Momentos-chave
Histórico de atualizações
  • Obrigada por nos ter acompanhado. Este liveblog termina aqui, mas vamos continuar a acompanhar todas as notícias sobre as cerimónias fúnebres de Isabel II neste novo endereço:

    Urna da Rainha Isabel II já está no Palácio de Buckingham, onde fica até ao cortejo fúnebre desta quarta-feira

  • Chefes de Estado transportados de autocarro e aterragens em Heathrow estão proibidas. As regras para o funeral de Isabel II

    Carlos III fará uma receção a todos os líderes estrangeiros no Palácio de Buckingham, no próximo domingo, antes do funeral da Rainha Isabel II. Apenas dois representantes por país serão admitidos.

    Chefes de Estado transportados de autocarro e aterragens em Heathrow estão proibidas. As regras para o funeral de Isabel II

  • Isabel II. Souvenirs esgotam em Londres, incluído produtos do jubileu

    Com a afluência de famílias a Londres para homenagear a Rainha, lojistas não têm tido mãos a medir com procura elevada. E as bandeiras são o artigo mais pedido.

    Ouça aqui a reportagem da Rádio Observador em Londres:

    Isabel II. Souvenirs esgotam em Londres, incluído produtos do jubileu

  • Londres. Monumentos da monarquia encerrados

    Com a morte da Rainha, todos os monumentos ligados à monarquia foram encerrados e a segurança é apertada. Alguns turistas foram apanhados desprevenidos.

    Ouça aqui:

    Londres. Monumentos da monarquia encerrados

  • Uma viagem de seis horas no primeiro percurso fúnebre de Isabel II e as novas proclamações do Rei. Veja as imagens

    A urna de Isabel II percorreu parte da Escócia para chegar a Edimburgo, onde fica até terça-feira. Carlos III continuou a ser proclamado Rei por todo o Reino Unido.

    As imagens de uma viagem de seis horas no primeiro percurso fúnebre de Isabel II e as novas proclamações do Rei

  • Marcelo Rebelo de Sousa e João Gomes Cravinho viajam domingo para o Reino Unido

    O Presidente da República e o ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, viajam no próximo domingo para as cerimónias fúnebres da Rainha Isabel II.

    O Chefe de Estado já tinha confirmado que estaria presente, acrescentando agora que irá “na véspera” acompanhado pelo ministro dos Negócios Estrangeiros.

  • Rainha já está em Edimburgo e acaba de chegar ao Palácio de Holyroodhouse

    Isabel II acaba de chegar ao Palácio de Holyroodhouse.

    Cortejo fúnebre já está em Edimburgo, depois de mais de seis horas de viagem.

    A princesa Ana e o marido, o Earl e a Condessa de Wessex e o Príncipe André assistiram à entrada da urna no Palácio, carregada em ombros por militares escoceses.

  • Índia realiza dia de luto com bandeiras a meia haste

    A Índia realiza hoje um dia de luto pela morte de Isabel II, com as bandeiras dos edifícios governamentais a meia haste e eventos oficiais de entretenimento cancelados.

    As bandeiras do parlamento indiano, casa do Presidente, Forte Vermelho e outros escritórios do Governo em Nova Deli encontram-se a meia haste.

    Os eventos de entretenimento oficiais também foram cancelados “como uma demonstração de respeito”, indicou o Ministério do Interior.

    Não quinta-feira, o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, destacou a dedicação de Isabel II, que morreu aos 96 anos, no Castelo de Balmoral, na Escócia, após mais de 70 anos do mais longo reinado da história do Reino Unido.

    A rainha Isabel II e o príncipe Filipe visitaram a índia três vezes — 1961, 1983 e 1997.

  • Fórmula 1 presta homenagem a Isabel II durante grande o prémio de Itália

    Em fim de semana de Grande Prémio de Fórmula 1 em Itália, o circuito de Monza parou este domingo para fazer um minuto de silêncio em homenagem a Isabel II.

    Já na sexta-feira passada as equipas fizeram também um minuto de silêncio em honra da monarca, antes de começarem os treinos livres.

