Pelo menos 231 centros de saúde em Portugal vão funcionar com horário alargado nos próximos dois meses, de modo a aliviar as urgências dos hospitais durante um período que inclui os possíveis picos de afluência das festas do Natal e do Ano Novo e dos meses de inverno.
A notícia é avançada esta sexta-feira pelo Diário de Notícias, que cita fonte do setor.
Como explica aquele jornal, na sequência dos problemas registados no verão deste ano, com vários serviços de urgência encerrados devido à falta de profissionais e à gestão das férias, a Direção Executiva do SNS lançou um plano de inverno — que incluiu um apelo às várias Unidades Locais de Saúde para que promovessem um maior recurso aos cuidados de proximidade para aliviar o recurso a urgências.
Segundo o DN, já 231 centros de saúde a assumir horários prolongados durante mais de dois meses — com modelos que incluem o funcionamento até às 20h, até à meia-noite, aos sábados, domingos ou feriados. Os cidadãos continuam a ser aconselhados a contactar primeiro a linha SNS 24 (808 24 24 24).
O modelo específico de alargamento do horário depende da “capacidade de resposta de cada USF e das necessidades de cada população”, explicou fonte do setor da saúde ao Diário de Notícias. “O objetivo é dar resposta nos cuidados de proximidade aos utentes, quer residentes ou outros que tenham de se deslocar para outras zonas devido às festas, em época de infeções hospitalares, e não sobrecarregar as urgências.”