A Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) doou esta quarta-feira 10 mil euros à campanha de angariação de fundos para comprar a tela “A Adoração dos Magos”, do pintor português Domingos António Sequeira (1768-1837), revelou fonte da cooperativa.

Contactado pela agência Lusa, José Jorge Letria, presidente da SPA, indicou, à saída do Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA), onde foi entregar o valor, que a iniciativa resultou de uma decisão “unânime da direção e da administração” da cooperativa de autores.

“A SPA, que representa 25 mil associados, quis dar um contributo para que esta obra fundamental do património português fique no Museu de Arte Antiga”, acrescentou o presidente da SPA.

Para o responsável, o donativo “é um ato de cidadania solidária e de respeito pelo património cultural português”.

O valor, segundo José Jorge Letria, foi retirado do Fundo Cultural, criado em 2005 para apoiar anualmente a criação de obras de várias áreas, sobretudo na música, e outras iniciativas da SPA.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Este Fundo tem vindo a ser reforçado desde o final do ano passado com a entrada em vigor da Lei da Cópia Privada”, através da qual a SPA recebe uma percentagem.

A campanha de angariação de fundos para comprar a tela “A Adoração dos Magos” – à venda por 600 mil euros, por privados – tinha recolhido, até terça-feira, 170 mil euros, disse à Lusa a organização.

Lançada no ano passado, a campanha “Vamos pôr o Sequeira no Lugar Certo” tem como objetivo ajudar o museu a adquirir, a privados, a obra de Domingos Sequeira, pintada em 1828, da qual o MNAA possui o desenho final e vários preparatórios.

A tela de Domingos Sequeira – considerada “insubstituível” pelo museu – faz parte da série “Palmela”, com quatro pinturas religiosas, e o MNAA possui, na sua coleção, os desenhos preparatórios de estudo de todas elas, mas não os respetivos óleos.

O MNAA tem no seu acervo cerca de 30 obras em pintura e desenho de Domingos Sequeira, cujo trabalho realizado nas primeiras décadas do século XIX se encontrava no “umbral da modernidade”, entre o Classicismo e o Romantismo. O seu estilo é considerado como similar ao de Francisco de Goya, seu contemporâneo na cultura espanhola.

Devido ao seu talento, Domingos Sequeira conseguiu proteção aristocrática e uma bolsa para se aperfeiçoar em Roma, onde privou com vários mestres e conquistou prémios académicos.

Para divulgar a campanha – a decorrer até abril – o museu reuniu informação num site especial.

Também em dezembro do ano passado, a Associação Nacional dos Municípios Portugueses (ANMP) e a Associação Nacional de Freguesias (Anafre) fizeram um apelo à participação das autarquias na angariação de fundos, para que o museu adquira “A Adoração dos Magos”, de Domingos Sequeira.