Histórico de atualizações
  • Vamos encerrar por aqui este liveblog, que acompanhou a atualidade relacionada com a pandemia de Covid-19 ao longo desta quarta-feira.

    Continue a seguir-nos nesta nova ligação.

    Ministra da Saúde diz que Portugal está a “avaliar eventual transmissibilidade” da sublinhagem da variante Delta

  • Trabalhadores municipais de Nova Iorque devem vacinar-se contra a Covid-19 ou perderão o emprego

    O presidente da Câmara de Nova Iorque, Bill de Blasio, anunciou esta quarta-feira que todos os trabalhadores municipais, incluindo polícias e bombeiros, deverão receber a vacina da Covid-19 ou perderão o seu posto de trabalho.

    Os trabalhadores nova-iorquinos têm até dia 1 de novembro para receber a primeira inoculação e os guardas da prisão da ilha de Riker têm até dia 1 de dezembro.

    “Temos de terminar com a era Covid-19. Os nossos polícias, os nossos bombeiros e todos os nossos funcionários públicos, muitos deles estão em contacto próximo com os habitantes da cidade”, justificou Bill de Blasio

    “Eles precisam de estar protegidos e as suas famílias também”, conclui o mayor de Nova Iorque.

  • India perto de administrar mil milhões de doses da vacina contra a Covid-19

    A Índia espera atingir o marco de mil milhões de doses administradas de vacina contra a Covid-19 na próxima quinta-feira.

    Em jeito de celebração, o governo indiano vai anunciar que alcançou esta meta através de altifalantes em comboios, aviões e navios.

    Este número será atingido nove meses após a campanha de vacinação indiana ter começado.

    Apenas a China equiparou este feito, ultrapassando o mesmo marco em junho.

    Desde dezembro de 2019, a Índia registou cerca de 34 milhões de casos de Covid-19 e cerca de 453 mil óbitos.

  • Polónia enfrenta uma nova subida de casos de Covid-19

    “A Polónia regista um grande aumento de casos de Covid-19 que podem exigir ações mais drásticas”, disse o ministro da saúde polaco esta quarta-feira, depois de o país ter registado mais de 5 mil novos casos relacionados com o coronavírus.

    Desde maio que a Polónia não tinha um número diário de casos tão alto. Atualmente, cerca de 61% dos adultos na Polónia estão totalmente vacinados, um valor abaixo da média europeia de 74% da população vacinada.

    O primeiro-ministro polaco, Mateusz Morawiecki, afirmou que as doses de reforço estarão disponíveis no país nas próximas semanas.

  • Singapura regista 18 mortes por Covid-19, maior máximo desde que começou a pandemia

    A Singapura registou esta quarta-feira 18 mortes por Covid-19, naquele que é um novo máximo de óbitos diários pelo coronavírus no país asiático desde que começou a pandemia.

    Em consequência de um novo aumento no número de casos, o país vai prolongar as medidas contra a Covid-19 por mais 1 mês.

    O novo máximo de mortes diárias é registado num momento em que Singapura tem já mais de 80% da população vacinada.

  • Agência do medicamento dos EUA autoriza reforço da Moderna e da Johnson & Johnson e combinação de vacinas

    A Food and Drug Administration (FDA), autoridade do medicamento norte-americana, autorizou as doses de reforço das vacinas contra a Covid-19 da Moderna e da Johnson & Johnson e concedeu a possibilidade de haver uma combinação de qualquer uma das vacinas autorizadas.

    De acordo com o Washington Post, o reforço dado a quem recebeu a Johnson & Johnson é para qualquer pessoas com 18 ou mais anos, enquanto o da vacina da Moderna foi autorizado para pessoas com 65 ou mais anos ou adultos com doenças graves ou exposição à doença no trabalho.

    Assim, de acordo com as novas indicações quem recebeu uma vacina da Johnson & Johnson poderá receber um reforço com a Moderna ou Pfizer, desde que seja alguém com mais de 18 anos.

    E quem foi vacinado com Moderna pode receber um Johnson & Johnson ou Pfizer, se tiver mais de 65 anos ou pertencer a um grupo de alto risco.

