Momentos-chave
Histórico de atualizações
  • Bom dia. Este liveblog fica por aqui.

    Pode continuar a acompanhar as notícias sobre a pandemia de Covid-19 neste liveblog.

    Covid-19. Em dia de eleições, EUA registam novo máximo diário de casos

  • Covid-19. Surto com 51 infetados e duas mortes em lar da Misericórdia da Maia

    Os casos positivos de infeção pelo novo coronavírus dizem respeito a 26 utentes, dos quais três estão hospitalizados, e a 25 colaboradores. Maioria está assintomática.

    Covid-19. Surto com 51 infetados e duas mortes em lar da Misericórdia da Maia

  • Covid-19. Duas utentes morreram esta quarta-feira no Lar Avó Guilhermina em Mogadouro

    Num universo de 18 utentes e 10 funcionários, o Lar Avó Guilhermina, no concelho de Mogadouro tinha, a 22 de outubro, 14 utentes e seis funcionários infetados. Duas idosas morreram esta quarta-feira.

    Covid-19. Duas utentes morreram esta quarta-feira no Lar Avó Guilhermina em Mogadouro

  • Covid-19. Câmara da Nazaré pede reunião urgente à DGS para retomar surf na Praia do Norte

    A câmara da Nazaré solicitou uma reunião urgente com a Direção Geral de Saúde, onde vai apresentar um Plano de Contingência, no qual se propõe “condicionar todos os acessos às zonas de assistência”.

    Covid-19. Câmara da Nazaré pede reunião urgente à DGS para retomar surf na Praia do Norte

  • Vacina chegará primeiro aos EUA e Europa e só depois à América Latina

    Ainda não é possível saber quanto tempo irão durar os anticorpos de uma pessoa vacinada, mas prevê-se que seja pelo menos um ano, à semelhança do que acontece com a vacina da gripe.

    Vacina chegará primeiro aos EUA e Europa e só depois à América Latina

  • Dirigente do Vox diz que todos os políticos que pedem confinamento deviam ser presos

    O dirigente do Vox, Santiago Abascal, está contra a ideia de voltar a confinar e disse esta quarta-feira, via Twitter, que todos os autarcas que o recomendam deviam passar uns dias atrás das grades.

    Dirigente do Vox diz que todos os políticos que pedem confinamento deviam ser presos

  • Cuidados Intensivos nos hospitais do Algarve com ocupação de 25%

    A unidade de Cuidados Intensivos para doentes com Covid-19 do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) regista uma ocupação de 25%, com apenas três utentes internados, disse esta quarta-feira à Lusa fonte da Administração Regional de Saúde (ARS).

    Em resposta escrita enviada à Lusa, a mesma fonte adiantou que a capacidade do CHUA para doentes com Covid-19 em Cuidados Intensivos é de 12 camas — que apresentam uma taxa de ocupação atual de 25% -, enquanto na Enfermaria é de 48 camas, atualmente com 25 doentes internados, o que representa uma ocupação de 52%.

  • Brasil regista 161.106 mortes por covid-19 e mais de 5,5 milhões de infeções

    O Brasil contabilizou 161.106 óbitos e 5.590.025 infeções provocadas pelo novo coronavírus, informou esta quarta-feira o Ministério da Saúde do país.

    O Governo brasileiro confirmou a notificação de 610 mortes e 23.976 novos casos de Covid-19 em 24 horas.

  • Confederação de Agricultores Portugueses diz que estado de emergência não pode ameaçar sobrevivencia das empresas

    O presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), Eduardo Oliveira e Sousa, defendeu esta quarta-feira, junto do Presidente da República, que um novo estado de emergência teria de ter contornos diferentes, para não pôr em causa a sobrevivência das empresas.

    “A ser decretado um novo estado de emergência, terá de ter contornos diferentes para que não haja confinamento total, porque a economia não suportaria isso”, disse Oliveira e Sousa à agência Lusa, após uma reunião com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

    Para o presidente da CAP o atual estado da saúde pública é um perigo, mas considerou que as medidas que venham a ser tomadas para travar a pandemia da Covid-19 devem ser compatíveis com a sobrevivência das empresas, para evitar o colapso da economia.

    O presidente da CAP salientou que muitas empresas correm o risco de fechar, pondo em risco os empregos e alertou para os atrasos nos pagamentos de subsídios aos agricultores.

  • Madeira regista dez novos casos e um total de 202 infeções ativas

    A Madeira assinalou hoje dez novos casos de Covid-19, cinco recuperações e 30 situações suspeitas, indicou o Instituto de Administração da Saúde (IASAÚDE), sublinhando que o total de infeções ativas é de 202.

    “Hoje há dez novos casos positivos a reportar, pelo que a região passa a contabilizar 495 casos confirmados de Covid-19”, explica em comunicado, referindo que se trata de cinco importados (quatro provenientes do Reino Unido e um de Itália) e cinco casos de transmissão local, quatro dos quais associados a casos recentemente diagnosticados na comunidade.

