Momentos-chave
- Ponto de situação. O que se passou durante as últimas horas?
- Provedor de Justiça ucraniano confirmou a adoção ilegal de uma criança ucraniana pela família de um deputado russo
- Secretário do Conselho de Segurança russo acusa Ocidente de impor ideologia neonazi para desmembrar a Rússia
- Ataque russo faz um morto e dois feridos
- Zelensky visitou Zaporíjia
- Lavrov esteve reunido com o homólogo húngaro
- Portugal avisa Rússia que paz é da sua "exclusiva responsabilidade"
- "Inquebrável". Scholz reitera apoio a Zelensky na adesão à UE
- Todos os Estados-membros de acordo com pacote de apoio financeiro à Ucrânia, diz comissário europeu
- Lavrov acusa União Europeia de ser "projeto político agressivo"
- UE quer taxar lucros gerados pelos ativos russos congelados
- Drones, equipamento de guerra eletrónico e proteção contra drones russos são as maiores necessidades da Ucrânia
- Número de mortos, depois de ataque russo em Donetsk, sobe para dois
- Rússia proíbe ativismo LGBT por extremismo
- Thierry Breton esteve reunido com o ministro das Indústrias Estratégicas da Ucrânia
- Zelensky visitou as suas tropas na frente de Kupiansk
- Estratégia defensiva da Europa só está completa se incluir as necessidades da Ucrânia, diz Von der Leyen
- Zelensky agradece a Rishi Sunak apoio do Reino Unido à Ucrânia
- Guerra na Ucrânia "é um insulto" aos valores da OSCE
- Ucrânia inclui empresa belga de gás Fluxys na lista de "patrocinadores internacionais da guerra"
- Conselheiro de Zelensky critica presença de Lavrov na OSCE
- Míssil russo mata uma pessoa e deixa outras dez feridas no leste da Ucrânia
- Kremlin critica novo programa de cooperação entre NATO e Ucrânia
- Rússia fala em "malícia" e "absurdo" da Bulgária, que impediu que avião de Lavrov sobrevoasse o seu espaço aéreo
- Ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia destaca "legado intelectual" de Kissinger
- NATO garante a Ucrânia de que a Rússia não irá vencer a guerra pelo cansaço
Histórico de atualizações
-
Bom dia!
Este liveblog fica por aqui. Continue a acompanhar os desenvolvimentos na guerra na Ucrânia neste novo liveblog.
Obrigada por ter estado connosco.
-
Ponto de situação. O que se passou durante as últimas horas?
- A NATO garantiu à Ucrânia que a Rússia não vai vencer a guerra pelo cansaço.
- O dia foi marcado pela presença polémica do ministro dos Negócios Estrangeiros, Serguei Lavrov, no encontro de ministros da OSCE, com a Polónia, a Ucrânia, a República Checa e os países bálticos — Letónia, Estónia e Lituânia — a boicotarem a reunião.
- Zelensky conversou, por telefone, com o chanceler alemão Olaf Scholz, que reiterou o apoio à Ucrânia na adesão à UE.
- Zelensky agradeceu a Rishi Sunak, primeiro-ministro britânico, o apoio do Reino Unido à Ucrânia.
- Ursula von der Leyen, Presidente da Comissão Europeia, afirmou, que a estratégia defensiva da Europa só está completa “se também tiver em conta as necessidades da Ucrânia”, avançou a Reuters.
- Zelensky visitou hoje os seus soldados na linha da frente de Kupiansk, a quem agradeceu por “defenderem a vida pacífica dos ucranianos”.
- A União Europeia quer implementar um imposto sobre os lucros gerados pelos ativos congelados do banco central russo, para ajudar a Ucrânia, segundo a Bloomberg.
- Lavrov acusou a União Europeia de se ter tornado num “projeto político agressivo” e de travar uma “guerra híbrida” contra Moscovo, de acordo com a Reuters.
