Histórico de atualizações
  • E por hoje é tudo! FC Porto venceu Sporting por 3-0 com golos de Evanilson, Uribe e Galeno, os dois últimos de grande penalidade, e subiu à liderança isolada do Campeonato com nove pontos, mais cinco do que o Sporting. Voltamos a meio da semana para seguir a segunda mão do playoff de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões entre Benfica e Dínamo Kiev. Até lá, boa noite!

  • O clássico acabou, as queixas começaram: FC Porto aponta a Matheus Reis, Sporting visa Pepe

    Dragões visaram empurrão do lateral verde e branco a um apanha-bolas e pedem castigo ao jogador, leões mostraram-se “indignados” pelo comportamento do central num lance em que atingiu Morita.

    O clássico acabou, as queixas começaram: FC Porto aponta a Matheus Reis, Sporting visa Pepe

  • Golo de Evanilson foi legal? Golo de Veron foi bem anulado? Houve mais vermelhos por mostrar? Os dez casos do clássico

    “Se não fosse golo, era penálti”, disse Nuno Almeida a Coates após o 1-0 de Evanilson. Leões protestaram mas foi FC Porto que terminou a queixar-se de um golo anulado – e pediram-se mais vermelhos.

    Golo de Evanilson foi legal? Golo de Veron foi bem anulado? Houve mais vermelhos por mostrar? Os dez casos do clássico

  • No campeonato da "azia", Conceição assume-se rei. "Aí não era preciso jogar porque eu ganhava a taça"

    Treinador do FC Porto não deixou Amorim sem resposta e garante que ganha no campeonato da “azia”. No do futebol, “há muito jogo” e foi por isso que preparou clássico “ao pormenor” para maior vitória.

    No campeonato da “azia”, Conceição assume-se rei: “Aí não era preciso jogar porque eu ganhava a taça”

  • "Temos de mudar, obviamente": Sporting com pior arranque da década e a defesa mais batida em quase 20 anos

    Leões somaram 12.º clássico seguido na Liga sem vitórias, têm quatro pontos em três jornadas e consentiram seis golos em 270 minutos. “Temos um grupo humilde, é preciso dar a volta”, alerta Coates.

    “Temos de mudar, obviamente”: Sporting com pior arranque da década e a defesa mais batida em quase 20 anos

  • Galeno não é a primeira opção mas volta a mostrar que não precisa de muito para marcar e deixar marca

    Brasileiro voltou a surgir no segundo tempo para fazer a diferença na equipa de Sérgio Conceição: ganhou dois penáltis, marcou um golo e mostrou de novo o crédito do banco portista como em Vizela.

    Galeno não é a primeira opção, mas volta a mostrar que não precisa de muito para marcar e deixar marca

  • Sérgio, o senhor clássico: três vitórias seguidas como Mourinho, o maior triunfo em sete anos e os 25 jogos seguidos a marcar em casa

    FC Porto ganhou pela primeira vez por três golos com Sérgio Conceição, que se tornou o primeiro técnico desde 2003 com três triunfos consecutivos. Dragões não perdem com Sporting há 12 jogos na Liga.

    Sérgio, o senhor clássico: três vitórias seguidas como Mourinho, o maior triunfo em sete anos e os 25 jogos seguidos a marcar em casa

  • Amorim e a sua pior derrota na Liga: "Os jogadores não têm preocupar-se com nada, ganhando o próximo jogo ficamos bem"

    Técnico sofreu derrota mais pesada na Liga em 91 jogos mas relativizou o resultado pela forma como o mesmo apareceu entre elogios a Morita e à atitude dos jogadores. “Tudo correu mal no timing”, diz.

    Amorim e a sua pior derrota na Liga: “Os jogadores não têm de preocupar-se com nada, ganhando o próximo jogo ficamos bem”

  • Sérgio Conceição deixa elogios à partida. "Futebol sai a ganhar"

    Sérgio Conceição sai satisfeito de um jogo de “Champions” em que “o futebol sai a ganhar”. Treinador do FC Porto afasta a hipótese da vantagem de cinco pontos sobre o Sporting dar algum conforto à equipa.

