora abre desfile

186
A comissão promotora do desfile comemorativo abriu o evento a "todos os interessados", mas apela ao cumprimento das regras sanitárias impostas pela DGS.
25 de Abril

25 Abril. IL avança com desfile próprio

2480
O ponto de encontro vai ser na Praça do Duque de Saldanha, junto ao Outdoor TAP da Iniciativa Liberal, às 14h00 e o desfile começa uma hora depois. Neste momento há cerca de 150 pessoas inscritas.
Cultura

25 de Abril. Fotos de Alfredo Cunha expostas

Uma mostra de 60 imagens, "A liberdade passou por aqui", poderá ser vista do próximo domingo até agosto na Torre da Oliva, em Sã João da Madeira. Alfredo Cunha: "Gostava de fotografar tudo de novo".
25 de Abril

Publicada uma biografia do Conselho da Revolução

É a primeira história completa do "órgão de direção da revolução" e foi escrita pelos historiadores David Castaño e Maria Inácia Rezola. Chama-se "Conselho da Revolução 1975-1982 — uma biografia",.
25 de Abril

Promotores do 25 de Abril reúnem-se esta 6.ª-feira

680
Depois da polémica exclusão da Iniciativa Liberal do desfile do 25 de Abril na avenida da Liberdade, em Lisboa, os promotores vão reunir-se. Em último caso, comemoração pode até ser cancelada.
25 de Abril

O Abril deles não é o nosso /premium

1178
A liberdade em Portugal não se conquistou só contra o Estado Novo, mas também, em 1975, contra a esquerda militar e os partidos de extrema-esquerda que agora desfilam na Avenida da Liberdade.
Oficina da Liberdade

O Estado a Que Chegamos

337
Somos livres de dizer e de escrever o que bem entendemos. Devemos isso ao 25 de Abril? Sim. O resto é o 25 de Abril que nos deve a nós. Deve-nos a Liberdade.
25 de Abril

Recordações de Abril

Fica na memória o passado, saboreando o presente, lutando por um país onde a justiça impere, o mérito se reconheça e a verdadeira democracia aconteça.
PCP

Jerónimo cita Zeca Afonso para falar do desfile

123
O secretário-geral do PCP relembra Zeca Afonso ao falar do desfile de comemoração do 25 de Abril que vai decorrer no domingo: "Sejam bem-vindos aqueles que vierem por bem".
25 de Abril

Ramalho Eanes será o único ex-PR no 25 de Abril

270
Sessão solene no Parlamento, no próximo domingo, volta a ter limite de presenças devido à pandemia. Já há um ano, em plena primeira vaga da Covid-19, só estiveram 100 pessoas no hemiciclo.
25 de Abril

Excluir partidos mostra "falta de sensibilidade"

No programa Circulatura do Quadrado, Ana Catarina Mendes defendeu que a exclusão da IL e do Volt Portugal no desfile do 25 de abril mostrou "falta de sensibilidade" "inabilidade política".
25 de Abril

Cavaco falha comemorações do 25 de Abril na AR

3390
Antigo Presidente já informou o Parlamento que não irá participar na sessão comemorativo no hemiciclo, sem ter dado nenhuma justificação específica aos serviços. Em 2020 também falhou sessão.
Política

O 25 de Abril /premium

Quando as convicções se multiplicam é muito mau sinal. Nenhuma cabeça normal tem espaço legítimo para muitas. A partir da terceira, o mais provável é estar-se a mentir.
25 de Abril

25 de Abril. Manuel Alegre está "solidário" com IL

179
Alegre alerta para a necessidade de haver "lugar para todos na Avenida da Liberdade" e diz que "não é IL que vai desequilibrar o número de pessoas". Contudo, o histórico do PS critica um novo desfile.
25 de Abril

Só participa no desfile quem for convocado

A comissão apelou a todos que cantem a "Grândola Vila Morena" à janela, como no ano passado, e avisa que só quem for convocado poderá participar no tradicional desfile da Avenida da Liberdade.
25 de Abril

Associação justifica restrições com pandemia

A Associação 25 de Abril, uma das organizadoras do desfile de comemoração do dia da liberdade, justifica a limitação de convidados e diz-se surpreendida com as criticas da IL e do Volt Portugal.
25 de Abril

25 de abril. Livre cede lugares a IL e Volt

833
O Livre usou o Twitter para informar que está disponível para ceder quatro dos seus lugares no desfile do 25 de Abril à Iniciativa Liberal e ao Volt Portugal, que viram a sua participação recusada.
25 de Abril

