Momentos-chave
Histórico de atualizações
  • Bom dia. Este liveblog fica por aqui. Vamos continuar a acompanhar toda a informação sobre as cerimónias fúnebres de Isabel II aqui.

    George e Charlotte vão estar presentes no funeral de Isabel II. Príncipes vão caminhar ao lado dos pais, William e Kate

  • Perto de uma centena de funcionários da antiga residência de Carlos III podem ficar sem emprego com a sua subida ao trono

    Trabalhadores receberam uma notificação oficial de que os seus postos de trabalho se tornariam redundantes durante uma semana em que têm trabalhado longas horas noturnas devido à transição real.

    Perto de uma centena de funcionários da antiga residência de Carlos III podem ficar sem emprego com a sua subida ao trono

  • Carlos III e Camilla já deixaram Buckingham após receberem corpo de Isabel II

    O Rei Carlos III e a rainha consorte Camilla já deixaram o Palácio de Buckingham, depois de terem recebido o caixão de Isabel II juntamente com toda a família real, segundo a BBC.

  • "Uma honra e um privilégio." Princesa Ana lembra as últimas 24 horas da vida da mãe

    A Princesa Ana, filha de Isabel II e irmã do novo Rei Carlos III, publicou esta tarde um comunicado no qual descreve as últimas 24 horas, que passou a acompanhar a urna da Rainha nas cerimónias de homenagem em Edimburgo e na viagem de avião para Londres.

    “Tive a sorte de acompanhar as últimas 24 horas da vida da minha querida mãe. Tem sido uma honra e um privilégio acompanhá-la nas suas viagens finais. Testemunhar o amor e o respeito manifestados por tantos nestas viagens tem sido uma mostra de humildade e de edificação. Todos nós partilhamos memórias únicas”, diz a Princesa Real.

    “Agradeço a todos os que partilham o nosso sentimento de perda. Talvez nos tenha lembrado o quanto dávamos por garantidos a sua presença e contributo para a nossa identidade nacional”, acrescentou a Princesa Ana.

    “Também estou muito grata pelo apoio e compreensão oferecidos ao meu querido irmão Carlos, no momento em que ele aceita as responsabilidades adicionais de monarca. À minha mãe, a Rainha, obrigado”, termina o comunicado.

  • Urna da Rainha Isabel II já está no Palácio de Buckingham, onde fica até ao cortejo fúnebre de amanhã

    O caixão da Rainha Isabel II já se encontra no interior do Palácio de Buckingham, em Londres, a principal residência oficial dos monarcas britânicos.

    O cortejo de automóveis que transportava a urna entrou no recinto do palácio há poucos minutos, depois de ter sido saudado por uma enorme multidão à entrada do edifício — apesar da chuva torrencial que se faz sentir. Ao Observador, algumas das milhares de pessoas presentes – e muitos estrangeiros como italianos, chineses, australianos e norte-americanos – frisaram querer assistir “à última entrada da Rainha no palácio”.

    O caixão ficará durante toda a noite no interior de Buckingham.

    Carro que tranposrta a urna de Isabel II chega ao Palácio de Buckingham

    Amanhã à tarde, será transportado num cortejo solene até ao Palácio de Westminster, a sede do Parlamento britânico, onde a Rainha Isabel II será velada durante cinco dias consecutivos pelo público.

    No dia 19 realiza-se o funeral de estado.

    *Com João Porfírio, em Londres

  • Truss e Wallace acompanham princesa Ana no aeroporto

    A primeira-ministra, Liz Struss, e o ministro da Defesa, Ben Wallace, marcaram presença no aeroporto de Northolt para receber o corpo de Isabel II.

    À chuva, em profundo silêncio, os dois políticos fizeram companhia à princesa Ana.

