O Spotify anunciou a disponibilidade global de uma nova opção que permite excluir a música infantil e familiar do perfil de preferências do utilizador, fazendo com que estas reproduções deixem de influenciar as suas recomendações.

A plataforma de streaming Spotify divulgou no seu site detalhes sobre a nova chave de controlo, que vem ativada por defeito para incluir música infantil no perfil de preferências do utilizador.

Ao desativá-la, estas músicas ficam de fora das recomendações personalizadas e do wrapped, o resumo anual dos artistas, músicas e géneros mais ouvidos pelo utilizador.

Desta forma, a conta do utilizador, que pode estar ligada a vários dispositivos da casa (como a Smart TV ou o tablet) para que os familiares ouçam as suas músicas favoritas no Spotify, não terá os seus padrões de utilização alterados, mantendo-os ligados ao titular da conta.

O Spotify sublinhou que “experiências como o discover weekly, daily mix e wrapped refletem mais precisamente os gostos do utilizador”, e que a mudança também se aplica retroativamente.

Ou seja, as músicas infantis reproduzidas pelo titular da conta não contarão para a definição da música ou do artista mais ouvido no wrapped anual quando a chave estiver desativada.

[Outubro de 1965. O diplomata suíço Raymond Quendoz espera pela mulher na pista do aeroporto de Havana, mas a portuguesa Annie Silva Pais simplesmente não aparece. O desaparecimento dela vai dar origem a um mistério de dimensão internacional que vai mobilizar o responsável da CIA em Cuba, o chefe dos serviços de segurança suíços, o mais alto representante de Portugal no país, e até Salazar e Fidel Castro. Porque Annie não é só casada com um diplomata suíço. Também é filha de um dos homens mais importantes do Estado Novo, Fernando Silva Pais, o diretor da PIDE. Já estreou “Os Escândalos de uma Revolucionária”, o novo Podcast Plus do Observador. Pode ouvir o primeiro episódio no site do Observador, na Apple Podcasts, no Spotify e no Youtube.]

“Esta atualização é o mais recente passo de uma série de esforços realizados para dar aos pais e tutores mais controlo sobre a forma como eles e os seus filhos ouvem música”, destacou o Spotify no seu comunicado.

A empresa sublinhou que esta nova função segue a linha de outras lançadas anteriormente, como a eliminação de músicas ou playlists específicas e as funcionalidades expandidas de contas geridas para menores.

A nova funcionalidade para eliminar reproduções de música infantil no Spotify já está disponível globalmente para os utilizadores das versões gratuita e Premium em dispositivos móveis.