A lista quase parece interminável. Comediantes, atores e figuras do mundo do entretenimento não se contiveram e, cada um à sua maneira, expressaram pesar pela morte de Robin Williams. O Twitter foi inundado pelas condolências de quem chegou a cruzar-se com o ator norte-americano, física e imageticamente, seja por motivos profissionais ou por mera admiração pessoal. A notícia chegou esta segunda-feira e com ela veio uma onda de desolação, à qual nem o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, foi indiferente. A estrela de filmes como Papá Para Sempre e O Bom Rebelde despediu-se abruptamente (alegado suicídio) e apanhou Hollywood de surpresa.
Steve Martin destacou a “boa pessoa, talento genial e alma genuína” do colega ator, numa mensagem publicada no Twitter. Steve Carell foi mais contido e ficou-se por um elogio simples — “Robin Williams fez o mundo um pouco melhor”.
https://twitter.com/SteveMartinToGo/statuses/498971366050107392
https://twitter.com/SteveCarell/statuses/498979215010562048
A latina Zoe Saldana afirmou não encontrar palavras para “expressar a tristeza por esta perda trágica” e Michelle Rodríguez recordou com nostalgia os momentos de riso e choro que viveu com os papéis de Robin Williams.
I hope it wasn't a hope lost situation cause if it was a part of me just died… Sometimes people symbolize more than what they think (1/2)
— Michelle Rodriguez (@MRodOfficial) August 11, 2014
they are (2/2) pic.twitter.com/yeLpr9bPaZ
— Michelle Rodriguez (@MRodOfficial) August 11, 2014
Lindsay Lohan, por sua vez, falou da “bondade” de Williams, que conheceu no seu primeiro dia de filmagens do filme Papá Para Sempre (1993). “Que perda tão grande”, afirmou a atriz.
https://twitter.com/lindsaylohan/statuses/498973678399262720
John Cusack, Mandy Moore, George Takei, Mara Shriver, Shannen Doherty, Mia Farrow, Kevin Spacey e Faye Dunaway foram alguns dos artistas que recorreram às redes sociais para expressarem a sua dor.
Lenny Kravitz escolheu uma fotografia que tirou com Robin Williams na rodagem de O Mordomo em Nova Orleães para recordar o vencedor de um Óscar pelo filme O Bom Rebelde. “Foi uma honra conhecer-te”, escreveu o cantor.
Zachary Quinto e Anna Kendrick recorreram a uma das frases mais icónicas da carreira cinematográfica de Williams, o extrato do poema “Oh Captain! My Captain!”, escrito por Walt Whitman e imortalizado no filme Clube dos Poetas Mortos que o ator protagonizou em 1989.
O Captain! My Captain! Rise up and hear the bells. Rise up, for you the flag is flung, for you the bugle trills.
— Anna Kendrick (@AnnaKendrick47) August 11, 2014
A Conan O’Brien coube a difícil missão de dar a notícia em estúdio, enquanto gravava um episódio do programa televisivo ao qual empresta o nome. Como convidados tinha o ator Will Arnett e ainda o comediante (e também ator) Andy Richter. Perante a audiência, o trio partilhou memórias relacionadas com Williams, diz o Eonline.
“Ele era uma pessoa incrivelmente amável e generosa (…) os nossos pensamentos vão para a família”, disse Richter. Já Arnett referiu-se ao falecido ator enquanto um homem divertido, um dos melhores de sempre, e uma boa pessoa. “É uma grande, grande perda para todos. Como o Andy disse… é uma tragédia terrível”.
O’Brien, visivelmente emocionado, acrescentou: “Estamos literalmente a processar a informação neste momento e, por isso, estamos a pensar na família de Robin. Estamos a pensar em todas as pessoas que ele tocou pelo mundo fora, ao longo da vida. E estamos a pensar no Robin esta noite. Não há muito mais a dizer. Deus abençoe Robin Williams”.
Absolutely stunned to hear the news about Robin Williams. It's unimaginable to me that we've lost such a genuinely funny and sweet man.
— Conan O'Brien (@ConanOBrien) August 12, 2014
Mas não foram apenas os nomes individuais que optaram por publicar mensagens de condolências. Também a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas partilhou um tweet sentido, numa clara referência à participação do ator no filme Aladino, de 1992, onde deu voz e feições ao Génio da Lâmpada. A frase partilhada online diz “Génio, estás livre”. Um duplo sentido da homenagem fica sujeito à interpretação pessoal.
Genie, you're free. pic.twitter.com/WjA9QuuldD
— The Academy (@TheAcademy) August 12, 2014
Thank you, #RobinWilliams. http://t.co/1u2XFcNkff #RIP pic.twitter.com/E0qRiuMwir
— Recording Academy / GRAMMYs (@RecordingAcad) August 12, 2014
Também o afamado clube Laugh Factory, que já foi considerado o clube de comédia número um nos EUA pelo USA Today, fez-se “ouvir”.
Rest in peace, Robin Williams. pic.twitter.com/ck9sfeFW5g
— Laugh Factory (@TheLaughFactory) August 12, 2014
Para os lados de Whashington, D.C, o presidente Barack Obama escreveu que Williams foi um aviador, um médico, um génio e até uma ama, referindo-se à diversidade de papéis interpretados pelo ator. No fundo, “ele era único”.
"Robin Williams was an airman, a doctor, a genie, a nanny … and everything in between. But he was one of a kind." —President Obama
— Barack Obama (@BarackObama) August 12, 2014
E ainda fora dos limites de Hollywood, são muitos os comentários dos fãs. Na página oficial de Facebook do ator, a equipa profissional que acompanhava Robin Williams colocou uma fotografia no início da manhã de terça-feira (hora de Portugal) com uma mensagem sentida. A mesma foi partilhada mais de 100 mil vezes, tem quase 700 mil gostos e mais de 40 mil comentários.
Uma nota mais pessoal coube a uma das filhas do ator. Zelda Williams publicou na madrugada de terça-feira uma homenagem ao pai. Na mensagem pode-se ler um excerto retirado da obra literária “O Principezinho”, do escritor francês Antoine de Saint-Exupéry. Mas também uma frase escrita por ela: “Amo-te. Sinto a tua falta. Vou tentar continuar a olhar para cima”.
A Câmara de Comércio de Hollywood informou esta terça-feira que seriam colocadas flores sobre a estrela com o nome do ator no passeio da fama, como forma de tributo.