    F1 Grand Prix of Italy

    Os pilotos alinhados durante o minuto de silêncio, antes de ter início o Grande Prémio de Monza

    F1 Grand Prix of Italy - Practice 1"F1 Grand Prix of Italy"

    Já na sexta-feira tinha sido feita uma homenagem à soberana

  • UEFA adia Rangers-Nápoles devido aos preparativos do funeral

    O jogo da Liga dos Campeões de futebol entre o Glasgow Rangers e o Nápoles foi hoje adiado um dia, para quarta-feira, em virtude das “fortes limitações policiais e organizativas” relacionadas com o funeral da Rainha Isabel II.

    Assim, o desafio previsto para terça-feira, vai disputar-se somente na quarta, às 20:00 (horas de Lisboa), o mesmo sucedendo com o embate entre as equipas sub-19, que participam na Youth League, que decorre às 14:00.

    No Grupo A da ‘champions’ o Glasgow Rangers vem de derrota por 4-0 na visita ao Ajax, enquanto o Nápoles ganhou por 4-1 ao Liverpool.

    Pelos mesmos motivos, os adeptos do Nápoles não vão poder assistir ao encontro, pelo que, numa medida igualitária, a UEFA garante que os escoceses também vão prescindir de ir a Itália em 26 de outubro.

  • A bandeira da Escócia e uma coroa de flores brancas

    A urna de Isabel II está coberta pela bandeira real da Escócia e, por cima, segue uma coroa de flores brancas colhidas na sua propriedade, em Balmoral.

    A monarca está em cortejo fúnebre entre o Castelo de Balmoral e o Palácio de Holyroodhouse, a residência da monarca na capital escocesa.

    A princesa Ana e o marido, Sir Tim Lawrence acompanham a Rainha seguem no segundo carro do cortejo.

    The Coffin Carrying Queen Elizabeth II Transfers From Balmoral To Edinburgh

    Queen Elizabeth II death

  • Cortejo fúnebre faz paragem para abastecer e descansar

    O cortejo de carros que leva a urna de Isabel II de Balmoral para Edimburgo num, percurso que se prevê de cerca de seis horas, fez uma pause pelas 13h10 para abastecer os veículos e para os motoristas descansarem, relata a Sky News.

    A paragem estaria prevista e aconteceu perto da cidade de Brechin.

  • Xi Jingping felicita Carlos III pela ascensão ao trono

    O Presidente da China enviou este sábado uma mensagem ao Rei Carlos III a felicitá-lo pela ascensão ao trono, noticiou hoje a agência chinesa de notícia Xinhua.

    Na sua mensagem, Xi Jingping terá lembrado o novo monarca que este completam-se 50 anos do início das relações diplomáticas entre os dois países. Diz ainda estar pronto para “trabalhar” com o novo Rei para “melhorar a compreensão mútua e a amizade entre os povos dos dois países”, bem como para “fortalecer a comunicação em questões globais”, entre outros objetivos.

  • Antigua e Barbuda quer referendo à monarquia em três anos

    O primeiro-ministro de Antigua e Barbuda, Gaston Browne, vai convocar um referendo para que o país decida sobre a possível transição para uma república ou se o monarca britânico se mantém como o chefe de Estado do país.

    A decisão foi tomada após a morte da Rainha Isabel II. Browne assinou um documento que confirma Carlos III como chefe de Estado, mas afirmou logo de seguida que o referendo está em cima da mesa, e que deverá acontecer nos próximos três anos.

    O primeiro-ministro daquele que é um dos 14 países que mantêm o Rei de Inglaterra como chefe de Estado rejeita que este seja um “ato de hostilidade”, preferindo chamar-lhe o “passo final” no caminho da independência do país, que teve lugar em 1981, e enquanto nação “verdadeiramente soberana”.

  • Carlos III também foi proclamado no País de Gales e nem a mascote do regimento real faltou

    O novo Rei foi também proclamado no País de Gales, numa cerimónia no exterior do Castelo de Cardiff. A proclamação de Carlos III foi lida em inglês e galês.

    Regional Proclamations Of King Charles III Accession Take Place

    A cabra é a mascote do regimento real galês

    Regional Proclamations Of King Charles III Accession Take Place

    Cerimónia da proclamação com o Castelo de Cardiff como cenário

  • Carlos III é proclamado Rei em Edimburgo

    Carlos III foi proclamado Rei em Mercat Cross, em Edimburgo.

    O Lord Lyon King of Arms leu a proclamação do novo Rei para o povo da Escócia, seguiram-se 21 tiros de canhão e três “vivas a Sua Majestade o Rei”. Todo o aparato cerimonial foi seguido por muitas pessoas que quiseram estar presentes neste momento histórico.

