25 de Abril
Salazar

Mais de 5.600 pessoas são contra Museu de Salazar

3464
Segundo a petição, colocada na internet há dois dias, o projeto seria “um instrumento ao serviço do branqueamento do regime fascista e um centro de romagem para os saudosistas do regime derrubado".
Vasco Lourenço

Vasco Lourenço já foi operado. Está "estável"

O coronel Vasco Lourenço já saiu das operações a que foi submetido após uma queda grave. Está "estável" e em observação. As cirurgias ocorreram com normalidade, indica o hospital.
25 de Abril

Vasco Lourenço hospitalizado após queda grave

439
Vasco Lourenço, antigo Capitão de Abril, foi hospitalizado na sequência de uma queda grave. Sofreu traumatismos múltiplos com fraturas num cotovelo e no colo de um fémur e será operado amanhã.
Pré-Publicação

A sede da PIDE e o turismo revolucionário /premium

271
No seu novo livro, António Araújo discute o que aconteceu à PIDE. Um dos capítulos, que o Observador pré-publica, fala sobre a transformação da sede da polícia política num destino turístico.
25 de Abril

Porque a promessa da Democracia não está cumprida

243
Pois é… os discursos falavam nas conquistas de abril, mas não falaram na quantidade de promessas quebradas, de princípios aviltados, de quanto nos afundamos no lamaçal do pequeno trejeito fascistóide.
25 de Abril

Ainda sobre os 45 anos do 25 de Abril /premium

112
Nunca houve democracia duradoura onde não existiu sentido de civilidade, de respeito mútuo e de boas maneiras.
25 de Abril

O milagre dos cravos /premium

2006
Basta colocar um cravo ao peito para os vigaristas passarem a incompreendidos; os ditadores a democratas e os actuais ministros a oposição. Já o BE esquece as PPP com Salazar e Bolsonaro.
25 de Abril

Museu cria mapa com topónimos do 25 de abril 

Portugal tem 3.537 ruas, praças, avenidas, bairros e outros locais relacionados com o 25 de abril. O novo sistema do museu permite percorrer os locais através de um mapa iterativo.
Bloco de Esquerda

Cântico do BE no 25 de Abril envolto em críticas

8487
No desfile do 25 de abril, algumas figuras do BE foram filmadas a pedir "a Santo António" para levar "Bolsonaro para ao pé do Salazar". "Referência é simbólica", explica o partido.
25 de Abril

Porque não sabemos a história do 25 de Abril? /premium

1182
É inquietante, a propósito do 25 de Abril, ver o actual regime recorrer aos mesmos métodos de propaganda da ditadura salazarista. Ninguém dá valor à liberdade -- e à verdade?
25 de Abril

25 Abril. Presidente de Angola envia felicitações

João Lourenço enviou uma mensagem de felicitações a Marcelo Rebelo de Sousa, em que saúda o povo português pela passagem do 45.º aniversário do 25 de Abril de 1974.
25 de Abril

Milhares desfilam em Lisboa para lembrar revolução

541
Várias organizações sindicais e partidárias aproveitaram a descida da Avenida da Liberdade para empunhar faixas, umas alusivas à comemoração da data e outras mais reivindicativas.
25 de Abril

PCP. Jovens defenderão conquistas da revolução

286
O líder do PCP, Jerónimo de Sousa, destacou o Serviço Nacional de Saúde gratuito como uma das conquistas de abril que, acredita, os jovens saberão defender.
25 de Abril

25 de Abril entre ética, familygate e os jovens

654
Direita não esqueceu casos do familygate, mas Ferro pediu mais "ética e transparência" para os "casos" não denegrirem a política. Jovens foram o centro das preocupações. Populismo é o perigo à solta.
25 de Abril

O discurso de Marcelo explicado em tweets /premium

147
Marcelo lembrou o que queriam os jovens em 1974 e avisou os deputados do que querem os de 2019. O Observador explica o discurso de Marcelo em linguagem de 2019. Ou seja, com tweets.
Parlamento

Saúde. PS e PSD aproximam-se, Bloco "em choque"

179
À saída da sessão comemorativa do 25 de abril, os partidos voltaram à carga com a lei de bases da Saúde. PS e PSD parecem agora mais próximos enquanto o BE se diz "chocado" com o recuo dos socialistas
Netflix

Ator de Casa de Papel canta Grândola Vila Morena

981
O ator Pedro Alonso, Berlim em "A Casa de Papel", deixou uma mensagem no final do vídeo: "Pela Liberdade, sempre". Netflix Portugal dedica a página de Facebook à Revolução do 25 de abril.
25 de Abril

