O Presidente da República desloca-se hoje à Corunha, Espanha, para entregar as medalhas de ouro do Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular e assistir à cerimónia de assinatura de um memorando sobre o ensino do português na Galiza.

O “Memorando de Entendimento para a Adoção do Português como Língua Estrangeira de Opção e Avaliação Curricular no Sistema Educativo Não Universitário da Comunidade Autónoma da Galiza” será assinado entre o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua e a Junta da Galiza.

A assinatura do Memorando de Entendimento será feita na presença do Presidente da República, Cavaco Silva, e do Presidente da Junta da Galiza, Alberto Núñez Feijóo, sendo os signatários o Embaixador de Portugal em Madrid, Francisco Ribeiro de Menezes, em representação da Presidente do Camões, I.P, e o Conselheiro de Cultura, Educação e Ordenação Universitária, Román Rodríguez González, em nome da Junta.

A língua portuguesa como língua estrangeira é atualmente ensinada na Galiza em 32 centros de Educação Secundária a 861 alunos e nas Escolas Oficiais de Idiomas a 1.122 alunos.

O Presidente da República participa na cerimónia de assinatura do memorando pelas 13:25, onde fará uma intervenção e se encontrará com o presidente da Junta da Galiza.

Pelas 17:25 entregará as medalhas de Ouro do Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular 2015, juntamente com o rei de Espanha Felipe VI, participando em seguida numa receção onde estarão igualmente presentes os reis de Espanha e e os presidentes das Câmaras Municipais e das Alcaldias do Noroeste Peninsular.

O Eixo-Atlântico irá atribuir a medalha de ouro a José Palma Andrés, ex-diretor de cooperação da Comissão Europeia; Carlos Beltrán, ex-vogal assessor do ministro da Fazenda espanhol; e José Soeiro, presidente da Agência para o Desenvolvimento e Coesão, e responsável dos fundos de cooperação transfronteiriça entre Portugal e Espanha.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR