Histórico de atualizações
  • Bom dia,

    obrigado por nos acompanhar. Pode encontar todas as notícias relativas ao 564.º de guerra aqui.

    Chefe das secretas da Ucrânia garante que contraofensiva vai continuar mesmo com regresso do mau tempo

  • George W. Bush lembra história em que Putin ridicularizou o seu cão e critica líder russo: "Ressentido" e "obcecado pelo poder"

    “Ele viu o meu terrier e perguntou ‘isto é um cão’?”: George W. Bush lembrou história em que Putin troçou com o seu cão — e diz que líder russo “está sempre a tentar mostrar a sua força”.

    https://observador.pt/2023/09/09/george-w-bush-lembra-historia-em-que-putin-ridicularizou-o-seu-cao-e-critica-lider-russo-ressentido-e-obcecado-pelo-poder/

  • Chefe dos serviços de informações ucranianos garante que contraofensiva vai continuar nos próximos meses — mesmo com frio

    O chefe dos serviços de informações ucranianos, Kyrylo Budanov, disse hoje que a contraofensiva ucraniana vai continuar nos próximos meses, mesmo com o mau tempo e as temperaturas negativas.

    Em declarações numa conferência em Kiev citada pela Reuters, Kyrylo Budanov garantiu que os combates “vão continuar de uma maneira ou outra”. “No frio, com humidade e lama é mais difícil lutar”, reconheceu, ainda que tenha destacado: “Os combates vão continuar. A contraofensiva vai continuar”.

    Com progressos elogiados pelo Ocidente na frente sul, Kyrylo Budanov também referiu que a contraofensiva ucraniana está a ir “em diferentes direções”, ainda que tenha admitido que o progresso está a ser mais lento do que o esperado — e indicou que a situação no terreno é difícil.

    Para além das minas, Kyrylo Budanov identificou os drones kamikaze como sendo um dos motivos que está a atrasar o progresso ucraniano.

    O responsável ucraniano não acredita, no entanto, que o conflito vá ser “longo”, se bem que tenha destacado que a percepção de tempo é diferente para cada um.

  • Roménia encontra novos fragmentos de drone perto da fronteira com a Ucrânia

    A Roménia encontrou hoje novos fragmentos de drone no seu território, perto da fronteira com a Ucrânia, tendo o Ministério da Defesa Nacional deste país da NATO dito que são “semelhantes aos [dos aparelhos] utilizados pelo exército russo”.

    Esta é a segunda vez que na mesma semana a Roménia encontra destroços deste género e o Presidente romeno, Klaus Iohannis, disse hoje, em comunicado, que as conclusões indicam que houve “uma violação absolutamente inaceitável do espaço aéreo soberano da Roménia, um aliado da NATO, com riscos reais para a segurança dos cidadãos romenos na área”.

    Iohannis acrescentou que teve uma conversa telefónica com o secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), Jens Stoltenberg, para informar o líder da Aliança sobre a nova descoberta das peças de drone (aparelhos aéreos não tripulados).

    Não ficou claro se as autoridades romenas determinaram quando ou de onde o drone foi lançado.

    Stoltenberg escreveu na rede social X (ex-Twitter) que não havia “nenhuma indicação de intenção” de atingir o país-membro da NATO, mas disse que as descobertas “são desestabilizadoras”.

    “Saúdo a decisão dos Estados Unidos de enviar mais F-16 para o policiamento aéreo da NATO”, disse o representante, acrescentando: “Somos solidários com a Roménia”.

  • Ucrânia critica declaração dos líderes do G20 sobre guerra que não menciona Rússia

    A declaração dos líderes do G20 insta os Estados a evitarem o recurso a ameaças ou ao uso força para a conquista de territórios. No entanto, não inclui uma condenação da guerra na Ucrânia.

    Ucrânia critica declaração dos líderes do G20 sobre guerra que não menciona Rússia

  • Banco do Vaticano garante que “não recebe nem investe” dinheiro da Rússia

    O banco do Vaticano garantiu hoje que “não recebe nem investe” dinheiro da Rússia, nem tem clientes russos, noticia a agência Efe.

    Em comunicado, citado por aquela agência de notícias espanhola, o banco do Vaticano contraria assim as declarações do assessor do presidente da Ucrânia Mijailo Podoliak, que, numa entrevista a um canal ucraniano, lançou suspeitas sobre investimentos da federação russa naquela instituição bancária.

    “Para além de ser falsa, tal atividade seria também impossível no âmbito das políticas rigorosas do banco do Vaticano e das sanções internacionais que se aplicam também ao setor financeiro”, garante a instituição bancária, citara pela Efe.

    Segundo o comunicado, o banco do Vaticano “é um intermediário financeiro supervisionado, que opera através de bancos correspondentes internacionais da mais elevada reputação e reputação impecável, e que se rege por normas internacionais”.

