Resultados finais de Freguesia de Parada de Cunhos

Resultados das eleições de Parada de Cunhos em 2025

O PPD/PSD conquistou a presidência da Junta de Freguesia de Parada de Cunhos nas eleições autárquicas de 12 de outubro de 2025, obtendo 36,03% dos votos (392 votos), numa mudança face ao anterior mandato socialista. Segundo os resultados oficiais para a Freguesia de Parada de Cunhos Interativo de Resultados do Observador, o PS ficou em segundo lugar com 34,65% (377 votos), perdendo assim a liderança que detinha desde 2021.

A taxa de participação eleitoral foi de 66,59%, registando um aumento face aos 62,95% de 2021, com 1.088 votantes de um total de 1.634 eleitores inscritos. Os votos brancos representaram 0,83% e os nulos 2,11% do total de votos expressos.

A composição da assembleia de freguesia para o mandato 2025-2029 distribui-se da seguinte forma:

  • PPD/PSD: 4 mandatos (36,03%)
  • PS: 3 mandatos (34,65%)
  • UPNF: 1 mandato (15,35%)
  • CH: 1 mandato (11,03%)

Esta eleição marca uma alteração significativa no panorama político local, com o PSD a recuperar a presidência após quatro anos de governação socialista. Destaca-se ainda a entrada do Chega na assembleia de freguesia com um mandato, enquanto a coligação PCP-PEV não conseguiu representação, ao contrário de 2021.

Para consultar todos os resultados, aceda à cobertura completa das Eleições Autárquicas 2025 do Observador.

Veja também: Carpool com Rita Matias. Remigração para imigrantes legais? “É esse o caminho que temos de fazer”

Liderança atual da Parada de Cunhos

Daniel Carvalho é atualmente o presidente da Junta de Freguesia de Parada de Cunhos, tendo assumido o cargo após o falecimento do então presidente Agostinho Pimenta, que ocorreu em janeiro de 2020. Daniel Carvalho assumiu a presidência há cerca de um ano quando teve de assumir o cargo devido ao falecimento do então presidente Agostinho Chaves, que estava no seu último mandato.

A atual gestão tem-se focado em projetos de modernização da freguesia, incluindo obras de pavimentação e a resolução de problemas de saneamento, particularmente em Relvas, onde a proximidade ao rio dificulta a instalação da rede, sendo necessária uma mini ETAR. O executivo pretende aproveitar a localização estratégica na Estrada Nacional 2 para promover o turismo, incluindo a possibilidade de os turistas carimbarem o passaporte na Junta de Freguesia.

Evolução eleitoral na freguesia de Parada de Cunhos desde 2013

A análise dos resultados eleitorais das últimas três eleições autárquicas revela uma evolução significativa no panorama político local. Em 2013, a freguesia registou 67,21% de participação eleitoral, com 1.164 votantes num universo de 1.732 eleitores inscritos.

Os resultados de 2013 mostraram uma vitória clara de uma força política com 52,58% dos votos (612 votos), seguida por outra com 39,26% (457 votos). Em 2017, a participação desceu ligeiramente para 65,44%, com 1.104 votantes em 1.687 inscritos, mantendo-se uma disputa bipolar entre as duas principais forças: 45,56% (503 votos) e 42,21% (466 votos).

DIOGO VENTURA/OBSERVADOR

Veja também: Carpool com Ana Mendes Godinho: "Quando o candidato do PSD diz que não tem linhas vermelhas com o Chega é um alerta total para todos nós"

As eleições de 2021 registaram a menor participação do período analisado, com 62,95% de votantes (1.043 em 1.657 inscritos). O PS obteve a vitória com 37,68% dos votos (393 votos), seguido pela coligação PPD/PSD.CDS-PP.A com 34,23% (357 votos), a UPNF com 22,05% (230 votos) e o PCP-PEV com 2,11% (22 votos). Esta eleição marcou uma fragmentação do voto, com quatro forças políticas a obterem representação na Assembleia de Freguesia.

Candidatos à presidência da junta de freguesia 2025 em Parada de Cunhos

Para as eleições de outubro de 2025, já são conhecidos alguns dos candidatos que concorrerão à liderança da freguesia. Tiago Teixeira, de 35 anos, é o candidato do PSD, desempenhando desde 2017 o papel de secretário da Assembleia de Freguesia. Apresenta-se “com coragem e vontade de fazer diferente, não com promessas vazias, mas com proximidade, transparência e soluções reais”.

O Chega apresenta Rui Pedro Cruz como candidato, descrito como alguém que “criou o próprio negócio aos 17 anos”, tendo emigrado para França e Alemanha. É caracterizado como “um homem trabalhador, humilde e dedicado” que “honra os compromissos, escuta as pessoas e não foge aos problemas”.

O atual presidente Daniel Carvalho também se encontra entre os candidatos, representando a continuidade da atual gestão autárquica. A campanha eleitoral deverá centrar-se nos principais desafios da freguesia, incluindo as infraestruturas, o desenvolvimento económico e a fixação de população jovem.

Demografia e território da Parada de Cunhos

Parada de Cunhos é uma freguesia do Município de Vila Real, com 7,04 km² de área e 1.724 habitantes segundo o censo de 2021, tendo uma densidade populacional de 244,9 hab./km². A freguesia inclui no seu território os seguintes lugares: Cabril, Fraga, Gaias, Granja, Parada de Cunhos (sede), Relvas, Ribeira, Silvela e Telheira/Fonte da Rainha.