- Todos os Estados-membros da UE estão de acordo com o pacote de apoio financeiro à Ucrânia, diz o comissário europeu do Orçamento, citado pela Sky News.
- João Gomes Cravinho defendeu que a paz “é da exclusiva responsabilidade” da Rússia e assumiu ver “falta de convicção” em Lavrov.
- O secretário do Conselho de Segurança russo, Nikolai Patrushev, acusou o Ocidente de impor ideologia neonazi na Europa, para desmembrar a Rússia e eliminar o mundo russo, de acordo com a agência TASS.
- O Provedor de Justiça ucraniano confirmou a adoção ilegal de uma criança ucraniana, raptada de um lar em Kherson, pela família de um deputado russo, avança o The Kyiv Independent.
-
Provedor de Justiça ucraniano confirmou a adoção ilegal de uma criança ucraniana pela família de um deputado russo
O Provedor de Justiça ucraniano, Dmytro Lubinets, confirmou a adoção ilegal de uma criança ucraniana pela família de um deputado russo, avança o The Kyiv Independent.
⚡️Ombudsman confirms first case of Russian citizen changing identity of illegally adopted Ukrainian child.https://t.co/TlOMclUCgb
— The Kyiv Independent (@KyivIndependent) November 30, 2023
Segundo Lubinets, a criança, cuja identidade foi alterada, foi raptada de um lar em Kherson e, posteriormente, adotada pela família do deputado.
A informação já tinha sido avançada pelos meios de comunicação social ucranianos.
-
Secretário do Conselho de Segurança russo acusa Ocidente de impor ideologia neonazi para desmembrar a Rússia
O secretário do Conselho de Segurança russo, Nikolai Patrushev, acusa o Ocidente de impor ideologia neonazi na Europa, para desmembrar a Rússia e eliminar o mundo russo.
Citado pela agência russa TASS, Patrushev escreveu no prefácio do livro Unfinished Nazism (Nazismo Inacabado, em português) de Alexander Shchipkov, cuja apresentação foi esta quinta-feira, que “os anglo-saxónicos impõem sem cerimónias a ideologia neonazi aos europeus, na tentativa de atingir o seu objetivo estratégico — desmembrar o nosso país, arruinar o mundo russo e exterminar os povos da Rússia”.
O secretário do Conselho de Segurança defendeu que, “para justificar a desigualdade global e perpetuar o mundo unipolar, os atlantistas não hesitam em utilizar as ideias de superioridade racial, étnica, cultural e económica, privando povos inteiros de oportunidades de desenvolvimento socioeconómico e cultural-civilizacional independente”.
-
Ataque russo faz um morto e dois feridos
Um ataque aéreo russo a Toretsk, na região de Donetsk, fez um morto e três feridos.
De acordo com o Serviço Nacional de Emergência ucraiano e a Polícia Nacional, duas pessoas foram resgatadas dos escombros, avança o jornal Pravda.
-
Zelensky visitou Zaporíjia
Zelensky deslocou-se a Zaporíjia, onde realizou uma reunião sobre a construção de fortificações “nas principais linhas defensivas” e nas fronteiras com a Rússia e a Bielorrússia, segundo o Kyiv Independent.
⚡️Zelensky travels to Zaporizhzhia, holds meeting on fortifications.
During his work trip to Zaporizhzhia, President Volodymyr Zelensky held a meeting on building fortifications "on main defensive lines" and in regions bordering Russia and Belarus. https://t.co/Pmh5EKgXzF
— The Kyiv Independent (@KyivIndependent) November 30, 2023
-
Lavrov esteve reunido com o homólogo húngaro
O ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Sergei Lavrov, encontrou-se, esta quarta-feira, com o homólogo húngaro, Péter Szijjártó, de acordo com o The Guardian.
-
Portugal avisa Rússia que paz é da sua "exclusiva responsabilidade"
O chefe da diplomacia portuguesa defendeu hoje em Skopje que a paz “é da exclusiva responsabilidade” da Rússia, mediante a retirada dos territórios ocupados na Ucrânia, mensagem que transmitiu ao seu homólogo russo, em quem viu “falta de convicção”.