    O IASAÚDE destaca que um dos casos positivo é uma jovem que frequenta uma escola no concelho do Funchal, sendo que a direção do estabelecimento foi informada e o plano de contingência ativado, determinando o isolamento profilático de 20 estudantes de uma turma.

  • Astúrias vai aconselhar população a confinar

    O governo das Astúrias vai aconselhar a população a confinar nos seus domicílios para controlar a expansão do novo coronavírus, de acordo com informações do conselheiro de saúde da comunidade autónoma, Pablo Fernández Muñiz.

    As Astúrias vão recomendar a sair de casa unicamente por motivos laborais, para ir a estabelecimentos de ensino e para adquirir produtos básicos. O governo regional vai ainda sugerir certos horários para que as pessoas mais vulneráveis possam sair de casa.

  • Israel vai reabrir comércio não essencial

    Israel vai reabrir o comércio não essencial com o limite de quatro clientes ao mesmo tempo, avança a agência de notícias EFE.

    Depois de ter imposto um segundo confinamento nacional, o gabinete de coronavírus do país decidiu reabrir o comércio de rua, fechado desde meados de setembro.

    Esta medida já tinha sido adiada por uma semana, o que gerou vários protestos dos comerciantes, que pedem ajuda ao governo.

    Israel registou hoje 678 casos de Covid-19 e 5 mortes. O país do Médio Oriente chegou a superar os 10.000 casos no final de setembro, o que obrigou a decretar um novo confinamento.

  • Três mortes em surto no Hospital de Leiria que infetou mais 16 doentes

    No domingo, a instituição informou que 15 profissionais de saúde e 12 utentes daquele serviço estavam infetados com o novo coronavírus. Os doentes que morreram têm entre 74 e 90 anos.

    Três mortes em surto no Hospital de Leiria que infetou mais 16 doentes

  • França supera os 40.000 casos diários

    França registou hoje 40.558 novas infeções de Covid-19. O país reporta ainda conta de 385 óbitos resultantes da doença, segundo dados do ministério da saúde francês.

    As autoridades de saúde francesas registaram, desde o início da pandemia, 1.543.321 infeções pelo novo coronavírus e 38.674 óbitos resultantes da doença.

    O país regista ainda mais 370 doentes internados.

  • Covid-19. PCP diz que medidas pedidas por autarcas do Porto agravam problemas

    O PCP/Porto considera que as medidas que os autarcas socialistas do Grande Porto querem tomar para a região criam “alarmismo” e propagam o medo, para além de agravarem problemas sociais e económicos.

    Covid-19. PCP diz que medidas pedidas por autarcas do Porto agravam problemas

  • Confinamento na Galiza não afeta trabalhadores transfronteiriços

    Novas medidas adotadas na Galiza vão restringir a circulação de pessoas, mas os portgueses que todos os dias se deslocam para trabalhar do outro lado da fronteira não serão afetados.

    Confinamento na Galiza não afeta trabalhadores transfronteiriços

  • Covid-19. Administradores hospitalares preocupados com aumento de pressão sobre hospitais SNS

    Os administradores hospitalares estão preocupados com o aumento da pressão de doentes com Covid-19 nos hospitais públicos, mas salientaram que é preciso “garantir a resposta aos doentes não Covid”.

    Covid-19. Administradores hospitalares preocupados com aumento de pressão sobre hospitais SNS

  • Galiza põe em confinamento 60 municípios durante um mês

    O confinamento entra em vigor na sexta-feiras às 15h locais. A circulação de pessoas estará limitada, bem como a lotação em centros comerciais e transportes públicos.

    Galiza põe em confinamento 60 municípios durante um mês

  • Azeméis está com 1.392 pessoas sob vigilância ativa e aperta as regras

    O Município de Oliveira de Azeméis revelou esta quarta-feira que tinha esta manhã 1.392 pessoas sob vigilância ativa por suspeita de infeção com Covid-19 e anunciou o fecho de novas estruturas públicas como pavilhões desportivos e espaços culturais.

    Essas e outras medidas constam de um despacho em que o presidente dessa autarquia do distrito de Aveiro realça “a evolução da situação pandémica no concelho” e, embora sem disponibilizar um número efetivo de diagnósticos ativos, alerta para “o número atual de casos no município e na região, bem como para o aumento dos focos de transmissão nos territórios limítrofes”.

  • Polónia decreta novas medidas no dia em que atinge um novo máximo diário de infeções

    A Polónia decretou novas medidas para o combate à pandemia de Covid-19. A partir de sábado, praticamente todos os níveis de escolaridade funcionarão à distância. Cinemas, teatros, galerias e centros comericais também vão ter de fechar, avança o The Guardian.

    Estas medidas ocorrem no dia em que a Polónia atingiu um novo máximo de casos em 24 horas. O país centro-europeu atingiu hoje os 24.692 casos de Covid-19 e registou 373 novas mortes resultantes da doença.

    A Polónia, que tinha tido um controlo eficaz na primeira vaga da pandemia, contabiliza até ao momento 439.536 casos de Covid-19 e 6.475 mortes.

1 de 5