Momentos-chave
- 155 detidos em protesto anti-confinamento em Londres
- Brasil. Vacina não será oferecida a todos
- Óbitos. Duas vítimas mortais tinham entre 40 e 49 anos
- 529 internados em UCI, o valor mais elevado de sempre
- Boletim. 87 mortes, o segundo pior dia sempre. Há mais 4.868 novos casos nas últimas 24 horas
- Queda nos internamentos. Hospitais espanhóis respiram de alívio
- Reino Unido. Hospitais preparam-se para receber vacina da Pfizer a 7 de dezembro
- Portugueses apoiam restrições às viagens no Natal e Ano Novo
- Medidas de apoio à retoma económica e faltas justificadas para apoio à família publicadas em DR
- O dilema de vacinar os idosos sem ensaios clínicos específicos
- Europa com mais de 400 mil mortes
Histórico de atualizações
-
Bom dia,
Este liveblog fica por aqui, mas vamos continuar a acompanhar todas as notícias da pandemia em Portugal e no mundo que pode continuar a seguir aqui.
-
Covid. Multinacional a operar em Espanha e Portugal investigada por má gestão de resíduos infetados
Guarda Civil espanhola investiga multinacional a operar também em Portugal por má gestão de resíduos Covid que terá aumentado o risco de contágio. Investigação envolve GNR e sedes em Portugal.
-
Primeiro-ministro croata em isolamento
O primeiro-ministro da Croácia, Andrej Plenković, entrou em isolamento este sábado, depois de a sua mulher ter acusado positivo num teste à Covid-19. Andrej Plenković também foi testado e teve negativo mas, como mandam os protocolos, permanecerá em isolamento nos próximos 10 dias.
De acordo com a informação avançada pelo governo croata, Andrej Plenković continuará a trabalhar durante estes dias.
Esta sexta-feira, ainda antes de ter entrado em isolamento após o diagnóstico da sua mulher, o primeiro-ministro croata anunciou uma série de medidas para fazer frente à segunda onda da Covid-19. Entre essas medidas está o encerramento ao público de cafés e restaurantes (que poderão servir comida para fora), encerramento de ginásios e outros centros desportivos e limitação a 40% da lotação dos transportes públicos.
-
Brasil com mais 587 mortes e quase 52 mil novos casos
O Brasil registou mais 51.922 casos de Covid-19 e 587 mortes por aquela doença nas últimas 24 horas. Os números são divulgados pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde, cujas contas somam agora praticamente 6,3 milhões de casos em todo o país ao longo da pandemia e um total de 172.561 mortos.
-
Madeira com mais 15 novos casos, quatro vieram de fora
A Madeira registou este sábado 15 novos casos de covid-19, 11 dos quais de transmissão local, oito recuperações e 56 situações suspeitas, indicou a Direção Regional de Saúde, referindo que o total de infeções ativas no arquipélago é de 196.
Quatro dos novos casos positivos são viajantes provenientes da Alemanha (dois), da Suécia (um) e da região de Lisboa e Vale do Tejo (um).
Entre os 11 casos de transmissão local, cinco dizem respeito a crianças e jovens com idades entre os 11 e os 19 anos, que frequentam estabelecimentos de ensino nos concelhos do Câmara de Lobos e Funchal, incluindo um de ensino superior, onde os planos de contingência foram ativados.
A Direção Regional da Saúde indica que o arquipélago contabiliza agora 767 casos confirmados de covid-19, com 196 ativos, dos quais 48 foram identificados nas atividades de vigilância no Aeroporto da Madeira e 148 são de transmissão local.
-
Cabo Verde reporta mais 74 casos
Cabo Verde reportou mais 74 novos casos de covid-19, distribuídos por seis das nove ilhas habitadas, e elevou para 10.700 o acumulado de infeções desde 19 de março.
O Ministério da Saúde e da Segurança Social informou, em comunicado, que foram analisadas 432 amostras nas últimas 24 horas, das quais 74 deram resultado positivo para a covid-19.