Para eles o 25 de Abril foi a revolução socialista /premium

553
A negação do direito de celebração do 25 de Abril, quando a Revolução foi feita para todos os portugueses, é uma decisão profundamente anti-democrática. É a “liberdade” na versão socialista.
Coronavírus

25 de abril. DGS autoriza desfile na Avenida

A comemoração do 25 de abril, com o seu desfile tradicional, vai regressar à Avenida da Liberdade — ainda que com algumas restrições impostas pela DGS, que diz que "existem condições".
Resposta Pronta

IL: "Não se pode ser dono do 25 de abril"

884
Iniciativa Liberal acusa os partidos de esquerda de quererem afastar o partido das comemorações do 25 de abril. "O que me foi dito é que o desfile ia acontecer e que a IL não estava convidada".
25 de Abril

25 de Abril. IL impedida de participar no desfile

4978
"A liberdade não tem donos." Após ver impedida a participação no desfile do 25 de Abril, segundo a comissão promotora devido à situação pandémica, a IL decidiu fazer uma comemoração em nome próprio.
Mário Soares

Mário Soares vai dar nome a uma rua na Covilhã

O programa preparado pela autarquia, que é presidida por Vítor Pereira (PS), prolonga-se dos dias 22 a 26 de abril e inclui arruadas, visitas, inaugurações e a habitual sessão solene.
25 de Abril

Associação quer acabar com as desigualdades 

129
A associação pede aos portugueses, principalmente "às gerações mais novas", que recusem o "agravamento das desigualdades" e a "escandalosa má distribuição da mais-valia produzida".
Livros

"Otelo teve muito mais apoiantes do que Sócrates" /premium

260
Na altura em que publica um livro sobre as FP-25, Nuno Gonçalo Poças, em entrevista, faz um paralelismo entre este caso e o Marquês: tanto Sócrates como Otelo dizem-se vítimas de julgamento político.
Parlamento

Parlamento homenageia Conceição Moita

Conceição Moita foi uma das organizadoras da vigília da Capela da Paz de "oração pela paz", contra a guerra colonial, chegou a ser torturada e esteve presa em Caxias quando se deu o 25 de Abril.
Coronavírus

Sessão de 25 de Abril com restrições

A Assembleia da República vai repetir na sessão solene comemorativa do 25 de Abril o modelo de 2020. Nessa altura, apenas estiveram presentes 46 dos 230 deputados e quatro elementos do atual Governo.
Resposta Pronta

Iniciativa Liberal. "Desfile deve acontecer"

674
O membro da Comissão Executiva da Iniciativa Liberal, Bernardo Blanco, considera que existem as condições necessárias para organizar o desfile, do 25 de abril, desde que todos sejam responsáveis.
Noticiário

10h. Há desfile do 25 de Abril. UGT e APRE não vão

Dizem que tendo em conta a situação pandémica, não é ainda o tempo de voltar às manifestações de rua. Vasco Lourenço anunciou que Associação 25 de Abril está em conversações com DGS, PSP e câmara.
25 de Abril

25 de abril. Desfile na Av. da Liberdade previsto

400
Após um ano de interrupção devido à pandemia, o desfile do 25 de abril deverá voltar à Avenida da Liberdade. UGT não quis associar-se à cerimónia por considerar ser demasiado cedo para voltar à rua.
25 de Abril

Centenário de Vasco Gonçalves evocado em maio

1878
Homenageado, no centenário do nascimento assinalado com uma série de iniciativas, como o lançamento de uma fotobiografia e uma sessão comemorativa.
Presidente da República

PR condecora militares do 25 de Abril até 2024

988
O Presidente da República pretende que, na altura da comemoração dos 50 anos da Revolução de Abril, todos os militares que participaram na conspiração e plano do 25 de Abril estejam homenageados.
Política

Ascenso Simões: o descobrimento de um padrão /premium

289
Sempre que Ascenso Simões profere declarações explosivas em defesa de um camarada socialista, é para lhe limpar a imagem. Faz “bang!”, mas no sentido do detergente Cillit Bang.
Racismo

Petição para pararem de propor petições parvinhas /premium

477
Há 100 anos, quando uma pessoa se sentia ofendida por outra, lavava a honra com sangue. Agora, os ofendidinhos lavam a honra com ranho.
25 de Abril

Morreu Abrantes Serra, ex-capitão de Abril

960
O capitão-tenente tinha 36 anos em 1974, ficou conhecido por ajudar a libertar presos do 25 de Abril e por ter ocupado e desarmado a escola de fuzileiros na noite do golpe.
Óbito

Morreu o coronel Luís Macedo, militar de abril

No 25A de 1974 Luís Macedo, na sua unidade, o RE1, "organizou, preparou e coordenou a partir do posto na Pontinha, onde Otelo [Saraiva de Carvalho] e a sua equipa dirigiram todas as operações".
Jornalismo

Vera Lagoa, a provocadora da esquerda e da direita /premium

1149
Passou de primeira locutora da RTP a arqui-inimiga dos revolucionários de Abril. Escreveu muito, sofreu ataques à bomba e nunca perdoou os inimigos. Morreu há 24 anos. Ensaio de Nuno Gonçalo Poças.
Política

Há ratos no Aljube, mas não é de agora

452
Quem estará mais habilitado para conviver com e promover a mentira histórica do que Rita Rato, militante do Partido Comunista Português?
25 de Abril

A direita e os 55 dias do primeiro “25 Abril" /premium

A direita democrática não tem nenhum problema com o 25 de Abril. A prova disso é que o seu líder foi o n.º 2 do primeiro governo pós-ditadura. O que correu mal a seguir? Ensaio de Miguel Pinheiro.
1 de maio

Há uns mais iguais que outros /premium

539
Vamos viver a pior crise das nossas vidas. Já temos pessoas a passar por graves dificuldades e temos um Estado sem dinheiro para as ajudar. E o que vemos é um país onde uns são mais iguais que outros.
25 de Abril

Continuar democratas /premium

Dificilmente regressaremos à vocação maioritária da AD, do cavaquismo ou da PàF sem a incorporação das datas e dos simbolismos do regime democrático. Insistir no oposto é fazer enorme favor à esquerda
Governo

Um outro dia, parcial e impuro /premium

Toda a gente já percebeu que a austeridade é como as máscaras da senhora da DGS: não existe até ao momento em que for impossível contestar que ela está aí, em plena força.
Coronavírus

Deputados não cumpriram distanciamento social?

Publicações sugerem que os deputados não cumpriram as regras de distanciamento social na cerimónia do 25 de Abril, no Parlamento, recorrendo a imagens que não correspondem à realidade. É falso.
Austeridade

A dívida enferrujou a liberdade /premium

134
Vamos viver tempos difíceis porque precisamos de poupar para ter capital e criar riqueza. A austeridade não é uma resposta política, mas uma consequência da dívida e das contas certas serem uma farsa.
25 de Abril

O “Alçapão de Abril”

O 25 de Abril devia servir para festejar a Liberdade que se consolidou a 25 de Novembro, dia em que os que tentaram abrir o “Alçapão de Abril” para aí enfiar essa Liberdade “levaram” com ele na cabeça
25 de Abril

25 de Abril e The Spectator: aniversários felizes /premium

Nos 46 anos do 25 de Abril e na edição 10 mil da revista The Spectator, não precisamos de “mudanças de regime”, nem de revoluções, nem de contra-revoluções — festejamos a liberdade ordeira sob a lei.
Resposta Pronta

Quem é o homem que desfilou sozinho na avenida

3553
Carlos Ferreira, 71 anos, esteve sozinho na Avenida com a bandeira de Portugal e um saco branco com ferramentas. "Comecei a ouvir o Grândola e a minha alma começou a ressuscitar", contou ao Observador
25 de Abril

Abrilês /premium

505
Em Abril de 1974 a ideologia determinou que não se combatesse a epidemia de cólera. Em 2020 a ideologia determina que não há austeridade. É o abrilês, o regime em que as palavras vencem a realidade.
União Europeia

A UE matou o “25 de Abril” da esquerda totalitária /premium

434
É fundamental que alguns sectores na nossa direita, mais cépticos em relação à União Europeia, entendam que a Europa é o seguro de Portugal contra uma ditadura das esquerdas.
25 de Abril

O dia em que a liberdade se esmoreceu

393
Numa época difícil e de poderes governamentais extraordinários, Liberdade é questionar quem nos governa, o modo como nos governa e fincar pé quando nos pretendem acríticos, apolíticos e silenciados.
25 de Abril

