(em atualização)

De “praticamente concluído” a oficial: o PSG anunciou esta segunda-feira a contratação de João Neves, internacional português que deixa o Benfica e reforça o clube francês até 2029. Os encarnados encaixam 60 milhões de euros fixos mais 10 em cláusulas variáveis, para além do empréstimo de Renato Sanches com opção de compra por 10 milhões.

O PSG começou a dar pistas de que iria oficializar João Neves por volta da hora de almoço, quando partilhou nas redes sociais um vídeo onde uma águia surgia a sobrevoar o Parque dos Príncipes, numa alusão à proveniência do jogador. O médio de 19 anos engorda assim um contingente português que já começa a ter algum peso no balneário liderado por Luis Enrique, juntando-se a Danilo, Vitinha, Nuno Mendes e Gonçalo Ramos.

“Estou muito orgulhoso por me juntar ao PSG, um clube muito ambicioso. Vou dar tudo o que tenho para ajudar os meus colegas e para crescer neste clube fantástico e conquistar vários títulos”, referiu o internacional português, citado pelo comunicado oficial do clube, naquelas que são as primeiras palavras enquanto novo jogador dos parisienses.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Estamos encantados por receber João Neves na família do PSG. O João é um dos jogadores mais talentosos a jogar em Portugal e internacionalmente. Mostrou-se muito apaixonado para se juntar ao PSG e determinado a lutar pela camisola, algo que esperamos de todos os nossos jogadores. Continuamos a construir uma equipa jovem e fantástica no PSG, baseada no trabalho de equipa, no talento e no espírito coletivo, que são as fundações do grande futuro do nosso clube”, referiu Nasser Al-Khelaifi, o presidente dos franceses.

Natural de Tavira, João Neves chegou ao Benfica em 2016 e com apenas 12 anos, depois de ter começado a dar nas vistas na sucursal algarvia dos encarnados. Fez parte da equipa que em 2022 conquistou a Youth League e estreou-se pela mão de Roger Schmidt no início de 2023, onde foi suplente utilizado contra o Sp. Braga. Ganhou espaço com a saída de Enzo Fernández e acabou a temporada com 20 jogos e um golo antes de conquistar definitivamente a titularidade na última época. Pelo meio, foi chamado por Roberto Martínez à Seleção Nacional em outubro, na qualificação para o Euro 2024, e acabou mesmo por ser convocado para o Campeonato da Europa.

A ideia de que a oficialização de João Neves estava presa por horas surgiu ainda este domingo, com o Benfica a indicar à CMVM que o negócio estava “praticamente concluído” e que restava apenas assinar o novo contrato do jogador. “Nos termos e para os efeitos legalmente aplicáveis, e face a notícias divulgadas na comunicação social, a Sport Lisboa e Benfica – Futebol SAD (a “Sociedade”) informa que a formalização do processo relativo à transferência do jogador João Neves para o PSG se encontra praticamente concluída, não tendo, porém, até à presente data, o respetivo contrato sido assinado por todos os contraentes. A Sociedade complementará esta informação nos termos e para os efeitos legalmente aplicáveis logo que tal se justifique”, podia ler-se na nota dos encarnados.