Momentos-chave
Histórico de atualizações
  • Bom dia, este liveblog fica por aqui. Se quiser continuar atualizado com todas as informações sobre a Covid-19 em Portugal e no mundo pode continuar a seguir-nos aqui.

    Mais 1.175 mortos e 55.155 infetados no Brasil em 24 horas

  • Brasil regista 1274 mortes nas últimas 24 horas

    O Brasil registou, nas últimas 24 horas, mais 1274 mortes, elevando para 103.026 o número de óbitos desde o início da pandemia, e 52.160 novas infeções, segundo dados revelados pelas autoridades de Saúde – a acrescentar aos mais de três milhões de infetados por Covid-19 (3,109,630).

  • São Tomé e Príncipe regista três novos casos elevando infeções para 881

    São Tomé e Príncipe registou três novos casos do novo coronavírus, em 19 testes realizados, aumentando para 881 as infeções acumuladas no país, indicou esta terça-feira fonte do Ministério da Saúde.

    Estes três novos casos surgem depois de as autoridades sanitárias realizarem 57 testes, durante os últimos três dias, sem registarem qualquer caso positivo de Covid-19.

    A porta-voz do Ministério da Saúde, Isabel dos Santos, disse na atualização do Boletim Diário Coronavírus que 804 doentes “já foram recuperados até ao momento”, estando dois internados no hospital de campanha e 60 estão em isolamento domiciliar.

    São Tomé e Príncipe mantém, assim, 15 óbitos devido ao novo coronavírus.

  • Decretado encerramento de discotecas e bares vão fechar às 22:00 em São Miguel

    O Governo dos Açores deliberou encerrar a partir de quinta-feira, e até 01 de setembro, as discotecas em São Miguel, sendo que os bares na ilha terão as 22:00 como hora limite de atividade, devido à pandemia de Covid-19.

    Covid-19: São Miguel encerra de discotecas e bares vão fechar às 22h. Medidas evitam “descontrolo”, diz presidente do Governo

    O Conselho de Governo esteve reunido e afirma os atuais 27 casos positivos em São Miguel mereceram um reforço de medidas de contenção.

    “A situação que inspira maiores cuidados e suscita a necessidade de maior atenção é a relativa à prova da existência de, pelo menos, uma cadeia de transmissão local do vírus SARS-CoV-2, com incidência nos concelhos de Ponta Delgada e Vila Franca do Campo”, adianta a nota.

  • Madeira com mais dois casos positivos

    A Madeira contabiliza mais dois doentes infetados com Covid-19, elevando para 126 os casos no arquipélago, dos quais 100 estão recuperados, revelou esta terça-feira o Instituto de Administração da Saúde (IASAÚDE).

    “Há dois novos casos positivos a reportar, pelo que a região apresenta agora um total cumulativo de 126 casos confirmados de covid-19”, refere o boletim sobre a situação epidemiológica da covid-19 na Região Autónoma da Madeira.

    O IASAÚDE acrescenta que “há ainda a reportar a identificação de mais duas situações que se encontram em estudo pelas autoridades de saúde”, tratando-se de dois viajantes identificados na operação de rastreio em curso no aeroporto da Madeira, que foram submetidos a análises laboratoriais no local e que estão sob uma investigação epidemiológica.

    Contabilizando até à data 100 casos recuperados na região, são 26 os casos de infeção ativos. Relativamente ao isolamento dos casos positivos, 23 pessoas cumprem isolamento numa unidade hoteleira dedicada, dois encontram-se hospitalizadas em Unidade de Internamento Polivalente dedicada à Covid-19 e um em Unidade de Cuidados Intensivos dedicada.

  • Número de mortes em Angola sobe para 80 em 1.735 casos

    O número de mortes por covid-19 em Angola, que soma já 1.735 casos, aumentou hoje para 80, com mais dois óbitos, anunciou o Secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda.

    Nas últimas 24 horas, Angola reportou mais 56 casos de infeção pelo novo coronavírus, dos quais dois de Cabinda, de transmissão local e o resto de Luanda. Entre estes, 43 são de sexo masculino e 13 femininos, com idades entre 19 e 95 anos. Outras seis pessoas recuperaram e duas pessoas morreram, uma angolana de 63 anos e um angolano de 59 anos.

    O país regista agora 1.735 casos, mais 56 do que no dia anterior, dos quais 80 óbitos, 575 recuperados e 1080 ativos, entre os quais cinco críticos e 22 graves

  • Cabo Verde regista 33.º óbito e mais 37 casos novos

    Mais uma pessoa morreu em Cabo Verde devido ao novo coronavírus, elevando para 33 o número de óbitos no país, que registou mais 37 casos positivos, num acumulado de 2.920 infeções, informou esta terça-feira o Ministério da Saúde.

    Segundo o ministério cabo-verdiano, a mais recente vítima mortal aconteceu na cidade da Praia, que passa assim a ter um total de 22 pessoas que morreram por causa da doença.

