Resultados finais de União de Achete, Azoia de Baixo e Póvoa

Resultados das eleições da União de Achete, Azoia de Baixo e Póvoa de Santarém em 2025

O Movimento Independente de Achete, Azoia de Baixo e Póvoa de Santarém (MIAAP) manteve a liderança na União das Freguesias de Achete, Azoia de Baixo e Póvoa de Santarém, conquistando 69,13% dos votos válidos nas eleições autárquicas de 12 de outubro de 2025. Segundo os resultados oficiais para a freguesia disponíveis no Interativo de Resultados do Observador, o MIAAP reforçou a sua posição face a 2021, quando obteve 67,16% dos votos.

A taxa de participação eleitoral foi de 61,06%, representando um aumento significativo comparativamente aos 54,02% registados em 2021. Dos 2.260 eleitores inscritos, 1.380 exerceram o direito de voto, com 47 votos em branco (3,41%) e 33 votos nulos (2,39%).

A composição da assembleia de freguesia para o mandato 2025-2029 distribui-se da seguinte forma:

  • MIAAP: 7 mandatos (69,13%)
  • Chega (CH): 1 mandato (15,94%)
  • PCP-PEV: 1 mandato (9,13%)

Destaca-se a entrada do Chega na assembleia de freguesia, substituindo o Bloco de Esquerda que em 2021 havia conquistado um mandato com 9,02% dos votos. A coligação PCP-PEV manteve a sua representação, embora com uma ligeira descida percentual face ao anterior resultado de 12,57%.

Para consultar todos os resultados, aceda à cobertura completa das Eleições Autárquicas 2025 do Observador.

Veja também: Pizarro. “Renda moderada à moda do Porto: um T2 a 550 euros”

Liderança atual da União de Achete, Azoia de Baixo e Póvoa de Santarém

A União das Freguesias de Achete, Azoia de Baixo e Póvoa de Santarém é atualmente presidida por Guida Isabel Finote Henriques Botequim da Gaga, que exerce o seu terceiro mandato consecutivo. É o terceiro mandato que estou ao vosso dispor, o primeiro na qualidade de secretária e os dois últimos como presidente, refere a atual presidente no site oficial da freguesia.

O executivo da junta de freguesia é completado por António João Ferreira Henriques como secretário e Nelson Frazão Almeida Mendes como tesoureiro. A freguesia é uma das maiores do Concelho de Santarém, contando com uma área de 50 km2 e uma das que conta com maior número de quilómetros de extensão de estradas, tendo mais de 60 localidades.

Evolução eleitoral na União de Achete, Azoia de Baixo e Póvoa de Santarém desde 2013

A análise dos resultados eleitorais das últimas três eleições autárquicas revela uma evolução significativa no panorama político local:

  • 2013: Participação de 64,49% (1.482 votantes em 2.298 inscritos). A força política vencedora obteve 44,26% dos votos (656 votos) e 5 mandatos
  • 2017: Participação de 58,08% (1.294 votantes em 2.228 inscritos). A força política vencedora alcançou 72,10% dos votos (933 votos) e 8 mandatos
  • 2021: Participação de 54,02% (1.209 votantes em 2.238 inscritos). O M.I.A.A.P. – Movimento Independente Achete Azoia Póvoa venceu com 67,16% (812 votos), ficando com sete mandatos atribuídos

A taxa de abstenção tem vindo a aumentar progressivamente, passando de 35,51% em 2013 para 45,98% em 2021. O PCP-PEV conseguiu 12,57% (152 votos), ficando com um mandato atribuído nas últimas eleições, enquanto o Bloco de Esquerda obteve 9,02% dos votos (109 votos) e um mandato.

DIOGO VENTURA/OBSERVADOR

Veja também: Carpool com Menezes: "Ideia de Pedro Duarte de colocar portagens na VCI não tem sentido"

Candidatos à presidência da junta de freguesia 2025 na União de Achete, Azoia de Baixo e Póvoa de Santarém

Para as eleições autárquicas de 2025, a CDU apresenta candidaturas em 15 freguesias do concelho, abrangendo a União das Freguesias de Achete, Póvoa de Santarém entre outras. A Coligação Democrática Unitária (CDU) entregou oficialmente as suas listas de candidatura às eleições autárquicas no concelho de Santarém, tornando-se a primeira força política a formalizar a sua participação no ato eleitoral.

O Partido Socialista também confirmou a sua participação, sendo que a lista do PS liderada por Pedro Ribeiro entregou as listas concorrentes à Câmara de Santarém, Assembleia Municipal e Juntas de Freguesia, com a exceção da UF de Achete, Azoia de Baixo e Póvoa de Santarém onde apoiamos o Movimento liderado pela atual Presidente de Junta.

As candidaturas foram formalizadas até ao prazo limite de 18:00 para apresentarem as candidaturas às eleições autárquicas perante o juiz de comarca competente em matéria cível, conforme estabelecido pela CNE.

Demografia e território da União de Achete, Azoia de Baixo e Póvoa de Santarém

Segundo os dados oficiais do Instituto Nacional de Estatística, a União das Freguesias de Achete, Azoia de Baixo e Póvoa de Santarém tem 44,26 km² de área e 2744 habitantes (censo de 2021). A sua densidade populacional é 62 hab./km².

