A lista quase parece interminável. Comediantes, atores e figuras do mundo do entretenimento não se contiveram e, cada um à sua maneira, expressaram pesar pela morte de Robin Williams. O Twitter foi inundado pelas condolências de quem chegou a cruzar-se com o ator norte-americano, física e imageticamente, seja por motivos profissionais ou por mera admiração pessoal. A notícia chegou esta segunda-feira e com ela veio uma onda de desolação, à qual nem o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, foi indiferente. A estrela de filmes como Papá Para Sempre e O Bom Rebelde despediu-se abruptamente (alegado suicídio) e apanhou Hollywood de surpresa.

Steve Martin destacou a “boa pessoa, talento genial e alma genuína” do colega ator, numa mensagem publicada no Twitter. Steve Carell foi mais contido e ficou-se por um elogio simples — “Robin Williams fez o mundo um pouco melhor”.

https://twitter.com/SteveMartinToGo/statuses/498971366050107392

A latina Zoe Saldana afirmou não encontrar palavras para “expressar a tristeza por esta perda trágica” e Michelle Rodríguez recordou com nostalgia os momentos de riso e choro que viveu com os papéis de Robin Williams.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Lindsay Lohan, por sua vez, falou da “bondade” de Williams, que conheceu no seu primeiro dia de filmagens do filme Papá Para Sempre (1993). “Que perda tão grande”, afirmou a atriz.

https://twitter.com/lindsaylohan/statuses/498973678399262720

John Cusack, Mandy Moore, George Takei, Mara Shriver, Shannen Doherty, Mia Farrow, Kevin Spacey e Faye Dunaway foram alguns dos artistas que recorreram às redes sociais para expressarem a sua dor.

Lenny Kravitz escolheu uma fotografia que tirou com Robin Williams na rodagem de O Mordomo em Nova Orleães para recordar o vencedor de um Óscar pelo filme O Bom Rebelde. “Foi uma honra conhecer-te”, escreveu o cantor.

Lenny

Lenny Kravitz Instagram

Zachary Quinto e Anna Kendrick recorreram a uma das frases mais icónicas da carreira cinematográfica de Williams, o extrato do poema “Oh Captain! My Captain!”, escrito por Walt Whitman e imortalizado no filme Clube dos Poetas Mortos que o ator protagonizou em 1989.

A Conan O’Brien coube a difícil missão de dar a notícia em estúdio, enquanto gravava um episódio do programa televisivo ao qual empresta o nome. Como convidados tinha o ator Will Arnett e ainda o comediante (e também ator) Andy Richter. Perante a audiência, o trio partilhou memórias relacionadas com Williams, diz o Eonline.

“Ele era uma pessoa incrivelmente amável e generosa (…) os nossos pensamentos vão para a família”, disse Richter. Já Arnett referiu-se ao falecido ator enquanto um homem divertido, um dos melhores de sempre, e uma boa pessoa. “É uma grande, grande perda para todos. Como o Andy disse… é uma tragédia terrível”.

O’Brien, visivelmente emocionado, acrescentou: “Estamos literalmente a processar a informação neste momento e, por isso, estamos a pensar na família de Robin. Estamos a pensar em todas as pessoas que ele tocou pelo mundo fora, ao longo da vida. E estamos a pensar no Robin esta noite. Não há muito mais a dizer. Deus abençoe Robin Williams”.

Mas não foram apenas os nomes individuais que optaram por publicar mensagens de condolências. Também a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas partilhou um tweet sentido, numa clara referência à participação do ator no filme Aladino, de 1992, onde deu voz e feições ao Génio da Lâmpada. A frase partilhada online diz “Génio, estás livre”. Um duplo sentido da homenagem fica sujeito à interpretação pessoal.

Também o afamado clube Laugh Factory, que já foi considerado o clube de comédia número um nos EUA pelo USA Today, fez-se “ouvir”.

Para os lados de Whashington, D.C, o presidente Barack Obama escreveu que Williams foi um aviador, um médico, um génio e até uma ama, referindo-se à diversidade de papéis interpretados pelo ator. No fundo, “ele era único”.

E ainda fora dos limites de Hollywood, são muitos os comentários dos fãs. Na página oficial de Facebook do ator, a equipa profissional que acompanhava Robin Williams colocou uma fotografia no início da manhã de terça-feira (hora de Portugal) com uma mensagem sentida. A mesma foi partilhada mais de 100 mil vezes, tem quase 700 mil gostos e mais de 40 mil comentários.

RW Fb

Robin Williams Facebook Oficial

Uma nota mais pessoal coube a uma das filhas do ator. Zelda Williams publicou na madrugada de terça-feira uma homenagem ao pai. Na mensagem pode-se ler um excerto retirado da obra literária “O Principezinho”, do escritor francês Antoine de Saint-Exupéry. Mas também uma frase escrita por ela: “Amo-te. Sinto a tua falta. Vou tentar continuar a olhar para cima”.

Zelda Williams

Zelda Williams Instagram

A Câmara de Comércio de Hollywood informou esta terça-feira que seriam colocadas flores sobre a estrela com o nome do ator no passeio da fama, como forma de tributo.