A posição de Portugal foi transmitida numa intervenção de João Gomes Cravinho na reunião da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE), em Skopje, Macedónia do Norte, em que esteve presente o ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Serguei Lavrov e, na qual, considerou o governante português, a Rússia esteve “completamente isolada, apenas com a pequena bengala da Bielorrúsia”.
-
"Inquebrável". Scholz reitera apoio a Zelensky na adesão à UE
O chanceler alemão, Olaf Scholz, reiterou hoje o seu apoio à abertura de negociações para a adesão da Ucrânia à União Europeia (UE), numa conversa telefónica com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.
“O governo federal é a favor da adoção das recomendações da Comissão Europeia para a abertura das negociações de adesão com a Ucrânia e continuará a apoiar a Ucrânia na implementação das reformas necessárias”, informou o Ministério dos Negócios Estrangeiros alemão.
Segundo a diplomacia de Berlim, os dois dirigentes discutiram a situação política, militar e humanitária na Ucrânia.
-
Todos os Estados-membros de acordo com pacote de apoio financeiro à Ucrânia, diz comissário europeu
O comissário europeu do Orçamento, Johannes Hahn, afirmou, esta quinta-feira, que nenhum dos Estados-membros contesta a proposta da Comissão Europeia de apoiar a Ucrânia com 50 mil milhões de euros nos próximos quatro anos.
Citado pela Sky News, Hahn garantiu que “a peça central é o apoio à Ucrânia. Este aspeto não é contestado por ninguém, mesmo em termos de magnitude”.
-
Lavrov acusa União Europeia de ser "projeto político agressivo"
Sergei Lavrov, ministro dos Negócios Estrangeiros russo, acusou, numa reunião da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE), a União Europeia de se ter tornado num “projeto político agressivo” e o Ocidente de travar uma “guerra híbrida” contra Moscovo.
“A organização, sejamos francos, está à beira de um precipício. Coloca-se uma questão simples: faz sentido fazer esforços para a revitalizar?”, afirmou o ministro russo, citado pela Reuters.
Para Lavrov, a OSCE está em colapso, já que “está essencialmente a ser transformada num apêndice da NATO e da União Europeia”.
-
Explosão danifica central termoelétrica na Ucrânia
As autoridades ucranianas indicam que a explosão ocorreu na sequência de um bombardeamento. Ainda as batalhas em Donetsk e Kupyansk.
Ouça aqui este episódio de Guerra Traduzida
-
Quase 8 mil empresas mudam-se para a Ucrânia
É uma informação em destaque na imprensa ucraniana. Comércio e construção são as principais aéreas. Os jornais de Kiev dão também destaque à visita de Zelensky a Kupyansk.
Ouça aqui este episódio de Guerra Traduzida
-
"Rússia está numa ofensiva, não a Ucrânia"
Major-general João Vieira Borges só vê ataques, “e de que maneira”, por parte das forças russas. Apela ainda a que “NATO não se fique pelos discursos” e envie ajuda à Ucrânia que “faça a diferença”.
Ouça aqui o “Gabinete de Guerra” da Rádio Observador.
-
UE quer taxar lucros gerados pelos ativos russos congelados
A União Europeia planeia avançar com um imposto sobre os lucros de mais de 200 mil milhões de euros gerados pelos ativos congelados do banco central russo, para ajudar a Ucrânia.
Segundo a Bloomberg, a proposta deve ser apresentada a 12 de dezembro, ainda que alguns Estados-membros se mostrem preocupados.
-
Drones, equipamento de guerra eletrónico e proteção contra drones russos são as maiores necessidades da Ucrânia
O chefe de gabinete de Zelensky, Andriy Yermak, que esteve presente na visita do chefe de Estado a Kupiansk, anunciou, numa publicação no X (antigo Twitter), que as maiores necessidades dos soldados são: drones, equipamento de guerra eletrónico e proteção contra drones russos.