Liberdade 2020 /premium

Até em Portugal, neste mês em que se celebra o início do processo que conduziu o País à aprovação de uma constituição democrática, há sinais preocupantes de ausência de cultura de liberdade.
25 de Abril

Guiné-Bissau felicita pelas "conquistas de Abril"

Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, felicitou Portugal pelas "conquistas de Abril", considerando que o povo guineense assume esta comemoração como parte "da história comum".
25 de Abril

CGTP: este 25 de Abril tem "significado maior"

"O 25 de Abril assume um significado ainda maior" em tempo de pandemia, referiu a líder da CGT, acrescentando que os trabalhadores e os portugueses "precisam de ter a salvaguarda da sua vida".
Atualidade

A "Grândola" foi à janela e até Marcelo se juntou

315
Em versão instrumental ou cantada, por todo o país e no estrangeiro houve interpretações da "Grândola, Vila Morena", às 15h deste 25 de Abril. Até o Presidente da República foi filmado pela vizinha.
Coronavírus

Marcelo distribuiu comida a sem-abrigo

873
Saído diretamente da sessão solene do 25 de Abril no parlamento, o Presidente da República juntou-se às Forças Armadas e ajudou na distribuição de refeições a pessoas em situação de sem-abrigo.
25 de Abril

25 de Abril. As entrelinhas do discurso de Marcelo

279
Apelar à unidade e marcar diferenças, tomar uma posição e ao mesmo tempo dar mil justificações, colar os cacos e partir a loiça. É possível fazer tudo ao mesmo tempo? É. Marcelo fê-lo no Parlamento.
Coronavírus

O 25 de Abril de Carlos, de bandeira ao ombro 

647
Em pleno estado de emergência o 25 de Abril de 1974 foi celebrado de uma maneira inédita: dentro de casa, ao som da "Grândola, Vila Morena" e com centenas às janelas. Avenida da Liberdade vazia.
25 de Abril

230 cravos e silêncio. Um 25 de abril diferente

Rio aproveitou dia de unidade para fazer oposição. Ferro explicou-se. Direita e esquerda esgrimiram argumentos para estar ali. Abril celebrou-se. Mas com muito silêncio e cravos no lugar de deputados.
Comentário

Este 25 de Abril dividiu ou não os portugueses?

José Manuel Fernandes e Pedro Benevides comentaram na Rádio Observador os discursos na sessão solene do 25 de Abril no Parlamento. Pode ouvir aqui.
25 de Abril

Marcelo nunca teve dúvidas. Seria "absurdo cívico"

691
Tentou não entrar na polémica, porque há "crises" para resolver. Mas Marcelo pôs-se de um lado da barricada: seria "absurdo cívico" não marcar 25 de abril. Mais à frente celebrará mortos da Covid-19.
25 de Abril

"Esta tarde deixarei na janela cravos vermelhos"

5050
O cantor e escritor brasileiro, que deveria estar hoje em Portugal, "num dia tão especial", para receber o Prémio Camões pela sua obra literária, partilhou uma mensagem em vídeo para os portugueses.
25 de Abril

Lourenço comemora 25 de Abril como fator de união

O Presidente angolano assinalou a comemoração do 25 de Abril, enaltecendo a conjugação de esforços entre Angola e Portugal para enfrentar o "momento crítico" devido à covid-19.
25 de Abril

250 vozes cantam "Grândola" segundo Lopes Graça

306
O desafio tinha sido lançado pela Universidade do Porto, que recebeu centenas de contribuições. Versão coral de Fernando Lopes Graça foi cantada a partir de 250 casas e o resultado reunido num vídeo.
Emissão Especial

"Não evocar 25 de Abril seria um absurdo cívico"

460
“Sendo este um tempo em que não se visita familiares e lares haver uma festa de políticos. Não. Esta não é uma festa de políticos." Ouça o discurso do Presidente a justificar a sessão do 25 de Abril.
Emissão Especial

“Estamos todos a respeitar as regras da DGS"

794
“Comemorar a liberdade é trabalhar para a democracia e não devemos subtrair-nos a nenhuma das dimensões necessárias desse trabalho", disse a líder parlamentar do PS, na sessão do 25 de Abril.
Emissão Especial

Rio: "Economia não resistirá a nova paragem"

105
“A economia portuguesa não resistirá a nova paragem”, disse o líder do PSD. "O optimismo" de que não venha a haver "qualquer tipo de austeridade" não pode impedir preparação "para o pior cenário".
Emissão Especial