A maioria dos casos foi registado no concelho de São Filipe (29), na ilha do Fogo, cujos outros municípios também contabilizaram novos casos, sendo Mosteiros (16) e Santa Catarina (1).
Na ilha de Santiago foram contabilizados casos na Praia (15) e em São Miguel (1), enquanto os restantes foram diagnosticados em São Vicente (4), Porto Novo em Santo Antão (6), Boa Vista e Maio, com um cada.
Nas últimas 24 horas, as autoridades de saúde de Cabo Verde deram ainda alta a mais 73 pessoas, elevando para 10.161 os casos considerados recuperados.
-
Angola com mais 4 mortos e 76 infetados
Angola registou, nas últimas 24 horas, mais quatro mortes devido à covid-19, e 79 novos casos, assim como como 66 pessoas recuperadas, informaram as autoridades de saúde.
Segundo o secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda, as infeções foram diagnosticadas em Luanda (41), Cuando Cubango (16), Cuanza Norte (13), Huambo (seis), Cabinda (1), Uíje (1) e Bengo (1).
As idades variam entre 2 meses e 70 anos, sendo 46 de sexo masculino e os restantes de sexo masculino.
Foram registadas três mortes por covid-19, três angolanos de 63 e 68 anos. Por outro lado, foram recuperadas 66 pessoas.
Com o balanço epidemiológico hoje divulgado, Angola passou a um total de 15.087 casos, com 345 óbitos, 7.763 recuperados e 6.979 ativos, incluindo seis críticos e 16 graves.
-
155 detidos em protesto anti-confinamento em Londres
Londres voltou a ser palco de manifestações contra as medidas de confinamento, com pelo menos 155 detenções a serem feitas nesta nova edição deste protesto.
Os protestos decorreram no St. James’s Park, na zona de Westminster, no centro de Londres.
Segundo a Reuters, houve várias razões para as detenções, desde ataques á polícia até à posse de drogas e a quebra das restrições de combate à pandemia. O confinamento britânico termina no próximo dia 2 de dezembro.
Londres foi palco este sábado de vários protestos, uns contra as restrições e outros que se opõem às vacina contra a Covid-19.
-
Turquia com novo máximo de casos e mortes
-
Grécia com o pior dia em número de mortos desde o início da pandemia
A Grécia anunciou este sábado o seu pior registo em mortes pela Covid-19 desde o início da pandemia. De acordo com a informação oficial, morreram 121 pessoas com aquela doença nas últimas 24 horas. O número de casos subiu em 1.747 no mesmo período.
-
Reino Unido com mais 479 mortes e quase 16 mil casos
O Reino Unido registou mais 479 mortes por Covid-19 por Covid-19 e 15.871 novos casos nas últimas 24 horas. Ambos os indicadores estão em baixa comparados com ontem, sexta-feira, em que foram anunciados 521 mortos e 16.022 casos.
-
Itália com mais de 26 mil novos casos e 686 mortos
Os números de novos casos e mortos desceram em Itália, mas ainda assim continuam a apresentar números preocupantes.
De acordo com o Ministério da Saúde, este sábado há mais 26.323 casos (ontem eram 28.352) e o número de mortos subiu em 686 (depois dos 827 da véspera).
A região com mais casos é Veneto, no nordeste, é a que apresenta mais casos nas últimas 24 horas (3.498), seguindo-se Campania (2.729) e Emilia-Romagna (2.172).
-
Supressão de comboios gera ajuntamentos na estação do Rossio
A supressão de comboios gerou este sábado a formação de ajuntamentos na estação do Rossio, em Lisboa, onde a PSP realizava uma operação policial, e impediu que centenas de passageiros cumprissem a hora estabelecida para o recolher obrigatório.
Pelas 12:30, sob vigilância de meia dúzia de agentes da PSP, começava-se já a adensar uma longa fila de passageiros na plataforma da estação do Rossio, aguardando a chegada do comboio com destino a Sintra.
