Atualizações em direto
  • Sismo registado ao largo da costa portuguesa sentido em Espanha

    O sismo registado hoje de madrugada ao largo da costa portuguesa foi sentido na Andaluzia, especialmente nas províncias de Huelva e Sevilha, informou o Instituto Geográfico Nacional (IGN).

    O Centro de Coordenação de Emergências 112 Andaluzia registou mais de 15 chamadas de pessoas que alertaram para o abalo, especialmente de Huelva, mas não há registo de danos pessoais ou materiais, informou um porta-voz à EFE.

    As notificações foram recebidas especificamente dos municípios de Sevilha, Jaén e Huelva capital, Lepe, Villarrasa, Isla Cristina e Ayamonte.

  • Presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses apela a que seja revisitado o Plano Nacional de Emergência

    António Nunes, Presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, alerta para a possibilidade de “haver população que só agora, pela manhã, quando começar a sair à rua é que verificará se alguma das suas habitações tem uma rachadela, ou se algum dos seus anexos está afetado”. Entende que este tipo de danos poderá ter ocorrido e habitações de “construção mais frágil”.

    “As autoridades vão fazer o seu papel e os bombeiros, se forem chamados para alguma ocorrência farão o reporte às autoridades”, informa ainda, garantindo que os bombeiros estão preparados em caso de ocorrências sísmicas, como a que aconteceu esta madrugada.

    António Nunes considera relevante uma “reunião preventiva no sentido de organizar qualquer situação futura que possa ocorrer e revisitar o Plano Nacional de Emergência para que todas as entidades envolvidas numa situação desta recordem qual o papel que lhes compete”.

  • "Foi o maior sismo em Lisboa desde 1969"

    Jorge Miguel Miranda, geofísico e ex-presidente do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, afirma que é cedo para apurar o que aconteceu. O especialista exclui também a hipótese de tsunami.

    Ouça aqui a explicação na íntegra

    “Foi o maior sismo em Lisboa desde 1969”

  • Não há alerta de tsunami na sequência do sismo, garante Proteção Civil

    O comandante da Proteção Civil confirma ainda que não há alerta de tsunami na sequência do sismo.

    “Só há aviso de tsunami a partir de 6,0 na escala de Richter”, explica André Fernandes.

    Tendo sido um sismo de magnitude 5,3, “não houve essa necessidade”.

  • Planos de emergência sísmica estão operacionais, afirma presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses

    António Nunes, Presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, diz que os bombeiros estão preparados em caso de ocorrências sísmicas, como a que aconteceu esta madrugada.

    Ouça aqui

    Planos de emergência sísmica estão operacionais, afirma presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses

  • Comandante da Proteção Civil: sismo de 5,3 é "situação perfeitamente normal" e não justifica "ativação dos planos especiais"

    André Fernandes adianta que ainda que “este sismo não reúne critérios para ativação dos planos especiais para este tipo de eventos”.

    “Só são ativados os planos a partir de 6,1 na escala de Richter”, destaca o responsável, sublinhando que esta é uma “situação perfeitamente normal” dentro da “capacidade de resposta operacional” habitual dos “diferentes agentes de proteção civil”.

  • Proteção Civil confirma que já houve três réplicas depois do sismo — e garante que não houve danos pessoais nem materiais

    Já começou o ponto de situação da Proteção Civil sobre o sismo, com a presença do secretário de Estado da Proteção Civil, Paulo Ribeiro, do comandante nacional da Proteção Civil, André Fernandes, e do presidente da ANPC, José da Costa.

    O comandante nacional da Proteção Civil, André Fernandes, começa por confirmar que o sismo teve magnitude de 5,3 e que ocorreu às 5h11.

    “Não há registo de danos pessoais nem materiais”, garante o responsável.

    André Fernandes diz ainda que já foram sentidas três réplicas do sismo, com magnitudes de 1,2, 1,1 e 0,9 na escala de Richter.

    O responsável sublinha que a situação está agora numa “fase de monitorização” e lembra que durante a manhã houve um “pico de chamadas” para vários agentes de proteção civil, especialmente corpos de bombeiros, que deram informações à população.

  • O sismo serve para nos recordar do inevitável?

    Mais cedo ou mais tarde vai acontecer um sismo em Portugal, só não sabemos é quando. Com noção disto, e do elevado risco para o país, o importante é tomar as medidas para proteger as pessoas.

    Ouça aqui o “Ainda Bem que Faz Essa Pergunta”

    O sismo serve para nos recordar do inevitável?

  • As imagens do sismo de magnitude 5,3 sentido em Portugal

    Imagens de câmaras de videovigilância mostram o momento em que a terra abanou, por volta das 5h11 desta manhã. Outros utilizadores das redes sociais relatam danos causados às suas casas.

