Uma esponja do banho. Uma fada madrinha. Uma dama de honor em fuga. Poucas reações pouparam Heidi Klum de um mesmo veredicto: desastre na passadeira vermelha. O Marchesa lilás que a top model escolheu para a 88ª cerimónia dos Óscares lembrou muitas coisas, só não conseguiu responder à pergunta: o que passou pela cabeça da apresentadora, ultimamente sempre incluída na lista das mais mal vestidas?

Três casamentos e dois funerais unem as mais mal vestidas da noite. Do lado do luto, Whoopi Goldberg voltou aos tempos dos filmes Do Cabaret para o Convento com um vestido que parece ter sido tirado do armário de uma freira, enquanto Kate Winslet enrolou o que parece ter sido um rolo de sacos do lixo metalizados à volta do corpo — uma escolha demasiado pesada e que só não foi mais comentada (até à hora de fecho deste artigo) por causa do embevecimento geral da internet com o reencontro com Leonardo DiCaprio, logo à chegada à red carpet.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Do lado dos casamentos, Reese Witherspoon e Brie Larsson vestiram o papel de damas de honor, com a protagonista de Quarto a usar um Gucci que, como resumiu Ana Garcia Martins, do blogue A Pipoca Mais Doce, era um mau prenúncio para o resto da noite: “Coitadinha, vai receber um Óscar vestida pela boutique Maricarmen, em Freamunde.”

Ainda na lista das mais mal vestidas, um último escândalo: Kerry Washington, a Olivia Pope da série Scandal, levou um vestido cuja parte de baixo tentou ir aos Óscares enquanto a parte de cima se dividia entre uma sequela de Matrix e o casting de 5o Sombras de Grey.

Olivia a Olivia, as melhores

Olivia Wilde e Olivia Munn partilham não só o nome e a profissão mas também o facto de saírem da noite dos Óscares 2016 na lista das mais bem vestidas, segundo o Observador. Enquanto Munn provou que menos é mais num Stella McCartney cor-de-laranja assimétrico, Wilde mostrou o que seria uma deusa grega alienígena num Valentino alta-costura que merece ser apreciado de trás e de frente.

A mesma equação entre um decote pronunciado e um resultado elegante foi clara em Charlize Theron, que conseguiu brilhar mais do que o diamante/pedregulho que levava ao pescoço — uma joia Harry Winston de 48,8 quilates que, juntamente com os anéis e os brincos, valia 3,7 milhões de dólares –, e também em Saiorse Ronan, cujo vestido verde-esmeralda dizia “deem-me o Óscar de Melhor Atriz” enquanto os brincos compridos Chopard, um de cada nação, asseguravam a jovialidade dos seus 21 anos.

Chrissy Teigen destacou-se pelo que pode ser chamado de estado de graça ao quadrado: grávida do marido e cantor John Legend, embrulhou a barriga num Marchesa inspirado coberto de flores e que lhe assentava na perfeição.

Destaque ainda para Rooney Mara, no vestido gótico-mas-branco que os mais mauzinhos dirão que parece um napperon da avó mas que na verdade parece ter sido feito à medida do seu estilo, pele e maquilhagem, e que conseguiu brilhar, com o seu tom e tecido delicados, no meio de tantos vestidos de sereia e de princesas Disney.