É uma das freguesias periurbanas de Vila Real, confrontando com a freguesia urbana de Vila Real, o que lhe confere características mistas entre o rural e o urbano. Situada na margem direita do rio Corgo, conta com aproximadamente sete quilómetros quadrados e é a 17ª em área e a oitava em população residente das 20 freguesias do concelho.

A economia local caracteriza-se por “pouca indústria na freguesia, há uma serralharia, uma carpintaria e pouco mais. Existe muita agricultura, virada para a vinha, mas a maior parte das pessoas trabalha na cidade de Vila Real”, evidenciando a dependência económica do centro urbano vizinho.

Contexto político no concelho de Vila Real e impacto local

As eleições autárquicas de 2025 em Parada de Cunhos inserem-se no contexto mais amplo das eleições concelhias de Vila Real, onde se verificará uma disputa entre várias forças políticas. A proximidade à cidade de Vila Real e a condição de freguesia periurbana fazem com que as dinâmicas políticas locais sejam influenciadas pelas tendências concelhias.

Para uma análise completa do contexto político concelhio, consulte o nosso artigo sobre as eleições autárquicas no concelho de Vila Real, onde são abordadas as candidaturas às diferentes freguesias e à Câmara Municipal.

A fragmentação política verificada em 2021, com quatro forças a obterem representação, poderá repetir-se em 2025, refletindo uma tendência de diversificação da oferta política ao nível local que se tem verificado em várias freguesias do concelho.

Equipamentos e serviços da Parada de Cunhos

Na freguesia situa-se o Estádio Municipal do Monte da Forca, uma infraestrutura desportiva importante para toda a região. A freguesia tem como padroeiro São Cristóvão, que dá nome à igreja matriz, constituindo o principal equipamento religioso local.

O atual executivo tem projetos para “recuperar as escolas das aldeias, que estão fechadas” e reativar atividades culturais e desportivas, “nomeadamente o Grupo Cénico de Parada de Cunhos, o Grupo Desportivo e Recreativo e também o Grupo de Bombos”.

A sede da Junta de Freguesia localiza-se na Rua Porfírio Augusto Ribeiro Catalão, n.º 7, com contacto telefónico 259372544 e email pcunhos@gmail.com, assegurando o atendimento aos munícipes e a prestação de serviços administrativos locais.

Participação cívica e proximidade local em Parada de Cunhos

A evolução da participação eleitoral na freguesia mostra uma tendência decrescente: de 67,21% em 2013 para 62,95% em 2021. Esta diminuição da participação cívica é um desafio comum a muitas freguesias rurais e periurbanas, refletindo fenómenos como o envelhecimento populacional e a emigração.

A taxa de abstenção de 37,05% em 2021 situa-se ligeiramente acima da média nacional para as eleições autárquicas, evidenciando a necessidade de estratégias para aumentar o envolvimento dos cidadãos na vida política local. O atual executivo reconhece que “faz falta mais apoio para a juventude” e está “a tentar reativar uma associação que existia na Granja”.

A proximidade entre eleitos e eleitores, característica das freguesias de menor dimensão, constitui uma vantagem para o exercício da democracia local, permitindo um contacto direto entre os cidadãos e os seus representantes.

Localidades e lugares da Parada de Cunhos

A freguesia é formada pelas aldeias de Parada de Cunhos, Granja e Relvas, sendo estas as principais povoações. O território inclui ainda os lugares de Cabril, Fraga, Gaias, Ribeira, Silvela e Telheira/Fonte da Rainha, distribuídos pelos 7,04 km² da freguesia.

A freguesia “está na rota dos Caminhos de Santiago”, embora o caminho original esteja “intransitável” e necessite de recuperação. Atualmente, os peregrinos são “levados a percorrer a estrada municipal que liga Relvas a Parada”.

A localização estratégica na Estrada Nacional 2 constitui uma oportunidade de desenvolvimento, com o executivo a querer “aproveitar a EN2 para divulgar a freguesia”. Esta posição geográfica privilegiada, aliada à proximidade de Vila Real, confere à freguesia potencial para o desenvolvimento turístico e económico.

As eleições de outubro de 2025 serão decisivas para definir o rumo da freguesia nos próximos quatro anos, com os eleitores a escolherem entre diferentes visões para o desenvolvimento local, desde a continuidade dos projetos em curso até novas propostas de modernização e dinamização económica.

Para realizar o projeto “Eleições 308”, o Observador juntou-se ao Movimento Eu Voto, uma plataforma independente fundada em 2020 de incentivo ao voto consciente e informado. Em 2023, o Movimento Eu Voto recebeu o Prémio Cidadão Europeu, atribuído pelo Parlamento Europeu, e em 2024 foi-lhe atribuído um voto de congratulação da Assembleia Legislativa da Madeira aprovado por unanimidade pelo trabalho apartidário durante as eleições regionais de 2023. Desde maio de 2024, o Movimento Eu Voto tem um programa semanal de comentário político jovem em parceria com a Rádio Observador, chamado “Geração V”. Para o projeto “Eleições 308”, o Movimento Eu Voto reuniu mais de 200 voluntários em todo o país, responsáveis por recolher e confirmar dados.