Momentos-chave
Histórico de atualizações
  • Este liveblog fica por aqui, mas já temos disponível uma nova ligação onde pode continuar a acompanhar toda a atualidade sobre a Covid-19.

    Graça Freitas garante que decisão sobre redução de dias de isolamento deve ser anunciada na quinta-feira de manhã

  • OMS afirma que o risco da variante Ómicron se mantém "muito elevado"

    A Organização Mundial da Saúde salienta que existem “provas fiáveis demonstram que a variante Ómicron tem uma vantagem de crescimento em relação à variante Delta.

    OMS afirma que o risco da variante Ómicron se mantém “muito elevado”

  • EUA reveem em baixa a incidência da variante Ómicron da Covid-19

    Os Centros de Controlo e Prevenção de Doenças tinham estimado a prevalência da Ómicron na semana de 12 a 18 de dezembro em 73,2%, mas corrigiram em mais de cinquenta pontos percentuais essa previsão.

    EUA reveem em baixa a incidência da variante Ómicron da Covid-19

  • De Portugal a Itália: seis países europeus atingem novos máximos de casos diários

    Portugal, França, Itália, Reino Unido, Grécia e Chipre atingiram novos máximos de casos diários desde o início da pandemia. Países tomam novas medidas e esperam por mais dados sobre variante Ómicron.

    De Portugal a Itália: seis países europeus atingem novos máximos de casos diários

  • Aberto agendamento da vacina para crianças a partir dos 7 anos e "casa aberta" acima dos 40 anos para reforço da Janssen

    A Direção-Geral da Saúde alerta que os utentes que devem consultar os horários antes de se dirigirem a um centro para se vacinarem, lembrando que os períodos da tarde “têm geralmente menos afluência”.

    Aberto agendamento da vacina para crianças a partir dos 7 anos e “casa aberta” acima dos 40 anos para reforço da Janssen

  • Setor dos eventos regista perdas de 30 milhões em dezembro

    O setor dos eventos integra duas centenas de empresas que empregam cerca de 4.500 pessoas de forma direta e indireta, lembrou a APSTE.

    Setor dos eventos regista perdas de 30 milhões em dezembro

  • Natal com "efeito positivo" no comércio, mas insuficiente para recuperar quebras anteriores

    Presidente da Confederação do Comércio e Serviços de Portugal afirma que “o Natal teve um efeito positivo, comparado com o ano passado”, mas que não chega para atenuar os esforços na pandemia.

    Natal com “efeito positivo” no comércio, mas insuficiente para recuperar quebras anteriores

  • Afinal não é preciso teste para ir a eventos culturais até 9 de janeiro: basta ter a vacinação completa

    Nem para ir ao cinema, nem para ir ao teatro, nem para ver concertos em teatros e auditórios: ao contrário do que o Governo anunciou há 5 dias em Conselho de Ministros, já não é preciso teste até 9/1.

    DGS corrige “lapso” e informa: é mesmo preciso teste ou autoteste para eventos culturais

  • Madeira reporta mais duas mortes e um novo máximo diário de 371 casos

    A Madeira registou hoje duas mortes por Covid-19, elevando o número de óbitos associados à doença para 132, informou a Direção Regional de Saúde, que reporta também 371 novos casos, o número diário mais elevado desde o início da pandemia.

    A autoridade regional indica que os óbitos são um homem de 60 anos e uma mulher de 87, ambos com comorbilidades, sendo que um dos doentes estava vacinado contra o SARS-CoV-2 e outro não.

    Em relação aos novos positivos, 16 casos foram importados e de 355 são de transmissão local.

  • Marta Temido diz que já foi necessário suspender atividade não-Covid em alguns casos

    Marta Temido admitiu que, “em alguns casos”, foi necessário suspender a atividade assistencial não Covid nos hospitais, sendo que tal poderá voltar a acontecer. “É muito difícil encontrar equilíbrio.”

    Marta Temido diz que já foi necessário suspender atividade não-Covid em alguns casos

  • Líder do PS/Açores recomenda reforço de testes e antecipação de vacinas a crianças

    O presidente do PS/Açores escreveu hoje ao presidente do Governo Regional (PSD/CDS-PP/PPM) a recomendar um reforço da testagem e rastreio de casos covid-19 e a antecipação da vacinação de crianças para combater a subida de infeções no arquipélago.

    Para o PS/Açores, há “três aspetos nos quais é mesmo muito urgente o Governo Regional inverter algumas decisões que tem tomado e, em alguns casos, acelerar processos para recuperar o tempo perdido”.

    Quanto aos rastreios, Vasco Cordeiro alerta que, perante uma nova variante do vírus, “deveria ser facilitado, e não dificultado, o acesso aos testes”.

    O socialista considera necessário “retomar um nível de rastreio que permita a identificação de cadeias de transmissão, e não, pura e simplesmente, a declaração de transmissão comunitária”.

    Quanto à vacinação de crianças, o líder do PS/Açores observa que “apenas em meados de janeiro está previsto o início do processo de vacinação de crianças [entre os 5 e os 11 anos]”, um calendário que não parece “minimamente aceitável”.

    Por outro lado, devem ser “ativados os procedimentos necessários para, falhando a antecipação do calendário de vacinação, as aulas possam ser retomadas por meios telemáticos [à distância]”.

  • Testes e vacinas contra a Covid-19 vão continuar isentos de IVA em 2022

    Este despacho vem juntar-se ao diploma aprovado pelo parlamento que prolonga também a manutenção da taxa reduzida do IVA nas aquisições de gel desinfetante cutâneo e máscaras.

