Momentos-chave
- O que se passou até agora
- Depois da ameaça, Trump diz que EUA não vão atacar em Gaza. "Alguém o fará"
- Por motivos de segurança, jogo do Aston Villa com Maccabi Telavive não terá adeptos
- Israel ataca infraestruturas do Hezbollah no Líbano
- Governo palestiniano apresenta plano de reconstrução de Gaza para cinco anos
- Trump: "Se o Hamas continuar a matar (...) não teremos outra opção senão matá-los"
- Soldados israelitas terão matado rapaz de 11 anos na Cirsjordânia
- Polícia israelita dispara contra veículo suspeito perto da embaixada egípcia em Telavive
- Ministro da Justiça israelita propõe criação de tribunal com poderes para condenar à morte responsáveis pelo 7 de Outubro
- Houthis anunciam morte de comandante militar que terá sido ferido em ataque israelita em junho
- Colonos israelitas apedrejaram agricultores palestinianos e voluntários na apanha de azeitonas
- Hamas continua a querer Palestina “totalmente soberana”
- Não foi possível identificar nenhum dos 90 corpos de palestinianos devolvidos por Israel
- Netanyahu considera que genocídio em Gaza é "fictício" e resulta de "conspirações antissemitas"
- EUA querem oferecer compensações financeiras em troca de ajuda a localizar corpos de reféns
- Casa Branca nega que Hamas esteja a violar o cessar-fogo por não entregar corpos de todos os reféns
- EUA garantem que reconstrução de Gaza não vai "obrigar ninguém a sair"
- Israel confirma identificação dos corpos de dois reféns devolvidos pelo Hamas
- EUA procuram palestinianos para formar governo tecnocrático de transição em Gaza
Histórico de atualizações
-
O que se passou até agora
- Donald Trump ameaçou o Hamas através da Truth Social, afirmando que se o grupo continuar a matar pessoas em Gaza, os Estados Unidos não terão outra opção senão intervir militarmente. No entanto, Trump clarificou que a intervenção direta dos EUA em Gaza não acontecerá, mas que “alguém o fará”.
- O ministro dos Negócios Estrangeiros israelita acusou o Hamas de violar o plano de paz de Trump, ao não devolver os reféns mortos. Em resposta, o Hamas afirmou que, sem equipamentos especializados, não consegue recuperar mais corpos de entre as ruínas de Gaza. O governo dos Estados Unidos, por sua vez, ofereceu compensações financeiras em troca de informações que ajudem a localizar os corpos dos reféns israelitas que ainda estão em falta.
- No seguimento do acordo de paz no Médio Oriente, as autoridades dos EUA estão a recrutar palestinianos na diáspora para formarem um governo tecnocrático de transição em Gaza, como estipulado no plano de Trump. Palestinianos têm-se voluntariado para participar neste executivo, vendo uma oportunidade para uma nova liderança que traga melhores condições para o seu povo.
- Em resposta às tensões na região, prevê-se a abertura da passagem de Rafah para a entrada de ajuda internacional, embora inicialmente restrita à passagem de pessoas. O Ministério da Defesa israelita anunciou que a data para a abertura completa para veículos de ajuda será divulgada posteriormente, após os preparativos necessários em colaboração com o Egito.
[Apesar da euforia em torno de Freitas, Soares recupera. O debate com Zenha será decisivo. Quando acabar, nunca mais serão amigos. A “Eleição Mais Louca de Sempre” é o novo Podcast Plus do Observador sobre as Presidenciais de 1986. Uma série narrada pelo ator Gonçalo Waddington, com banda sonora original de Samuel Úria. Pode ouvir aqui, no Observador, e também na Apple Podcasts, no Spotify e no Youtube Music. E pode ouvir o primeiro episódio aqui e o segundo aqui]
-
Bom dia. Terminamos aqui a cobertura da guerra no Médio Oriente.
Pode acompanhar todos os novos desenvolvimentos no liveblog que agora abrimos. Obrigada por estar connosco.
-
Pelo menos uma pessoa morreu e sete ficaram feridas em ataques israelitas no Líbano
Pelo menos uma pessoa morreu e outras sete ficaram feridas em vários ataques do exército israelita contra diferentes partes do Líbano, apesar do cessar-fogo em vigor desde novembro de 2024 entre Israel e a milícia libanesa Hezbollah.
