Momentos-chave
Histórico de atualizações
  • Obrigada por nos ter acompanhado. Vamos continuar a seguir a evolução da pandemia da Covid-19 em Portugal e no mundo, neste novo liveblog:

    Lacerda Sales diz que “idosos serão uma prioridade neste primeiro período de vacinação”

  • Bolsonaro garantiu esta quinta-feira nunca ter chamado “gripezinha” à Covid-19. Mas chamou, pelo menos duas vezes

    O Presidente do Brasil disse em março que caso apanhasse Covid-19 teria os sintomas de uma “gripezinha”. A referência foi feita duas vezes, mas agora Bolsonaro nega que o tenha feito. Veja os vídeos.

    Bolsonaro garantiu esta quinta-feira nunca ter chamado “gripezinha” à Covid-19. Mas chamou, pelo menos duas vezes

  • Cabo Verde contabiliza mais um óbito e 44 novos casos em 24 horas

    Cabo Verde contabilizou mais uma morte por causa da Covid-19, aumentando para 105 o número de óbitos associados à doença no país, que registou mais 44 novos casos positivos, informou hoje o Ministério da Saúde.

    Segundo o ministério cabo-verdiano, nas últimas 24 horas os laboratórios de virologia analisaram 355 amostras, e encontraram 44 novos casos positivos da Covid-19, sendo mais de metade (23) no concelho de São Filipe, na ilha do Fogo.

    O Ministério da Saúde de Cabo Verde informou ainda que a cidade registou mais uma morte por causa da Covid-19, passando o país a registar um total de 105 óbitos associadas à doença.

    Nas últimas 24 horas, as autoridades de saúde deram alta a mais 56 pessoas, elevando a 9.956 o número de casos considerados recuperados da doença.

    Com os novos dados, o país passou a contabilizar um acumulado de 10.570 casos positivos desde 19 de março, mantém dois transferidos e reduziu para 506 os casos ativos.

  • Covid-19. Cuba anuncia mais duas vacinas e já conta com quatro possíveis fármacos

    Mambisa e Abdala, os mais recentes projetos de vacinas, vão passar por duas fases de testes para comprovar a eficácia, mas não se sabe quando irão começar os ensaios clínicos.

    Covid-19. Cuba anuncia mais duas vacinas e já conta com quatro possíveis fármacos

  • Covid-19: Centro de Saúde de Vila Nova de Poiares encerrado até segunda-feira

    Trabalhos de desinfeção levam ao encerramento do espaço. A Unidade de Saúde Pública e a Unidade de Cuidados à Comunidade vão manter-se em funcionamento.

    Covid-19: Centro de Saúde de Vila Nova de Poiares encerrado até segunda-feira

  • Covid-19. Misericórdia de Barcelos com 74 infetados em dois lares

    Numa das quatro unidades de Educação na Infância, Centro Social Comendadora Maria Eva Nunes Corrêa (Silveiros), duas crianças tiveram também resultado positivo.

    Covid-19. Misericórdia de Barcelos com 74 infetados em dois lares

  • Covid-19. Lar da Misericórdia de Pernes é o principal surto de Santarém com 57 infetados

    Foram confirmados mais 19 casos da Covid-19 desde quarta-feira no Lar da Santa Casa da Misericórdia de Pernes. Santarém, que integra os concelhos de risco elevado, tem 239 casos ativos.

    Covid-19. Lar da Misericórdia de Pernes é o principal surto de Santarém com 57 infetados

  • EUA. Vacinas vão começar a ser distribuídas na próxima semana, diz Trump

    As vacinas contra a Covid-19 vão começar a ser distribuídas na próxima semana e na semana a seguir, avançou esta quinta-feira o presidente dos Estados Unidos.

    Donald Trump falava aos militares norte-americanos destacados fora do país, por vídeo, para assinalar o Dia de Ação de Graças (Thanksgiving) e referiu ainda que as vacinas serão inicialmente administradas aos trabalhadores que estão na linha da frente no combate à pandemia, aos profissionais de saúde e aos idosos.

  • Brasil ultrapassa 171 mil mortes e 6.2 milhões de casos

    O Brasil ultrapassou hoje a barreira das 171 mil mortes (171.460) e 6.2 milhões (6.204.220) de casos de Covid-19, informou o Ministério da Saúde no seu último boletim epidemiológico.

    Desse total, 691 óbitos e 37.614 infeções foram contabilizadas nas últimas 24 horas, momento em que a taxa de incidência da doença no Brasil está em 81,6 mortes e 2.952 casos por cada 100 mil habitantes.

    Geograficamente, São Paulo (1.229.267), Minas Gerais (406.880), Bahia (392.381) e Rio de Janeiro (346.024) são os Estados brasileiros que totalizam mais casos de infeção.

    As unidades federativas com maior número de mortes são São Paulo (41.773), Rio de Janeiro (22.394), Minas Gerais (9.904) e Ceará (9.545).

    No Brasil, país lusófono mais afetado pela pandemia e um dos mais atingidos no mundo, 5.528.599 pacientes diagnosticados recuperaram da Covid-19, enquanto que 504.161 infetados encontram-se sob acompanhamento médico, quer em hospitais, quer nas suas residências.

  • Angola registou 99 novos casos e uma morte nas últimas 24 horas

    Angola registou mais 99 infeções pelo novo coronavírus, um óbito e 100 pessoas recuperadas, somando 14.920 casos positivos e 341 mortes, informaram hoje as autoridades sanitárias do país. A vítima mortal foi registada em Luanda, uma mulher angolana, de 63 anos.

    Nas últimas 24 horas, foram consideradas recuperadas 100 pessoas, sendo 34 na província da Huíla, 32 em Luanda, 17 em Malanje, 13 no Huambo, três na Lunda Sul e uma no Cuanza Sul, com idades que variam dos 2 aos 63 anos.