  • Vacinas contra a gripe estão esgotadas na Madeira

    Campanha de vacinação, onde já foram administradas mais de 12 mil doses desde 27 de setembro, registou “uma forte adesão” por parte da população, o que resultou na falta destas vacinas.

    Vacinas contra a gripe estão esgotadas na Madeira

  • Madeira reporta 17 novos casos e 77 situações ativas

    A Madeira reportou 17 novos casos de Covid-19 e mais 13 doentes recuperados nas últimas 24 horas, tendo a região sinalizadas 77 situações ativas, segundo o boletim desta quarta-feira sobre a situação epidemiológica no arquipélago.

    As autoridades de saúde insulares têm identificadas 77 situações ativas, das quais sete internadas nas unidades polivalentes do Hospital Dr. Nélio Mendonça, no Funchal.

  • Governo britânico rejeita apelos para repor restrições

    O Governo britânico rejeitou hoje os apelos para repor restrições de combate à Covid-19 como o uso de máscara em espaços interiores, perante o aumento de novos casos da doença, preferindo concentrar-se na vacinação e em novos tratamentos.

    O número de novos casos aproximou-se hoje dos 50.000 pela segunda vez esta semana, e o ministro da Saúde, Sajid Javid, disse que poderá alcançar os 100.000.

    O total de vítimas mortais da pandemia no Reino Unido ultrapassou as 139.000 pessoas, o segundo mais elevado na Europa, a seguir à Rússia.

  • Portais noticiosos lituanos apagam comentários públicos sobre pandemia

    Os mais importantes portais noticiosos lituanos anunciaram hoje que estão a apagar comentários públicos sobre artigos ligados à Covid-19 para combater a maré de teorias conspiratórias propagadas por negacionistas.

    “Estamos a mostrar solidariedade ao Estado e à sociedade no esforço conjunto de neutralização da desinformação disseminada por negacionistas”, afirmou à agência noticiosa France-Presse (AFP) Arnas Marcinkus, presidente da Associação de Imprensa ‘Online’ da Lituânia.

    O sucesso da campanha de vacinação deve ser a nossa causa comum, sem excluir o Governo ou a imprensa. Todos nós precisamos de soluções para sair da pandemia”, acrescentou.

  • Vacinação mantém-se no Pavilhão das Pedras em Gaia

    O centro de vacinação instalado no Pavilhão das Pedras, no centro de Vila Nova de Gaia, não vai encerrar sábado, tal como anunciado pelo presidente da câmara na segunda-feira, esclareceu hoje à Lusa fonte desta autarquia.

    O Pavilhão das Pedras já não encerrará no próximo sábado, face à ausência de alternativas por parte das autoridades de saúde”, explicou a fonte à Lusa.

  • Angola com 143 novas infeções e quatro óbitos nas últimas 24 horas

    As autoridades sanitárias angolanas anunciaram hoje o registo de 143 novos casos, quatro óbitos e 121 recuperados, nas últimas 24 horas.

    De acordo com o boletim epidemiológico da Direção Nacional de Saúde Pública, a província de Luanda, capital de Angola, registou 114 casos do total de novas infeções, que se registaram em pessoas com idades entre os sete meses e 81 anos, sendo 90 do sexo masculino e 53 do sexo feminino.

    Relativamente às quatro mortes, foram reportadas três em Luanda e uma no Bié, com idades entre os 29 e 77 anos, sendo duas do sexo masculino e igual número do sexo feminino.

  • Boletim DGS. Na casa dos 20 anos, 64% dos infetados são homens

    A faixa etária dos 20 aos 29 anos volta a ser a que apresenta mais novos casos de infeção (183), com uma diferença de mais de 50 casos para o segundo grupo que registou mais infeções, dos 40 aos 49 anos (131 casos). A faixa etária dos 30 aos 39 anos registou 128 casos.

    O grupo dos 20-29 anos também se destaca por apresentar a maior diferença nos casos entre homens e mulheres (52) — 117 casos nos homens e 65 nas mulheres.

    As mulheres, por sua vez, apresentam mais 19 casos que os homens na casa dos 60 anos (61 e 42, respetivamente) e mais 18 casos que os homens na casa dos 40 (75 e 57, respetivamente).

    Globalmente, os homens apresentam mais 11 casos do que as mulheres — 467 e 458 casos, respetivamente.