Marcelo é a "muralha" de Ferro contra o populismo - como aconteceu

422
Críticas ao "nepotismo familiar" e avisos à "pressão" de Marcelo sobre privados na Saúde. Ferro elogiou "muralha" Marcelo, e Marcelo respondeu aos anseios dos jovens de hoje. A sessão do 25 de Abril.
Liberdades

O medo da liberdade /premium

268
O que esta nova esquerda busca não se reduz ao desenvolvimento de um Estado tutelar. É algo que visa a perfeita eliminação da sociedade como realidade distinta do Estado. Basta ouvir Catarina Martins.
25 de Abril

Princípio da União de Interesses

359
O nosso sistema de governo promove desigualdades entre os cidadãos, elimina a responsabilidade dos titulares de cargos públicos e limita as liberdades, os deveres e os direitos fundamentais.
25 de Abril

O meu 25 de Abril

O 25 de Abril de 1974 valeu bem a pena sobretudo por tudo aquilo que veio a significar quando a poeira revolucionária poisou e Portugal começou a acertar o relógio pelos ponteiros da História.
25 de Abril

Os generais de Abril /premium

796
Os capitães foram fundamentais para fazer o 25 de Abril, mas a revolução precisou dos generais para acontecer e a sua história também precisa deles para fazer sentido. Um ensaio de Rui Ramos.
25 de Abril

Costa: há hoje uma grande reconciliação nacional

1506
O primeiro-ministro afirmou que há hoje uma "grande reconciliação nacional" que juntou quem se tinha afastado no período pós-revolucionário, e que há uma dívida eterna aos militares de Abril.
25 de Abril

Não há 25 de Abril de 74 sem 25 de Novembro de 75 /premium

12365
Continuarei à espera da reabilitação do 25 de Novembro de 1975 para puder assinalar verdadeiramente o 25 de Abril de 1974. É que foi Novembro que impediu que se fechasse a porta aberta em Abril.
Atualidade

ACP inaugura exposição Pelos Caminhos de Portugal 

Em vésperas do 45º aniversário do 25 de Abril, o Automóvel Club de Portugal inaugurou uma mostra sobre as 100 edições do Mapa das Estradas, incluindo aquele onde foi traçada a estratégia da revolução.
25 de Abril

O Governo Ensombrado vai ao circo

3297
Se hoje é possível um programa como o Governo Sombra, foi porque o Copcon de Otelo não vingou. Porque apesar de serem “apenas” 17 vítimas mortais, as FP25 foram desmanteladas e os seus membros presos.
25 de Abril

Arrancam obras da Casa Salgueiro Maia

Construção de museu em homenagem ao Capitão de Abril começa no dia em que se assinalam os 45 anos do 25 de Abril. Salgueiro Maia deixou o seu espólio ao município de Castelo de Vide.
25 de Abril

Mural vai homenagear presos políticos em Peniche

Mural de homenagem a 2400 presos do Estado Novo vai ser inaugurado em Peniche no dia 25 de abril. Domingos Abrantes conta a histórias vividas na Fortaleza de Peniche do período que esteve preso.
Museus

Museu da Resistência tardava em Peniche

Em 1976, uma resolução do Conselho de Ministros decidiu que a Fortaleza de Peniche seria um museu. Passados 43 anos, antigos presos políticos questionam-se porque é que foi preciso esperar tanto.
Livros

Pré-publicação. Sanches Osório, Spínola e a AD /premium

O conturbado período de exílio ou a passagem pela Assembleia da República eleito pela Aliança Democrática são alguns dos episódios recordados na biografia do capitão de abril, Sanches Osório.
Leis

Transparência: AR quer leis até 25 de Abril

Ferro Rodrigues quer aprovar no próximo mês o pacote onde constam as alterações ao estatuto dos deputados e o regime de exercício de funções por titulares de cargos políticos e altos cargos públicos.
Música

Loures. Sérgio Godinho atua no 25 de abril 

Sérgio Godinho é um dos destaques do programa de comemorações do 25 de abril do distrito de Loures. O programa de comemorações arrancou no dia 19 de março.
25 de Abril

Sociedade Voz do Operário agraciada no 25 de abril

A Sociedade de Instrução e Beneficência A Voz do Operário, que completa 136 anos, vai ser condecorada no 25 de Abril como membro honorário da Ordem da Liberdade.
António Costa

"A festa de Abril continua a ser bonita, pá"