  • Avião com urna de Isabel II acaba de aterrar em Londres

    O corpo de Isabel II chegou às 18h54 desta terça-feira a Londres. O avião que transporta os restos mortais da Rainha acabou de aterrar, dando agora início à cerimónia e percurso que levarão a urna até Buckingham.

  • Rei e Rainha Consorte já estão em Buckingham Palace

    Carlos III e Camila já chegaram a Buckingham Palace, provenientes da Irlanda do Norte.

    Após uma viagem pelas ruas da cidade de Londres, o caixão com os restos mortais de Isabel II ficará em repouso no Palácio de Buckingham em cima de cavaletes na Sala do Arco, até ser transferido para o edifício do parlamento britânico, na quarta-feira.

    JOÃO PORFÍRIO/OBSERVADOR

  • Longas filas para o velório de Isabel II em Westminster. Espera pode chegar às 35 horas

    O grande velório de cinco dias em Westminster é o grande momento de homenagem à Rainha Isabel II. Mas uma grande parte dos visitantes poderão desiludir-se, uma vez que a capacidade é limitada.

    Longas filas para o velório de Isabel II em Westminster. Espera pode chegar às 35 horas

  • Avião que transporta corpo de Isabel II usado para levar armas à Ucrânia

    O caixão da Rainha Isabel II foi transportado, de Edimburgo a Londres, através de um avião militar que esteve em ação na Ucrânia e no Afeganistão. Trata-se do C-17 Globemaster da Força Aérea Real.

    Avião que transporta corpo de Isabel II usado para levar armas à Ucrânia

  • Caixão com corpo de Isabel II já deixou Capela de Santo Egídio

    O caixão que transporta o corpo de Isabel II já deixou a Capela de Santo Egídio em Edimburgo, na Escócia. Começa, assim, o caminho até Londres.

    A urna partirá num voo previsto para as 18h00 e será sempre acompanhada pela princesa Ana.

  • Fotografias: As homenagens a Isabel II fazem-se um pouco por toda a cidade de Londres

    As homenagens à monarca que reinou durante 70 anos espalham-se um pouco por toda a cidade de Londres. Muitas das lojas têm nas suas montras os retratos da rainha mas também vários painéis luminosos (tão famosos de Londres) estão por estes dias apenas com o retrato da Rainha, grande parte deles a preto e branco.

    JOÃO PORFÍRIO/OBSERVADOR

    JOÃO PORFÍRIO/OBSERVADOR

    JOÃO PORFÍRIO/OBSERVADOR

    JOÃO PORFÍRIO/OBSERVADOR

    JOÃO PORFÍRIO/OBSERVADOR

  • Fotografias: Centenas de pessoas continuam a colocar flores no memorial à Rainha Isabel II no Green Park

    Várias centenas de pessoas continuam a deslocar-se até ao Green Park, parque mesmo ao lado da residência oficial da Família Real – o Buckingham Palace – para ali colocarem flores em homenagem à monarca, que morreu aos 96 anos.

    Não só colocam flores, como também várias velas, retratos desenhados da Rainha, bandeiras de diversos países e há até quem se vista a rigor para a ocasião.

    JOÃO PORFÍRIO/OBSERVADOR

    JOÃO PORFÍRIO/OBSERVADOR

    JOÃO PORFÍRIO/OBSERVADOR

    JOÃO PORFÍRIO/OBSERVADOR

    JOÃO PORFÍRIO/OBSERVADOR

    JOÃO PORFÍRIO/OBSERVADOR

  • Rei Carlos III e rainha consorte a caminho da Catedral de Santa Ana

    O Rei Carlos III e a rainha consorte, Camila, deixaram o Castelo de Hillsborough e, de acordo com o The Guardian, estão a caminho da Catedral de Santa Ana para uma cerimónia religiosa, que contará com a presença da primeira-ministra britânica, Liz Truss.

  • Funeral de Isabel II poderá levar ao cancelamento de cirurgias e consultas médicas

    Na próxima segunda-feira, dia em que se realiza o funeral da Rainha Isabel II, existe uma forte probabilidade de serem canceladas milhares de consultas médicas e cirurgias de clínica geral.

