Eis a última oportunidade. Com a fase regular do Campeonato Nacional de hóquei em patins a caminhar a passos largos para o fim, o clássico deste domingo revelava-se como a derradeira oportunidade para FC Porto e Sporting terminarem no topo da classificação. No caso dos dragões, o sentido da ocasião era maior, depois de a derrota em casa da Juventude Pacense (2-1) ter deixado os campeões nacionais a quatro pontos do primeiro lugar, ocupado pelos leões, com duas jornadas por disputar. Pelo meio estava ainda o Benfica, com mais três pontos que os azuis e menos um que os verdes, que podia ser o grande beneficiado deste clássico, que colocou frente a frente as duas melhores defesas da prova.

“Sabemos que o FC Porto é uma excelente equipa, que joga bom hóquei e que tem bons executantes. Neste jogo tem uma baixa de peso, o Hélder Nunes, que é muito importante para a equipa, mas mesmo com essa ausência tenho a certeza absoluta de que eles se vão apresentar na máxima força e que vai ser um jogo extremamente igualado. No Dragão eles costumam-nos ganhar, assim como nós em nossa casa, mas vamos lá para inverter isso, para ganhar e manter a nossa posição na tabela. Os resultados até aqui fazem parte do passado. Sabemos que lá eles também nos podem ganhar por 4-0, porque têm qualidade para isso”, perspetivou Ângelo Girão, o único interveniente a fazer a antevisão deste encontro.

Com Hélder Nunes de regresso à equipa, a grande ausência foi Edu Lamas, o que levou os jovens Tomás Santos e Diogo Barata a juntarem-se à ficha de jogo. Já os leões chegaram ao Dragão Arena na máxima força, depois de Rafael Bessa ter recuperado de lesão. Assim, Ricardo Ares lançou de início Xavi Malián, Rafa Costa, Carlo di Benedetto, Gonçalo Alves e Nunes, com Edo Bosch a optar por Ângelo Girão, Alessandro Verona, João Souto, Henrique Magalhães e Nolito Romero. O dragão entrou melhor na partida e, logo aos 20 segundos, a bola beijou o poste da baliza de Girão (1′). A partir daí, o lisboetas equilibraram e quase abriraram o marcador numa bola parada, mas Malián travou um remate fraco de Nolito (14′). Na resposta, Gonçalo Alves desferiu um grande remate de longe, a bola desviou no argentino e só parou no fundo da baliza leonina (14′). Logo a seguir, João Souto entregou em Romero, que empatou a partida com um golaço (16′).

Na segunda metade, o FC Porto voltou a entrar melhor e assumiu o comando da partida, através de um livre direto convertido por Di Benedetto, depois de Toni Pérez ter visto azul (28′). Pouco depois, Nolito voltou a empatar a partida na conclusão de mais passe de Verona (31′). O jogo acalmou e entrou numa toada de ataques rápidos e, à entrada para os últimos dez minutos, Roc Pujadas faturou contra a antiga equipa e recolocou o Sporting na liderança (39′). A vantagem voltou a durar pouco tempo, já que, quatro minutos depois, Rafa Costa fez o 3-3 na conclusão de uma grande jogada (43′). Até ao fim, Girão ainda foi expulso e Zé Diogo saiu do banco para defender um penálti de Gonçalo Alves. Desta forma, o Benfica assumiu a liderança do Campeonato, com mais um ponto que o Sporting, a uma jornada do fim. O FC Porto não vai sair do terceiro lugar, enfrentando a Juventude Pacense nos quartos de final.