1255
O primeiro-ministro deixa um recado crítico às correntes conservadoras: "Para aqueles que pensam que a revolução acabou em 25 de novembro de 1975, digo que a revolução é mesmo inacabada".
Revolução

Conferências assinalam 45 anos da revolução de 74

A Associação 25 de Abril inicia um ciclo de conferências com o objetivo de assinalar os 45 anos da revolução portuguesa de 1974. Foi também divulgado que António Costa vai estar presente.
25 de Abril

Morreu o capitão de Abril Gertrudes da Silva

O coronel Vasco Lourenço lembra que Diamantino Gertrudes da Silva “foi o mais antigo dos quatro capitães que em Viseu, no RI14, desenvolveram grande atividade no Movimento dos Capitães”.
País

Morreu "capitão de Abril" Tomaz Ferreira

O presidente da Associação 25 de Abril, o coronel Vasco Lourenço, lamentou a perda de Tomaz Ferreira, "um dos pais da liberdade e da democracia" e um "grande amigo".
Forças Armadas

25 de abril. Militares podem pedir reintegração

Publicada no passado mês de julho, a lei dá aos requerentes 180 dias para recuperarem os postos nas Forças Armadas ao abrigo de um decreto-lei publicado em 1974 pelo general Spínola.
Marcelo Rebelo de Sousa

PR perplexo com reações a discurso do 25 de abril

O Presidente disse ter ficado perplexo com as reações ao seu discurso do 25 de Abril e salientou que não são "arte abstrata" os casos de crise de sistemas políticos que proliferam na Europa.
Liberdades

Populista Varoufakis na República do Costaquistão /premium

Os meios de comunicação social fizeram questão de aproveitar ao máximo a presença em Portugal de tão importante vulto do populismo pan-europeu. Um marxista errante na autodefinição.
Revolução

25 de Abril: dois conceitos de democracia /premium

Os revolucionários relutantes anglo-americanos de 1688/1776 morreram na cama; os revolucionários ardentes franceses de 1789 mataram-se uns aos outros. As duas opções confrontaram-se após 25 de Abril.
25 de Abril

O triunfo das gaivotas /premium

990
A gaivota voava, voava… Em pouco tempo as gaivotas controlavam as demais aves. De símbolo da liberdade a gaivota passou a parasita. Uma praga, portanto. Um símbolo da oligarquia do regime.
25 de Abril

Abril em Portugal, capítulo XLIV /premium

1471
Descontado o folclore, e à semelhança do Natal, “Abril” é o que um homem quiser. E os homens que o fizeram, primeiro, e os homens que o tomaram, de seguida, quiseram imensas e contraditórias coisas.
25 de Abril

Carta ao Presidente dos Afetos no Dia da Liberdade /premium

146
Quero dizer-lhe que o populismo já é uma realidade no país de que V.ª Ex.ª é o principal representante. Com a agravante de serem esses partidos populistas que apoiam ou sustentam o atual governo.
25 de Abril

A liberdade /premium

A nossa tradição, a nossa casinha, é pequenina e esperanças sanguíneas não são recomendáveis: temos de andar sempre um bocado curvados. Se fosse preciso prova disso, os discursos de ontem mostraram-no
25 de Abril

Juízes do TC boicotam cerimónia do 25 de Abril

665
Juízes-conselheiros consideram que foram "desgraduados" pelo protocolo. Já é o segundo ano consecutivo em que só o presidente do TC vai à AR, enquanto os restantes 12 juízes faltam em bloco.
25 de Abril

Cadeiras vazias no Parlamento. Não foi boicote

364
Rui Rio foi até ao Parlamento para o 25 de abril, a primeira vez como líder do PSD. Na sua bancada eram muitas as clareiras quando arrancou a sessão, mas a culpa foi do trânsito e não só.
25 de Abril

O que eles disseram (e o que queriam dizer)

Mais uma comemoração da revolução, mais um desfilar de discursos. As duas mais altas figuras focadas na renovação do sistema político, os partidos no combate político. O que queriam dizer?
Parlamento

As selfies dos deputados depois dos discursos

119
Terminada a sessão solene do 25 de Abril, na Assembleia da República, alguns deputados preferiram continuar no hemiciclo. PS e BE cantaram "Grândola Vila Morena". PSD dedicou-se à selfie.
25 de Abril

"Precisamos de um novo 25 de abril para a Europa" - como aconteceu

1246
Polémico ex-ministro das Finanças da Grécia desceu a Avenida da Liberdade na marcha que celebrou o 25 de abril e defendeu uma nova revolução, mas a nível europeu.
Democracia

