Esta terça-feira, em São Francisco (EUA), a Google vai apresentar as novidades que vão chegar ao mercado a tempo do Natal. Espera-se a apresentação dos Pixel, os novos smartphone da empresa, um novo sistema de realidade virtual e o lançamento de um assistente pessoal chamado Google Home.
https://www.youtube.com/watch?v=aNnCtmyujLA
Pixel e Pixel XL
Depois da linha Nexus marcar presença no mundo Android como sendo o smartphone ideal para este sistema operativo móvel, a Google decidiu alterar a gama e dar-lhes um ar mais premium, acrescentando características técnicas de topo. A gama Pixel tem estado no centro das atenções, não só pelas especificações, mas também porque é nela que corre a versão “pura” do sistema operativo Android.
Google Pixel (bottom) and Pixel XL (top) for Verizon Wireless, in blue and silver pic.twitter.com/o1phG9esbP
— Evan Blass (@evleaks) October 4, 2016
Nestes novos equipamentos o fabricante não será indicado no dispositivo, ficando apenas a referência à marca Google. Apesar de não ser identificado, sabe-se que são máquinas feitas pela HTC.
Esperam-se dois modelos: o Pixel e o Pixel XL. Especula-se que as especificações dos dois sejam iguais exceto no que diz respeito ao ecrã: o Pixel XL terá 5.5 polegadas face às cinco polegadas do modelo base.
Daydream
A empresa já tinha lançado o Google Cardboard para permitir aos utilizadores experimentar a realidade virtual. No entanto, com o avançar da tecnologia e confrontada com a qualidade dos produtos feitos por outras marcas, a Google preparou um novo equipamento. É de esperar também, por isso, uma nova experiência.
De acordo com os rumores, a Google terá desenvolvido um novo dispositivo com um comando incluído, que será suportado pela plataforma Daydream.
Espera-se uma experiência melhorada (claro) num produto que vai chegar mesmo a tempo do Halloween, altura em que decorre o lançamento de vários vídeos assustadores, feitos para a realidade aumentada, criados pelo YouTube.
Chromecast com 4k
O dispositivo de streaming de imagem recebe um upgrade, passando a permitir a reprodução de vídeos em resolução 4k. Além desta melhoria, também o nome será alterado, passando a chamar-se Chromecast Ultra. Deverá ser mais caro que o modelo atual (39€).
Google Home
Já anunciado em maio, espera-se que o Google Home seja oficialmente lançado esta terça-feira. Em termos práticos, trata-se do concorrente direto do Amazon Echo.
O Google Home é um altifalante Wi-Fi que funciona como centro de controlo, através de um smartphone, e como assistente pessoal, podendo responder a diversas perguntas e pedidos do utilizador, automatizar algumas tarefas do dia-a-dia e ainda funcionar como centro multimédia.
Espera-se que seja posto à venda por $129 (aproximadamente 116€).
Google Wi-Fi
Ainda esta terça-feira será apresentado o novo router Wi-Fi da Google, mais um aparelho “inteligente” capaz de melhorar a distribuição do sinal de internet por toda a casa.
Assista em direto
O Observador vai estar a acompanhar o evento a partir de Londres (17h), para conhecer em primeira mão – literalmente – as novidades da Google.