Momentos-chave
- EMA aprova terceira dose da vacina da Moderna a partir dos 18 anos
- Marcelo recebeu a terceira dose da vacina contra a Covid-19 junto com a da gripe
- Boletim DGS. Mais de metade dos casos entre os 20 e os 59 anos
- Boletim DGS. Os cinco óbitos aconteceram acima dos 80 anos
- Boletim DGS. Apenas quatro casos de infeção no Alentejo
- Boletim DGS. Mais 21 doentes internados com Covid-19, mais sete nos cuidados intensivos
- Boletim DGS. Índice de transmissibilidade e incidência sobem
- Boletim DGS. Cinco mortes com Covid-19 e 313 novos casos de infeção
- Portugal é 23.º em novos casos diários na União Europeia, situação agrava-se no leste europeu
- Farmacêutica Merck pede autorização à EMA para comercializar primeiro antiviral
- Cientistas suíços descobrem como evitar que coronavírus infete outras células
- Rússia regista novo máximo de 37.930 novos casos em 24 horas
- Mais de 100 mil doentes terão de ser acompanhados para os sintomas pós-covid
- EUA. Vacinação para crianças até aos 11 anos deve ser aprovada esta semana. Vacinas devem estar prontas em novembro, diz Fauci
Histórico de atualizações
-
Bom dia. Este liveblog do Observador termina aqui. Pode continuar a explorar as notícias relacionadas com a pandemia de Covid-19 no novo liveblog, que abre esta terça-feira com as novas medidas de recolhimento obrigatório impostas a pessoas não vacinadas na Roménia, um dos países com menor cobertura vacinal e mais mortes da União Europeia. Aceda ao liveblog desta terça-feira aqui.
Painel de especialistas da FDA recomenda vacinação de crianças entre os 5 e os 11 anos
-
Angola anuncia mais 69 casos e quatro mortes
Angola registou 69 novos casos de Covid-19, quatro mortes e mais 234 doentes recuperados da doença, nas últimas 24 horas, anunciou o secretário de Estado angolano para a Saúde Pública.
Segundo Franco Mufinda, foram notificados 36 casos em Luanda, 26 no Huambo, cinco em Cabinda, quatro no Uíje, um em Malanje e um no Moxico, com idades entre 3 e 83 anos, dos quais 45 de sexo masculino e 24 do sexo feminino.
Foram reportadas mais quatro mortes devido à doença, quatro homens entre 49 e 70 anos, das quais três registadas em Luanda e uma em Malanje.
-
Eslováquia impõe confinamento a algumas regiões
Algumas regiões da Eslováquia vão entrar em confinamento, após um aumento de casos registados no país, noticia hoje o Associated Press. Hotéis, bares e restaurantes vão ser temporariamente encerrados, estando apenas disponível a modalidade take-away. Os ginásios e os centros aquáticos também vão ser fechados.
Os eventos nestas regiões eslovacas não podem receber mais de 100 pessoas — e todas têm de estar vacinadas. O uso de máscara também passa a ser obrigatório, quer no exterior, quer em recintos interiores.
Nas últimas 24 horas, o país de cinco milhões de habitantes reportou 993 casos de Covid-19 — mas a semana passada atingiu praticamente as 3.500 infeções diárias. A Eslováquia tem uma das menores taxas de vacinação na União Europeia — nem metade da população recebeu uma dose da vacina.
Desde o início da pandemia, as autoridades sanitárias eslovacas contabilizaram 457.431 infeções e 12.917 mortes resultantes da doença.
-
Cabo Verde com mais oito novos casos em 24 horas
Cabo Verde registou mais oito novos casos positivos de infeção pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, elevando para 38.148 o total acumulado de pessoas que foram infetadas, informou hoje o Ministério da Saúde.
Num total de 368 amostras analisadas, as autoridades de saúde encontraram mais oito novos casos de infeção, numa taxa de positividade de 2,2%.
Nas últimas 24 horas, o país não registou qualquer óbito por causa da Covid-19 e mais 17 pessoas tiveram alta, elevando para 37.469 o total de casos considerados recuperadas da infeção.
-
Marrocos suaviza condições de acesso ao certificado de vacinação
O Governo marroquino anunciou hoje a possibilidade de os que receberam apenas a primeira dose da vacina contra a Covid-19 poderem também obter um certificado de vacinação, embora provisório.