Não é cool ser contra o 25

450
Na música parece ser impossível ser de Direita e gostar de Sérgio Godinho. Pois eu gosto. Parece impossível gostar da “Vida de Bryan” e ser católico. Pois eu sou e esse filme é um dos da minha vida.
25 de Abril

Varoufakis desce a Avenida da Liberdade

3763
Ex-ministro das Finanças grego vai descer a Avenida da Liberdade. Movimento DiEM25, criado por Varoufakis, e o português LIVRE estão a construir uma lista para concorrer às eleições europeias.
Teatro

"Eu, Salazar" estreia em Coimbra

270
"Eu, Salazar" estreia dia 25 de abril em Coimbra e pode ser visto até 13 de maio. A peça transforma Salazar em vários "Salazares imaginados" por uma geração que nasceu depois da revolução dos cravos.
Liberalismo

Subir a Avenida da Liberdade no 25 de Abril

199
Gostava mais se fôssemos subir a Avenida da Liberdade. Subir para chegar a um Portugal e uma Europa melhores. Subir para que a Liberdade seja individual e plena, e não apenas a tolerada pelo Estado.
25 de Abril

Eduardo Gageiro expõs fotos da revolução de Abril

Eduardo Gageiro expõe 40 fotografias da Revolução de Abril, em Aljustrel, distrito de Beja. Poderão ser efetuadas visitas guiadas à exposição às quartas-feiras mediante marcação prévia.
Entrevista

“Cantei o hino para um casal de amantes em Cabul"

325
Da infância em Évora aos corredores da diplomacia, José Cutileiro teve uma vida recheada. Aos 83 anos, numa entrevista de vida, o embaixador fala sobre política, fé e os amigos como Mário Soares.
Americo Amorim

A entrevista de Filomena Mónica a Américo Amorim

1709
Os primeiros negócios, os comunistas, o snobismo, a herança. De tudo isto falou Américo Amorim a Maria Filomena Mónica, em 1989, numa entrevista histórica que o Observador republica no dia do funeral
25 de Abril

Alfredo Cunha processa CDS por usar Salgueiro Maia

3135
Para assinalar o 25 de Abril, a Juventude Popular fez uma montagem com filtro azul do icónico retrato de Salgueiro Maia. Mas não pediu autorização ao autor da imagem. Alfredo Cunha está "furioso".
25 de Abril

São Bento Abril Fest. A liberdade foi um festival

Costa voltou a abrir as portas dos jardins de São Bento e deu uma "festa" para celebrar a liberdade. Com Vhils e Jorge Palma, foi Costa o artista principal. Avós e netos não faltaram à chamada.
25 de Abril

Já não se ouve "está na hora do Governo ir embora"

O avô comunista que não gosta da geringonça, o desaparecido grito de "Governo para a rua!" e os independentes de liberdade sem partido. Houve outra vez abril, na Avenida. Reportagem no desfile.
Fotogaleria

Cravos vermelhos, Zé Povinho e portas abertas

No 25 de Abril domina a cor. Primeiro o vermelho dos cravos. Depois as cores das personagens que vão ao desfile. A seguir a dos murais pintados em São Bento. A cor é festa e a festa é liberdade.
25 de Abril

Discurso. O que disse Marcelo nas entrelinhas

167
Fez um discurso profilático contra populismos e nacionalismos e recusou estar a mandar recados. Mas enviou alguns. Aqui pode ler os comentários de Vítor Matos ao que o PR quis dizer.
25 de Abril

O que defenderam os partidos em 7 pontos

237
Só a esquerda mandou recados ao Governo. A mesma esquerda não aplaudiu Marcelo nem lembrou Soares. A direita agitou as suas bandeiras "fraturantes": eutanásia e enriquecimento ilícito.
Marcelo Rebelo de Sousa

Um símbolo de Abril

1007
Marcelo é o produto acabado desse paradoxo que é a direita portuguesa em 43 anos de democracia: pode ser popular mas não pode ser mais nada. Deixar ou não cair Marcelo é o próximo dilema da direita.
25 de Abril

Desfile na avenida, visitas em São Bento - como aconteceu

330
Nas celebrações do 43º aniversário do 25 de Abril, Marcelo falou contra nacionalismos, o PSD voltou a pedir a criminalização do enriquecimento ilícito. Só PCP e BE não mencionaram Mário Soares.
25 de Abril

Costa. "Combate-se o populismo respeitando o povo"

357
O secretário-geral do PS, António Costa, afirmou num jantar comemorativo da revolução de abril, em Grândola, que o combate ao populismo passa pelo respeito dos compromissos assumidos com o povo.
25 de Abril

