Depois de um sábado de proclamações do novo Rei, este domingo, as atenções viraram-se de novo para Isabel II. Um cortejo fúnebre com o corpo da monarca deixou o seu adorado Castelo de Balmoral em direção a Edimburgo, na primeira viagem de uma série de dias de luto. O funeral será a 19.

A urna com o corpo de Isabel II partiu do Castelo de Balmoral pelas 10h00 da manhã e fez um percurso que durou quase seis horas e meia até Edimburgo, mais precisamente até ao Palácio de Holyroodhouse, a residência oficial da monarca na capital escocesa. A urna da Rainha viajou coberta pela bandeira real da Escócia sob uma coroa de flores brancas colhidas na sua propriedade, em Balmoral. O carro fúnebre abriu caminho ao cortejo, atrás seguiam a princesa Ana e o marido, Sir Tim Lawrence, e depois vários outros carros.

“Um momento triste e comovente este em que Sua Majestade, a Rainha, deixa a sua adorada Balmoral pelo última vez”, escreveu a primeira-ministra da Escócia numa homenagem à monarca na sua conta de Twitter, pouco depois de Isabel II deixar o castelo. “Hoje, enquanto ela faz a sua viagem para Edimburgo, a Escócia presta homenagem a uma extraordinária mulher”, concluiu Nicola Sturgeon.

O cortejo passou por vilas e cidades, como Aberdeen e Dundee, bem como por zonas do interior. Várias pessoas foram-se juntando para ver o cortejo e prestar homenagem à rainha com um último adeus.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Isabel II chegou ao Palácio de Holyroodhouse perto das 16h30, ao fim de quase 6h30 de viagem. A princesa Ana e o marido, o Earl e a Condessa de Wessex e o Príncipe André assistiram à entrada da urna no palácio, carregada em ombros por militares escoceses. O corpo ficará na Sala do Trono para que os funcionários da monarca possam prestar a sua homenagem. Na segunda-feira a urna segue para a Catedral de Santo Egídio.

Novas proclamações

Estava previsto que o novo Rei fosse proclamado este domingo às 12h00 na Escócia, na Irlanda do Norte e no País de Gales e assim foi.

Carlos III foi proclamado em Mercat Cross, em Edimburgo, onde o Lord Lyon King of Arms leu a proclamação do novo Rei para o povo da Escócia. Seguiram-se 21 tiros de canhão e três “vivas a Sua Majestade o Rei”. Todo o aparato cerimonial foi seguido por muitas pessoas que quiseram estar presentes neste momento histórico. Carlos III foi também proclamado no País de Gales, numa cerimónia no exterior do Castelo de Cardiff. A proclamação foi lida em inglês e galês. Na Irlanda do Norte, a cerimónia da proclamação foi lida no Castelo de Hillsborough, a residência oficial do Governo.

Duas proclamações, chapéus ao ar, salvas de canhões e reuniões. As imagens do dia da proclamação de Carlos III

O que acontecerá esta segunda-feira?

Este domingo começaram as cerimónias fúnebres da Rainha Isabel II. A urna partiu do Castelo de Balmoral em direção a Edimburgo onde chegou a meio da tarde ao Palácio de Holyroodhouse, onde ficará até ao dia seguinte. Esta segunda-feira recomeçarão as cerimónias fúnebres:

  • O Rei e a Rainha Consorte viajam esta segunda-feira para a Escócia onde se vão juntar ao cortejo que, a partir das 14h35, levará a urna de Isabel II do Palácio de Holyroodhouse para a Catedral de Santo Egídio, acompanhados por militares e outros membros da família real.
  • Às 14h55 a urna será recebida por uma guarda de honra e será transportada com a coroa da Escócia.
  • A partir das 17h00 o público vai poder prestar homenagem à rainha e ver a urna, mas fotografias e vídeos estão proibidos, segundo a Sky News.
  • Às 19h20 o Rei e membros da família real fazem a sua própria vigília, acrescenta o Telegraph.
  • À 17h00 de terça-feira, a urna será transportada para o aeroporto de Edimburgo de onde partirá para Londres às 18h00 com chegada prevista para as 19h00.

O funeral da Rainha realiza-se a 19 de setembro, segunda-feira, pelas 11h00, na Abadia de Westminster.

Para saber mais sobre o que se passou neste primeiro fim de semana de luto por Isabel II visite o nosso liveblog, onde acompanhámos as proclamções do Rei Carlos III e o cortejo fúnebre que levou Isabel II do Castelo de Balomoral até Edimburgo, aqui.