A intenção, apresentada hoje num comunicado governamental, surge depois de dias de protestos, a nível nacional, contra a imposição do documento em Marrocos para aceder a edifícios públicos e espaços privados.
No comunicado, o Governo marroquino apela aos cidadãos que acabaram de receber a primeira dose da vacinação para que continuem a respeitar as medidas de precaução enquanto aguardam pela segunda toma para que possam ficar imunizados.
-
EMA aprova terceira dose da vacina da Moderna a partir dos 18 anos
A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) deu hoje luz verde à administração da terceira dose da vacina da Moderna contra o SARS-CoV-2 a partir dos 18 anos para aumentar os níveis de anticorpos.
Em comunicado, a agência refere que os dados apontam que uma terceira dose da “Spikevax” administrada entre seis a oito meses após a segunda “pode levar a um aumento dos níveis de anticorpos em adultos cujos níveis de anticorpos estavam a diminuir”.
Assim, a EMA conclui que poderá ser considerada uma dose de reforço desta vacina, que consiste em metade da dose utilizada na primeira vacinação.
No início do mês de outubro, a EMA já tinha dado luz verde a terceira dose da vacina da BioNTech/Pfizer, que em Portugal começou a ser administrada há duas semanas em pessoas com mais de 65 anos de idade.
-
Espanha supera cinco milhões de casos e taxa de contágios volta a subir
A Espanha superou hoje os cinco milhões de casos de Covid-19 desde o início da pandemia, numa altura em que continua a registar subidas na taxa de contágios por cada 100.000 habitantes diagnosticados nos últimos 14 dias.
O Ministério da Saúde espanhol informou que se registaram 4.485 novos casos de infeções de Covid-19 desde sexta-feira, tendo também notificado mais 54 mortes atribuídas à doença durante este período de três dias.
O número total de casos registados no país desde o início da pandemia é de 5.002.217 e já morreram 87.186 pessoas devido à doença.
-
Governo britânico continua sob pressão para apertar restrições
O Reino Unido registou 38 mortes e 36.567 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, de acordo com os dados atualizados hoje, numa altura em que o Governo britânico continua sob pressão para apertar as restrições.
O líder do Partido Trabalhista, Keir Starmer, afirmou hoje à estação Sky News que o teletrabalho e o uso obrigatório de máscaras obrigatórias são medidas “sensatas” para evitar outro confinamento e lamentou que o programa de vacinação esteja “estagnado”.
O líder do principal partido da oposição defende medidas para acelerar a administração de doses de reforço e de crianças, mobilizando profissionais de saúde aposentados, farmacêuticos e reabrindo centros de vacinação temporários.
É aí que o foco deve estar porque, no final das contas, as máscaras não vão fazer o trabalho pesado, é a vacina”, defendeu.
-
Holanda estuda adoção de mais restrições devido a aumento de infeções
O Governo holandês anunciou hoje que está a estudar a introdução de mais restrições no país devido ao rápido aumento do número de casos de Covid-19 para mais de 6.300 por dia e da pressão sobre os hospitais.
O ministro da Saúde, Hugo de Jonge, sublinhou “a preocupação” do executivo e indicou a necessidade de “enfrentar que os números estão a aumentar mais rapidamente e antes do esperado”.
Espera-se que o primeiro-ministro, Mark Rutte, e De Jonge convoquem uma conferência de imprensa nos próximos dias para anunciar as medidas aprovadas, com base nas recomendações da sua equipa de assessores técnicos da área da saúde.
-
Moderna anuncia resultados positivos de vacina em crianças dos 6 aos 11 anos
A empresa biotecnológica norte-americana Moderna anunciou hoje resultados positivos para a sua vacina contra a Covid-19 nas crianças dos 6 aos 11 anos, dados que prevê apresentar brevemente aos reguladores do medicamento com vista a uma autorização.
Os ensaios clínicos envolvendo mais de 4.700 crianças entre os 6 e os 11 anos “demonstram uma resposta imunitária forte” um mês depois da segunda dose, tendo sido detetados níveis robustos de anticorpos, indicou a Moderna em comunicado.
Segundo a empresa, a vacina apresenta um “perfil de segurança favorável” e é “geralmente bem tolerada”. Fadiga, dores de cabeça, febre e dor no local da injeção são os efeitos secundários mais comuns neste grupo etário.