O Ministério da Saúde informou que uma pessoa morreu no distrito de Baalbek (leste), enquanto seis pessoas ficaram feridas em Nabatié (sul) bem como uma outra no distrito de Sidon (oeste), de acordo com um comunicado divulgado pela agência de notícias libanesa NNA.
Por outro lado, o exército israelita informou que atacou hoje a “infraestrutura terrorista subterrânea” do Hezbollah no Líbano, tanto no leste (no vale de Bekaa) como no sul do país, apesar do acordo de cessar-fogo em vigor desde novembro de 2024.
“A organização terrorista Hezbollah continua as suas tentativas de reconstruir infraestruturas terroristas em todo o Estado libanês, o que constitui uma violação dos acordos”, argumentou, através de um breve comunicado publicado no seu perfil na rede social X.
-
Depois da ameaça, Trump diz que EUA não vão atacar em Gaza. "Alguém o fará"
Depois de ter manifestado, através de uma curta publicação na Truth Social, a intenção de “entrar” em Gaza e atacar o Hamas caso o grupo não pare de matar, Donald Trump explicou que isso não implica uma ação militar dos EUA no Médio Oriente.
“Eu não disse que alguém ia entrar [em Gaza], mas disse que alguém o fará. Não seremos nós, não será preciso. Pessoas de muito perto fá-lo-ão facilmente, mas com a nossa supervisão”, disse aos jornalistas.
-
Por motivos de segurança, jogo do Aston Villa com Maccabi Telavive não terá adeptos
O clube inglês Aston Villa anunciou que por razões de segurança a receção aos israelitas do Maccabi Telavive, para a Liga Europa, não terá adeptos visitantes.
Num comunicado, o clube de Birmingham referiu que a polícia local “tem preocupações com a segurança pública fora do estádio e com a capacidade de lidar com eventuais protestos”. A posição das autoridades foi transmitida numa reunião com o conselho de segurança responsável por confirmar se estão reunidas as condições para a realização de cada encontro no estádio Villa Park.
O clube informa que está em diálogo constante com o Maccabi e a polícia local, tendo sempre como prioridade na tomada de decisão a segurança dos adeptos e dos habitantes de Birmingham.
-
Israel ataca infraestruturas do Hezbollah no Líbano
Israel terá atingido esta quinta-feira infraestruturas no Líbano utilizadas pelo Hezbollah, disseram as Forças de Defesa israelitas citadas pelo Haaretz.
“Entre os alvos atingidos estava uma pedreira usada pelo Hezbollah para produzir cimento para reconstruir e restabelecer os seus ativos. Esta infraestrutura permitiu a atividade contínua do Hezbollah e o restabelecimento da sua atividade terrorista sob disfarce”.
-
Governo palestiniano apresenta plano de reconstrução de Gaza para cinco anos
O Governo da Palestina apresentou hoje um plano de reconstrução da Faixa de Gaza para os próximos cinco anos, estimado em 57,4 mil milhões de euros, conduzido pelos palestinianos com apoio da comunidade internacional.
“O Governo da Palestina mantém-se firme na determinação de liderar um processo de recuperação e reconstrução que restaure a dignidade e a esperança ao nosso povo”, declarou o primeiro-ministro palestiniano, Mohammad Mustafa, durante uma reunião com representantes da ONU em Ramallah, na Cisjordânia.
Tendo em conta estimativas internacionais, que apontam para “danos, perdas e necessidades superiores a 67 mil milhões de dólares” (57,4 mil milhões de euros), o plano prevê uma verba nesse valor, equivalente a 57,4 milhões de euros.
-
Trump: "Se o Hamas continuar a matar (...) não teremos outra opção senão matá-los"
Depois de uma longa chamada com Vladimir Putin, Donald Trump recorreu à Truth Social para ameaçar, mais uma vez, o Hamas: “Se o Hamas continuar a matar pessoas em Gaza, o que não estava no acordo, não teremos outra opção senão entrar [em Gaza] e matá-los”.
Durante a chamada entre o Presidente da Rússia e o Presidente dos EUA foi abordado o acordo de paz no Médio Oriente. “O Presidente Putin deu-me os parabéns e aos Estados Unidos da América na grande conquista de paz no Médio Oriente, algo que, disse ele, foi sonhado durante séculos”, escreveu Trump.