    Testes e vacinas contra a Covid-19 vão continuar isentos de IVA em 2022

  • Variante Ómicron detetada em 75% dos casos na segunda-feira em Portugal

    O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge considera que o aumento abrupto da nova variante do coronavírus tem paralelismo com o cenário de outros países, como a Dinamarca e o Reino Unido.

    Variante Ómicron detetada em 75% dos casos na segunda-feira em Portugal

  • Governo dá garantia de 9,5 milhões para crédito à montagem de eventos

    A autorização para uma garantia pessoal do Estado até 9,5 milhões de euros à linha de crédito para apoio à montagem de eventos, atividade fortemente afetada pela pandemia Covid-19, foi esta terça-feira publicada em Diário da República.

    “Autorizo a concessão de uma garantia pessoal do Estado (…) destinada a assegurar as responsabilidades de capital deste Fundo pelas garantias de carteira, com limite máximo de 20% do montante do financiamento, prestadas no âmbito da ‘Linha de Apoio à Economia Covid-19 – Montagem Eventos’, com o montante global máximo de financiamento de 50.000.000 euros”, lê-se no despacho assinado pelo Secretário de Estado das Finanças, João Nuno Mendes.

    O governante fixa a taxa de garantia em 0,2% por ano e justifica a autorização da garantia pessoal do Estado ao Fundo de Contragarantia Mútuo também com o parecer favorável dado, em 3 de dezembro, pelo ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital.

  • Presidente da Câmara de Caminha infetado e sem necessitar de cuidados especiais

    O presidente da Câmara de Caminha, no distrito de Viana do Castelo, testou positivo para o novo coronavírus, encontrando-se em isolamento em casa, com “sintomas normalmente associados à gripe, mas sem inspirar cuidados especiais”, foi esta terça-feira divulgado.

    Em comunicado enviado às redações, a autarquia especificou que Miguel Alves “está a recuperar no seu domicílio, juntamente com a sua mulher, que também está infetada e com o seu filho, que deu negativo no teste realizado”.

    O autarca socialista entrou em isolamento profilático no dia 24, véspera de Natal, na sequência de um contacto de risco.

    Os testes de despiste ao vírus SARS-CoV-2, entretanto realizados, confirmaram que o presidente da Câmara de Caminha está infetado com Covid-19.

    Segundo a nota esta terça-feira enviada, é ainda incerto o regresso do autarca ao trabalho, mas “a expetativa de Miguel Alves é poder marcar presença na reunião de câmara que discutirá o Plano de Atividades e Orçamento (PAO) prevista para 5 de janeiro de 2022”.

  • Fauci recomenda vacinas obrigatórias para embarcar em voos domésticos

    A rápida propagação da variante Ómicron levou o principal epidemiologista da Casa Branca a sugerir uma ordem de vacinação obrigatória para os voos domésticos.

    A recomendação de Anthony Fauci surge numa altura em que se verifica um exponencial aumento do número de casos de Covid-19 nos Estados Unidos que, juntamente com o mau tempo, levou ao cancelamento de mais de mil voos na segunda-feira.

    As companhias aéreas estão cada vez com maior dificuldade em funcionar, com pilotos, tripulação e outros trabalhadores a serem obrigados a ficar em casa devido a infeções com Covid-19.

    “Quando a vacinação é um requisito, torna-se mais um incentivo a que mais pessoas se vacinem. Se quiserem fazer isso com os voos domésticos, acho que seria algo que devia ser seriamente considerado”, disse Fauci, em entrevista ao programa ‘Morning Joe’, na MSNBC.

    Apesar da recomendação, o chefe do Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas dos Estados Unidos já veio esclarecer que não há nenhuma nova regra na calha. “Neste momento não acho que as pessoas devem esperar que haja novos requisitos nos voos domésticos para que as pessoas estejam vacinadas”, clarificou, mais tarde, em declarações à CNN.

  • Médicos de família alertam para "caos absoluto" nos centros de saúde

    Os serviços estão a tentar responder a “um aumento enorme” do número de casos de Covid-19 com a mesma resposta que usavam quando tinham 600 ou 700 casos por dia.

    Médicos de família alertam para “caos absoluto” nos centros de saúde

  • Dinamarca é o país com a maior taxa de incidência a nível mundial

    A Dinamarca tem a maior taxa de infeção por Covid-19 do mundo, com 1.612 casos por cada 100.000 habitantes.

    Dinamarca é o país com a maior incidência de Covid-19 a nível mundial

  • Reino Unido regista novo recorde de 129.471 novos casos

    O Reino Unido registou hoje 129.471 novos casos de Covid-19, números que se referem apenas a Inglaterra e País de Gales, um novo recorde desde o início da pandemia potenciado pela rápida disseminação da variante Ómicron.

    O país, um dos mais afetados na Europa, registou ainda 18 mortes nas últimas 24 horas, elevando o total para 148.021.

    Os valores não incluem a Irlanda do Norte e a Escócia, uma vez que a recolha de dados nestes países foi interrompida devido aos feriados.

    As autoridades escocesas, no entanto, adiantaram hoje um número provisório de 9.360 contaminações adicionais.

  • IVA do gel e máscaras mantém taxa reduzida em 2022. Gastos são dedutíveis ao IRS como despesa de saúde

    O código do IRS determina que é dedutível um montante correspondente a 15% do valor suportado em despesas de saúde pelos contribuintes particulares, com um limite global de mil euros.

    IVA do gel e máscaras mantém taxa reduzida em 2022. Gastos são dedutíveis ao IRS como despesa de saúde

1 de 4