Foi criada aquando da reorganização administrativa de 2012/2013, resultando da agregação das antigas freguesias de Achete, Azoia de Baixo e Póvoa de Santarém. A freguesia caracteriza-se pela sua extensão territorial significativa e pela dispersão populacional, com mais de 60 localidades e muitas habitações dispersas.

As três localidades principais mantêm as suas características históricas distintas: Achete dista 12 km da sede do Concelho, Azoia de Baixo dista 7 quilómetros da sede do Concelho e a freguesia da Póvoa de Santarém dista 9 km da sede do Concelho.

Contexto político no concelho de Santarém e impacto local

As eleições autárquicas de 2025 no concelho de Santarém decorrem num contexto de renovação política, com várias forças a apresentarem candidaturas. Para uma análise completa do panorama concelhio, consulte o nosso artigo sobre as eleições no concelho de Santarém.

A nível nacional, as eleições autárquicas portuguesas de 2025 serão realizadas a 12 de outubro de 2025. Estarão em disputa a escolha de 308 presidentes de câmaras municipais e 3 259 assembleias de freguesia, número que aumentou em 167 freguesias relativamente às últimas eleições.

A União de Achete, Azoia de Baixo e Póvoa de Santarém beneficia da proximidade à cidade de Santarém, sendo um local popular como residência devido à excelente localização no que respeita a rodovias.

Equipamentos e serviços da União de Achete, Azoia de Baixo e Póvoa de Santarém

A freguesia dispõe de diversos equipamentos e serviços essenciais para a população. Existe um Espaço Cidadão da União das Freguesias de Achete, Azoia de Baixo e Póvoa de Santarém que funciona como ponto de atendimento de serviços públicos, conforme registado no portal gov.pt.

A freguesia mantém três sedes administrativas distintas: Casais da Igreja – 2000-336 Achete, Rua dos Barreiros Brancos, nº 4 – 2005-099 Azoia de Baixo e Rua da Igreja – 2000-531 Póvoa de Santarém, refletindo a herança das antigas freguesias que foram agregadas.

Em termos de património histórico, destaca-se a ligação a Alexandre Herculano, que contribuiu bastante para o desenvolvimento da freguesia de Azoia de Baixo, introduzindo a cultura da beterraba, construindo um lagar de azeite e outro de vinho e uma azenha, dedicando-se à produção de azeite de qualidade sob o nome “Azeite Herculano”.

Participação cívica e proximidade local na União de Achete, Azoia de Baixo e Póvoa de Santarém

A participação eleitoral na freguesia tem registado uma tendência decrescente, com a taxa de abstenção a aumentar de 35,51% em 2013 para 45,98% em 2021. Esta evolução acompanha a tendência nacional de menor participação nas eleições autárquicas.

A atual presidente da junta destaca o compromisso com a proximidade, referindo que esta será uma casa de portas abertas e à sua inteira disposição. As prioridades de gestão incluem melhorar as estradas para manutenção e novos alcatroamentos, apoios às Escolas e Jardins.

A freguesia caracteriza-se por uma gestão de proximidade, adaptada às especificidades de um território extenso e disperso, com equipas que se disponibilizam e dedicam diariamente à satisfação dos fregueses.

Localidades e lugares da União de Achete, Azoia de Baixo e Póvoa de Santarém

A União das Freguesias engloba um território vasto com características geográficas distintas. Achete situa-se a 15 kms ao Norte da capital do Ribatejo – Santarém – na zona de Bairro, onde o relevo é meio movimentado, com colinas pequenos montes e alguns planaltos. É uma freguesia rural, com uma área de mais de 32 km, bastante extensa e igualmente bastante dispersa.

O topónimo Azoia é de origem árabe (az-zâwiya) e significa canto, ermida ou capela. Azóia de Baixo é uma povoação muito antiga, de fundação anterior à nacionalidade. A freguesia da Póvoa de Santarém tem uma história particular, tendo sido criada a 5 de Agosto de 1673, depois da sua separação da Azóia de Baixo. O seu nome era então “Póvoa dos Galegos”.

Entre as localidades históricas, destacam-se lugares como Advagar, D. Fernando, Santo Amaro, São Simão e Verdelho, Fonte do Piúlho, Fonte das Almas e Poço do Rendeiro, onde existem capelas que testemunham a riqueza patrimonial da região.

A economia local baseia-se tradicionalmente na agricultura, com destaque para os seculares olivedos, assim como os vinhos e pomares, que constituem a sua maior riqueza. A proximidade às principais vias de comunicação torna esta união de freguesias um território atrativo tanto para residência como para atividade económica.

Para realizar o projeto “Eleições 308”, o Observador juntou-se ao Movimento Eu Voto, uma plataforma independente fundada em 2020 de incentivo ao voto consciente e informado. Em 2023, o Movimento Eu Voto recebeu o Prémio Cidadão Europeu, atribuído pelo Parlamento Europeu, e em 2024 foi-lhe atribuído um voto de congratulação da Assembleia Legislativa da Madeira aprovado por unanimidade pelo trabalho apartidário durante as eleições regionais de 2023. Desde maio de 2024, o Movimento Eu Voto tem um programa semanal de comentário político jovem em parceria com a Rádio Observador, chamado “Geração V”. Para o projeto “Eleições 308”, o Movimento Eu Voto reuniu mais de 200 voluntários em todo o país, responsáveis por recolher e confirmar dados.