Onde eles não estavam no 25 de Abril

435
Hoje são deputados ou líderes partidários, mas há 43 anos ainda não eram nascidos. O 25 de Abril não foi para eles uma experiência, mas uma memória contada. Viveram a revolução na pele dos pais.
25 de Abril

PSD puxa por Teresa Leal Coelho no 25 de Abril

Sessão solene no Parlamento começa com discursos de todos os partidos, antes do de Marcelo. PSD escolheu a candidata à câmara de Lisboa, enquanto o PS optou por um segurista, Alberto Martins.
25 de Abril

Maternidade de Viana celebra o 25 de abril

473
A maternidade de Viana do Castelo vai atribuir uma lembrança a todos os bebés que nascerem na terça-feira para "celebrar a vida", o lema das comemorações locais do 25 de Abril.
Música

"Canções para revoluções" em concerto

Canções que nasceram em contexto de ditadura vão ser interpretadas pela Orquestra Metropolitana de Lisboa, pelo Coro Sinfónico Lisboa Cantat e por vários convidados, hoje, em Lisboa.
25 de Abril

Madeira com sessões solenes no 25 de Abril

A Assembleia Legislativa da Madeira e a Câmara Municipal do Funchal vão comemorar os 43 anos do 25 de Abril com sessões solenes, que contarão com várias intervenções políticas.
25 de Abril

Os restos do salazarismo que vivem entre nós

552
Quando nos aproximamos de mais um 25 de Abril há heranças preocupantes do Estado Novo que vivem entre nós. Mas ao contrário do discurso do regime, são as esquerdas que mais beneficiam dessas heranças.
25 de Abril

Cabo Verde assinala 25 de abril com cinema

111
Em Cabo Verde, o 25 de Abril vai ser assinalado com a projeção de dois filmes: "Cônsul de Bordéus", sobre Aristides de Sousa Mendes, e "Os dois irmãos", rodado em localidades da ilha de Santiago.
25 de Abril

Assembleia da República comemora 25 de Abril

414
A Assembleia da República vai abrir as portas ao público para celebrar os 43 anos do 25 de Abril. O dia vai começar com uma sessão no Parlamento e a inauguração de uma exposição sobre Zeca Afonso.
25 de Abril

25 de abril. Costa abre jardins de São Bento

O primeiro-ministro, António Costa, assinala a Revolução de 25 de Abril, na terça-feira, abrindo novamente aos cidadãos os jardins da residência oficial.
Religião

25 de Abril foi "intervenção divina" na Ladeira

A Ladeira do Pinheiro, em Torres Novas, onde persiste um lugar de culto que teve o apogeu na década de 1980, deve a sua sobrevivência à revolução de Abril de 1974, vista ali como “intervenção divina"
Música

Otelo escolheu Zeca para senha da revolução

Otelo Saraiva de Carvalho só conheceu e deu um "abraço emocionado" a José Afonso depois do 25 de Abril de 1974, o golpe que quis que tivesse como senha uma "canção do Zeca".
Mário Soares (1924-2017)

Os regimes também morrem

384
Não imaginamos o que se poderá seguir à democracia pluralista, mas na Europa, o jihadismo e o populismo puseram-nos a falar dos anos 30. Não são só as pessoas, mas os regimes que também morrem.
Salazar

Rui Salazar de Mello: "Salazar não era fascista"

3936
É o último dos herdeiros de Oliveira Salazar. O sobrinho-neto diz-se "perseguido pela democracia" após o 25 de Abril. E nega que o Estado Novo tenha sido uma ditadura e o tio-avô um fascista.
25 de Abril

A atracção fatal de Catarina

Vinha no metro do aeroporto para casa e à minha frente um casal de velhotes, com aspecto de camponeses, comentavam os resumos de episódios de telenovelas como se lidassem com pessoas reais.
Marcelo Rebelo de Sousa

O paradoxo do presidente

281
"Unamo-nos no essencial", pediu o presidente. Mas enquanto a nossa respiração financeira depender da máquina europeia, estaremos “unidos no essencial”: a austeridade.
25 de Abril

Milhares desfilam em tempos de "esperança"

Uma janela de esperança que se abre com o novo ciclo político foi como os líderes do PCP e do BE descreveram as comemorações do 25 de abril, no desfile que reuniu milhares de pessoas em Lisboa.
25 de Abril

Marcelo recebe elogios de Alegre e talvez o voto

Na entrega do prémio Vida Literário, o poeta elogiou a prestação de Marcelo e agradeceu "a quem difundiu os meus poemas, que falavam do país de abril antes de abril, de maio antes de maio" .
25 de Abril