BE: "Abril é que combate a epidemia"

190
Os profissionais de Saúde “nunca mais podem ser tidos como gorduras do Estado e nunca mais devem ser forçados a emigrar. Não são precarizáveis nem descartáveis”, disse o deputado do Bloco.
Emissão Especial

Telmo Correia: "Não ofende quem quer"

1451
"Não ofende quem quer”, disse Telmo Correia, em resposta aos ataques ao CDS. “Enquanto aqui celebramos, muitas são as famílias que não puderam, sequer, despedir-se dos seus mortos".
25 de Abril

1975. Eleitores de Abril vs Capitães de Abril /premium

866
Na nossa democracia, os “eleitores de Abril” foram tão importantes como os “capitães de Abril”: impediram outra ditadura, tão anti-democrática e tão repressiva como a anterior. Ensaio de Rui Ramos.
Emissão Especial

Jerónimo de Sousa: "Impunha-se estar aqui"

241
“Se há momento em que o 25 de abril não pode ser apagado é este, para reforçar a atualidade dos seus valores e os seus ideais de liberdade e de emancipação social", disse o líder do PCP.
Emissão Especial

PAN: "Ainda há quem mostre intolerância a desvios"

"À democracia, de pouco ou nada servirão cerimónias que se mostrem alheadas das preocupações das pessoas e das consequências da atual crise sanitária", disse Inês Sousa Real, do PAN.
Emissão Especial

“É preciso achatar a curva das desigualdades"

"O 25 de Abril não está de quarentena". José Luís Ferreira, dos Verdes, diz que "é preciso achatar a curva do tratamento entre os bancos e os contribuintes”.
Emissão Especial

André Ventura: "É preciso outro 25 de Abril"

32421
O líder do Chega referiu-se no Parlamento aos "coitadinhos de Abril" e perguntou: “Do que vale cravo ao peito se temos cada vez mais impostos, muitos deles para pagar a muitas minorias".
Emissão Especial

Cotrim de Figueiredo leu carta ao filho

969
O deputado da Iniciativa Liberal leu carta que escreveu ao filho que faz hoje 18 anos. "O 25 de Abril fez-se para te libertar de tudo e todos que não te deixam procurar aquilo que livremente desejas".
Emissão Especial

“Celebrar é mostrar que democracia diz presente"

405
O Presidente da Assembleia justificou a cerimónia “para garantir que as crises nunca servirão de pretexto para lançar nestes momentos qualquer alternativa anti-democrática". Ouça aqui.
Coronavírus

Covid-19. "Enorme admiração" de Guterres pelo País

Em mensagem de 25 de Abril, António Guterres revela a "enorme admiração" que tem pela forma como o País está a enfrentar a pandemia e realça "maturidade" e "esforço coletivo" dos portugueses.
Coronavírus

25 de Abril: Marcelo vê Costa quase sem oposição

159
No último 25 de Abril (deste mandato), Marcelo vê o xadrez político virado do avesso com a pandemia, Costa e Rio de mãos dadas e oposição à direita sem causas e sem discurso. Quem diria?
Coronavírus

25 de Abril. Bastonário defende uso de máscaras

O bastonário da Ordem dos Médicos diz que a cerimónia do 25 de Abril na Assembleia da República "não deveria ter mais de 40 pessoas" e defende que os participantes devem usar máscara.
25 de Abril

Liberdade em emergência

Na última década a Madeira foi várias vezes posta à prova mas em todas as situações os madeirenses mostraram a fibra de que são feitos, a sua resistência para superar os traumas e reerguer a sua terra
25 de Abril

25 de Abril sempre, liberdade nunca mais! /premium

2765
A sobranceria é evidente; a humilhação, absoluta. E o pior nem é celebrar “Abril” durante o “confinamento”, em que os cidadãos sofrem uma existência limitada. O pior é a maioria agradecer o enxovalho.
25 de Abril

25 de Abril assim, não obrigado

101
Este ano também me entristece o silenciamento da deputada Joacine Katar Moreira, a quem – com o voto contra da Iniciativa Liberal e do Chega – foi vedado o direito de intervir na sessão comemorativa.
25 de Abril

Portugal de luto e o Parlamento a comemorar /premium

1541
É razoável que tantos milhares de portugueses estejam a sofrer e o parlamento a festejar o 25 de Abril?! Que contraste com a atitude do Papa Francisco…
25 de Abril