    Estava previsto que o novo Rei fosse proclamado este domingo às 12h00 na Escócia, na Irlanda do Norte e no País de Gales.

    Queen Elizabeth II death

    A proclamação do novo Rei é lida ao povo da Escócia, em Mercat Cross

    Queen Elizabeth II death

    Os fuzileiros navais reais a desfilarem para a proclamação de Carlos III

    Regional Proclamations Of King Charles III Accession Take Place

    Soldados a chegarem para a proclamação do Rei Carlos II na Escócia

  • Primeiro-ministro da Austrália diz que não fará referendo sobre República durante o seu primeiro mandato

    O primeiro-ministro da Austrália, diz que durante o seu primeiro mandato não haverá um referendo sobre se o país se deve tornar uma república. Em entrevista à Sky News, Anthony Albanese, afirma que agora é um momento para mostrar gratidão pelo “serviço para com a Austrália, a Commonwealth e o mundo” por parte da Rainha.

    Albanese já tinha afirmado que a Austrália precisava de um Chefe de Estado australiano. Contudo, afirma que agora não é tempo de tratar de “questões relacionadas com a nossa constituição”. Mas sim “altura de prestar homenagem à Rainha Isabel II” e mostrar “profundo respeito e admiração”, porque afirma que a soberana esteve sempre com a Austrália os bons e maus momentos.

    Sobre o novo Rei, o Primeiro-ministro diz que “é alguém que tem uma profunda relação com a Austrália” e espera que tenha oportunidade de visitar o país assim que possível.

    “Isto, claro, é uma mudança substancial. O único monarca que conhecemos durante o meu tempo de vida, e no tempo de vida de muitos australianos, foi a Rainha Isabel”.

    Australia Reacts To The Passing Of Queen Elizabeth II

    Uma imagem da Rainha Isabel II foi projetada na Ópera de Sydney este sábado, dia 10 de setembro

  • Carlos III proclamado chefe de Estado da Austrália e Nova Zelândia

    O Rei Carlos III de Inglaterra foi proclamado hoje chefe de Estado da Austrália e da Nova Zelândia, em cerimónias no parlamento dos dois países.

    Em Camberra, na Austrália, o governador geral, David Hurley, que é o representante da monarquia britânica no país, homenageou a “gloriosa” Rainha Isabel II, que morreu na quinta-feira, e desejou um “longo e feliz reinado” a Carlos III, proclamado oficialmente novo monarca do Reino Unido no sábado.

    Já o primeiro-ministro da Austrália, Anthony Albanese, disse num comunicado que Isabel II “foi a única monarca reinante que visitou a Austrália” que tinha “um lugar especial” no coração dos australianos.

    Além dos representantes do Governo, a cerimónia em Camberra contou com representantes da comunidade aborígene, que cantaram e fizeram o “ritual do fogo” em honra de Carlos III.

    Em Wellington, na Nova Zelândia, a primeira-ministra, Jacinda Ardern, agradeceu o “vínculo estreito” que Isabel II manteve com os neozelandeses e lembrou o “profundo afeto” que Carlos III já demonstrou também nas visitas que fez ao país.

  • "A Escócia presta homenagem a uma extraordinária mulher", escreve a primeira-ministra Nicola Stugeon

    A primeira-ministra da Escócia publicou na sua conta de Twitter uma imagem do carro fúnebre com a urna de Isabel II a deixar o Castelo de Balmoral.

    Nicola Sturgeon escreveu: “Um momento triste e comovente este em que Sua Majestade, a Rainha, deixa a sua adorada Balmoral pelo última vez”.

    No post feito pouco depois do início do cortejo lê-se ainda: “Hoje, enquanto ela faz a sua viagem para Edimburgo, a Escócia presta homenagem a uma extraordinária mulher”.

  • Imagens do início do cortejo da urna de Isabel II

    The Coffin Carrying Queen Elizabeth II Transfers From Balmoral To Edinburgh

    A urna Isabel II a sair do Castelo de Balmoral

    The Coffin Carrying Queen Elizabeth II Transfers From Balmoral To Edinburgh

    O cortejo fúnebre a passar pela vila de Ballater

    The Coffin Carrying Queen Elizabeth II Transfers From Balmoral To Edinburgh

    O público a prestar homenagem à Rainha na vila de Ballater

1 de 4