PR condecora António Arnaut e João Lobo Antunes

O Presidente condecorou António Arnaut e João Lobo Antunes com a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade, sublinhando a importância da efetivação de direitos como a saúde para a existência da liberdade.
25 de Abril

Fotogaleria. O dia da liberdade em imagens

42 anos do 25 de Abril ficaram marcados pela sessão solene na Assembleia, mas também pelo anúncio da condecoração de Salgueiro Maia e pelo habitual desfile pela liberdade. As imagens do dia.
25 de Abril

PR: dois apelos, três perguntas e quatro desafios

349
O Presidente apela à "união" e ao “bom-senso". Questiona porque não há consensos, apesar dos caminhos distintos à esquerda e à direita. Faz um balanço do regime. E deixa recados a todos os partidos.
25 de Abril

Do "salazarismo bafiento" ao regresso dos capitães

315
Esquerda saúda "regresso de Abril", PS puxa jovem para falar. Direita dura nas críticas de "demagogia" ao Governo, com CDS a tocar no Programa de Estabilidade. Ferro a "uma só voz", aplaude capitães.
25 de Abril

José Manuel Coelho interrompe sessão na Madeira

Sessão solene na Assembleia da Madeira esteve interrompida após episódio protagonizado pelo deputado do PTP. José Manuel Coelho de panamá exibiu uma bandeira da região.
25 de Abril

Costa e Passos juntos no NewsMuseum

O primeiro-ministro atual e o seu antecessor estiveram juntos na inauguração do NewsMuseum. António Costa destaca liberdade de comunicação como uma conquista do 25 de Abril.
25 de Abril

Costa "não ouviu" críticas de Teixeira da Cruz - como aconteceu

297
É o primeiro 25 de abril de Marcelo enquanto Presidente. No dia dos 42 anos da revolução, acompanhamos aqui todos os discursos e recados políticos. Em Santarém, Marcelo homenageia Salgueiro Maia.
25 de Abril

Da saudação aos capitãos de abril à Grândola

A cerimónia dos 42 anos do 25 de Abril foi marcada pelo primeiro discurso de Marcelo Rebelo de Sousa como Presidente da República que saudou os capitães de abril
Escritores

Manuel Alegre recebe Prémio Vida Literária

180
Manuel Alegre recebe de Associação Portuguesa de Escritores o Prémio Vida Literária 2015/1016. A cerimónia decorre no salão nobre da sede da Caixa Geral de Depósitos, em Lisboa.
25 de Abril

Marcelo e o 25 de Abril:"Já cumprimos muita coisa"

O Presidente da República desejou, na abertura do NewsMuseum, no centro histórico de Sintra, que no final do seu mandato o país esteja "mais desenvolvido" e "integrado no quadro europeu".
25 de Abril

A ideologia das conquistas de Abril

416
Em nome da salvaguarda das conquistas de Abril, pouco ou nada se reforma: o regime e o Estado Social estão cristalizados – para proveito de quem domina o Estado e benefício dos instalados no sistema.
25 de Abril

As ideias têm consequências. Ausência delas também

224
Se as ideias fracturantes, autoritárias e anti-ocidentais do Bloco não forem tranquila mas firmemente contrariadas por ideias dialogantes, democráticas e ocidentais, irão ocupar um lugar deixado vazio
25 de Abril

Liberdade

178
Estamos sempre preocupados com esquerda e direita, que são conceitos absurdos e sem lógica, sem estarmos preocupados em maximizar a nossa liberdade. E essa é que é fundamental. A Matemática demonstra.
Presidência da República

Discursos de abril, dor de cabeça para os Governos

As comemorações do 25 de Abril já abriram fissuras entre Belém e São Bento. Que o digam Soares, Durão e Sócrates, que levaram valentes puxões de orelhas com país e meio a assistir.
25 de Abril

Como Marcelo recordou o 25 de Abril (em 1977)

101
Marcelo Rebelo de Sousa fez o relato detalhado deste dia nas páginas do Expresso, três anos depois da Revolução, quando era jornalista. Bem diferente do que viverá esta segunda-feira, após 42 anos.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo condecora Arnaut e Lobo Antunes

128
PR homenageia o capitão Maia. Atribui condecorações com título honoríficos ligadas à área da Saúde: ao fundador do SNS e ao neurocirurgião João Lobo Antunes. E entrega a Alegre um prémio literário.
PSD

