Momentos-chave
Histórico de atualizações
  • Este liveblog será arquivado aqui, mas já abrimos um novo para acompanhar as notícias sobre a pandemia da Covid-19 ao longo deste domingo. Pode seguir aqui.

    Covid-19. Mais um caso positivo no círculo restrito de Trump, que tenta serenar preocupações com mensagem em vídeo

  • Idoso de 95 anos infetado no surto em aldeia de Ourique morre no hospital

    Surto teve origem num primeiro caso positivo de covid-19 no lar de Santa Luzia, mas este homem de 95 anos não era utente do lar mas residia em Santa Luzia, aldeia afetada.

    Idoso de 95 anos infetado no surto em aldeia de Ourique morre no hospital

  • "Voltarei em breve", promete Donald Trump num vídeo no Twitter

    Donald Trump publicou há pouco um vídeo no Twitter a falar, na primeira pessoa, do seu estado de saúde, para contrariar as notícias que dão conta de uma situação delicada. E garante mesmo que espera “voltar em breve”.

    No vídeo de quatro minutos, o presidente dos EUA agradece a todos os profissionais de saúde e ao Centro Médico Walter Reed, onde está internado, e garante estar a fazer tudo para sair rapidamente. “Estou a começar a sentir-me bem, os próximos dois dias vão ser um teste”.

    “Voltarei em breve”. Um promessa de Trump depois de explicar que “não estava muito bem” quando se dirigiu ao Centro, mas que agora está “muito melhor” e convencido que vai conseguir “terminar a campanha” eleitoral. “Vamos vencer este coronavírus ou que que lhe queiram chamar”, diz.

    Também agradeceu as mensagens recebidas de líderes mundiais, dizendo-lhes que sabem bem o que está a passar: “Como líderes temos de enfrentar os problemas”. Aproveitou mesmo para afirmar que sempre se recusou a ficar fechado na Casa Branca. “Não tinha escolha. Não queria ficar na Casa Branca, tinha essa hipótese (…) mas não consigo. Eu tinha de estar fora”.

    Também garantiu que a primeira dama está a recuperar bem, dentro do que era esperado para a sua faixa etária, explicou gracejando: “Ela é um bocadinho de nada mais nova do que eu” (têm 24 anos de diferença).

  • Conselheiro de Trump decide internar-se em hospital após testar positivo para o coronavírus

    O ex-governador de Nova Jérsia, Chris Christie, decidiu isolar-se em internamento num hospital depois de ter testado positivo para o coronavírus.

    Christie foi uma das pessoas que mais contactaram com Donald Trump na última semana, uma vez que foi um dos conselheiros que o ajudaram a preparar-se para o debate da última terça-feira com Joe Biden.

    Este sábado, o ex-governador anunciou que tinha testado positivo para o coronavírus.

    Mais tarde, anunciou nas redes sociais que tomou a decisão de se internar no Centro Médico Morristown, na Nova Jérsia.

    “Embora esteja a sentir-me bem e só tenha sintomas ligeiros, devido ao meu historial de asma decidimos que esta era uma medida de precaução importante”, afirmou.

    Christ Christie foi também uma das pessoas presentes na cerimónia de nomeação de Amy Coney Barrett como juíza do Supremo Tribunal, nos jardins da Casa Branca — um evento onde muitos convidados não usaram máscara e estiveram próximos, e que está a ser apontado como uma das potenciais fontes do surto que está a afetar vários elementos da Casa Branca, incluindo Trump.

  • Detetados três profissionais e um doente positivos no hospital de Vila Real

    Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro comunicou que os “três profissionais e um doente foram isolados de imediato e todos os seus contactos sinalizados”.

    Detetados três profissionais e um doente positivos no hospital de Vila Real

  • Estado brasileiro de São Paulo supera um milhão de casos

    Números isolados de casos de São Paulo representam uma das marcas mais elevadas da propagação do novo coronavírus a nível mundial. Número de óbitos é agora de 36.136, mais 180 mortes este sábado.

    Estado brasileiro de São Paulo supera um milhão de casos

  • Chefe de gabinete da Casa Branca confirma oficialmente que Trump teve situação "preocupante"

    O chefe de gabinete da Casa Branca, Mark Meadows, revelou que o presidente dos EUA passou um período “muito preocupante” na última sexta-feira e que as próximas 48 horas “serão críticas”. Declarações que confirmam oficialmente que a conferência de imprensa desta tarde da equipa médica que acompanha Trump tinha sido comedida na descrição da situação clínica.

    Conley revelou também que teve “indicações clínicas” da Covid-19 ainda na tarde de quinta-feira, mais cedo do que tinha sido anunciado.

  • Reino Unido regista quase o dobro de novas infeções ao somar 12.872 casos

    Um atraso na publicação de casos de Covid-19 em Inglaterra fez com que “o total reportado nos próximos dias inclua alguns casos adicionais do período entre 24 de setembro e 1 de outubro”.

    Reino Unido regista quase o dobro de novas infeções ao somar 12.872 casos

  • Novos casos em França voltam a subir com país a somar 16.972 infeções

    Nas últimas 24 horas, o país registou 16.972 novos casos da doença covid-19 e 49 mortes. Dos 101 departamentos do país, 66 mantêm-se em situação de alta vulnerabilidade.

