Chegou ao fim um ano atípico. A primeira temporada de André Villas-Boas serviu para reconstruir o FC Porto dentro e fora das quatro linhas, como uma espécie de ano zero. Ainda assim, o início galvanizador, com uma vitória épica na Supertaça (3-4 a.p.), deixava antever algo mais, mas os dragões terminaram a temporada a lutar pelo terceiro lugar e sem terem marcado presença em mais nenhuma final. Pelo meio, Vítor Bruno foi despedido e a equipa demorou a encontrar-se com Martín Anselmi. Apesar da luta com o Sp. Braga até ao fim, o FC Porto sabia que só uma hecatombe ia tirá-lo do lugar de acesso direto à Liga Europa, já que os bracarenses precisavam de vencer, esperar a derrota dos azuis e brancos e anular uma desvantagem de… sete golos. De um modo geral, a época até terminou de forma tranquila, embora, dentro de um mês, haja novo objetivo pela frente: o Mundial de Clubes.
“A temporada termina no Mundial de Clubes, mas será a última partida em casa no Campeonato. Queremos despedir-nos da melhor maneira de um Campeonato que não foi o que esperámos. Preparámos o encontro como fazemos sempre, com todo o foco e atenção no adversário. É um jogo perante os nossos adeptos, em nossa casa. Enquanto equipa técnica, desenhámos planos de jogo onde estão os jogadores que vão desempenhar essas funções. Tendo em conta a qualidade do adversário, temos um plano para defender e atacar. Escolhemos os jogadores que mais serão capazes de cumprir essas tarefas. O presente também importa, a maneira como os jogadores treinaram e o momento competitivo de cada um. Não penso em colocar jogadores só por ser o último jogo da temporada. Damos oportunidades todos os fins-de-semana”, explicou Anselmi na conferência de imprensa de antevisão ao jogo.
Ficha de jogo
↓ Mostrar
↑ Esconder
FC Porto-Nacional, 3-0
34.ª jornada da Liga Portugal
Estádio do Dragão, no Porto
Árbitro: José Bessa (AF Porto)
FC Porto: Diogo Costa; Martim Fernandes, Zé Pedro, Iván Marcano; João Mário (Gonçalo Borges, 74’), Alan Varela (André Franco, 85’), Fábio Vieira (William Gomes, 74’), Francisco Moura; Pepê (Tomás Pérez, 59’), Samu Aghehowa e Rodrigo Mora (Danny Namaso, 85’)
Suplentes não utilizados: Cláudio Ramos; Otávio Ataíde, Deniz Gül e André Oliveira
Treinador: Martín Anselmi
Nacional: Rui Encarnação; Léo Santos, Djibril Soumaré, Zé Vítor; João Aurélio (Gustavo Garcia, 46’), André Sousa (Luís Esteves, 46’), Matheus Dias (Jota Garcês, 73’), José Gomes; Rúben Macedo (Dudu, 73’), Joel Tagueu (Chico Gonçalves, 73’) e Paulinho Bóia
Suplentes não utilizados: César Augusto; Chiheb Labidi, Daniel Penha e Arvin Appiah
Treinador: Tiago Margarido
Golos: Moura (1’), Samu (69’) e Mora (83’)
Ação disciplinar: cartão amarelo a Matheus Dias (13’), Zé Vítor (25’ e 66’), Fábio Vieira (43’), Paulinho (45+3’), Léo Santos (80’), Chico (88’) e Garcia (90+1’), vermelho a Zé Vítor (66’)
Frente a um Nacional que chegou à última jornada tranquilo, Anselmi testou uma nova fórmula na sua equipa e deixou Stephen Eustáquio fora do onze inicial. Em sentido inverso, Martim Fernandes entrou para o lado direito do centro da defesa, juntando-se a Zé Pedro e Iván Marcano, com Fábio Vieira a atuar no miolo com Alan Varela e Pepê a surgir no ataque, com Rodrigo Mora e Samu Aghehowa. No Nacional, Margarido lançou Rui Encarnação, André Sousa, Matheus Dias, José Gomes e Rúben Macedo, optando por rodar a equipa num jogo que pouco interessava.
O início de jogo correu de feição para os dragões que, logo aos 44 segundos, inauguraram ao marcador, numa jogada que contou com um grande cruzamento de Martim, da direita para o segundo poste, zona onde Francisco Moura apareceu a cabecear de pronto para o 1-0 (1′). Na resposta, Paulinho Bóia atirou ligeiramente por cima (7′) e, pouco depois, na sequência de um canto, Fábio Vieira cometeu penálti mas, na cobrança Joel Tagueu tentou colocar na direita de Diogo Costa, só que o português adivinhou e travou o remate (12′). Pouco depois, Marcano apareceu com perigo dentro da área a cabecear ao lado (19′) e, no lance seguinte, André Sousa cruzou para Djibril Soumaré que, sozinho, falhou a bola e permitiu a Costa agarrar (21′). A partir daí, o jogo acalmou e só animou quando um remate colocado de Bóia obrigou Diogo Costa a novo voo com estilo, segurando a vantagem (37′).
Francisco Moura com um cabeceamento potente ????#sporttvportugal #LIGAnaSPORTTV #LigaPortugalBetclic #FCPorto #Nacional #betanolp pic.twitter.com/gpp791CmA1
— sport tv (@sporttvportugal) May 17, 2025
Para uma segunda parte que mais pareceu de pré-temporada, Gustavo Garcia e Luís Esteves saltaram do banco insular, e, na primeira ocasião, Mora desferiu um remate perigoso que passou ligeiramente ao lado da baliza do Nacional (53′). Já com Tomás Pérez em campo, os dragões continuaram por cima e, depois de um passe de João Mário, Fábio Vieira desferiu um grande remate à barra (65′). Pouco depois, Samu foi travado em falta por Zé Vítor quando seguia isolado e o árbitro assinalou o penálti e expulsou o central forasteiro. Na cobrança, o internacional espanhol enganou Encarnação e fez o 2-0 (69′). As mexidas dos bancos e o ritmo prosseguiram até ao fim, e Rodrigo Mora ainda teve tempo para fazer das suas, arrancando sozinho pela direita desde o meio-campo e faturando, já dentro da área, perante a saída do guarda-redes (83′). Assim, o FC Porto fechou com uma goleada um Campeonato de sofrimento (3-0).
Samu aumentou a vantagem de grande penalidade ???? #sporttvportugal #LIGAnaSPORTTV #LigaPortugalBetclic #FCPorto #Nacional #betanolp pic.twitter.com/Wdlw2j6J3W
— sport tv (@sporttvportugal) May 17, 2025
Rodrigo Mora fez o terceiro dos ????#sporttvportugal #LIGAnaSPORTTV #LigaPortugalBetclic #FCPorto #Nacional #betanolp pic.twitter.com/lSWErNEmZP
— sport tv (@sporttvportugal) May 17, 2025