Momentos-chave
Histórico de atualizações
  • Bom dia. Terminamos neste liveblog a cobertura dos eventos relacionados com as eleições norte-americanas.

    Pode acompanhar os novos desenvolvimentos desta segunda-feira no artigo que agora iniciamos.

    Obrigada por estar connosco.

    Trump culpa Joe Biden e Kamala Harris pela tentativa de assassinato: “Administração não me protegeu como devia”

  • “Trump gostava de ser o Putin russo nos EUA”

    José Filipe Pinto garante que Biden desistiu porque se sentiu abandonado pelos democratas. O politólogo fala do “bromance” entre Trump e Putin e das possíveis consequências para a guerra na Ucrânia.

    Ouça aqui o novo episódio do “Gabinete de Guerra” da Rádio Observador.

    “Trump gostava de ser o Putin russo nos EUA”

  • Joe Biden sai empurrado e apoia Kamala Harris. Mas não é certo que a vice consiga bater Trump — ou que seja sequer a nomeada dos democratas

    Presidente sai em momento histórico, a um mês da convenção do Partido Democrata. Joe Biden tenta passar o testemunho a Kamala Harris — mas não está ainda excluída uma corrida interna com outros nomes.

    Joe Biden sai empurrado e apoia Kamala Harris. Mas não é certo que a vice consiga bater Trump — ou que seja sequer a nomeada dos democratas

  • Buttigieg apoia Harris

    O democrata Pete Buttigieg, também um dos nomes falados como eventual candidato, já assumiu o apoio a Harris.

  • Desde o anúncio de Kamala Harris de que seria candidata que a ActBlue registou na sua plataforma quase 50 milhões de dólares de donativos para a campanha democrata.

    Foi a maior angariação num só dia para as eleições de 2024.

  • O ministro das Finanças de Bill Clinton, Lawrence Summers, diz que “derrotar Trump é a prioridade eleitoral mais importante” de toda a sua vida”, considerando o programa económico de Trump uma ameaça à segurança dos americanos e à segurança nacional.

    “É altura do nosso foco mudar para a desonestidade, a demagogia e o perigo do candidato Trump”.

  • Carolina do Norte apoia Roy Cooper para vice-presidente

    A delegação da Carolina do Norte que já tinha anunciado o seu apoio à nomeação de Kamala Harris indica que também dá o seu apoio forte à escolha de Roy Cooper para vice-presidente, segundo o New York Times.

  • Maioria dos senadores democratas apoia Kamala Harris

    Pelo menos 26 senadores democratas expressam publicamente o apoio a Kamala Harris, contabiliza a CNN.

    Há 51 senadores na família democrata, incluindo quatro independentes.

    Apesar deste apoio, ainda não chegou essa posição por parte do líder dos democratas no Senado, Chuck Schumer.

    Já em relação à Câmara dos Representantes são pelo menos 60 os congressistas que já expressaram apoio.

  • Republicanos pedem que Biden saia já. Trump quer ser ressarcido por fraude

    Várias foram as vozes do Partido Republicado a pedirem que Biden se retire já da Presidência. Trump, falando sempre de Biden como mentiroso, pergunta se não devia ser ressarcido.

    Republicanos pedem que Biden saia já. Trump quer ser ressarcido por fraude

  • Alexandria Ocasio-Cortez assume apoio a Harris: "Vai ser a próxima Presidente dos Estados Unidos"

    A congressista democrata Alexandria Ocasio-Cortez já anunciou, na rede X, o seu apoio a Kamala Harris. “Vai ser a próxima presidente dos Estados Unidos”.

  • Começam as discussões sobre possíveis candidatos a vice-presidentes dos democratas: Shapiro, Beshear e Cooper

    O congressista democrata Jim Clyburn, da Carolina do Sul, que já emitiu o seu apoio a Kamala Harris discutiu na CNN possíveis nomes para o candidato a vice-presidente dos democratas.

    Numa entrevista à CNN, nomeou como possíveis o governador da Pensilvânia, Josh Shapiro, Andy Beshear do Kentucky e Roy Cooper da Carolina do Norte.

  • A decisão de Biden não estará relacionada com questões de saúde, segundo disse um membro da Casa Branca, sob anonimato, citado pela CNN.

    Não fez exames médicos significativos, além das diárias consultas com o seu médio para monitorizar a Covid-19, antes de anunciar a decisão, diz a mesma fonte.

  • Campanha democrata recebe 27,5 milhões em cinco horas

    A plataforma ActBlue angariou 27,5 milhões de dólares de financiamento para a campanha democrata em cinco horas, depois da desistência de Joe Biden, avança a CNN.

    Segundo indica baseia-se em pequenos donativos.

  • Delegações do Tennessee, da Carolina do Norte e da Carolina do Sul apoiam Harris

    A delegação do Tennessee à Convenção Democrata anunciou ter decidido, numa reunião deste domingo, apoiar a candidatura de Kamala Harris.

    Também a da Carolina do Norte e a Carolina do Sul anunciaram o seu apoio à candidatura de Harris.

  • Roy Cooper (outro eventual concorrente) deixa o seu apoio a Kamala Harris

    O governador da Carolina do Norte, Roy Cooper, que também foi apontado como eventual concorrente de Harris à nomeação democrata, já assumiu que apoiará a vice-presidente.

    “Kamala Harris deve ser a próxima Presidente”, escreveu na rede X.

  • Joe Biden sai empurrado e apoia Kamala Harris. Mas não é certo que a vice consiga bater Trump — ou que seja sequer a nomeada dos democratas

    Presidente sai em momento histórico, a um mês da convenção do Partido Democrata. Joe Biden tenta passar o testemunho a Kamala Harris — mas não está ainda excluída uma corrida interna com outros nomes.

    Joe Biden sai empurrado e apoia Kamala Harris. Mas não é certo que a vice consiga bater Trump — ou que seja sequer a nomeada dos democratas

  • "Momala" ou Kamala? Sete marcos da primeira vice-presidente negra que pode vir a ser a primeira mulher Presidente dos EUA

    Os enteados chamam-lhe “Momala”, o colar de pérolas é a sua imagem de marca e é a primeira em muito, mas não quer ser a última. Quem é Kamala Harris, que pode suceder a Biden na corrida contra Trump?

    “Momala” ou Kamala? Sete marcos da primeira vice-presidente negra que pode suceder a Biden na corrida contra Trump

  • Gavin Newsom assume apoio a Harris

    Gavin Newsom, governador da Califórnia, revelou o apoio a Kamala Harris. Era um dos democratas referido como eventual concorrente de Harris.

    Mas agora na rede X revela o apoio à vice-presidente. “Dura. Destemida. Persistente”. E a melhor para derrotar Donald Trump, diz.

  • Jill Biden apoiou qualquer caminho que Joe Biden escolhesse

    A primeira-dama norte-americana, Jill Biden, apoiou Joe Biden “até às últimas horas da decisão que só ele podia tomar”, afirmou a sua diretora de comunicação, Elizabeth Alexander.

    “Jill Biden apoiou qualquer caminho que Joe Biden escolhesse. É a sua maior crente, campeã e está sempre ao seu lado, naquela forma de confiança que só um cônjuge de quase 50 anos pode ter”.

  • Josh Shapiro descarta candidatura ao garantir que "tudo fará para ajudar Kamala Harris a ser eleita"

    O governador da Pensilvânia, Josh Shapiro, que era tido como um dos possíveis candidatos à nomeação democrata, já garantiu, na rede x, que tudo fará ajudar Kamala Harris a ser eleita 47.ª Presidente dos Estados Unidos.

1 de 4