Together with President @ZelenskyyUa, Minister of Defense @rustem_umerov and the team, visited the frontline command post of the Kupiansk defense.
We discussed the most urgent needs of the defenders: electronic warfare equipment, drones, protection against enemy UAVs. pic.twitter.com/hooKVR2y8x— Andriy Yermak (@AndriyYermak) November 30, 2023
-
Número de mortos, depois de ataque russo em Donetsk, sobe para dois
O Ministério do Interior ucraniano anunciou que o número de mortos, na sequência do ataque russo em Donetsk, subiu para dois.
Segundo o The Kyiv Independent, a segunda vítima mortal é um homem de 55 anos.
⚡️Update: Russian missile strike on Donetsk Oblast kills 2.
The death toll of Russia’s overnight missile strike against the town of Novohrodivka in Donetsk Oblast has risen to two, the Interior Ministry reported on Nov. 30.
Rescuers retrieved the body of a 55-year-old man from…
— The Kyiv Independent (@KyivIndependent) November 30, 2023
De acordo com o Ministério, é provável que uma família de três pessoas, incluindo uma menina de oito anos, ainda se encontre debaixo dos escombros, provocados por um míssil russo.
-
Rússia proíbe ativismo LGBT por extremismo
O Supremo Tribunal da Rússia proibiu, esta quinta-feira, o ativismo LGBT por extremismo, na medida mais drástica contra os defensores dos direitos de pessoas lésbicas, gays, bissexuais, transgénero e intersexuais no país.
O veredicto foi comunicado à imprensa por um juiz após uma audiência à porta fechada. A proibição entra em vigor imediatamente, disse o juiz, segundo a agência francesa AFP. A decisão abrange o “ movimento internacional LGBT” e todas as suas filiais na Rússia.
Numa declaração apresentada ao tribunal no início de novembro, o Ministério da Justiça argumentou que as autoridades tinham identificado “sinais e manifestações de natureza extremista” por parte de um movimento LGBT a operar na Rússia.
-
Thierry Breton esteve reunido com o ministro das Indústrias Estratégicas da Ucrânia
Thierry Breton, comissário europeu, esteve, esta quinta-feira, reunido com o ministro das Indústrias Estratégicas da Ucrânia, Alexander Kamyshin.
Breton garantiu, numa publicação na rede social X (antigo Twitter), que a “UE dispõe de uma base industrial de defesa sólida para apoiar a segurança” dos Estados-membros e da Ucrânia e reforçou a importância da cooperação.
Important meeting with Ukraine’s Minister for Strategic Industries @AKamyshin ????????
EU has a solid defence industrial base to support both ???????? and Ukraine’s security — strengthening cooperation is key.#ASAP #EDIRPA #EDIP pic.twitter.com/XStruQHCUg
— Thierry Breton (@ThierryBreton) November 30, 2023
-
Zelensky visitou as suas tropas na frente de Kupiansk
O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, visitou hoje os seus soldados na linha da frente de Kupiansk, situada na região de Kharkiv no nordeste do país e uma das zonas onde decorrem os combates mais intensos em toda a linha de contacto.
“Os combatentes na zona de Kupiansk protegem a vida em paz dos ucranianos, das gentes da região de Kharkiv”, disse Zelensky durante a visita, apesar de parte deste território permanecer controlado por forças russas.
The frontline command post of Kupyansk defenders. It was an honor to meet and award the warriors.
The fighters on the Kupyansk front are defending the peaceful life of Ukrainians, the people of Kharkiv region. I thank the warriors for their service, for defending our state! I… pic.twitter.com/pq4QdGXBNP
— Volodymyr Zelenskyy / Володимир Зеленський (@ZelenskyyUa) November 30, 2023
O chefe de Estado elogiou os soldados “pelo seu serviço” e por “protegerem o nosso país”.