Momentos-chave
Histórico de atualizações
  • Bom feriado. Este liveblog termina aqui. Pode continuar a acompanhar todas as notícias sobre a pandemia de Covid-19 no novo liveblog do Observador, ao qual pode aceder aqui.

  • Eslovénia suspende vacina da Janssen após morte de jovem de 20 anos

    Depois da morte de uma jovem de 20 anos, a Eslovénia decidiu suspender temporariamente a vacina da Janssen. Ministro da saúde do país pondera proibição deste imunizante.

    Eslovénia suspende vacina da Janssen após morte de jovem de 20 anos

  • Nova orientação da DGS indica que máscaras não sao obrigatórias nas discotecas e bares

    As máscaras não vão ser obrigatórias nas discotecas e bares, esclareceu hoje a Direção-Geral da Saúde. Apenas os funcionários a terão de usar.

    Segundo a norma atualizada, devem ainda ser disponibilizados “dispensadores de produto desinfetante de mãos localizados perto da entrada do estabelecimento e noutros locais convenientes e acessíveis associados a disponibilização de informação explicativa”.

  • Porque é que a OMS saltou as letras gregas “NI” e “Xi” ao nomear a nova variante do coronavírus?

    A instituição começou a nomear as mutações do vírus SARS-CoV-2 com letras do alfabeto grego para não excluir ou estigmatizar nenhum país.

    Porque é que a OMS saltou as letras gregas “NI” e “Xi” ao nomear a nova variante do coronavírus?

  • Viseu ativa Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil

    A Câmara de Viseu ativou hoje o Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil, na sequência de um aumento de casos positivos de Covid-19 na área do concelho.

    “Nos últimos seis dias, em Viseu, houve um acréscimo de 210 novos casos no concelho, o que resulta numa taxa, à data de hoje, de 462/100 mil habitantes”, referiu hoje uma nota do município.

    A informação acrescentou que, “da avaliação à atual situação epidemiológica da Covid-19 no concelho, concluiu-se, por unanimidade, pela necessidade de um empenho extraordinário de todas as instituições e da população na mitigação dos efeitos que podem advir de uma, já evidenciada, trajetória ascendente desta pandemia com tendência de agravamento nas próximas semanas”.

  • Após o anúncio de multa, mais de seis mil gregos com mais de 60 anos já reservaram a vacina contra a Covid-19

    Após o governo grego ter anunciado uma multa de cem euros por mês para pessoas com mais de 60 anos, mais de seis mil pessoas já agendaram a vacinação para os próximos dias, de acordo com o The Guardian.

    Grécia vai multar pessoas com mais de 60 anos que não estejam vacinadas

    Por dia, as autoridades de saúde gregas vacinam 2.600 pessoas. A multa vai começar a ser aplicada no dia 16 de janeiro.

  • Presidente Ramaphosa acusa países africanos de agirem como os ex-colonizadores

    Chefe de Estado sul-africano condenou as medidas restritivas “que se apressaram a isolar África” após a descoberta no país da variante Ómicron.

    Presidente Ramaphosa acusa países africanos de agirem como os ex-colonizadores

  • OMS pede calma e resposta racional e proporcional à variante Ómicron

    Tedros Adhanom Ghebreyesus disse que a organização que dirige “leva muito a sério” o aparecimento de uma nova estirpe do SARS-CoV-2, que, no entanto, não é uma total surpresa.

    OMS pede calma e resposta racional e proporcional à variante Ómicron

  • "Estamos preparados." Corrida aos testes não preocupa setor, mas entrar no estádio no Benfica-Sporting não vai ser pera doce

    Houve pico de procura de testes, mas os stocks estão a ser repostos, garantem Farmácias. Distribuidores têm testes a chegar do estrangeiro e laboratórios estão tranquilos com aumento de trabalho.

    “Estamos preparados.” Corrida aos testes não preocupa setor, mas entrar no estádio no Benfica-Sporting não vai ser pera doce

  • Utentes devem considerar apenas SMS de reagendamento para novo centro de vacinação em Lisboa, aponta DGS

    Os cidadãos com marcação prévia para centros de vacinação agora encerrados em Lisboa, devem considerar apenas o reagendamento recebido por mensagem para comparecerem no novo espaço, na Feira Internacional de Lisboa (FIL), no Parque das Nações, foi hoje divulgado.

    Em comunicado, a Direção Geral da Saúde (DGS) explicou que foi necessário informar os utentes previamente agendados para os centros de vacinação encerrados do seu reagendamento para o novo centro de vacinação em Lisboa.

    “Esta informação foi efetuada por SMS, a partir do número 2424. Pede-se aos utentes que respeitem apenas a informação constante nas SMS com agendamento para a FIL-Pavilhão 4 (EXPO – Parque das Nações), Av. Boa Esperança, 40101B, 1990-305 Lisboa”, pode ler-se.

  • Cabo Verde volta a registar uma morte 40 dias depois e chega a 350 óbitos acumulados

    Cabo Verde voltou a registar uma morte por Covid-19 passados 40 dias, em Tarrafal de São Nicolau, chegando aos 350 óbitos provocados pela doença desde o início da pandemia, anunciou hoje o Ministério da Saúde.

    Em comunicado de imprensa, aquele ministério cabo-verdiano avançou mais uma morte em Tarrafal de São Nicolau, de pessoa com mais de 60 anos e não vacinada contra a Covid-19.

    Esta morte aconteceu 40 dias depois do último óbito registado no país, em 23 de outubro, no concelho do Paul, na ilha de Santo Antão.

    Em declarações à Lusa na semana passada, o diretor nacional de Saúde, Jorge Barreto, disse que o facto de o país ter estado um mês sem registo de qualquer óbito por Covid-19 é uma “grande vitória” e demonstra a eficácia da vacinação.

    Com mais esta morte, Cabo Verde elevou para 350 o total acumulado de óbitos por Covid-19 desde o início da pandemia.

  • Brasil anuncia identificação preliminar de dois casos da Ómicron

    A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), órgão de vigilância sanitária do Brasil, anunciou hoje a identificação preliminar de dois resultados positivos no país da estirpe Ómicron do vírus SARS-CoV-2, causador da Covid-19.

    “A Anvisa informa que serão enviadas para análise laboratorial confirmatória as amostras de dois brasileiros que, preliminarmente, apresentaram resultado laboratorial positivo para a variante [estirpe] Ómicron do Sars-Cov-2, após testagem realizada pelo laboratório Albert Einstein”, disse a Anvisa, num comunicado.

    Segundo aquele organismo, “tal testagem deve-se ao facto de que um passageiro vindo da África do Sul e que desembarcou em Guarulhos no dia 23/11, portando resultado de RT-PCR negativo, com vistas a preparar-se para a viagem de regresso à África do Sul, procurou o laboratório localizado no aeroporto de Guarulhos, no dia 25/11, para, já na companhia de sua esposa, realizar o teste de RT-PCR requerido para o regresso”.

  • Mais de três mil pessoas completaram esquema vacinal nas últimas 24 horas

    Nas últimas 24 horas, mais 3.112 pessoas completaram o esquema vacinal contra a Covid-19.

    Além disso, receberam ontem a vacina da gripe 42.148 pessoas, totalizando-se 1.913.731 portugueses com esse inoculante.

    “Relativamente ao dia anterior, foram registadas um total de +104 396 inoculações de vacinas contra a Covid-19 (esquema primário completo e reforço) e contra a gripe”, lê-se no boletim diário de vacinação divulgado pela DGS..

  • Mais de um milhão de maiores de 65 anos já tomaram a dose de reforço contra a Covid-19

    Portugal atingiu hoje a marca de um milhão de pessoas com mais de 65 anos com a dose de reforço contra a Covid-19.

    De acordo com o relatório de vacinação diário divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), já tomaram a dose de reforço 1.220.663 portugueses, tendo sido inoculadas, nas últimas 24 horas, 59.136 pessoas.

    Em termos etários, um total de 504.983 portugueses com mais de 80 anos tomaram uma dose de reforço e 389.335 pessoas entre os 70 e os 79 anos receberam a toma extra. Há ainda 142.231 pessoas entre os 65 e os 69 anos que tomaram a dose de reforço.

  • Governo adia para 2022 encontros para promover investimento da diáspora

    O Governo adiou para 2022 os Encontros do Programa Nacional de Apoio ao Investimento da Diáspora (PNAID), marcados para entre 9 e 11 de dezembro, em Fátima, por causa da evolução da pandemia, anunciou hoje o executivo.