    A informação é avançada pela Sky News, que refere que várias pessoas já receberam mensagens a informar que as cirurgias a que se iriam ser submetidas não se vão realizar na segunda-feira.

  • Ao receber condolências, Carlos III respondeu: "Não desejo isto a ninguém"

    O Rei Carlos III, que foi calorosamente recebido com a saudação “God Save the King!” na Irlanda do Norte, passou 10 minutos a cumprimentar a multidão que o esperava junto ao Castelo de Hillsborough.

    Enquanto aceitava ramos de flores e sorria, Carlos III recebeu as condolências pela morte da mãe e respondeu: “Não desejo isto a ninguém”, de acordo com o The Guardian.

  • Rei Carlos III destaca "exemplo brilhante" da mãe em discurso no Castelo de Hillsborough

    Em Belfast, o Rei Carlos III agradeceu à Irlanda do Norte pela mensagem de condolências pela morte da sua mãe, dizendo que a Rainha Isabel II “nunca deixou de rezar” pelo “melhor dos momentos” para o povo dessa nação.

    Num discurso no Castelo de Hillsborough, a residência oficial do governo da Irlanda do Norte, o monarca disse que a mãe “sentiu profundamente o significado do papel que desempenhou ao reunir aqueles que a história separou e estender a mão para tornar possível a cura de feridas prolongadas”.

    Garantido que se dedicaria a um semelhante papel, Carlos III contou, de acordo com o The Guardian, que a Rainha Isabel II se comprometeu a dedicar-se ao seu país e ao seu povo e a “manter os princípios do governo constitucional”, promessa que “manteve com fé inabalável”.

    Agora, com esse exemplo brilhante para mim, e com a ajuda de Deus, assumo as minhas novas funções decidido a procurar o bem-estar de todos os habitantes da Irlanda do Norte”, afirmou o monarca, na presença de Camila, rainha consorte.

  • Carlos III proclamado em Território Antártico britânico

    O Rei Carlos II foi hoje proclamado como novo monarca no Território Antártico britânico (BAT) durante uma cerimónia em Rothera.

  • Carlos III é aclamado com "God Save the King" ao chegar a Belfast

    O Rei Carlos III já chegou à Irlanda do Norte e foi calorosamente recebido com a saudação “God Save the King!” pela multidão antes de participar na cerimónia religiosa em homenagem a Isabel II.

    A Sky News realça que é a “primeira visita de um rei britânico à Irlanda do Norte em quase 80 anos”.

  • Gravações de "The Crown" retomadas com recriação da visita de Diana à Bósnia, dias antes da sua morte

    Depois de uma paragem de um dia “como sinal de respeito” à Rainha Isabel II, as gravações da série da Netflix “The Crown” já retomaram. Imagens divulgadas pelo Daily Mail mostram a atriz Elizabeth Debicki, que interpreta a Princesa Diana na série, num dia de gravações, em Barcelona, a retratar uma das últimas aparições públicas da mãe de William e Harry.

    O episódio retratado é a visita de Diana à capital da Bósnia, Sarajevo, menos de um mês antes da sua morte. A produção tenta recriar o visual de Diana — uma camisa rosa e calças pretas — na visita que teve como objetivo promover a Landmine Survivors Network, uma organização fundada em 1997 por sobreviventes de minas terrestres. Nessa visita, Diana falou com vítimas e respetivos familiares, conversas que a série também tenta reproduzir.

    Na sexta-feira, um dia após a morte da Rainha, foi anunciado que a produção da série seria suspensa brevemente para mostrar “respeito” a Isabel II. Também não haverá gravações no dia do funeral, 19 de setembro.

    A série “The Crown” retrata a vida de Isabel II e vários episódios que envolveram a restante família real.

1 de 4