    Nesta altura o país tem um total de 7.617 dados como recuperados e 6.962 ativos, dos quais sete doentes estão em estado crítico, 13 em situação grave, 175 moderados, 185 leves e 6.582 assintomáticos.

  • Covid-19. Unidade de retaguarda do Alto Minho começa a receber infetados nos próximos dias

    Esteve prevista a desativação desta unidade, mas devido ao aumento de casos na região a ideia foi descartada. Situação no distrito “é muito preocupante”. Hospital de Viana do Castelo pressionado.

    Covid-19. Unidade de retaguarda do Alto Minho começa a receber infetados nos próximos dias

  • Covid-19. INEM tem 18 profissionais infetados e 39 de quarentena

    A 22 de novembro, 18 trabalhadores do INEM estavam infetados com o novo coronavírus, 39 em isolamento profilático e 16 sob vigilância. É o registo mais elevado desde o início da pandemia.

    Covid-19. INEM tem 18 profissionais infetados e 39 de quarentena

  • Madeira regista 12 novos casos e 182 situações suspeitas

    A Madeira registou hoje 12 novos casos de Covid-19, nove recuperações e 182 situações suspeitas, indicou a Direção Regional de Saúde, referindo que o total de infeções ativas no arquipélago é agora de 172.

    “Hoje há 12 novos casos positivos a reportar, pelo que a região passa a contabilizar 726 casos confirmados de Covid-19”, refere aquele organismo em comunicado, esclarecendo que se tratam de nove casos de transmissão local e três importados – dois provenientes da região Norte de Portugal e um da Alemanha.

    “Hoje há mais nove casos recuperados a reportar e a região passa a contabilizar 552 casos recuperados de Covid-19”, indica o comunicado, sublinhando que até à data foram registados dois óbitos associados ao novo coronavírus no arquipélago.

    No total, a região assinala agora 172 casos ativos, dos quais 46 são importados e 126 são de transmissão local.

  • Covid-19. CGTP exige pagamento aos pais que fiquem com os filhos nas vésperas dos feriados

    Nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro há suspensão das atividades letivas, o que pode fazer com que pais tenham que faltar ao trabalho. Sem tolerância de ponto concedida podem perder remuneração.

    Covid-19. CGTP exige pagamento aos pais que fiquem com os filhos nas vésperas dos feriados

  • Covid-19. Lar da Santa Casa de Misericórdia de Fão com 65 infetados

    Há 49 utentes e 16 profissionais do lar da Santa Casa de Misericórdia de Fão infetados com Covid-19. Autarca de Esposende assegurou que “estão a ser tomadas todas as medidas necessárias”.

    Covid-19. Lar da Santa Casa de Misericórdia de Fão com 65 infetados

  • Covid-19. PSD quer conhecer plano de vacinação o quanto antes

    O grupo parlamentar do PSD criticou o Governo por ter tardado em elaborar um plano de vacinação para a Covid-19 e diz que está a ser ignorada “toda a logística” associada à vacinação.

    Covid-19. PSD quer conhecer plano de vacinação o quanto antes

  • Covid-19. Escola de 1.º ciclo encerrada em Sobral de Monte Agraço

    Escola do 1.º ciclo de Pero Negro, em Sobral de Monte Agraço, ficará fechada durante, pelo menos, 14 dias. 4 alunos tiveram teste positivo à Covid-19. Cerca de 40 alunos estão em quarentena.

    Covid-19. Escola de 1.º ciclo encerrada em Sobral de Monte Agraço

  • OMS: Vacinas poderão ser importantes para controlar vírus

    O diretor do programa de emergências sanitárias da Organização Mundial de Saúde (OMS), Michael Ryan, considerou que as vacinas contra a Covid-19 poderão ser uma ferramenta importante para controlar o novo coronavírus, sem que seja necessário recorrer a confinamentos. Caso haja um elevado nível de controlo, isso poderá permitir um regresso à vida normal.

    Em declarações à televisão pública irlandesa, RTE, Ryan referiu, contudo, que a doença não irá desaparecer com a vacina e será necessário continuar “com a vigilância, com as medidas de higiene e com o distanciamento social”.

    “Acrescentar as vacinas às medidas que temos agora vai permitir-nos esmagar a curva e evitar confinamentos e permitir-nos voltar à vida normal.”

  • São Tomé e Príncipe com mais quatro casos totaliza 985 infetados

    São Tomé e Príncipe registou nas últimas 48 horas quatro novos casos de Covid-19, elevando para 985 as infeções acumuladas em nove meses da doença no país, indica o boletim diário do novo coronavírus das autoridades de saúde.

    De acordo com fonte oficial, o total de pessoas dadas como recuperadas da doença são agora 928, estando 40 em isolamento domiciliar e um paciente internado no hospital de campanha.

    O número de óbitos acumulados mantém-se em 17, desde 20 de novembro.

  • 339 óbitos e 13.563 novos casos em França

    Em França registaram-se, nas últimas 24 horas, 13.563 novos casos de Covid-19 e 339 óbitos.

    Segundo dados das autoridades de saúde do país, referidos pelo jornal Le Figaro e pela Reuters, esta quinta-feira houve menos 2.700 novos casos de infeção relativamente à véspera, dia em que se contabilizaram 16.282 novos casos.

    Há 29.310 internadas devido à Covid-19 — mais 662 nas últimas 24 horas —, das quais 4.018 em Unidades de Cuidados Intensivos. Esta quinta-feira contabilizaram-se mais 130 internamentos em cuidados intensivos.

    França soma 50.957 óbitos e 2.183.660 casos de infeção desde o início da pandemia.

1 de 3