“Eu acho mesmo que o sucesso no Médio Oriente vai ajudar na nossa negociação para chegar ao fim da guerra entre Rússia e Ucrânia”.
-
MNE israelita: Hamas "tem capacidade de devolver os reféns mortos"
O ministro dos Negócios Estrangeiros israelita disse que Telavive sabe que o Hamas “tem a capacidade de devolver os reféns mortos”, mas opta por não o fazer. “A única oportunidade de conseguir a estabilidade na região é implementando o plano de Trump. O Hamas está a violá-lo”, escreveu Gideon Sa’ar no X, depois de um encontro com o homólogo italiano, Antonio Tajani.
Truly honored to meet my good friend Italian Deputy PM and FM @Antonio_Tajani at the @MEDialogues that he's hosting in Napoli. I said that the only chance for stability in our region is by implementing the Trump Plan. Hamas is violating it by continuing to hold 19 of our dead… pic.twitter.com/BArBHqLA0n
— Gideon Sa'ar | גדעון סער (@gidonsaar) October 16, 2025
-
Soldados israelitas terão matado rapaz de 11 anos na Cirsjordânia
Os soldados israelitas terão matado a tiro um rapaz de 11 anos na Cisrjordânia, informou o ministro da Saúde palestiniano. Muhammad Bahjat al-Hallaq estava em Hebron, no sul do território, quando foi atingido.
A Al Jazeera diz que os palestinianos têm enfrentado uma onda de violência militar protagonizada por militares e colonos israelitas desde que foi acordado o cessar-fogo em Gaza.
-
Polícia israelita dispara contra veículo suspeito perto da embaixada egípcia em Telavive
Um polícia israelita disparou várias vezes contra um carro que se aproximou de forma suspeita da embaixada egípcia em Telavive, revelou o Jerusalem Post.
O incidente, que está a ser investigado, não causou feridos.
-
Ministro da Justiça israelita propõe criação de tribunal com poderes para condenar à morte responsáveis pelo 7 de Outubro
Yariv Levin apresentou esta quinta-feira ao Knesset, o parlamento israelita, uma proposta de lei para criar um tribunal penal especial para julgar os habitantes de Gaza acusados de cometer massacres e atrocidades em 7 de Outubro de 2023.
De acordo com a proposta do ministro da Justiça de Israel, a ideia passa por criar um tribunal composto por 15 juízes qualificados para atuar no Supremo Tribunal de Israel ou juristas internacionais previamente tidos por si como tendo as qualificações adequadas.
O tribunal terá então poderes para julgar os suspeitos capturados em Israel entre 7 e 14 de outubro daquele ano e acusados de serem membros do Hamas. Na jurisdição definida por Levin, esta corte poderá condenar os suspeitos à morte, por crimes listados na Lei de Prevenção do Genocídio de 1950 de Israel, baseada na Convenção sobre Genocídio de 1948.
-
Houthis anunciam morte de comandante militar que terá sido ferido em ataque israelita em junho
O comandante militar dos houthis no Iémen morreu na sequência de ataques israelitas em junho. Segundo o jornal Times of Israel, o grupo houthi, apoiado pelo Irão, anunciou hoje que Al-Ghamari não resistiu aos ferimentos causados então “no decurso do seu trabalho jihadista”.
Israel tentou matar Al-Ghamari a 12 de junho, mas na altura, relatos diziam que Al-Ghamari sobrevivera, embora tivesse ficado gravemente ferido.
As Forças de Defesa de Israel (IDF) confirmaram então que o tinham como alvo, embora os resultados do ataque fossem incertos.
E por isso não desistiram. Al-Ghamari continuou a ser um alvo a abater no ataque de agosto contra dirigentes houthis, no qual o primeiro-ministro dos rebeldes foi morto.
-
Colonos israelitas apedrejaram agricultores palestinianos e voluntários na apanha de azeitonas
Colonos israelitas atiraram pedras a dezenas de agricultores e voluntários palestinianos que participavam na apanha anual das azeitonas, na aldeia de Deir Ammar, perto de Ramallah, na Cisjordânia ocupada, noticia o Haaretz.
Segundo ativistas israelitas no local, os soldados israelitas presentes não afastaram os colonos nem impediram o ataque, e quatro pessoas precisaram de tratamento médico.
