Se há regra que deve ser seguida a rigor em todos os festivais deste verão é a tendência boho chic. As franjas, padrões tribais, calções curtos e botas rasas — tal como o Coachella anunciou — vão dominar as plateias dos grandes palcos portugueses. A ocasião pede roupa confortável em forma de silhuetas descontraídas mas a época “quente-de-dia-frio-à-noite” ainda obriga à conjugação de peças fluidas com casacos ou coletes. Já os óculos de sol (e os chapéus) são fundamentais para quem quer sobreviver às temperaturas mais altas que se fazem sentir durante a tarde. As coroas de flores, tatuagens temporárias e autocolantes na testa vêm por acréscimo mas marcam pontos de estilo.

No que toca aos festivais em si, o Rock in Rio (que arranca a 19 de maio e termina no próximo dia 28) irá certamente atrair um público mais jovem com cabeças de cartaz como Maroon 5 e Avicii. O relvado do Parque da Bela Vista, em Lisboa, é a desculpa perfeita para usar sandálias ao estilo gladiador e abusar nos macacões com estampados florais. Aposte ainda em acessórios tendência como as gargantilhas ao estilo dos anos 90 para complementar o look.

O NOS Primavera Sound vai ocupar o Parque da Cidade do Porto nos dias 9, 10 e 11 de junho e pede uns ténis confortáveis (bem como um casaco ao estilo bomber) para sobreviver ao vento que se deverá sentir nos concertos de Sigur Rós, Air e Explosions in the Sky. Já para o NOS Alive (que decorre no Passeio Marítimo de Algés, em Oeiras, de 7 a 9 de julho) pode e deve conjugar uns calções simples com acessórios mais extravagantes para brilhar nos concertos de The Chemical Brothers, Radiohead e Arcade Fire.

Prepare o biquíni para o MEO Marés Vivas (14 a 16 de julho) se quer dar um mergulho antes dos concertos de Elton John, Lost Frequencies e James. Um bom par de botas também é essencial para sobreviver ao pavimento do recinto. O mesmo se aplica ao Super Bock Super Rock que ocupará o Parque das Nações, em Lisboa, com atuações de Kendrick Lamar, Iggy Pop e The National nesses dias. Por último, o MEO Sudoeste decorrerá de 3 a 7 de agosto na Herdade da Casa Branca, Zambujeira do Mar, e é a desculpa perfeita para usar um vestido comprido com uma coroa de flores e sandálias rasas.

Em fotogaleria, veja todas as sugestões de compras (com os respetivos looks) para transformar qualquer festival de verão num desfile de moda improvisado.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR