O futebol, tal como tudo, teve de se adaptar aos novos tempos. As redes sociais são cada vez mais importantes, o marketing é sinónimo de investimento, a internet dita tendências. E a verdade é que, de forma cada vez mais frequente, o número de zeros à direita de uma vírgula torna-se mais importante do que o número de golos dentro de uma baliza.
E a história que está a chocar o futebol argentino é apenas mais um exemplo disso mesmo. Esta segunda-feira, o recém-promovido Deportivo Riestra recebeu o Vélez Sarsfield, atual líder isolado da Primeira Divisão do país. Até aqui, tudo normal. Mas a verdade é que nada no jogo foi normal — e logo a partir do momento em que foram anunciados os onzes iniciais.
Hoy, por primera vez, Spreen fue CONVOCADO para el partido Deportivo Riestra-Vélez, jugó de TITULAR y lo sacaron AL MINUTO DE JUEGO.
Un club profesional gastó un cambio en esto. Todo para cumplir con acuerdos comerciales, y andá a sabe si había apuestas deportivas en el medio… pic.twitter.com/XWNnpP6b4h
— El Enganche (@EngancheDiez) November 11, 2024
Ora, na ficha de jogo do Deportivo Riestra, surgia o nome de Ivan Buhajeruk, mais conhecido por “Spreen”, um influencer que tem oito milhões de seguidores no YouTube e outros cinco milhões no Instagram. “Spreen”, que tem 24 anos, foi mesmo titular na posição de ponta-de-lança na equipa orientada por Cristian Fabbiani: ficou em campo durante 50 segundos, até à primeira paragem de jogo, e foi substituído sem sequer tocar na bola.
O escândalo explodiu assim que a partida terminou — empatada, com o Vélez Sarsfield a abrir o marcador e o Deportivo Riestra a igualar na segunda parte –, com alguns jogadores da equipa visitante a demonstrarem publicamente o desagrado com aquilo que tinha acabado de acontecer. “O que aconteceu hoje foi uma falta de respeito pelo futebol, é a mensagem errada para a sociedade, para os miúdos que se esforçam. O futebol não é isto, é tentar e falhar e tentar outra vez”, disse Braian Romero, avançado do Vélez.
“Spreen” foi inscrito pelo clube de Buenos Aires em fevereiro e o influencer assinou mesmo um contrato profissional, tendo começado a treinar com a equipa apenas na passada terça-feira. A direção do Deportivo Riestra explicou que a decisão de o incluir no onze inicial fez parte de uma ação de marketing construída e pensada por Victor Stinfale, empresário que é dono do clube e da marca de bebidas energéticas que é o principal patrocinador do emblema.
Otro detalle con respecto a los sponsors? Usan Adidas en sus camisetas cuando en realidad NO LOS SPONSOREA.
Los tipos compran camisetas Adidas y les pegan el escudo. Insólito. pic.twitter.com/bpVKxl4nZI
— El Enganche (@EngancheDiez) November 11, 2024
A par de Braian Romero, também Juan Sebastián Verón, antigo internacional argentino que é agora presidente do Estudiantes de la Plata, criticou o golpe de publicidade. “Uma total falta de respeito pelo futebol e pelos jogadores”, escreveu no Instagram. Já Cristian Fabbiani, em entrevista a uma rádio local depois do jogo, revelou que falou com o treinador do Vélez Sarsfield antes do apito inicial para lhe explicar o que ia acontecer e porquê.
“Ele riu-se e disse-me para o deixar em campo durante os 90 minutos. É uma coisa contratual, que foi assinada há muito tempo. O clube depende muito da publicidade. Foi algo sem exemplo, provavelmente”, contou o treinador, que disse a Gustavo Quinteros que não pretendia “desrespeitá-lo” com a titularidade de “Spreen”. Entretanto, a Federação Argentina de Futebol já anunciou que está a investigar oficialmente o caso, que pode violar o Código de Ética das competições.
A verdade é que esta não é a primeira vez que o Deportivo Riestra, que está no nono lugar do Campeonato com 31 pontos em 22 jornadas, faz manchetes devido a decisões algo excêntricas. O clube de Buenos Aires apurou-se para a Primeira Divisão pela primeira vez no fim da temporada passada, estando a realizar o ano de estreia no principal escalão, e tem aproveitado os dias mais mediáticos da história do emblema para acumular episódios.
Un video del plantel entrenando a las 4am al lado de un boliche.pic.twitter.com/6UZLfv6fkj
— El Enganche (@EngancheDiez) November 11, 2024
Em maio deste ano, Cristian Fabbiani lançou Mateo Apolonio, jogador de apenas 14 anos que obviamente se tornou o mais jovem de sempre a atuar no Campeonato. Ora, até podia acontecer — só que o adolescente não voltou a aparecer em qualquer ficha de jogo, o que deixa antecipar que só teve minutos para que o clube ficasse com o recorde. Depois, os equipamentos: o Deportivo Riestra atua com camisolas com o símbolo da Adidas, mas a verdade é que a marca alemã não patrocina a equipa. Algo que nem é assim tão chocante quando se percebe que o diretor de comunicação tem… 19 anos.
A pré-temporada do clube também se tornou viral. A equipa tinha dias com quatro sessões de treinos: às 3h15 da manhã, às 7h, às 10h30 e às 18h, terminando os trabalhos apenas às 22h30 depois de uma refeição de grupo. Treinavam nas praias de Pinamar, na costa da Argentina, perto de discotecas. Por fim, o estádio. O Estádio Guillermo Laza é o mais pequeno da Primeira Divisão, com capacidade para apenas três mil pessoas, e fica a menos de um quilómetro do recinto do San Lorenzo, que também atua no Campeonato — sendo que não tem iluminação, o que significa que o Deportivo Riestra nunca pode jogar em casa durante a noite.