Um de manhã, outro a seguir ao almoço, outro a meio da tarde e ainda outro a seguir ao jantar. Se bebe três a cinco cafés por dia, as suas artérias respiram saúde — é esta a conclusão de um novo estudo elaborado por investigadores sul-coreanos e publicado no jornal Heart, esta segunda-feira.
A chave está na concentração de cálcio nas artérias coronárias, um indicador precoce de artereosclerose (estreitamento e endurecimento das artérias que pode causar coágulos sanguíneos, levando a um ataque cardíaco ou a um AVC). Segundo os investigadores, as pessoas que consomem uma quantidade moderada de café correm menos risco de depósito de cálcio nas artérias, logo, têm menos risco de vir a sofrer um ataque cardíaco.
Para chegar aos resultados, participaram no estudo mais de 25 mil pessoas (homens e mulheres) que estiveram sujeitas a exames de rotina no local de trabalho. Os que bebiam entre três a cinco cafés por dia corriam menos riscos de vir a sofrer um ataque cardíaco, de acordo com os resultados médicos. Já contribuiu hoje para a saúde das suas artérias?