Siga os acontecimentos na Venezuela no liveblog
Vários líderes europeus, entre os quais o primeiro-ministro português, chanceler alemão e o Presidente francês, mostram “preocupação” com a situação na Venezuela e pedem às autoridades de Caracas para divulgaram as atas eleitorais do último domingo.
“Expressamos a nossa grande preocupação com a situação na Venezuela após as eleições presidenciais do último domingo”, começam por referir os sete líderes europeus, num comunicado conjunto divulgado este sábado.
“Apelamos às autoridades venezuelanas para que divulguem prontamente todas as atas eleitorais para garantir a total transparência e integridade do processo eleitoral”, pedem os responsáveis europeus. “A oposição indica que recolheu e publicou mais de 80% das atas eleitorais que foram produzidas em cada mesa de votação. Esta verificação é essencial para reconhecer a vontade do povo venezuelano”, sublinham.
A declaração é assinada pelo primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro; pelo chanceler alemão, Olaf Scholz; pelo Presidente de França, Emmanuel Macron; pelo Presidente do governo de Espanha, Pedro Sánchez; pelo primeiro-ministro dos Países Baixos, Dick Schoof; a primeira-ministra italiana, Georgia Meloni e o primeiro-ministro da Polónia, Donald Tusk.
Os líderes europeus pedem respeito pelos direitos do povo venezuelano e condenam as prisões ou ameaças do regime. “Continuaremos com os parceiros a acompanhar de perto a situação e a apoiar o apelo por democracia e paz do povo venezuelano”, garantem.
— República Portuguesa (@govpt) August 3, 2024