    A maioria dos novos casos foram registados na ilha de Santiago (36), distribuídos pelos concelhos da Praia (32), Ribeira Grande (2), São Domingos e Santa Cruz (um cada).

    No mesmo comunicado, o Ministério da Saúde informou que o país registou mais 20 casos de pessoas recuperadas da doença, passando a ter agora 2.148 doentes com alta.

  • Primeiro-ministro garante segurança pública e sanitária na 'final a oito'

    O Primeiro-Ministro, António Costa, garantiu a segurança pública e sanitária, durante a inédita ‘final a oito’ da Liga dos Campeões de futebol, que vai decorrer em Lisboa, de 12 a 23 agosto.

    Primeiro-ministro garante segurança pública e sanitária na ‘final a oito’

  • Reino Unido regista mais 1.148 infeções, máximo desde junho

    O Reino Unido registou 1.148 novas infeções por Covid-19 nas últimas 24 horas, o valor mais alto desde finais de junho e maior do que os 816 casos identificados na véspera, anunciou o Ministério da Saúde britânico.

    As autoridades invocaram “dificuldades técnicas” para não atualizarem hoje o número oficial de mortes, de modo que o balanço permanece em 46.526 óbitos.

    O total acumulado de casos de contágio no Reino Unido desde o início da pandemia é agora de 311.641. Esta é a segunda vez em três desde domingo que o número de casos de infeção ultrapassa o milhar, refletindo a multiplicação de surtos, sobretudo no norte e centro do país.

  • Movimento de peregrinos no Caminho de Santiago cai mais de 80%

    O movimento de peregrinos no caminho português pela costa até Santiago de Compostela, na Galiza, caiu mais de 84% em relação ao mesmo período de 2019, apesar da reabertura de fronteiras entre Portugal e Espanha, fechadas devido à covid-19.

    “Por esta altura, em 2019, teríamos uma média de 120 peregrinos, por dia, a caminho de Santiago de Compostela. Hoje, temos cerca de 20 pessoas a fazer o percurso secular até à catedral da capital da Galiza”, disse hoje à Lusa Alberto Barbosa, o presidente da Associação dos Amigos dos Caminhos Santiago de Viana do Castelo.

    O surto do novo coronavírus quase parou aeroportos, repôs fronteiras entre Portugal e Espanha e impediu a peregrinação rumo à catedral de Santiago, encerrada desde 13 de março, para venerar as relíquias do santo. A pé, a cavalo ou em excursões, no ano passado o caminho atingiu um recorde, com 350 mil peregrinos.

  • GNR identifica 3 pessoas em Vila do Conde por desrespeito ao confinamento

    Duas mulheres e um homem, infetadas com Covid-19, foram identificadas pela GNR de Vila do Conde, por não respeitarem a medida confinamento obrigatório.

    Segundo informação do Comando Territorial do Porto da GNR, as ações de identificação a estes três indivíduos, com idades compreendidas entre os 36 e 42 anos já foram remetidos ao Tribunal Judicial de Vila do Conde, mas os militares deixaram um alerta para que se evite situações semelhantes.

    A GNR deu, ainda, conta, que em Vila do Conde já foram, até ao momento, “controladas 115 pessoas sujeitas a tal obrigação, tendo sido detetados três crimes de desobediência por incumprimento do previsto, em que os cidadãos optaram por se ausentar do domicílio”.

  • PR da Guiné-Bissau apela à população para utilizar máscara

    O Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, apelou esta terça-feira à população do país para utilizar máscara para prevenir e combater a pandemia provocada pelo novo coronavírus.

    “Esta doença mata e a única forma de evitar essas mortes é usar a máscara. Usem a máscara e tirem só para comer e na vossa casa”, afirma o chefe de Estado guineense numa mensagem enviada à comunicação social e posta a circular nas redes sociais.

    Na mensagem, Umaro Sissoco Embaló pede aos guineenses para utilizarem sempre a máscara nos transportes públicos e na rua. “É muito importante para a nossa e vossa saúde. Tenham consciência que esta doença mata”, insiste na mensagem o chefe de Estado.

    A Guiné-Bissau regista 2.088 casos acumulados de covid-19, incluindo 29 vítimas mortais e 1.015 recuperados, segundo os dados oficiais divulgados mais recentes.

  • Covid-19: Têxtil de Famalicão cria “sweat” com gola que substitui a máscara

    Uma têxtil de Vila Nova de Famalicão vai lançar no fim de setembro uma “sweat” que tem integrada uma gola de proteção, alternativa à máscara facial, com elevados níveis de filtração e respirabilidade.

    “É um produto pensado essencialmente para o regresso às aulas. Em vez de terem de andar sempre com a máscara, os alunos terão apenas de levar a ‘sweat’, ficando o problema resolvido de uma forma ‘fashion’ e prática”, referiu a gerente, Márcia Oliveira.

