Histórico de atualizações
  • Este liveblog fica por aqui. Continue a acompanhar-nos aqui:

    Covid-19. Europa pode atingir imunidade de grupo em julho, diz comissário europeu

  • Primeiro-ministro eslovaco admite demissão após compra da vacina russa

    O conservador populista admitiu resignar ao cargo, apesar de se manter no executivo, depois de comprar, sem a anuência dos seus parceiros no poder, cerca de 200.000 doses da vacina russa Sputnik V.

    Primeiro-ministro eslovaco admite demissão após compra da vacina russa

  • México reportou 2.133 novos casos de Covid-19 e 209 mortes. Governo reconhece que há mais casos que os números oficiais

    O México reportou 2.133 novos casos de Covid-19 e 209 mortes, segundo o Governo citado pela Reuters. Há uma semana tinham sido registados 2.415 casos e 220 mortes, o que significa uma redução. Desde o início da pandemia já se somam 2.195.772 casos de infeção e 198.036 mortes. O Governo mexicano reconhece que os números serão muito superiores aos oficiais.

  • Brasil registou 47.774 novos casos de infeção e 1290 mortes

    Brasil registou 47.774 novos casos de infeção pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas e 1290 mortes. Segundo o governo brasileiro, já são 12 milhões os infetados desde o início da pandemia e um total de 294.042 mortes, noticia o The Guardian.

  • Guiné-Bissau regista mais 10 novos casos

    O boletim diário indica que há 637 casos ativos e que mais 33 pessoas foram dadas como recuperadas, para um total acumulado de 2.870.

    Guiné-Bissau regista mais 10 novos casos

  • Angola reporta mais 37 casos e a morte de um cidadão português

    Nas ultimas 24 horas, registou-se a morte de um homem português de 60 anos e outras cinco pessoas recuperaram da doença, em Luanda.

    Angola reporta mais 37 casos e a morte de um cidadão português

  • Três mortos em Moçambique num dia com mais recuperados que novos casos

    Moçambique passa a ter um total acumulado de 746 mortes e 66.212 casos, dos quais 79% recuperados e 128 internados (a maioria em Maputo)

    Três mortos em Moçambique num dia com mais recuperados que novos casos

  • França regista 138 mortes e atinge recorde em cuidados intensivos

    País esteve sem publicar dados da pandemia devido a problemas informáticos, a atualização deste domingo situa o número total de vítimas pelo novo coronavírus em França em 92.102.

    França regista 138 mortes e atinge recorde em cuidados intensivos

  • Europa pode alcançar imunidade colectiva em 14 de julho, diz comissário europeu

    Há um aumento esperado das entregas previstas para a Europa, devendo ser entregues 60 milhões de doses em março, 100 milhões em abril e 120 milhões em maio.

    Europa pode alcançar imunidade colectiva em 14 de julho, diz comissário europeu

  • Cabo Verde com mais 51 infetados em 24 horas

    Nas últimas 24 horas foram dados como recuperados da doença 20 infetados, mantendo-se em 159 o acumulado de óbitos por complicações associadas à covid-19 e cinco por causas externas.

    Cabo Verde com mais 51 infetados em 24 horas

  • China suspende voos da Austrian Airlines após detetar cinco casos positivos

    A proibição, que afeta dois voos da Austrian Airlines, vai prolongar-se até 9 de abril, depois de terem sido detectados casos de Covid-19 em passageiros que seguiam para Xangai nesta companhia.

    China suspende voos da Austrian Airlines após detetar cinco casos positivos

  • Ministra de Pedro Sánchez rejeita que circulação de pessoas na UE implique risco de descontrolo da pandemia

    Em Espanha, a ministra da Indústria, do Comércio e do Turismo, Reyes Maroto, defendeu este domingo que a entrada de cidadãos de outros Estados da União Europeia no país não é um elemento de risco significativo e acrescido para o controlo da pandemia da Covid-19.

    Numa entrevista televisiva, parcialmente partilhada na conta oficial do ministério do executivo à esquerda de Pedro Sánchez, a governante Reyes Maroto lembra que a mobilidade na circulação de pessoas na UE é atualmente “muito baixa” devido à pandemia. “No mês passado chegaram 400 mil viajantes internacionais quando num mês normal poderíamos estar a falar de 4.5 a 6 milhões de pessoas”.

    A ministra notou ainda que para entrar em Espanha é preciso um teste de diagnóstico PCR negativo.

    A preocupação dos países com o turismo veranil que se aproxima vai começando a ser notória em várias regiões do mundo, que veem na quadra de férias de verão um possível alívio ao sufoco económico provocada pela pandemia da Covid-19. A preocupação em ter taxas de contágio mais baixas para poder ter uma dinâmica de consumo e circulação de pessoas no verão (e para os países se apresentarem como destinos turísticos atrativos) já era notória em 2020, tendo adquirido especial importância neste ano de 2021 face ao andamento da vacinação e ao arrastar da crise económica provocada pela pandemia.

    No Reino Unido, porém — um país onde a vacinação avança a um ritmo mais elevado do que nos restantes países da UE —, não é ainda certo que a proibição às viagens internacionais venha a ser levantada nas próximas semanas e que se proceda a uma facilitação das entradas e saídas da região ao longo do verão. Essa incerteza, reforçada este domingo pelo ministro da Defesa Ben Wallace em duas entrevistas, é especialmente prejudicial a países que são destinos preferenciais do turismo britânico — como Portugal.

  • EUA já administraram mais de 124 milhões de doses de vacinas

    Nos Estados Unidos da América foram já administradas mais de 124 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19. Os números foram atualizados este domingo pelo Centro para o Controlo e Prevenção de Doenças, o principal instituto de saúde pública do país.

