Histórico de atualizações
  • Este liveblog do Observador fica por aqui. Vamos continuar a acompanhar os desenvolvimentos da Covid-19 no país e no mundo aqui:

    Surtos em cinco lares de Setúbal, no dia em que entram em vigor novas regras para 121 concelhos

  • Surto obriga a suspender três escalões de formação do FC Porto

    As formações sub-19, sub-17 e sub-15 do FC Porto suspenderam os treinos, por ter sido detetado um surto de Covid-19 nos sub-19. Foram detetados cinco casos positivos, dá conta o Record.

    Os restantes jogadores estão agora isolamento domiciliário preventivo. O diário desportivo diz ainda que os trabalhos dos azuis e brancos não serão retomados até sexta-feira.

    Os treinos dos sub-14 e os mais jovens prosseguem com os treinos.

  • Ministro da Administração Interna avança que há 156 bombeiros infetados

    Um total de 156 bombeiros estão atualmente infetados com Covid-19, avançou hoje, no parlamento, a secretária de Estado da Administração Interna, Patrícia Gaspar.

    “Temos hoje no universo global do país 156 bombeiros com teste positivo à Covid-19”, disse Patrícia Gaspar aos deputados durante a discussão na especialidade do Orçamento do Estado (OE) para 2021.

    A secretária de Estado sublinhou que existem testes de diagnóstico à Covid-19 prioritários para os bombeiros e destacou o trabalho desenvolvido nos últimos meses pelas corporações dos bombeiros voluntários, que “nunca deixaram de responderam às várias solicitações”.

    Durante a discussão do OE para 2021, o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita garantiu que vai manter o apoio de 85 euros diários às corporações enquanto durar a pandemia do Covid-19.

  • 12 crianças hospitalizadas com Covid-19

    12 crianças estão hospitalizadas devido à Covid-19, revela a SIC Notícias. O paciente mais novo tem 1 ano e o mais velho 11 anos.

    Porto e Lisboa são os distritos onde se registam mais internamentos. Seis menores estão em centros hospitalares no Porto: três no Hospital de São João e três no Centro Materno Infantil, enquanto cinco crianças estão internadas no Hospital Dona Estefânia em Lisboa.

    Há também uma criança internada no Hospital de Coimbra.

  • Brasil conta 11.843 novas infeções e 243 mortos nas últimas 24 horas

    O Brasil registou esta terça-feira mais 11.843 infetados pelo novo coronavírus e 243 mortes.

    O país já ultrapassou os 5 milhões de infetados e contabilizou um total de 160.496 vítimas mortais.

  • Vila Galé mantém abertos 10 hotéis em Portugal no outono e faz remodelações

    O Grupo Vila Galé vai manter, dada a conjuntura provocada pela Covid-19, apenas 10 dos seus 27 hotéis em Portugal abertos no outono, aproveitando para realizar trabalhos de melhoria e renovações, bem como dar formação aos colaboradores.

    “Neste outono, a Vila Galé vai manter abertos dez hotéis em Portugal, assegurando, assim, a presença da marca em todas as regiões do país”, refere o grupo numa resposta escrita enviada à Lusa.

    Atualmente estão a funcionar os hotéis do Grupo Vila Galé em Lamego, Braga, Porto (o da Ribeira), Serra da Estrela, Coimbra, Lisboa, Évora, Alter do Chão, Vilamoura e o Santa Cruz na Madeira.

  • Autarcas do distrito do Porto querem que seja decretado de Estado de Emergência

    Os autarcas do distrito do Porto mostraram-se hoje favoráveis a que seja decretado o estado de Emergência e o recolher obrigatório, tendo decidido que o recurso ao teletrabalho só será utilizado quando estritamente necessário.

    “Continuamos a achar todos que tem de ser aplicado o Estado de Emergência”, assinalou o presidente da Proteção Civil Distrital do Porto e autarca de Gondomar, Marco Martins, no final da reunião com os 18 autarcas do distrito do Porto e com a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho e o secretario de Estado da Mobilidade e coordenador Regional Norte da Covid-19, Eduardo Pinheiro.

    Marco Martins lembrou que na semana passada já tinha pedido que fosse instituído o recolher obrigatório no distrito e decretado o encerramento da restauração após o jantar.

  • Doente crítica do Norte transferida para Lisboa por falta de camas no serviço ECMO do Hospital de São João

    Uma doente crítica com menos de 60 anos foi transferida para o São José, em Lisboa, por não haver camas suficientes no serviço de ECMO do São João. Coordenador garante que lotação “não está esgotada”.

    Doente crítica do Norte transferida para Lisboa por falta de camas no serviço ECMO do Hospital de São João

  • Brasil autoriza retoma de testes da vacina Johnson&Johnson

    As autoridades sanitárias brasileiras autorizaram hoje o reinício dos testes no país da eventual vacina para a Covid-19 desenvolvida pela norte-americana Johnson&Johnson, suspensa após um voluntário ter apresentado um efeito colateral adverso.

    A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), vinculada ao Ministério da Saúde, informou em comunicado que os testes com essa vacina no Brasil podem ser retomados devido ao facto de a sua relação risco-benefício se manter favorável.

    Os testes deste imunizante foram suspensos globalmente em 12 de outubro, logo depois de um voluntário nos Estados Unidos da América (EUA) ter apresentado “uma reação adversa grave”.

  • Hospital da Feira recebeu 48 internamentos só desde domingo

    O Hospital São Sebastião tem esta terça-feira internados 88 doentes com Covid-19, e, segundo revelou a administração desse equipamento de Santa Maria da Feira, 48 deles deram entrada na unidade desde o passado domingo.

    Esses números foram avançados pelo Centro Hospitalar do Entre Douro e Vouga (CHEDV), que, tendo sede na Feira, mas tutelando também dois outros hospitais do distrito de Aveiro, nomeadamente os de São João da Madeira e Oliveira de Azeméis, serve uma população aproximada de 350.000 utentes, dispersos por vários municípios sob alçada das administrações regionais de saúde do Norte e do Centro.

    No mesmo universo de internamentos motivados pelo vírus SARS-CoV-2, “12 doentes estão na Unidade de Cuidados Intensivos”.

  • Câmara de Santo Tirso autoriza realização das três feiras semanais

    A Câmara de Santo Tirso autoriza a realização das três feiras semanais, aplicando o regime de exceção previsto no âmbito das restrições impostas pelo Conselho de Ministros extraordinário, anunciou em comunicado hoje a autarquia do distrito do Porto.

    A decisão surge depois de o Governo ter confirmado que as feiras e os mercados de levante vão poder continuar a funcionar nos 121 concelhos sujeitos a medidas mais restritivas para conter a Covid-19 caso tenham autorização das respetivas autarquias.

    No comunicado, a autarquia refere que o presidente da câmara, Alberto Costa, autorizou, esta terça-feira, a realização das feiras semanais do concelho. Assim, tanto a feira municipal que se realiza à segunda-feira em Santo Tirso, como as feiras semanais de Vila das Aves e Vila Nova do Campo, ao sábado e à quarta-feira, respetivamente, não serão suspensas, lê-se na nota de imprensa.

  • Total de infeções ativas sobe para 197 na Madeira

    A Madeira registou esta terça-feira 14 novos casos de Covid-19, uma recuperação e 26 situações suspeitas, indicou o Instituto de Administração da Saúde (IASAÚDE), adiantando que o total de infeções ativas no arquipélago é agora de 197.

    Hoje há mais uma recuperação a reportar, sendo que o arquipélago passa a contabilizar 287 casos recuperados, mantendo-se o registo de um óbito associado à Covid-19.

  • Reino Unido confirma mais 20.018 nas últimas 24 horas

    As autoridades de saúde britânicas confirmaram esta terça-feira 20.018 novas infeções por Covid-19 e 397 vítimas mortais.Ambos os valores superam os do dia anterior. Ontem registaram-se mais 18.950 casos positivos e 136 óbitos.

    O Reino Unido conta um total de 1.073.882 de infetados e 47.250 mortes desde o início da pandemia.

  • Lar da Misericórdia em Guimarães com 24 utentes infetados

    O Lar Rainha D. Leonor, da Santa Casa da Misericórdia de Guimarães, conta com 24 utentes que acusaram positivo ao novo coronavírus e que estão numa ala expressamente criada para o efeito, anunciou esta terça-feira a Câmara.

    Em comunicado, emitido após visita do presidente ao lar, a Câmara acrescenta que a instituição tem mais seis “boxes” para apoio em caso de necessidade de isolamento, numa articulação com a delegada de Saúde.

    Segundo o comunicado, a situação de pandemia nos lares de idosos no concelho de Guimarães “está a ser seguida e controlada”.

  • Autarca de Beja considera novas medidas do Governo “equilibradas”

    O Presidente da Câmara de Beja considerou hoje “equilibradas” as novas medidas do Governo para os concelhos com risco elevado de transmissão do vírus da Covid-19 e revelou que vai autorizar a realização de feiras e mercados.