    As imagens do sismo de magnitude 5,3 sentido em Portugal

  • Marcelo Rebelo de Sousa: "Nada do que é para ser informado será sonegado"

    Marcelo Rebelo de Sousa diz que os comunicados do Governo e da Presidência da República têm o objetivo de dizer “aos portugueses, que estão a iniciar um novo dia, que os dados disponíveis [estão] a ser acompanhados e informados de forma verídica e atempada pela Proteção Civil” e que não apontam “para danos pessoais ou danos materiais”.

    Em declarações à SIC Notícias, falou de uma concertação total do Primeiro-ministro em funções, Paulo Rangel, apoiado pela Proteção Civil e em contacto com o Presidente da República, garantindo que “nada do que é para ser informado será sonegado”.

    O Presidente da República disse ainda que “quando chegar a meio da manhã, ou antes de meio da manhã, já os portugueses têm as sucessivas confirmações, que alias os especialistas têm estado a analisar”.

  • Sismo. "Não há registo de nenhum pedido de socorro", garante Proteção Civil

    José Miranda, Comandante na Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, faz um ponto de situação. Garante que, até agora, não há registo de vítimas. E destaca as zonas mais atingidas.

    Ouça aqui as declarações

    Sismo. “Não há registo de nenhum pedido de socorro”, garante Proteção Civil

  • Registada réplica de 1,2 na escala de Richter às 5h47

    Segundo o site da Proteção Civil, foi registada uma réplica às 5h47, com um epicentro próximo, com uma magnitude de 1,2 na escala de Richter.

  • "Acordei com o sismo. Foi bastante considerável"

    João Duarte, professor universitário, explica que Sines é uma zona com atividade sísmica, mas não com tanta intensidade. O investigador adianta que o surgimento de réplicas “é pouco provável”, assim como um tsunami.

    Ouça aqui a análise na íntegra

    “Acordei com o sismo. Foi bastante considerável”

  • Proteção Civil recebeu muitas chamadas, mas não tem "registo de vítimas ou danos materiais"

    A Proteção Civil não tem “registo de vítimas ou danos materiais”, bem como não recebeu registos ou relatos de qualquer réplica que tenha sido sentida após o sismo sentido às 5h11 da manhã nesta segunda-feira em território nacional.

    Em declarações à Rádio Observador, José Miranda, comandante da da Proteção Civil, informa que a autoridade recebeu entre “50 a 100 chamadas” nos momentos após o sismo se ter feito sentir. Os civis, do Alentejo até Viseu, relataram “preocupações e questões sobre o que deveriam fazer, sobre se deveriam sair de casa ou não”.

    “Fizemos contacto com os comandos regionais e não temos registo de nenhum pedido de socorro, só pedidos de reconhecimento de áreas em que não se verificaram danos”, informa.

    O representante da autoridade nacional apela a que seja mantida a calma e a uma “retoma da vida normal” nesta manhã e aconselha os civis a manter-se informados através dos canais oficiais e meios de comunicação social.

  • Presidente da República está a acompanhar a situação

    O Presidente da República também já fez saber que “tem estado a acompanhar a situação com o Primeiro-Ministro em exercício, e irão reunir em Belém, logo após o briefing que irá decorrer na Proteção Civil”.

  • Proteção Civil vai fazer um ponto da situação às 8h. Governo diz que não há registos de vítimas nem danos materiais

    Segundo o Governo não há registo de vítimas nem danos materiais. A Proteção Civil vai fazer um ponto da situação às 8h00.

    Em comunicado, o Governo português diz estar em “coordenação estreita com todos os serviços relevantes na matéria”, na sequência do sismo ocorrido. Informa que “não há registo de danos pessoais ou materiais até ao momento” e apela à população “para que mantenha a serenidade e siga as recomendações da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil”.

    Refere ainda que a “informação será atualizada do longo da manhã, designadamente pelo IPMA e pela Proteção Civil”. O Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel, na qualidade de primeiro-ministro em funções, visitará a Autoridade Nacional da Proteção Civil pelas 09h00.

    Na sequencia da reunião com a Proteção Civil, prevista para as 09h00, o Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel, será recebido pelo Presidente da República, em Belém.

    Com Marina Ferreira

  • Sismo sentido em Portugal magnitude de 5,3 na escala de Richter

    Um sismo foi sentido esta madrugada várias cidades do sul de Portugal. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera já fez saber que “foi registado nas estações da Rede Sísmica do Continente, um sismo de magnitude 5,3 (Richter) e cujo epicentro se localizou a cerca de 60 km a Oeste de Sines“. O abalo foi sentido em vários pontos de norte a sul do país às 5h11 da manhã — com maior intensidade na região sul, por exemplo, na área metropolitana de Lisboa.

    Sismo de 5,3 sentido em várias cidades de norte a sul de Portugal

  • Bom dia

    Abrimos este liveblog para acompanhar ao minuto as notícias sobre o sismo que se fez sentir às 5h11 em todo o território nacional, com especial impacto na região da Grande Lisboa.

1 de 1