O Centro de Saúde de Vila Nova de Poiares, no distrito de Coimbra, vai estar encerrado até segunda-feira para desinfeção das instalações, depois de um profissional de saúde ter testado positivo à Covid-19, foi anunciado esta quinta-feira.

Por motivos de saúde pública, as instalações da Unidade Saúde Familiar (USF) serão alvo da respetiva desinfeção, obrigando ao encerramento temporário do Centro de Saúde, estimando-se a sua reabertura às 08h00 do próximo dia 30″, anunciou o município.

O presidente da Câmara, João Miguel Henriques, disse à agência Lusa que o profissional infetado já estava há vários dias em isolamento profilático, mas que, por segurança, foi decidido encerrar as instalações da USF e testar os restantes trabalhadores da área da saúde.

No entanto, o autarca adiantou que a Unidade de Saúde Pública e a Unidade de Cuidados à Comunidade vão manter-se em funcionamento, “porque estes profissionais não têm ligação com os outros”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

As instalações vão ser higienizadas pelos serviços da Proteção Civil Municipal, em colaboração com os Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Poiares.

Segundo o presidente da Câmara, trata-se de uma situação confrangedora, “tal como o aumento significativo de casos registados nos últimos dias”.

De acordo com João Miguel Henriques, o município “está preparado” para o aumento de casos, existindo “boa articulação” com as entidades sanitárias”, que têm permitido, por exemplo, dar apoio às pessoas em isolamento profilático.

O município de Vila Nova de Poiares apela à “compreensão de todos”, informando que, em alternativa, poderão deslocar-se às unidades de saúde mais próximas ou, em situações agudas e de urgência, contactar a linha de saúde 808242424 ou 112.