O primeiro-ministro da Grécia, Kyriakos Mitsotakis, anunciou esta terça-feira a vacinação obrigatória contra a Covid-19 para pessoas acima dos 60 anos. Esta medida tem como objetivo mitigar o possível impacto da nova variante Ómicron na população, antes da época festiva.

A partir de 16 de janeiro, os cidadãos acima dos 60 anos que não se vacinarem vão ser sujeitos a uma multa de 100 euros por cada mês em que não se inoculem, e o dinheiro proveniente desta medida vai ser encaminhado para os hospitais gregos, para ajudar a combater a pandemia, noticia a Bloomberg.

Kyriakos Mitsotakis garantiu que não se trata de “um castigo”, mas sim de uma “taxa de saúde”, e justificou a medida com os números da vacinação no país, comparando-os com os de Portugal: “A taxa de vacinação da Grécia neste grupo etário é de cerca de 83%, enquanto a taxa de Portugal é de 98%”.

O ministro reforçou o peso que os doentes infetados com Covid-19 tinham no sistema de saúde do país: “Especialistas estimam que a importância da vacina numa pessoa de 70 anos é equivalente à vacinação de 34 pessoas mais novas em termos de saúde pública”.

Além disso, a Grécia vai disponibilizar um autoteste gratuito a cada adulto, nos períodos entre 6 e 12 de dezembro e 3 e 7 de janeiro.

Na país, já morreram mais de 18 mil pessoas devido ao novo coronavírus, de um total de 931 mil casos identificados, com uma média de cerca de seis mil novos casos por dia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR