Momentos-chave
- Um em cada seis adultos nos Estados Unidos está completamente vacinado contra a Covid-19
- 13 detidos durante protestos em Londres
- Brasil com mais 79.069 casos de Covid-19 e 2.438 mortes
- Manifestantes contra restrições concentram-se no Rossio. PSP diz que serão mais de 3 mil
- Boletim DGS. Só Centro e Lisboa e Vale do Tejo registaram vítimas mortais nas últimas 24 horas
- Boletim DGS. Número de internados volta a descer: há 170 pessoas em UCI
- Boletim DGS. Com 754 recuperados, número de casos ativos baixa
- Boletim DGS. 457 novos casos e 8 mortes nas últimas 24 horas
- Passageiros que cheguem a Portugal vindos da África do Sul têm de apresentar teste e fazer quarentena de 14 dias
- Reino Unido já vacinou metade dos adultos com pelo menos uma dose
- Bruxelas ameaça bloquear exportações da vacina AstraZeneca
- Cada vez mais famílias pedem ajuda junto do setor social
Histórico de atualizações
-
Bom dia. Este liveblog vai ser arquivado, mas já abrimos um novo para acompanhar todas as informações sobre a pandemia da Covid-19 ao longo deste domingo. Pode seguir aqui.
Reino Unido com recorde de vacinas administradas em 24 horas
-
Covid-19. Madeira já administrou 39.507 vacinas e foi "pioneira" na retoma da AstraZeneca - Governo Regional
Região autónoma diz que também foi “pioneira” na retoma da vacina da AstraZeneca, bem como na imunização dos professores.
-
Protesto anti-confinamento. "Vou ao pé da minha mãe que tem 92 anos e beijo-a, sem máscara"
Protesto anti-confinamento em Lisboa reuniu 3 mil pessoas e já resultou num “auto de notícia” contra o promotor por violação das regras da DGS, confirma a Polícia de Segurança Pública ao Observador. Sem máscara nem distanciamento, manifestantes pediram “liberdade”. Pode ouvir aqui a reportagem no local.
Protesto anti-confinamento. “Vou ao pé da minha mãe que tem 92 anos e beijo-a, sem máscara”
-
Covid-19. Cabo Verde com mais 66 infetados em 24 horas
As autoridades sanitárias cabo-verdianas contabilizam 16.440 casos positivos no país desde 19 de março de 2020. Desde sexta-feira registaram mais 66 casos.
-
Governo francês simplifica regras de circulação no primeiro dia de confinamento
Dezasseis departamentos franceses entraram este sábado em confinamento, com as escolas a permanecerem abertas, mas logo neste primeiro dia o primeiro ministro Jean Castex comunicou uma mudança, ou uma simplificação, nas regras: não será precisa qualquer declaração para circular dentro de um raio de 10 quilómetros do domicílio entre as 6h e as 19 horas. Uma novidade apenas conhecida hoje, noticia o Le Monde.
-
Um em cada seis adultos nos Estados Unidos está completamente vacinado contra a Covid-19
Um em cada seis adultos nos Estados Unidos está completamente vacinado contra a Covid-19 segundo o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças. Ou seja, noticia o El Pais, há 42.979.656 pessoas com mais de 18 anos já com a vacinação completa. Os Estados Unidos já administraram 121.441.497 doses da vacina contra o novo coronavírus.
-
13 detidos durante protestos em Londres
A polícia britânica deteve 13 manifestantes durante os protestos ocorridos esta tarde de sábado em Londres contras as medidas restritivas que o Governo tem imposto para conter a pandemia da Covid-19, avança o The Guardian.
-
Brasil com mais 79.069 casos de Covid-19 e 2.438 mortes
O Brasil registou 79.069 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas e 2.438 mortes. Desde o inicio da pandemia já se registaram 12 milhões de casos de Covid-19 e 292.52 mortes.
-
Covid-19. São Tomé e Príncipe regista 19 casos e 34 doentes recuperados
São Tomé e Príncipe registou nas últimas 24 horas mais 19 casos de Covid-19 e 34 recuperados, anunciou o Ministério da Saúde.
Covid-19. São Tomé e Príncipe regista 19 casos e 34 doentes recuperados
-
PSP levantou "auto de notícia" contra o promotor da manifestação anti-restrições em Lisboa
A PSP levantou um “auto de notícia” devido à violação das regras sanitárias por parte do promotor da manifestação anti restrições da tarde de hoje em Lisboa.
Fonte policial disse à reportagem da Rádio Observador que o protesto decorreu sem incidentes, mas que também foram levantados três outros autos por consumo de álcool na via pública.
A manifestação juntou cerca de 3 mil pessoas em Lisboa, que marcharam até ao Rossio em “defesa das liberdades”, ou seja contra as restrições impostas pelo governo para conter a pandemia de Covid-19.
-
Covid-19. Mais três mortos e 265 casos em Moçambique
O país africano passa a ter um total acumulado de 743 mortes e 66.064 casos positivos.
-
Covid-19. Guiné-Bissau recebe domingo 12.000 doses da vacina Astrazeneca
A Guiné-Bissau recebe domingo 12.000 doses da vacina Astrazeneca, doadas por uma empresa de telecomunicações que opera no país, anunciou o Alto Comissariado para a Covid-19.
Covid-19. Guiné-Bissau recebe domingo 12.000 doses da vacina Astrazeneca
-
Covid-19. Angola anuncia 54 novos casos e mais uma morte
Angola registou mais 54 casos novos de covid-19 e um óbito nas últimas 24 horas, segundo o boletim epidemiológico da Direção Nacional de Saúde Pública.
-
Covid-19. Madeira registou 29 novos casos e mais 52 doentes recuperados
Há ainda 52 doentes recuperados registar nas últimas 24 horas, estando este sábado notificadas 600 situações ativas no arquipélago, divulgou a Direção Regional da Saúde (DRS).
Covid-19. Madeira registou 29 novos casos e mais 52 doentes recuperados
-
França tem mais de 6 milhões com a primeira dose da vacina contra a Covid-19
O ministro da saúde francês anunciou este sábado que 6.137.375 pessoas já foram vacinadas com a primeira dose da vacina contra a Covid-19, desde o início da campanha de vacinação, escreve o The Guardian. Neste momento há 4.353 doentes internados em Unidades de Cuidados Intensivos, mais 66 que na sexta-feira.
Paris e outras regiões do país entraram este sábado em confinamento parcial, ou seja com as escolas a continuarem a abrir a partir de segunda-feira, de forma a tentar conter o aumento de casos.
-
Governo brasileiro anuncia estar a negociar aquisição de vacinas com os Estados Unidos
O governo brasileiro está a negociar com os Estados Unidos a aquisição das vacinas excedentes daquele país, avança o The Guardian.
Since March 13, the Brazilian Government, through Itamaraty and the Embassy in Washington, in coordination with the Ministry of Health, has been negotiating with the US Government to make it possible for Brazil to import vaccines from the surplus available in the United States.
— Itamaraty Brazil ???????? (@Itamaraty_EN) March 20, 2021
Os números divulgados sexta-feira pelo Ministério da Saúde davam conta de 90.570 novos casos nas últimas 24 horas, além do segundo dia mais letal desde o início da pandemia. Nesse dia a Casa Branca anunciou ter planos para ceder 4 milhões de doses da vacina da AstraZeneca / Oxford para o Canadá e para o México, não referindo o Brasil.
-
Chile atinge novo máximo de casos
O Chile atingiu um novo número máximo de casos de Covid-19, segundo as autoridades de saúde citadas pelo The Guardian. Os casos têm aumentado semanalmente e atingiram agora os 7.084, quando o número mais alto tinha sido de 6.938 já em junho de 2020.
-
Covid-19. Itália com 23.832 novos casos e 401 mortes nas últimas 24 horas
Segundo o Ministério da Saúde italiano, nas últimas 24 horas também aumentou o número de pessoas em internamento hospitalar. Em 24 horas houve menos casos positivos, mas um maior número de mortes.
Covid-19. Itália com 23.832 novos casos e 401 mortes nas últimas 24 horas
-
Manifestantes contra restrições concentram-se no Rossio. PSP diz que serão mais de 3 mil
Mais de 3 mil pessoas, segundo informações da PSP, estão esta tarde de sábado reunidas no Rossio, em Lisboa, em protesto, noticia a TVI, contra as restrições impostas pelo Governo para combater a pandemia.
A manifestação autorizada começou às 15h00 no Parque Eduardo VII. Os manifestantes, muitos sem máscara e sem qualquer distancimento social, desceram a Avenida da Liberdade e estão agora no Rossio, com cartazes contra a obrigatoriedade do uso de máscaras e de outras medidas impostas pelo Governo.
Segundo a TVI, um dos promotores do protesto foi o movimento “Juristas pela Verdade”, que divulgou nas redes sociais informações de como devem os manifestantes reagir caso os abordem por estarem sem máscara.
Este encontro insere-se na iniciativa World Wide Demonstration, em que Portugal quer marcar presença, segundo o comunicado sobre a manifestação. Protestos idênticos estão a ocorrer no mundo inteiro, como no Reino Unido, Alemanha e Suíça, estão previstos para todo este fim de semana.
-
Primeiro caso de transmissão na China desde fevereiro ocorreu em funcionária de hospital que já tinha sido vacinada
Uma funcionária da área Covid recebeu as duas doses da vacina entre janeiro e fevereiro — e agora foi infetada com o coronavírus. É o primeiro caso de transmissão local no país desde fevereiro.