    As doses em questão são de três vacinas, as desenvolvidas pela Moderna, Pfizer/BioNTech e Johnson & Johnson.

    Os EUA têm uma população de aproximadamente 328 milhões de habitantes. Portugal, por exemplo, que tem uma população de aproximadamente 10.3 milhões de habitantes (quase 32 vezes menos), administrou perto de 1.3 milhões de doses de vacinas (perto de 90 vezes menos). A demora na vacinação tem sido notória em toda a União Europeia e não apenas em Portugal.

    União Europeia pagou adiantado e ficou mal servida. O problema com a entrega das vacinas e os contratos assinados

  • Itália com 300 mortes e 20 mil novos casos de infeção

    Em Itália também foram atualizados este domingo os números relativos à evolução da pandemia no país. Nas últimas horas foram identificados 20.159 novos casos de infeção. Morreram 300 pessoas, menos 101 do que as vítimas mortais registadas na véspera.

    A taxa de contágios e o número de mortes em Itália aumentou consistentemente ao longo das últimas quatro semanas — desde meados de fevereiro —, parecendo agora começar a estabilizar nos 20 milhares de casos diários detetados.

    Nas primeiras duas semanas do último mês, o número de casos diários oscilou entre as 10 e 15 mil infeções reportadas ao longo de 24 horas. O país tem perto de 60 milhões de habitantes.

  • Brasil recebe primeiro carregamento de vacinas através da Covax

    A primeira entrega é constituída por 1.022.400 doses de vacinas, mas, até ao final do mês, serão entregues mais 1,9 milhões de doses do mesmo fabricante, garante o Governo brasileiro.

    Brasil recebe primeiro carregamento de vacinas através da Covax

  • Reino Unido com mais 5.312 infeções e 33 mortes

    No Reino Unido, foram identificadas nas últimas horas mais 5.312 casos de infeção pelo novo coronavírus — um número superior ao número de casos registado no mesmo dia da semana anterior (4.618) mas muito inferior aos piores números de janeiro, quando chegaram a ser reportados mais de 50 mil casos diários de infeção.

    Nas últimas horas morreram 33 pessoas que tiveram um teste de diagnóstico positivo à infeção nos últimos 28 dias — o critério do Reino Unido para identificar mortes estritamente relacionadas com o vírus que pode causar a doença Covid-19. É um número inferior ao do mesmo dia da semana anterior (52 mortes), que eleva para 126.155 o número total de vítimas mortais relacionadas com a pandemia.

    Ao todo, as autoridades de saúde britânicos já detetaram mais de quatro milhões de pessoas com teste de diagnóstico positivo (4.296.583). O Reino Unido tem aproximadamente 66.65 milhões de habitantes.

  • Variante britânica pode estar associada a problemas cardíacos em cães e gatos de estimação

    Um hospital veterinário da região de Buckinghamshire, na Inglaterra, identificou um número invulgarmente elevado de cães e gatos de estimação com miocardite durante a segunda vaga da pandemia.

    Variante britânica pode estar associada a problemas cardíacos em cães e gatos de estimação

  • Reino Unido com recorde de vacinas administradas em 24 horas: mais de 870 mil

    No Reino Unido, o recorde de vacinas administradas ao longo de 24 horas foi batido pelo segundo dia consecutivo.

    A garantia foi dada pelo secretário de Estado da Saúde com a pasta da vacinação, Nadhim Zahawi, que adiantou que ao longo deste sábado foram administradas no Reino 873.784 doses de vacinas contra a Covid-19.

    Também o primeiro-ministro britânico Boris Johnson reagiu ao feito, escrevendo a seguinte mensagem na rede social Twitter: “Ontem foi um dia de recorde batido na distribuição de vacinas, com 873.784 a receberem uam dose. Um enorme obrigado a todos os envolvidos e por favor cheguem-se à frente para receberem a vossa vacina quando chegar a vossa vez”.

    De acordo com o jornal britânico The Guardian, em Inglaterra chegaram a administrar-se este sábado doses de vacinas a cada 27 segundos.

    Este sábado, as autoridades de saúde britânicas tinham anunciado que metade dos adultos do Reino Unido (cidadãos com 18 anos ou mais) já tinha recebido uma primeira dose de vacinas contra a Covid-19.

    Já este domingo, o ministro da Defesa britânico Ben Wallace criticou a hipótese levantada pela presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, de proibir a exportação da vacina da AstraZeneca para fora da UE até os Estados-membro da União Europeia receberem as doses contratualizadas com a farmacêutica.

    Distribuição da vacina da AstraZeneca fora da UE proibida? “Prejudicaria a reputação da UE”, diz ministro britânico

  • Israel. Tribunal dá razão a escola que impediu professora de dar aulas por recusar vacina contra a Covid-19

    Uma professora foi impedida de continuar a dar aulas por ter recusado apresentar prova de vacinação. Queixa-se de ser pressionada para ser vacinada contra as suas crenças. Tribunal deu razão à escola.

    Israel. Tribunal dá razão a escola que impediu professora de dar aulas por recusar vacina contra a Covid-19

  • Os números da pandemia em Portugal: mais de 800 mil casos, 16 mil mortes e 750 mil recuperados

    Desde que a pandemia da Covid-19 chegou a Portugal, em 2020, já foram identificadas e confirmadas (com teste de diagnóstico positivo) pelas autoridades de saúde 817.530 infeções.

    Já morreram no país, infetadas com o novo coronavírus, mais de 16 mil pessoas — mais precisamente, 16.768 pessoas. E já foram dadas como recuperadas da infeção mais de 750 mil pessoas que tiveram teste de diagnóstico positivo (mais concretamente, 767.319).

1 de 3