Avi Dabush, diretor executivo da organização Rabbis for Human Rights, afirmou que “este é apenas o segundo dia da colheita e já se repete o mesmo padrão de violência dos colonos sob proteção militar. Os agricultores que vêm trabalhar nas suas terras são obrigados a enfrentar o arremesso de pedras enquanto os soldados permanecem a observar.”
מתנחלים תוקפים באבנים מתנדבים וחקלאים במסיק זיתים בדיר עמאר ליד רמאללה.
צילום: ג'ייקוב לזרוס pic.twitter.com/eJknOhBNuz— הארץ חדשות (@haaretznewsvid) October 16, 2025
-
Autoridade da Água de Gaza alerta para agravamento da crise humanitária se a escassez de água continuar
As equipas da Autoridade da Água de Gaza afirmaram que estão a distribuir pequenas quantidades de água através de camiões-cisterna, como parte de um plano de emergência para responder às necessidades básicas da população, segundo a agência Wafa.
Num comunicado, a entidade informou que os esforços continuam em cooperação com organizações internacionais, apesar da falta de equipamento e das dificuldades no enclave, e alertou para o agravamento da crise humanitária caso a escassez de água persista.
A autoridade sublinhou que a prioridade nesta fase é garantir o acesso a água segura e própria para consumo.
Apelou ainda à comunidade internacional e às organizações humanitárias para que reforcem o apoio e acelerem a reparação das infraestruturas de água em Khan Younis e noutras zonas do enclave.
-
Dois dos reféns libertados recebem alta hospitalar
De acordo com o Haaretz, dois dos reféns libertados pelo Hamas nos últimos dias, Eitan Horn e Nimrod Cohen, receberam alta do Hospital Ichilov, quatro dias após terem dado entrada na unidade na sequência da sua libertação.
-
Líder de um dos partidos que constituem a coligação israelita defende a suspensão do acordo até o Hamas devolver todos os corpos de reféns
O líder do partido ultraortodoxo israelita Shas, Aryeh Deri, defendeu que o Governo israelita não deve continuar a cooperar com o acordo de cessar-fogo até que o Hamas devolva os corpos de todos os reféns, noticiou o Haaretz.
“Interrompam imediatamente todas as partes do acordo com o Hamas, incluindo a abertura da travessia de Rafah, a entrada de ajuda e qualquer ação derivada do acordo, até que o Hamas nos devolva os caídos e coopere seriamente nesta questão”, pode ler-se numa publicação na rede social X.
אני דורש מראש הממשלה ומהממשלה: לעצור מיידית כל חלק מההסכם עם חמאס, כולל פתיחת מעבר רפיח, הכנסת סיוע וכל פעולה הנגזרת ממנו, עד שהחמאס ישיב לידינו את החללים וישתף פעולה במלוא הרצינות בנושא זה.
אנו מחויבים להביא את כל בנינו לקבר ישראל.— אריה מכלוף דרעי (@ariyederi) October 16, 2025
-
Hamas anuncia não conseguir devolver mais corpos a Israel sem equipamentos especializados
O Hamas afirma que serão necessários especialistas para retirar restos mortais das “ruínas de Gaza”, noticiou o The Guardian.
O grupo garantiu já ter devolvido todos os corpos de reféns israelitas a que consegue ter acesso, em resposta a Israel que ameaça interromper o cessar-fogo caso não sejam devolvidos os corpos que ainda faltam.
-
Ministério da Saúde de Gaza anuncia que ataques israelitas mataram 4 pessoas no último dia
O Ministério da Saúde de Gaza informou que quatro pessoas foram mortas e dez ficaram feridas nas últimas 24 horas na sequência dos disparos das forças israelitas, anunciou
De acordo com a mesma fonte, desde o início da guerra já há registo de 67.967 mortos e 170.179 feridos, como noticia o Haaretz.
-
Israel entrega corpos de 30 palestinianos
A Cruz Vermelha confirmou ao The Times of Israel que o Comité Internacional já enviou os corpos de 30 palestinianos para a Faixa de Gaza esta quinta-feira. Esta informação surge depois de ontem o Hamas ter entregue os corpos de dois reféns israelitas, cuja identidade foi, entretanto, confirmada.
Em linha com o acordo de cessar-fogo, por cada corpo de refém israelita libertado, Israel comprometeu-se a entregar os restos mortais de 15 palestinianos.