-
Marcelo recebeu a terceira dose da vacina contra a Covid-19 junto com a da gripe
Marcelo Rebelo de Sousa recebeu, esta tarde, a terceira dose da vacina contra a Covid-19, juntamente com a vacina da gripe sazonal.
Numa nota da Presidência da República, o chefe de Estado revelou que foi convocado por SMS e que recebeu o reforço no centro de vacinação em São Domingos de Rana, a sua zona de residência, em Cascais.
-
Facebook retira vídeo de Presidente brasileiro que associa vacina contra à Covid-19 à sida
No vídeo, Bolsonaro menciona que relatórios oficiais do Reino Unido terão sugerido que as pessoas totalmente vacinadas estarão desenvolvendo a sida “muito mais rápido do que o previsto”.
Facebook retira vídeo de Presidente brasileiro que associa vacina contra à Covid-19 à sida
-
China vai vacinar crianças a partir dos três anos
Cinco governos provinciais anunciaram que as crianças dos três aos 11 anos vão receber a vacina contra a Covid-19. A China tem 76% da população totalmente vacinada, mas continuam a surgir surtos.
-
Boletim DGS. Mais de metade dos casos entre os 20 e os 59 anos
Os grupos etários com mais casos estão entre os 20 e os 59 anos (56%) — o número de infeções variaram entre 40 e 51 novos casos. Até aos nove anos foram registados 38 casos e nas restantes faixas etárias entre 21 e 27 casos.
-
Boletim DGS. Os cinco óbitos aconteceram acima dos 80 anos
Dos cinco óbitos, dois foram registados em Lisboa, um no Centro, um no Algarve e outro nos Açores.
Todas as mortes aconteceram acima dos 80 anos, três mulheres e dois homens.
-
Boletim DGS. Apenas quatro casos de infeção no Alentejo
Nas últimas 24 horas foram registados apenas quatro casos de infeção com SARS-CoV-2 no Alentejo, a região com menos casos reportados. As ilhas, que são normalmente as regiões que têm menos casos, registaram 11 nos Açores e 20 na Madeira.
Nas restantes regiões do continente houve: 24 casos no Algarve, 46 no Centro, 90 no Norte e 118 em Lisboa e Vale do Tejo.
-
Boletim DGS. Mais 21 doentes internados com Covid-19, mais sete nos cuidados intensivos
Estão 290 pessoas internadas com Covid-19 — mais 21 do que no dia anterior —, das quais 59 estão nas unidades de cuidados intensivos — mais sete do que no domingo.
Esta segunda-feira, a DGS reporta ainda 284 pessoas recuperadas da infeção e mais 321 contactos em vigilância (num total de 21.124). No total, são 31.336 casos ativos — mais 24 nas últimas 24 horas.
-
Boletim DGS. Índice de transmissibilidade e incidência sobem
Esta segunda-feira, o boletim da DGS revela uma incidência acumulada de 92,4 em todo o país e 92,8 só no continente — uma subida em relação aos dados da última sexta-feira, quando a incidência era, respetivamente, 86,1 e 86,5 novos casos por 100 mil habitantes a 14 dias.
O índice de transmissibilidade subiu de 1,02 a nível nacional e no continente para 1,06.
-
Boletim DGS. Cinco mortes com Covid-19 e 313 novos casos de infeção
Portugal registou 313 novos casos de infeção com SARS-CoV-2 e cinco mortes com Covid-19 nas últimas 24 horas, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde.
Desde o início da pandemia já se registaram 1.085.451 casos de infeção e 18.138 óbitos.
-
Portugal é 23.º em novos casos diários na União Europeia, situação agrava-se no leste europeu
Portugal é o 23.º país da União Europeia em número de novos casos diários de infeção por SARS-CoV-2 por milhão de habitantes, segundo o site estatístico Our World in Data, que mostra um agravamento nos países do leste europeu.
Portugal apresenta uma média diária de 74 casos, muito abaixo da média europeia de 195 e bem longe dos países com mais novos casos diários de infeção, todos no leste europeu, onde a situação epidemiológica se tem agravado no último mês.
A Letónia lidera os países da União, e do mundo, com maior número de novos casos por milhão de habitantes na última semana, com uma média de 1,3 mil, quatro vezes superior à média registada há cerca de um mês e que era de 323.