  • Boletim DGS. Três óbitos de doentes com mais de 80 anos

    Os três óbitos foram registados em três regiões distintas: Norte, Centro e Alentejo.

    Todas as mortes eram de doentes com mais de 80 anos, dois homens e uma mulher.

  • Boletim DGS. Quase 40% dos novos casos registados em Lisboa e Vale do Tejo

    A região de Lisboa e Vale do Tejo é a que apresenta mais novos casos de infeção (356), seguida da região Norte (249) e Centro (212).

    As restantes regiões têm todas menos de 50 novos casos: 41 no Algarve, 40 no Alentejo , 16 nos Açores e 13 na Madeira.

  • Boletim DGS. Menos 13 doentes internados com Covid-19 e menos três no cuidados intensivos

    Estão 286 pessoas internadas com Covid-19 — menos 13 do que no dia anterior —, das quais 58 estão nas unidades de cuidados intensivos — menos duas do que na terça-feira.

    Esta quarta-feira, a DGS reporta ainda 577 pessoas recuperadas da infeção e mais 26 contactos em vigilância (num total de 20.071). No total, são 30.368 casos ativos — mais 347 nas últimas 24 horas.

  • Boletim DGS. Índice de transmissibilidade mantém-se acima de 1

    Esta quarta-feira, o boletim da DGS revela uma incidência acumulada de 84,4 em todo o país e 84,8 só no continente — uma ligeira subida em relação aos dados da última segunda-feira, quando a incidência era, respetivamente, 84,3 e 84,7 novos casos por 100 mil habitantes a 14 dias.

    O índice de transmissibilidade subiu de 1,01 a nível nacional para 1,02 e manteve-se nos 1,02 no continente.

  • Boletim DGS. Três mortes com Covid-19 e 927 novos casos de infeção

    Portugal registou 927 novos casos de infeção com SARS-CoV-2 e três mortes com Covid-19 nas últimas 24 horas, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde.

    Desde o início da pandemia já se registaram 1.081.856 casos de infeção e 18.109 óbitos.

  • Putin dá uma semana de férias aos russos para travar pandemia

    O Presidente russo, Vladimir Putin, deu esta quarta-feira uma semana de férias pagas à população, de 30 de outubro a 7 de novembro, para travar o avanço da pandemia de Covid-19, que continua a agravar-se.

    “Neste momento, é particularmente importante deter o pico da nova vaga da pandemia“, disse Putin durante uma reunião com o Governo sobre a situação sanitária na Rússia.

    Covid-19: Rússia regista novo máximo com 1.028 mortes num dia

    Putin acrescentou que em algumas regiões, onde a situação é mais ameaçadora, o período de férias pode começar já no sábado.

  • INSA. Nove casos da nova variante do Reino Unido identificados em Portugal desde agosto

    A nova variante identificada no Reino Unido, e provisoriamente chamada de AY.4.2, já foi identificada nove vezes em Portugal, nas amostras que o Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (Insa) analisou geneticamente.

    Nove casos da nova variante do Reino Unido identificados em Portugal desde agosto

    De 24 de agosto a 4 de outubro, foram analisadas nove sequências genéticas, com as duas mutações adicionais que caracterizam esta variante (Y145H e A222V), referiu o Insa no relatório semanal “Diversidade genética do novo coronavírus SARS-CoV-2
    em Portugal”, divulgado esta terça-feira.

    A análise genética indica que os casos detetados em Portugal representam várias introduções independentes do vírus, as quais estão sob investigação pelas autoridades de Saúde”, lê-se no relatório.

    No relatório é possível perceber que existem, pelo menos, 32 sublinhagens da variante Delta (entre as 9.544 sequências desta variante), descritas com o código AY seguido de um código numérico. A mais frequente em Portugal é a sublinhagem AY.4, na qual surgiram duas novas mutações que deram origem à AY.4.2.

    Não se detetam casos da variante Gamma (que teve origem em Manaus, Brasil) desde a semana de 13 a 19 de setembro, quando houve um pequeno foco no Alentejo. E não se detetam casos da variante Beta (que teve origem na África do Sul) desde a semana de 19 de julho.

    Atualizado

1 de 2