O surto de Covid-19 detetado na Estrutura Residencial para Idosos da Santa Casa da Misericórdia de Fão afeta 65 pessoas, adiantou a câmara municipal de Esposende. Em comunicado, a autarquia esclareceu que foram detetados 49 utentes infetados e 16 profissionais.

À Lusa, o presidente da autarquia, Benjamim Pereira, assegurou que “estão a ser tomadas todas as medidas necessárias”, entre as quais o alojamento de sete idosos “por forma a descongestionar os serviços da instituição”.

Para aquele alojamento, adianta o comunicado, a Comissão Municipal de Proteção Civil de Esposende ativou uma das cinco Zonas de Concentração de Apoio à População disponíveis no concelho, onde foram acomodados os sete utentes.

A câmara de Esposende, refere o texto, “através da Comissão Municipal de Proteção Civil e em permanente contacto com a autoridade de saúde, está a acompanhar a situação, disponibilizando, para o efeito, todos os meios técnicos e humanos disponíveis”. A autarquia garante ainda que “será dado conhecimento público da situação, sempre que assim se justifique”.

Felizmente estamos muito bem preparados desde a primeira hora e estamos a abordar com serenidade a questão. Vamos informar a comunidade para que não haja informações incorretas a correr e para que as famílias dos utentes possam estar informadas e descansadas”, afirmou o autarca.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR