A portuguesa Jieni Shao foi esta segunda-feira eliminada do WTT Champions de Macau de ténis de mesa, ao perder com a sul-coreana Kim Nayeong, na primeira ronda.

Kim Nayeong, de 18 anos, começou melhor e venceu facilmente o primeiro parcial por 11-3.

“Sinto que não estou muito habituada, que tive poucas oportunidades, neste tipo de torneio só com uma mesa. Por isso fui um bocado lenta a aquecer”, disse Jieni Shao à Lusa após o final do encontro.

A portuguesa, atualmente 45.ª do ranking mundial, deu mais luta e chegou a liderar o segundo set, mas a jovem sul-coreana acabou por triunfar por 11-7.

No terceiro parcial, o mais equilibrado, a 42.ª jogadora mundial chegou a estar um ponto da vitória no encontro, mas a olímpica lusa, de 30 anos, não desistiu e venceu por 13-11.

Ainda assim, a sul-coreana acabou por fechar o encontro em 28 minutos ao vencer o quarto parcial por 11-7.

“Gradualmente, senti-me melhor, mas ela esteve melhor do que eu. Eu conheço a minha adversária, já jogámos várias vezes uma contra a outra e estou sempre em desvantagem”, explicou a portuguesa.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Na segunda ronda, Kim Nayeong vai enfrentar a vencedora do encontro desta segunda-feira entre outra sul-coreana, Jeon Jihee, 16.ª do mundo, e a chinesa Sun Yingsha, líder do ranking e vice-campeã olímpica em Paris2024.

Em julho, na terceira presença em Jogos Olímpicos por Portugal, Jieni Shao bateu no primeiro encontro a luxemburguesa Sarah de Nutte, 91ª do mundo, antes de perder na segunda ronda frente à austríaca Sofia Polcanova, 23.ª da hierarquia.

O Torneio de Campeões, organizado desde 2022 na região semi-autónoma chinesa de Macau, vai este ano distribuir um total de prémios no valor de 800 mil dólares (723 mil euros), com os vencedores a receberem 35 mil dólares (32 mil euros).

A competição da World Table Tennis (WTT), que arrancou esta segunda-feira e vai decorrer até domingo, reúne os 64 melhores jogadores dos rankings masculino e feminino, incluindo o número um do mundo, o chinês Wang Chuqin.

Jieni Shao sublinhou que estava de férias, após Paris2024, na terra natal, em Liaoning, no nordeste da China, quando foi chamada para o torneio de Macau, após a lesão de duas jogadoras.

A portuguesa vai agora disputar, a partir de 26 de setembro, o último torneio da temporada na principal competição da WTT, o China Smash 2024, na capital chinesa, Pequim, que distribui um total de prémios no valor de 2 milhões de dólares (1,8 milhões de euros).