PSD. Conferências da Liberdade com Ramalho Eanes

Liberdade Política, Liberdade Económica e Liberdade Financeira são os três painéis das Conferências da Liberdade que decorrem dia 23, em Santarém.
País

Capitães de Abril vão participar nas comemorações

536
Ferro Rodrigues convidou os Capitães de Abril para participarem nas comemorações oficiais da revolução este ano, na Assembleia da República, avança o Expresso. Não participavam desde 2012.
Forças Armadas

Passos promoveu 29 militares lesados com revolução

305
Anterior Governo aprovou aumento de despesa para promover militares que viram a carreira prejudicada pela participação na revolução de 1974. Teve que o fazer depois de ter sido condenado em tribunal.
País

Corpo de Salgueiro Maia exumado

Os resto mortais de Salgueiro Maia foram exumados, em Castelo de Vide, no âmbito de um processo de paternidade interposto por um luso-americano que reclama o reconhecimento do pai biológico.
25 de Abril

Guerra entre Santarém e Associação 25 de abril

301
"Vasco Lourenço não perde uma oportunidade de fazer a sua ‘prova de vida pública’ em claro menosprezo pelos valores de abril", afirma autarca em resposta a crítica dos capitães de abril.
25 de Abril

Centenas de objetos e testemunhos da Revolução

A iniciativa "Dias da Memória da Revolução", que decorreu entre sexta e domingo no Quartel do Carmo, em Lisboa, recolheu mais de 150 testemunhos e centenas de objetos.
Assembleia Constituinte

O meu 25 de abril - o de 1975

Eu era muito pequeno no Estado Novo. Não me recordo de Salazar. A minha formação política começou naquele dia de abril, nas eleições de 1975 e, depois, nas manifestações da Fonte Luminosa e das Antas.
25 de Abril

Reductio ad salazarum

639
Tantos nos partidos à esquerda exigem que o bicho-papão do Estado Novo permaneça vivo e fazem do 25 de Abril currículo ou cadastro, convertido respectivamente em legitimidade ou ilegitimidade política
25 de Abril

Salgueiro Maia "dá voltinhas no caixão", diz filha

1637
Filha do capitão de Abril Salgueiro Maia, a viver no Luxemburgo há quatro anos, diz que foi "convidada" a sair de Portugal pelo primeiro-ministro Passos Coelho, lamentando a situação atual do país.
Democracia

A coligação e o 25 de Abril

227
A crise obrigou a enfrentar e a acabar com essa mistura de “25 e 24 de Abril”, que beneficiou uma minoria de privilegiados e prejudicou a maioria dos portugueses.
Aníbal Cavaco Silva

O intruso

275
O PS rapidamente se juntou ao coro da indignação contra Cavaco, logo transformado em sustentáculo do Governo porque, como contra todas as previsões, a coligação se mantinha e o povo não se revoltava.
Caso José Sócrates

Chuva de cravos vermelhos na prisão de Évora

364
Uma avioneta com a faixa "José Sócrates Sempre" sobrevoou a prisão de Évora atirando para dentro do recinto cravos vermelhos.
25 de Abril

25 fotos para o 25 de abril

O Observador acompanhou o desfile que desceu a avenida da Liberdade, do Marquês de Pombal ao Rossio. Veja a fotogaleria.
25 de Abril

Vasco Lourenço: PSD e CDS têm feito "porcaria"

517
No desfile pela avenida da Liberdade, Vasco Lourenço falou sobre a coligação do PSD e CDS, sem perceber como acham que vão ter "votação maioritária" se só têm feito "porcaria".
Assembleia Da República

Quem foi citado nos discursos deste 25 de abril?

Da rapper Capicua ao filósofo grego Protágoras, neste 25 de abril muitos discursos escolheram citar frases mais ou menos conhecidas de poetas, cantores e até autarcas. Conheça as citações.
Nova Constituição

Pai e filho: dois deputados, duas assembleias

498
Partilham o mesmo nome e o mesmo partido, mas viveram em realidades políticas diferentes. Cristóvão Norte foi o único deputado do PPD eleito para a Constituinte a Sul do Tejo. E isso marcou o filho.
25 de Abril

"É preciso acabar com austeridade sem sentido"

Sampaio da Nóvoa sabe o que diria se já fosse Presidente da República. Apelava ao fim do "ciclo de austeridade que não teve sentido".
25 de Abril

PM com atletas olímpicos que também são "heróis"

Passos Coelho assinalou 25 de abril com um almoço em S. Bento com 11 atletas, entre os quais Carlos Lopes e Rosa Mota.
25 de Abril

Cavaco faz derradeiro apelo. Costa já respondeu

Cavaco Silva aproveitou o seu último discurso num 25 de abril para pedir a construção de consensos nas próximas eleições. Costa diz que Presidente não deve definir programa do Governo.
25 de Abril

9 anos de discursos. O que Cavaco diz escreve-se?