    São medidas que condicionam um conjunto de movimentos dos cidadãos, mas não estrangulam a atividade económica e, deste ponto de vista, nesta fase da pandemia, parecem equilibradas, nem excessivas, nem demasiado leves”, afirmou Paulo Arsénio, em declarações à agência Lusa.

    O autarca disse ter encarado “com naturalidade” as medidas e a inclusão do concelho, caso único no Baixo Alentejo, na lista dos 121 concelhos com risco elevado de transmissão do vírus, já que tem quatro surtos ativos, nomeadamente dois em lares, um no hospital e um no Instituto Politécnico de Beja.

  • Primeiro-ministro dos Países Baixos anuncia que vai endurecer confinamento parcial

    O Governo dos Países Baixos anunciou hoje que vai endurecer o confinamento parcial já existente para tentar travar a propagação da Covid-19, pelo que vão encerrar museus, cinemas, jardins zoológicos e outros locais públicos durante duas semanas.

    “As coisas não estão mal, mas também não estão bem. O número de casos [de contaminação com o novo coronavírus] tem de diminuir rapidamente. É uma mensagem difícil […] mas não há outra solução”, afirmou o primeiro-ministro holandês, Mark Rute, numa conferência de imprensa em Haia.

    Ao longo dos últimos meses, os Países Baixos adotaram medidas restritivas mais ligeiras que as dos países vizinhos, mas estão a ser assolados com uma segunda vaga da pandemia com uma das taxas de infeção mais altas da Europa.

  • Número de casos ativos na Universidade de Aveiro sobe para 54

    As autoridades de saúde registaram hoje mais 10 infeções pelo novo coronavírus na Universidade de Aveiro (UA), elevando para 54 o número de casos ativos naquela instituição de ensino, informou fonte académica.

    Numa nota enviada à comunidade académica, a que a Lusa teve acesso, o reitor da UA, Paulo Jorge Ferreira, diz que as autoridades de saúde confirmaram mais 10 infeções por SARS-CoV-2 e a recuperação de três dos casos positivos.

    Desde que foi detetado um surto naquela instituição de ensino há cerca de um mês, foram identificados 159 membros da comunidade infetados, entre alunos, professores e funcionários, mas 105 já recuperaram da doença.

  • Angola notifica 349 novas infeções e duas mortes nas últimas 24 horas

    Angola registou, nas últimas 24 horas, 349 casos positivos de Covid-19, duas mortes e 58 doentes recuperados, informou o Ministério da Saúde.

    Com os dados de hoje, Angola soma 11.577 infeções, 291 óbitos, 5.230 doentes considerados recuperados e 6.056 ativos, dos quais 16 estão em estado crítico, 31 graves, 156 moderados, 363 leves e 5.230 assintomáticos.

  • Mais 22 utentes e três funcionários infetados na Misericórdia de Sines

    Mais 22 utentes e três funcionários da Misericórdia de Sines, no distrito de Setúbal, estão infetados com o vírus que provoca a Covid-19, elevando para 78 o número de casos contabilizados neste surto, foi hoje revelado.

    De acordo com a Câmara de Sines, a Autoridade de Saúde Pública local e a Santa Casa da Misericórdia de Sines, após a repetição dos testes à Covid-19 na instituição “foram detetados mais 22 residentes e mais três funcionários com resultados positivos”.

    A totalidade dos novos casos pertencem à mesma ala do Lar Prats da Misericórdia onde foram detetados os casos anteriores, ou seja, o surto mantém-se restrito àquela ala da unidade residencial, reforçando-se a convicção da eficácia e da rigorosa aplicação do plano de contingência desde a sua aprovação”, realçam as três entidades, num comunicado conjunto.

    A repetição dos testes resultou da decisão tomada pela autoridade de saúde pública local “com o objetivo de garantir o controlo das cadeias de transmissão e a tomada de medidas adicionais sempre que se justifique”, explicam.

  • Inauguração de aeroporto na Alemanha na origem de potencial surto

    A inauguração do novo aeroporto internacional de Berlim, no sábado passado, poderá estar na origem de um surto do novo coronavírus, após uma das individualidades presentes na cerimónia ter sido diagnosticada com Covid-19, foi hoje divulgado.

    O líder do estado federal alemão de Brandemburgo, que circunda Berlim e onde fica o novo aeroporto, divulgou hoje que teve um teste com resultado positivo à doença Covid-19.

    Dietmar Woidke foi uma das várias personalidades que participaram na cerimónia do novo aeroporto internacional de Berlim-Brandeburgo (BER), batizado de Willy Brandt, em homenagem ao antigo chanceler da República Federal da Alemanha (1969-1974).

1 de 4