    Estratégia bem conseguida? “Com bola tentamos aproveitar fragilidades do Sporting, conseguimos pressionar nos momentos certos.”

    “O Sporting tinha tido uma bola ao poste na primeira parte, mas nunca os deixamos sair com perigo. Depois no final da primeira parte, há duas situações em que quisemos resolver rápido e às vezes é preciso calma. Num lançamento acabámos por sofrer um ataque do Sporting, surgiu uma ocasião e depois outra”

    “Na segunda parte demos algum terreno ao Sporting na primeira fase de construção, mas nos momentos importantes do jogo marcamos. O Diogo esteve bem em duas ou três situações, mas ele está lá para isso, para defender”

    Elogios a Taremi. “O campeonato é longo, não é uma maratona. Não é o campeonato da azia, porque, se fosse, eu levava a taça. E fico contente do Taremi estar de fora de penáltis que ele é sempre visto no sentido negativo. E um abraço ao esforço que ele fez, mesmo tocado, deu sempre o máximo”

    Destaque de Pepê. “Forçamos mais na segunda parte o posicionamento de Pepê. E nós não somos matreiros, nós jogamos limpo. No início da segunda parte, o Pepê se cai num lance com o Ugarte, era o segundo amarelo do Ugarte. E isso diz muito da seriedade dos jogadores. Quisemos ganhar no campo. Jogo nível Champions, duas equipas bem treinadas, o futebol ficou a ganhar”

    Mudanças na equipa? “Mudámos algumas coisas, a nível estratégico houve coisas a mudar que tiveram que ver com as bolas paradas. Tínhamos lances ensaiados. Era uma semana curta para tudo o que tínhamos para trabalhar. Damos muita importância aos pormenores”

    Diferença de pontos. “Não há conforto nenhum, conheço os rivais. A semana passada ganhamos ao Vizela, num resultado que não foi justo para o que não fizemos e para o que o Vizela fez. Hoje é justo. Mas conheço o Rúben e o Sporting, isto é uma maratona. Temos que ter essa humildade de espírito, falta muito campeonato”

  • Amorim desvaloriza diferença pontual. "Temos só que ganhar o próximo"

    Rubén Amorim gostou da resposta dos jogadores depois da expulsão de Porro e considera que o Sporting quis sempre assumir o jogo. Técnico leonino não valoriza a diferença pontual nesta altura do campeonato.

    Sporting entra bem e depois? “Mais mérito do FC Porto na pressão, porque construimos muito detrás, no início conseguimos. Temos aquela bola ao poste, mas depois complica um pouco, com lançamentos e cantos. O FC Porto tentou encostar-nos. Mas tentámos fazer o nosso jogo, a primeira parte não foi tão bem jogada, mas fizemos a nossa parte. Não tentámos sobreviver, quisemos sempre construir e ser protagonistas no jogo, não conseguimos. E isso, foi mérito do FC Porto.”

    “FC Porto nas transições conseguiram criar perigo, e sofremos um golo em cima do intervalo. Depois na segunda parte, tentámos ir para cima, fizemos substituições, tivemos várias oportunidades, mas não conseguimos fazer golo”

    Momento da expulsão.“O Porro faz penálti. Ali tem de deixar a bola entrar, porque ficamos com menos um e há um penalti. Depois tentámos fazer o 2-1 e sofremos outro penálti que acaba com o jogo”

    “Saída do Porro deu ânimo ao adversário, mas a resposta dos jogadores foi boa. Estou orgulhoso disso, agora é preparar o próximo jogo. Estou orgulhoso deles, não do resultado”

    Peso da derrota? “Acho que não, quisemos sempre dominar o jogo, mas nos momentos certos o FC Porto conseguiu. A situação dos ressaltos com Galego, o golo confuso em cima do intervalo e o penálti quando estávamos empenhados no ataque. Temos que fazer essa avaliação muito friamente, mas já passamos por momentos mais difíceis. Há muito para jogar”

    5 pontos é muito? ” Só temos que ganhar o próximo jogo, não temos que olhar para a tabela, só temos que ganhar o próximo e ficamos bem”.