Em 2013, Cavaco pedia para não se juntar uma crise política à crise económica. No verão, Gaspar e Portas demitiam-se. Em 2009, era Sócrates quem fazia orelhas moucas.De que servem os recados de abril?
25 de Abril

Como os políticos (e presidenciáveis) vão festejar

Sampaio da Nóvoa desce a avenida. Paulo Morais faz debate online. Neto festeja com marinheiros. Soares e os capitães de abril não vão de novo à AR.
25 de Abril

País de papel

234
Ou somos capazes de confrontar o país de papel com a realidade ou acabaremos no debate sobre o meu decreto-lei vai mais longe que o teu, para no fim ficarmos ainda mais pobres e noutra crise qualquer.
25 de Abril

Capitães de abril voltam a dizer 'não' à AR

2629
Associação dos capitães de abril tem recusado marcar presença na sessão parlamentar desde início do Governo de Passos. Desta vez, não vão também por culpa de Cavaco. E apelam à mudança em 2016.
25 de Abril

O livro que mudou Portugal. Mesmo cheio de enganos

22 de fevereiro de 1974. Portugal e o Futuro, o de Spínola, não abalou apenas o regime, mostrou também que este já estava em fim de vida. Por isso foi tão importante, mesmo enganando-se em quase tudo.
25 de Abril

Capitães de abril poderão voltar a comemorar na AR

Vasco Lourenço e Assunção Esteves almoçam hoje na Associação 25 de abril. Será que é desta que capitães de abril vão ao Parlamento? 'Nim'. Uma coisa é certa: as pazes parecem feitas.
25 de Abril

40 anos de cerco: a direita e a democracia

553
Em 1974, as correntes políticas tinham de se democratizar. Como agentes de socialização democrática, os partidos da direita foram mais eficazes do que os da esquerda, isto é, o PS. Ensaio de Rui Ramos
Obituário

Morreu o coronel José Morais da Silva

José Morais da Silva, ex-chefe do Estado-Maior da Força Aérea, morreu na segunda-feira aos 73 anos. Ligado ao "grupo dos nove", teve um papel importante no pós-25 de Abril.
Obituário

Morreu Vitor Crespo, antigo militar de abril

Morreu esta quarta-feira o almirante Vitor Crespo, antigo militar de abril. Tinha 82 anos. Velório realiza-se na Basílica da Estrela.
Mário Soares (1924-2017)

As 10 grandes decisões políticas da vida de Soares

831
Numa vida preenchida de combates políticos, recorde as dez grandes decisões de Mário Soares.
Forças Armadas

Morreu o comandante Alpoim Calvão

2494
Capitão de mar e guerra foi o militar que comandou "operação Mar Verde" durante a guerra colonial na Guiné. Marinha elogia "brilhante estratega" e "referência" dos fuzileiros. Velório é nos Jerónimos.
25 de Abril

Os 40 anos da manifestação que virou o 25 de Abril

210
A manifestação apelidada de "Maioria Silenciosa", que nunca se chegou a realizar, faz este domingo 40 anos. O que foi e como se passou nas palavras de alguns dos seus protagonistas.
Óbito

Morreu Pires Veloso, o "vice-rei do norte"

303
Desempenhou um importante papel no 25 de novembro de 1975. Foi o último governador e alto comissário de Portugal em S. Tomé e Príncipe e até candidato à Presidência da República,
Panteão Nacional

"Salgueiro Maia deve estar no Panteão Nacional"

Na véspera da transladação de Sophia, Vasco Lourenço diz não compreender porque se levantam problemas à ida do Capitão de Abril para o Panteão. A viúva de Salgueiro Maia é contra a transladação.
Literatura

Novo livro assinala 70 anos de Salgueiro Maia

126
As memórias de Salgueiro Maia vão chegar às livrarias numa nova edição. Entre as novidades de "Capitão de Abril" há três novos depoimentos e duas entrevistas do protagonista da Revolução dos Cravos.
História

Uma antiga incapacidade portuguesa

A propensão facciosa é uma consequência, antes de mais, do atraso económico. A pobreza portuguesa torna impossível sustentar ou alimentar duas clientelas político-partidárias em simultâneo.
A página está a demorar muito tempo.