Ensaio sobre o daltonismo

478
Quando Vasco Lourenço e João Soares criticam o modelo das comemorações e quando Sampaio e Cavaco se recusam a entrar no jogo de “roleta russa” que lhes propõem, nem aí se abre a visão dos daltónicos.
Convidado Extra

Alfredo Cunha: “Gostava de viver outra Revolução”

O fotógrafo Alfredo Cunha é o autor da famosa fotografia de Salgueiro Maia: apenas uma em 40 rolos cheios de memórias da Revolução que testemunhou, com 20 anos, ao serviço de "O Século".
25 de Abril

Que diria, que faria Salgueiro Maia?

1929
A Assembleia da República não tinha o direito de colocar três ex-Presidentes nesta contingência. Aqueles que assim decidiram não tinham o direito de colocar o 25 de Abril no centro desta querela.
Coronavírus

"Ferro quis pôr-nos uns contra os outros"

1029
Deputado do CDS não poupa nas críticas a Ferro Rodrigues e acusa-o de se comportar como se fosse dono do Parlamento e, em entrevista ao Observador, diz que alguma oposição (PSD) parece ser Governo.
Polícia Judiciária

Torre do Tombo alertou PJ sobre ficheiros da PIDE

198
Sobre a apreensão de documentos da PIDE esta quinta-feira, Silvestre Lacerda, diretor da DGLAB (que inclui a Torre do Tombo), diz: "Fomos nós que demos o alerta À PJ".
25 de Abril

Governo da Madeira ausente das celebrações

O Governo da Madeira vai estar ausente da comemoração do 25 de Abril na Assembleia Legislativa Regional. O executivo diz que só se deve deslocar ao parlamento para esclarecimentos sobre a pandemia.
25 de Abril

Coro Gulbenkian canta a Liberdade a partir de casa

Um poema de Sophia de Mello Breyner, "Liberdade II", serviu de inspiração ao coralista Miguel Jesus para compor uma peça que foi interpretada em casa pelo Coro Gulbenkian em celebração do 25 de Abril.
25 de Abril

Abril também é nosso, abril também é meu

478
Celebrar abril no modelo tradicional contribui para reforçar o muro do alheamento entre crianças e jovens e abril. Por isso considero, independentemente da maioria de deliberação, que interrompe abril
25 de Abril

25 de Abril. Sessão solene com 11 intervenções

A sessão solene do 25 de Abril estará reduzida a menos de cem pessoas, mas as intervenções aumentam. Além de Ferro Rodrigues e Marcelo Rebelo de Sousa, falarão representantes dos nove partidos.
25 de Abril

25 de Abril. O inspetor que lutou contra a fome

António Teodoro, que foi nomeado inspetor-chefe do ensino primário com apenas 25 anos, recorda a reforma do pós-25 de abril no campo do ensino básico, com o combate à fome.
25 de Abril

25 de Abril. Quando as aulas foram suspensas

Passam agora 46 anos do golpe contra o regime do Estado Novo, que foi também o início de uma revolução no ensino que ficou na memória de estudantes e professores.
25 de Abril

25 Abril e os anos sem sessão solene

121
Esta é a primeira vez que a celebração do 25 de abril decorre sem ações de rua. A sessão solene, que já falhou em quatro dos 44 anos da Assembleia da República, irá manter-se com restrições.
Coronavírus

25 Abril. Casa de Portugal em Macau celebra online

A Casa de Portugal em Macau vai assinalar o 25 de Abril na rede social Facebook como forma de "dar um abraço a toda a gente (...) num dia que tem de ser festejado de uma forma diferente".
25 de Abril

Abril über alles /premium

1021
Se o 25 de Abril é hoje associado à liberdade e à democracia, e não, como o 28 de Maio, ao começo de uma ditadura, é porque em 1975 houve quem resistisse à tomada do poder pelo PCP.
25 de Abril

A igualdade não se festeja com segregação

435
O meu humilde contributo para esta data é uma sugestão de ementa. Um Porco à Orwell seria o prato indicado para celebrar o 25 de Abril no parlamento já que isto não é assinalar a democracia.
25 de Abril

Fascismo(s) nunca mais!

148
Este é o 25 de Abril que Ferro Rodrigues celebra solenemente. Um 25 de Abril em que os mecanismos e instrumentos regimentais permitem o confinamento dos princípios constitucionais.
A página está a demorar muito tempo.