  • Pepê fala num "resultado justo" e elogia trabalho "cirúrgico" de Conceição

    Pepê foi o escolhido pela SporTV como homem do jogo. No final da partida, o jogador do FC Porto destacou a forma como a equipa deu a volta à entrada forte do Sporting na partida.

    Análise ao jogo.“Tivemos dificuldade nos primeiros 15 minutos, mas depois disso conseguimos controlar o jogo e impor o que tínhamos trabalhado com o mister. Acho que foi um resultado justo”

    O que o Sporting teve de melhor? “Sabemos que o Clássico é sempre um jogo muito difícil, em que pode acontecer tudo. Sabemos a qualidade dos jogadores do Sporting. O mister foi cirúrgico e trabalhamos bastante isso. Conseguimos executar muito bem e fazer um grande jogo”.

    Como sente os vários papéis que Sérgio Conceição lhe atribui? “Lisonjeado, é sinal que o mister confia no meu trabalho. Procuro dedicar-me ao máximo para evoluir e dar o meu melhor dentro de campo. Tenho toda a confinaça de todos os companheiros e toda a equipa técnica. Já aprendi muito aqui, o mister tem me apoiado muito e espero continuar a crescer aqui no clube”

    Vantagem sobre o Sporting? “Acho que o campeonato é longo, temos que manter os pés no chão, e continuar focados jogo após jogo. Vamos descansar, comemorar a vitória, mas na próxima semana já temos um jogo difícil e temos que focar nisso”

  • Afinal, foi o Diogo que os deixou feitos num 8 (a crónica do FC Porto-Sporting)

    Muito se falou de Matheus e da posição 8 mas o futebol também se pode resumir ao mais simples: FC Porto esteve mais vezes por cima mas Sporting encontrou uma parede em todas as oportunidades (3-0).

    Afinal, foi o Diogo que os deixou feitos num 8 (a crónica do FC Porto-Sporting)

  • Coates. Saída de Matheus Nunes? "Não podemos pensar em quem já foi"

    Coates foi o homem escolhido para falar no final do jogo do lado do Sporting. Na flash interview da SportTV, o capitão leonino destacou a falta de eficácia da equipa, afasta o peso da saída de Matheus Nunes e desvaloriza a diferença pontual para a liderança.

    O que fez a diferença? “O FC Porto conseguiu converter as oportunidades que teve. O lance da expulsão é um pequeno detalhe, tivemos logo a oportunidade do Fatawu e podíamos ter chegado ao 2-1. Por isso acho mesmo que a diferença foi nas oportunidades que eles aproveitaram”

    Problemas na defesa? “Quando estávamos a defender bem, erámos todos a defender bem e agora é igual. Somos um grupo que trabalha sempre unido. Neste jogo não deu certo, mas vamos continuar a trabalhar. Temos que mudar algumas coisas, e por isso vamos trabalhar”

    Falta de Matheus Nunes? “Não podemos pensar em quem já foi embora. Temos um grupo humilde e trabalhador. E no futebol acontecem estas coisas, às vezes não sai como queremos, mas vamos continuar a trabalhar para dar a volta a isto”

    Diferença de 5 pontos para a liderança? “Ainda falta muito. Obviamente que é uma diferença, mas ainda falta”

  • Sporting fica a 5 pontos do FC Porto

    Com esta derrota o Sporting tem agora menos 5 pontos que o FC Porto depois de ter empatado com o Sp. Braga na primeira jornada do campeonato. FC Porto mantém o pleno de vitórias.

  • Fim de jogo!

    Apito final no Dragão. FC Porto vence o Clássico por 3-0, golos de Evanilson, Uribe e Galeno. Sporting jogou com menos um (expulsão de Porro) desde o minuto 75

  • Veron ainda coloca a bola no fundo da baliza de Adán, mas o árbitro Nuno Almeida já tinha apitado para falta

  • Jogam-se mais 4 minutos no Clássico

  • Mais uma saída no Sporting

    Sai Ugarde, entra Ricardo Esgaio

  • FC Porto perto do 4-0! Adán evita que dragões aumentem a vantagem depois de lance com Veron

  • O segundo do FC Porto

    O penálti convertido com sucesso por Mateus Uribe, depois de erro e expulsão de Pedro Porro

1 de 6