917kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Morreu Rosita Missoni, pioneira nas malhas com cor e padrões. Tinha 93 anos

Pioneira na utilização vanguardista da cor na malha, Rosita Missoni morreu a 1 de janeiro aos 93 anos. Fundada em 1953, a marca Missoni tornou-se popular pelos padrões geométricos, como o ziguezague.

GettyImages-1059698796
i

Patrick McMullan via Getty Image

Patrick McMullan via Getty Image

Rosita Missoni, co-fundadora e matriarca da casa de moda italiana Missoni, morreu esta quarta-feira aos 93 anos, avançou a empresa familiar. Para traz deixa um legado na moda marcado pelos padrões distintos e pela utilização vanguardista da cor.

“Rosita morreu pacificamente no dia 1 de janeiro de 2025”, lê-se no comunicado da empresa, que descreve a criadora italiana como “uma figura visionária no mundo da moda italiana e internacional”, cita a Reuters.

Missoni nasceu em 1931 na Lombardia, numa família de artesãos têxteis, e em 1953 fundou junto do marido, Ottavio Missoni, a empresa homónima na região norte de Itália. A marca tornou-se popular pelas malhas coloridas e pelos padrões geométricos e riscas, como o ziguezague, conhecido como fiammato, que lhe valeu reconhecimento e prémios internacionais.

A marca ficou também conhecida por um episódio peculiar, em 1967. Convidada para desfilar no Palácio Pitti, em Florença, a Missoni vestiu as suas modelos com peças que ficariam transparentes sob os holofotes, no entanto, só se aperceberam disso quando, quase a entrarem para a passarrelle, Rosita e Ottavio notaram que os soutiens ficavam visíveis. Não querendo arruinar o efeito de cor e padrão, o casal pediu às modelos para tirarem aquela peça interior, desfilando assim com roupas transparentes.

Em 1997, a direção da Missoni passou para os filhos do casal, com Angela Missoni a ser nomeada diretora artística. Em 2018, a família vendeu 41,28% da marca para o fundo FSI Mid-Market Growth Equity Fund e, atualmente, é Alberto Caliri quem está encarregue da direção criativa da marca.

Designer Matthieu Blazy é o novo diretor criativo da Chanel

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.