    Novos casos em França voltam a subir com país a somar 16.972 infeções

  • Madeira com mais um caso eleva positivos para 235

    Até ao dia 03 de outubro, foram contabilizadas na Região Autónoma da Madeira 1.695 notificações de casos suspeitos da covid-19, dos quais 1.460 não se confirmaram.

    Madeira com mais um caso eleva positivos para 235

  • Covid-19. Nápoles confirma segundo caso positivo no plantel de futebol

    O futebolista macedónio Eljif Elmas, do Nápoles, testou positivo para a covid-19, elevando para dois o número de casos positivos no plantel da equipa, anunciou o clube.

    Covid-19. Nápoles confirma segundo caso positivo no plantel de futebol

  • Itália regista 2.844 novas infeções, o maior número desde abril

    Valor representa uma subida em relação aos 2.499 novos casos de infeção pelo novo coronavírus notificados na sexta-feira. O número total de mortes registadas no país desde fevereiro sobe para 35.968.

    Itália regista 2.844 novas infeções, o maior número desde abril

  • Utentes retirados temporariamente para desinfeção do lar de Montalegre

    No Lar de Nossa Senhora do Pranto, em Salto, concelho de Montalegre, 23 idosos e 10 funcionárias testaram positivo à Covid-19. A operação de retirada dos idosos irá decorrer no domingo de manhã.

    Utentes retirados temporariamente para desinfeção do lar de Montalegre

  • Senado americano cancela trabalho legislativo após casos de infeção

    Decisão surge depois de três senadores terem sido infetados pela Covid-19. Apesar de interrupção, audições para a nomeação de Amy Coney Barrett para o Supremo Tribunal mantêm-se.

    Senado americano cancela trabalho legislativo após casos de infeção

  • Plantel da Juventus de Ronaldo em isolamento preventivo

    Equipa onde joga o português Cristiano Ronaldo está em isolamento devido a dois casos positivos de covid-19 de funcionários do clube. Casos não são de jogadores.

    Plantel da Juventus de Ronaldo em isolamento preventivo

  • Moçambique regista mais 70 casos e ultrapassa as nove mil infeções

    Do número total de infeções que o país já registou, 8.754 casos são de transmissão local e 295 casos são importados.

    Moçambique regista mais 70 casos e ultrapassa as nove mil infeções

  • Trump teve dificuldades respiratórias na sexta-feira, diz o New York Times

    Continuam a surgir nos jornais norte-americanos informações que contradizem o que foi dito na conferência de imprensa dos médicos de Trump.

    De acordo com o The New York Times, que cita duas fontes próximas da Casa Branca, o Presidente norte-americano teve dificuldade em respirar na sexta-feira, o que levou a equipa médica a decidir administrar-lhe oxigénio suplementar.

    Esse agravamento de sintomas esteve também na origem da decisão de transferir Trump para o hospital — onde o Presidente pode ser tratado com recurso a equipamentos médicos mais sofisticados e assistido mais rapidamente por especialistas.

    O médico presidencial, Sean Conley, tinha, horas antes, dito que Trump tinha registado sintomas ligeiros, como tosse e uma febre ligeira, mas não dificuldades respiratórias.

  • “Desporto não é um setor pária”, diz secretário de Estado do Desporto

    João Paulo rebelo diz que desporto “não pode ficar para trás e é isso que o Governo se tem esforçado por fazer”. E diz que jogos com público são “eventos piloto” para avaliar o passo seguinte.

    “Desporto não é um setor pária”, diz secretário de Estado do Desporto

  • Afinal há quanto tempo está Trump infetado? As dúvidas que os médicos deixaram

    A conferência de imprensa para atualizar as informações de saúde do presidente dos EUA deixou mais dúvidas do que certezas. O Observador ouviu e deixa-lhe aqui a análise das contradições detetadas nas informações da equipa médica face ao que já tinha sido anunciado quando Donald Trump foi diagnosticado com Covid-19.

    Desde quando é que Trump sabe que está infetado? Três grandes dúvidas levantadas pelos médicos presidenciais

  • Trump recebeu oxigénio suplementar antes de ser transportado para o hospital, diz a Associated Press

    Depois de o médico presidencial, Sean Conley, ter tentado várias vezes evitar responder à pergunta sobre se Trump tinha necessitado de oxigénio suplementar — afirmando sempre que, hoje, o Presidente não estava a precisar de oxigénio —, a Associated Press noticiou que o Presidente norte-americano recebeu oxigénio suplementar na Casa Branca na sexta-feira, antes de ser transportado para o hospital.

    A agência cita uma fonte conhecedora do estado de saúde de Trump e garante que o Presidente dos EUA recebeu o oxigénio ainda na Casa Branca, onde esteve durante as primeiras 24 horas depois do diagnóstico com o novo coronavírus.

    Antes, Sean Conley tinha repetidamente evitado responder à questão. Perante a insistência dos repórteres descontentes com a primeira resposta, o médico assinalou apenas que, enquanto esteve no hospital, Trump não tinha precisado de oxigénio.

1 de 4