    “A evolução da situação epidemiológica em Portugal e na União Europeia apresenta uma trajetória ascendente, tendo o Governo decretado o estado de calamidade a partir de 1 de dezembro. Adicionalmente, a preocupação com a nova variante Covid-19 obriga a maiores precauções na entrada de pessoas no país. Neste enquadramento, e por prudência, comunica-se o adiamento dos Encontros PNAID 2021 para data a anunciar oportunamente”, refere o Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE), em comunicado.

    Os Encontros PNAID, que dão continuidade aos Encontros de Investidores da Diáspora, são uma iniciativa conjunta do gabinete da secretária de Estado das Comunidades Portuguesas e da Secretaria de Estado da Valorização do Interior.

  • "Pessoas estão protegidas" no maior centro de vacinação do país, garante Carlos Moedas

    Abre o maior centro de vacinação do país, na FIL, em Lisboa. Carlos Moedas garante que a vacinação na capital “vai duplicar”. Aos críticos pergunta: “Onde é que o BE iria encontrar estes espaços”?

    “Pessoas estão protegidas” no maior centro de vacinação do país, garante Carlos Moedas

  • França regista 47.000 novos casos, o número mais elevado desde abril

    A França registou 47.000 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, o número mais elevado desde abril, anunciou hoje o ministro da Saúde, Olivier Véran, na Assembleia Nacional.

    “A situação está a agravar-se”, afirmou o ministro, em resposta a uma pergunta no parlamento, antes de indicar que o vírus está a aumentar a sua presença “em todo o território nacional” e os casos sobem a um ritmo de 60% por semana.

    Por isso, o ministro instou a população a prosseguir o processo de vacinação com a inoculação da terceira dose, ou dose de reforço, que está disponível para todos os adultos do país.

    “É necessário intensificar a campanha”, sublinhou.

  • Corrida às farmácias para fazer teste à Covid-19

    No dia que antecede a entrada em vigor do estado de calamidade, são muitas as pessoas que formam filas nas farmácias para fazer o teste à Covid-19.

    Em três farmácias que fazem testes sem marcação na zona de Alvalade, Lisboa, quem espera à porta fala de uma afluência fora do normal e conta que não estava à espera de encontrar fila para fazer teste.

    A maioria das pessoas indica que esteve cerca de duas horas à espera para fazer o diagnóstico à Covid-19. E à hora em que a maioria das farmácias está prestes a fechar, ainda há quem aguarde e as senhas esgotaram. Às 19h30 na farmácia da avenida das Forças Armadas, as senhas já iam nos 250.

    Ao Observador, a farmacêutica Inês Correia, conta que no local onde trabalha, na avenida Almirante Gago Coutinho, foram feitos “quase o triplo” dos testes em relação a ontem.

    A partir da meia-noite de hoje, para além do certificado de vacinação é também preciso um teste negativo para entrar em bares e discotecas, entre outros locais.

  • Caso de Ómicron no Hospital de Almada relacionado com surto na Belenenses SAD

    O caso de Covid-19 da variante Ómicron detetado num médico do Hospital Garcia de Orta, em Almada, está ligado ao surto na Belenenses SAD, disse à agência Lusa o presidente do Conselho de Administração da unidade hospitalar.

    “Está relacionado com o surto conhecido da Belenenses SAD”, disse Luís Amaro em declarações à agência Lusa.

    Este caso de Covid-19 da variante Ómicron levou ao encerramento temporário dos serviços de urgência pediátrica e consulta externa de pediatria do Hospital Garcia de Orta, em Almada, a partir das 22h00 desta terça-feira e por um período de 14 dias.

  • Governo estabelece regime do formulário de localização de passageiros

    O Governo estabeleceu o regime de implementação do formulário de localização de passageiros (‘Passenger Locator Form’-PLF), cujo preenchimento é obrigatório para passageiros de cruzeiros e voos com destino ou escala em Portugal continental, segundo um diploma publicado esta terça-feira.

    O PLF foi introduzido pelo regulamento sanitário internacional, sendo que em Portugal foi operacionalizado, com a designação Passenger Locator Card — PLC, no contexto da pandemia de Covid-19.

    Segundo o diploma, face à evolução da pandemia devido à subida do tráfego aéreo e marítimo, “importa potenciar a utilização, atualmente voluntária, deste instrumento, através da imposição do preenchimento do formulário PLF e da definição das regras da sua aplicação”.

1 de 5