    Disse ainda que o produto se destina também às atividades de grupo, como caminhadas. A gola ajusta-se ao rosto e, na zona frontal, agrega uma membrana de nanofibra que, segundo Márcia Oliveira, confere um nível de filtração de 99,9% de todos os microorganismos e partículas perigosos presentes no ar.

    Além da “sweat”, a MO Tex, com sede em Fradelos, decidiu também apostar em máscaras, golas que servem que máscaras e calças de fato de treino.

  • Espanha com 1418 casos de Covid-19 nas últimas 24 horas

    Esta terça-feira, as autoridades espanholas adicionaram ao total de casos já acumulados 3632 novas infeções, das quais 1.418 ocorreram só nas últimas 24 horas. Desde o início da pandemia, mais de 326 mil pessoas testaram positivo ao novo coronavírus.

    Os dados oficiais, segundo o Ministério da Saúde, indicam um total de 28.581 vítimas mortais no país, mais cinco de acordo com os dados divulgados na segunda-feira. A comunidade espanhola com o maior número de novos casos continua a ser Aragão, tendo registado 448 infetados nas últimas horas, confirma o El País. Segue-se o País Basco, com 243, Madrid, com 190 e Andaluzia, com 109.

  • Covid-19: França eleva o alerta face ao risco de retoma epidémica

    O primeiro-ministro francês Jean Castex endureceu esta terça-feira discurso face a uma “situação epidemiológica que evoluiu no mau sentido”, ao impor a extensão do uso obrigatório de máscara e proibir ajuntamentos de mais de 5.000 pessoas até 30 de outubro.

    “Digo-o com gravidade: se não reagirmos coletivamente, expomo-nos a um risco elevado de retoma epidémica que será difícil de controlar”, preveniu o chefe de Governo durante uma deslocação a Montpellier, sul da França.

    Nas últimas 24 horas, o número de pessoas diagnosticadas positivas à covid-19 registou um aumento de 785 casos. No total, foram registados numa semana 10.800 novos casos.

    Dezenas de cidades já impuseram esta obrigatoriedade em algumas das suas ruas, incluindo Paris e Marselha.

    O primeiro-ministro anunciou ainda o prolongamento, até 30 de outubro, da proibição de eventos com mais de 5.000 pessoas, mesmo se os responsáveis regionais possam emitir exceções na condição de verificarem o “estrito respeito das indicações sanitárias”.

    Jean Castex anunciou o reforço dos controlos “sobre o cumprimento do conjunto das regras destinadas a prevenir a propagação do vírus: respeito pela utilização das máscaras”, em particular nos restaurantes, ou “obrigação de declaração dos ajuntamentos com mais de dez pessoas”.

  • Covid-19: Itália contabiliza seis mortes e 412 novos casos nas últimas 24 horas

    Itália regista 412 novos casos e seis mortes nas últimas 24 horas, depois de ter contabilizado, na segunda-feira, um decréscimo no número de casos diários.

    Os dados da Proteção Civil italiana, revelados hoje, dão conta de seis óbitos nas últimas horas – um aumento face ao dia de ontem, tendo sido identificadas quatro mortes. O número total de vítimas no país devido à Covid-19, desde o início da pandemia, é agora superior a 35 mil.

    Atualmente, são 13.561 os casos positivos em Itália, mais 193 do que na segunda-feira. Segundo as autoridades, 801 pacientes mantém-se internados (mais 22 do que ontem), dos quais 49 em unidades de cuidados intensivos.

  • Estudo: Risco de contrair covid-19 é 5 a 7 vezes maior nos jovens que fumam cigarros eletrónicos

    O risco de contrair covid-19 entre adolescentes e jovens adultos que fumam cigarros eletrónicos é cinco a sete vezes superior, segundo um estudo liderado pela faculdade de Medicina da Universidade de Stanford, nos EUA, divulgado esta terça-feira.

    Covid-19: cigarros eletrónicos aumentam riscos de infeção em cinco a sete vezes para jovens

  • Covid-19. Diabéticos e hipertensos voltam a poder justificar faltas ao trabalho

    Os diabéticos e hipertensos sem condições para desempenharem funções em teletrabalho voltam a ter direito a justificar as faltas ao trabalho devido à pandemia de Covid-19.

    Covid-19. Diabéticos e hipertensos voltam a poder justificar faltas ao trabalho

  • Covid-19. Diabéticos e hipertensos voltam a poder justificar faltas ao trabalho

    Os diabéticos e hipertensos sem condições para desempenharem funções em teletrabalho voltam a ter direito a justificar as faltas ao trabalho devido à pandemia de Covid-19.

    Covid-19. Diabéticos e hipertensos voltam a poder justificar faltas ao trabalho

  • Covid-19. Diabéticos e hipertensos voltam a poder justificar faltas ao trabalho

    Os diabéticos e hipertensos sem condições para desempenharem funções em teletrabalho voltam a ter direito a justificar as faltas ao trabalho devido à pandemia de Covid-19.

    Covid-19. Diabéticos e hipertensos voltam a poder justificar faltas ao trabalho

1 de 3