A publicação mostra o que parece ser um simples cartaz de um evento: há horário, local e até uma lista de prémios para o que é apresentado como uma competição. Até aqui tudo normal, até repararmos num detalhe: o título da iniciativa e que alega que, em causa, está um campeonato de masturbação entre estudantes levado a cabo no Centro Universitário IESB — uma instituição privada de ensino superior com sede na capital brasileira, Brasília.
No flyer, como já referido, estão os três prémios em jogo e que serão, em caso de vitória, atribuídos ao pódio de vencedores. São todos eles, também, bastante insólitos: um carro Chevrolet “Chevette 1988 sem documento”, um telemóvel da marca Samsung e modelo “J1 mini” e, para o terceiro lugar, “um vale lanche” no valor de três reais, ou seja, pouco mais do que 50 cêntimos.
O cartaz mostra, igualmente, os logótipos das entidades que apoiam este campeonato estudantil. Entre eles está, por exemplo, a Criança Esperança (uma campanha nacional de consciencialização sobre os direitos das crianças e adolescentes, promovida pelo canal TV Globo e pela UNESCO), a empresa de laticínios Piracanjuba e, o mais estranho de todos, o IBAMA ou Instituto Brasileiro do Meio Ambiente, uma entidade vinculada ao Ministério do Meio Ambiente brasileiro. São apoios mais do que improváveis, que colocam dúvidas sobre a veracidade desta publicação.
Na legenda que acompanha esta publicação, o autor parece fazer uma referência ao Partido Trabalhista (PT) de Lula da Silva, repetida nos comentários por um outro utilizador de Facebook. Este último refere, com aparente ironia, que o “PT [está] sempre incentivando a cultura e o esporte”. Mas será que este alegado campeonato é mesmo verdadeiro?
Contactada pelo Observador, a assessoria de imprensa da IESB é curta e direta na resposta. Confirma, numa breve declaração, que a publicação “é falsa” e que o campeonato em questão “nunca existiu”. Ou seja, o post que se tornou viral parece tratar-se de uma simples brincadeira levada a cabo por estudantes do Centro Universitário. O Observador tentou também confirmar esta informação junto do IBAMA, mas não obteve resposta.
Fact Check. Suécia declarou sexo como desporto e vai organizar um campeonato mundial da modalidade?
Fazendo uma breve pesquisa no motor de busca Google, percebemos, também, que brincadeiras semelhantes a esta já foram partilhadas em relação a outras instituições de Ensino Superior do Brasil. É o caso da Universidade Federal do Rio de Janeiro que, em declarações à agência de notícia Reuters, recusou ter qualquer relação com um suposto campeonato de masturbação promovido, igualmente, pela instituição brasileira.
Conclusão
Não é verdade que Centro Universitário IESB, com sede em Brasília, esteja a organizar e a promover um campeonato de masturbação entre estudantes com apoio estatal. A informação foi desmentida ao Observador pela assessoria do próprio IESB. Publicações semelhantes, mas referentes a outras instituições brasileiras, têm circulado recentemente nas redes sociais, todas sem qualquer fundo de verdade.
Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:
ERRADO
No sistema de classificação do Facebook, este conteúdo é:
FALSO: as principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.
NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.