O estudante de Economia da Universidade do Porto Francisco Fernandes foi reeleito na quinta-feira presidente da Federação Académica do Porto (FAP), avançou esta sexta-feira a academia.

Francisco Fernandes, nascido no Porto e licenciado e Economia pela Universidade do Porto, encabeçou a única lista candidata, tendo sido eleito com 22 votos a favor e quatro votos em branco, num universo de 26 associações de estudantes que marcaram presença nas eleições e que integram o organismo máximo de representação dos estudantes da academia do Porto.

“Os jovens precisam de esperança, esperança de uma vida melhor em Portugal. Precisam de uma nova forma de fazer política e a FAP pode, e deve, ser o motor dessa nova forma de fazer política”, afirma, citado no comunicado da FAP, Francisco Fernandes, que pretende dar continuidade ao trabalho desenvolvido no anterior mandato.

Federação Académica do Porto quer criar Estatuto de Estudante do Ensino Superior

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Entre as medidas apresentadas para o próximo ano destacam-se o combate à desigualdade de oportunidades, a revisão do Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior, o investimento no Centro de Estudos da FAP para desenvolver estudos de interesse público com vista a contribuir para as políticas públicas, o combate às alterações climáticas, a defesa dos direitos humanos, a recuperação da sede da FAP no Campo Alegre e o lançamento da APP FAP — a Academia no Bolso.

A par de Francisco Fernandes, seguem para o segundo mandato Maria Teresa Santos, Guilherme Torres, Tiago, Sofia Castro e Margarida Moreira. Integram a direção da FAP, pela primeira vez, Bernardo Oliveira, Sofia Silva e Pedro Moreira.

A FAP representa atualmente mais de 80 mil estudantes, abrangendo os quatro subsistemas de Ensino Superior em Portugal.