    Em entrevista ao Canal 24, Mijailo Podoliak afirmou que é “preciso olhar para os investimentos que eles [a Rússia] estão a fazer no banco do Vaticano, analisá-los com um pouco mais de pormenor”.

  • Rússia rejeita proposta da ONU sobre o SWIFT para reativar acordo sobre cereais

    A Rússia rejeitou a nova proposta das Nações Unidas para reativar o acordo sobre a exportação de cereais, mantendo as exigências iniciais, revelou hoje o Kremlin.

    A decisão acontece após as Nações Unidas terem proposto a reconexão de uma filial do banco agrícola russo no Luxemburgo ao sistema bancário internacional SWIFT, em vez do banco-mãe, informou o executivo russo.

    “O presidente deixou claro que as condições são bem conhecidas. Agora diz-se que os ocidentais estão dispostos a prometer a abertura do SWIFT a uma filial do Rosselkhozbank. O facto é que os acordos dizem que o SWIFT deve ser aberto ao Rosselkhozbank e não à filial”, sublinhou o porta-voz presidencial Dmitry Peskov.

    E prosseguiu: “É claro que estamos a falar da necessidade de voltar aos fundamentos dos acordos que existiam inicialmente […]”.

  • Putin vota com sucesso por via eletrónica e apela para participação nas eleições

    O presidente da Rússia votou por via eletrónica nas eleições regionais a decorrer no país e apelou para que os russos participem na votação de três dias.

    Putin vota por via eletrónica em eleições polémicas

  • NATO inicia exercício militar no Mar Báltico com forças de 14 países

    A NATO iniciou um vasto exercício militar no Mar Báltico que envolve 14 países, incluindo os Estados Unidos, numa demonstração de força tendo como pano de fundo a guerra da Rússia contra a Ucrânia.

    NATO inicia exercício militar no Mar Báltico com forças de 14 países

  • "Putin não tem interesse no holocausto nuclear"

    Zona de exclusão aérea nas fronteiras da NATO? “Putin não vai pôr em causa o que conquistou”. Cimeira Africana do clima: “líderes africanos têm toda a razão”. G20 na Índia revela “hipocrisia chinesa”.

    Ouça aqui o novo episódio dos “Cinco Continentes” da Rádio Observador.

    “Putin não tem interesse no holocausto nuclear”

  • Sede de partido de Putin destruída na zona de Zaporíjia

    Uma sede do Rússia Unida, o partido de Vladimir Putin, foi destruída esta sexta-feira na cidade ocupada de Polohy, na zona de Zaporíjia, noticia o The Guardian.

    O ataque ocorre numa altura em que estão a decorrer as eleições promovidas pelas forças ocupantes russas e que não são reconhecidas pela comunidade internacional.

    O ataque foi confirmado pelo presidente da Câmara de Melitopol no Telegram. Ivan Fedorov disse naquela rede social que vários residentes de Polohy descreveram um incêndio na sede do partido de Putin e que tal teria como objetivo protestar contra as “pseudo-eleições” patrocinadas pelas autoridades russas.

    Não há detalhes sobre como começou o incêndio que terá destruído a sede local do Rússia Unida.

  • Putin escreve a Kim para reforçar laços bilaterais

    Vladimir Putin voltou a insistir num reforço dos “laços bilaterais em todas as frentes” entre a Rússia e a Coreia do Norte. Numa mensagem de felicitações enviada ao líder comunista norte-coreano por ocasião do 75.º aniversário da implementação do regime comunista na Coreia do Norte, Putin diz que “há três quartos de século, a União Soviética foi a primeira a reconhecer o novo Estado soberano que emergiu em solo coreano”.

    “Desde então, as relações entre os nossos países sempre se basearam nos princípios da amizade, da boa vizinhança e do respeito mútuo”, referiu.

    É nesse contexto que Putin apela a uma cooperação reforçada “em todas as frentes”.

    Recorde-se que o Kremlin e Pyongyang estão a negociar um acordo sobre troca de armamento. Tem sido noticiada a possibilidade de Putin e Kim Jong-un se encontrarem em território russos nas próximas semanas mas Moscovo ainda não confirmou tal possibilidade.

    Apenas se sabe que o ministro da Defesa russo, Serguei Shoigu, visitou a Coreia do Norte entre 25 e 27 de julho para assistir às cerimónias do 70.º aniversário do armistício da Guerra da Coreia (1950-1953).

    Um possível acordo entre a Rússia e a Coreia do Norte possibilitará a Putin ter acesso a armamento convencional e aos norte-coreanos o acesso a tecnologia nuclear e a alimentos.

  • Bom dia. Vamos concentrar todas as atualizações sobre o 561.º dia de guerra na Ucrânia neste liveblog.

    Pode ler ou reler aqui o que se passou ou longo do dia na quarta-feira.

1 de 1