Os primeiros camiões da coluna russa de ajuda humanitária chegaram esta sexta-feira ao centro da cidade de Lugansk, leste da Ucrânia, um dos principais bastiões dos separatistas pró-russos, indicou um responsável local, citado pela agência francesa AFP.

“Cerca de 20 camiões entraram em Lugansk da direção da fronteira com a Rússia. Estes camiões foram vistos no centro da cidade”, disse um responsável da administração regional local, leal às autoridades de Kiev, que preferiu não ser identificado.

Entretanto, o Conselho de Segurança da ONU vai reunir-se para discutir a entrada em território ucraniano da controversa coluna humanitária russa, sem a autorização de Kiev.

As autoridades ucranianas já qualificaram a manobra como uma “invasão direta” e a União Europeia (UE) afirmou que a situação é uma “clara violação” da fronteira entre os dois países.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A reunião do Conselho de Segurança foi solicitada pela Lituânia e está prevista para as 15h locais (20h de Lisboa).

A partir de Washington, o Pentágono exigiu esta sexta-feira que a Rússia retire “imediatamente” a coluna humanitária, ameaçando Moscovo com a imposição de novas sanções.

O envio destes camiões “constitui uma violação da soberania e da integridade territorial da Ucrânia por parte da Rússia”, afirmou o porta-voz do Departamento de Defesa (Pentágono), contra-almirante John Kirby.

“A Rússia deve retirar imediatramente os seus veículos e elementos do território da Ucrânia. Se não o fizer terá como consequênvcia custos adicionais e isolamento”, acrescentou.