Apesar do aviso da supressão de comboios já ter sido previamente divulgada na página da internet da CP – Comboios de Portugal e nas estações, muitos passageiros foram apanhados de surpresa e manifestaram o seu desagrado, como constatou a agência Lusa no local.
“As pessoas estavam a fazer conta com as 13:01 [horário normal] e vou ter de estar aqui uma hora à espera. Isto é uma grande anedota”, queixa-se à Lusa Fernando Matos, que aguardava o comboio para Queluz.
-
Portugueses resgatados de Wuhan regressam à cidade “mais segura” do mundo
Na primeira quinzena de janeiro, as autoridades de Wuhan reportaram apenas 41 pacientes, e descartaram que a doença fosse transmissível entre seres humanos.
Portugueses resgatados de Wuhan regressam à cidade “mais segura” do mundo
-
Doze funcionários e 41 utentes infetados em lar de Alcains
De acordo com José Augusto Alves, “o lar dispõe, presentemente, dos recursos humanos necessários para apoiar os utentes, não tendo sido necessário, para já, recorrer a meios externos”.
-
Mais de 60 detidos em Londres
Já foram detidas mais de 60 pessoas em Londres, na sequência de protestos anti-confinamento, avança o The Guardian que cita fontes policiais.
Manifestantes e polícia envolveram-se em confrontos e as forças de segurança dizem esperar vir a deter mais pessoas.
-
Brasil. Vacina não será oferecida a todos
Não há quantidade suficiente de vacinas contra a Covid para que possa ser gratuita para todos. É o Ministério da Saúde brasileiro quem o diz, segundo a Folha de São Paulo.
Assim, avança que o esquema de vacinação seguido deverá ser semelhante ao da gripe sazonal e apenas deverá ser gratuita para os grupos com maior risco de exposição e de complicações pela doença.
-
Óbitos. Duas vítimas mortais tinham entre 40 e 49 anos
A maioria dos óbitos foram registados em pessoas com mais de 80 anos. Na divisão por sexo, das 87 vítimas a lamentar, 55 eram homens e 32 eram mulheres.
Óbitos por faixa etária:
- Com mais de 80 anos: 27 homem e 21 mulheres
- Entre os 70 e os 79 anos: 16 homens e 8 mulheres
- Entre os 60 e os 69 anos: 8 homens e 2 mulheres
- Entre os 40 e 49 anos: 2 homens
-
Norte representa mais de metade dos novos casos
A região Norte conta com 2.496 novos diagnósticos positivos, mais de 50% do total. A região continua assim a ser a que soma mais casos e mortes no país.
Segue-se Lisboa e Vale do Tejo, com 1.313 casos (27%), e o Centro com 775 novos infetados.
O Alentejo reporta mais 127 casos e o Algarve, 94. Nas ilhas, Madeira registou 24 novos casos e os Açores contou mais 39.
-
529 internados em UCI, o valor mais elevado de sempre
Há 3.155 pessoas internadas devido à Covid-19 em Portugal, menos 53 do que ontem, segundo o boletim deste sábado. Destes doentes, 529 estão em Unidades de Cuidados Intensivos (UCI), mais 3 do que na véspera — o número mais alto de sempre.
Na sexta-feira, havia 3.208 pacientes internados, 526 deles em camas de cuidados intensivos.
O boletim mostra ainda que 206.275 pessoas recuperaram da infeção desde o início da pandemia no país. Só nas últimas 24 horas, registaram-se mais 6.829 casos de recuperação — ontem foram 5502.
Portugal ultrapassa assim os 200 mil doentes recuperados da infeção desde o início da pandemia.
Há ainda 80.495 contactos em vigilância nas últimas 24 horas, menos 228 do que na véspera.
Os piores dias em número de internados em UCI
- 28 novembro — 529
- 27 novembro — 526
- 25 novembro — 517
- 26 novembro — 516
- 24 novembro — 506
- 23 novembro — 498
- 22 novembro — 491
- 21 novembro — 485
- 20 novembro — 481
- 19 novembro — 458