A Madeira regista este sábado mais um caso de um doente infetado com a covid-19, elevando para 235 os casos positivos, diz hoje o Instituto de Administração da Saúde (IASAÚDE).

“Hoje há um novo caso positivo a reportar, pelo que a Região Autónoma da Madeira passa a contabilizar 235 casos confirmados da covid-19 no território regional, tratando-se de um caso importado proveniente da Região de Sul de Portugal”, refere o boletim epidemiológico que adianta haver também “um novo caso recuperado a reportar”.

Até ao dia 03 de outubro, foram contabilizadas na Região Autónoma da Madeira 1.695 notificações de casos suspeitos da covid-19, dos quais 1.460 não se confirmaram.

“A região passa a contabilizar 166 casos recuperados da covid-19, pelo que são 69 os casos ativos, dos quais 59 são casos importados identificados no contexto das atividades de vigilância implementadas no Aeroporto da Madeira e 10 são casos de transmissão local”, diz o boletim.

Relativamente ao isolamento dos casos positivos, 38 pessoas cumprem isolamento numa unidade hoteleira dedicada, 30 em alojamento próprio e um doente encontra-se em internado na Unidade Polivalente dedicada à covid-19 no Hospital Dr. Nélio Mendonça.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

À data, 15.501 pessoas estão a ser acompanhadas pelas autoridades de saúde dos vários concelhos da região, com recurso à aplicação MadeiraSafe, 7.113 destas pessoas estão em vigilância ativa.

Há ainda a reportar quatro novas situações que se encontram em estudo pelas autoridades de saúde, todas identificadas na operação de rastreio do aeroporto, estando sujeitas Investigações epidemiológicas.

Relativamente aos testes para despiste da covid-19 realizados na região, p IASAÚDE assinala que, Até ao fim de sexta-feira, no laboratório de Patologia Clínica do SESARAM, foram processadas 117.851 amostras para teste de PCR.

No contexto da operação de rastreio de viajantes nos portos e aeroportos da Madeira e do Porto Santo, há a reportar um total cumulativo de 72.194 colheitas para teste à covid-19 realizadas até às 16:30 horas de hoje.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de um milhão de mortos e mais de 34,6 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 1.995 pessoas dos 78.247 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em fevereiro, o continente americano é agora o que tem mais casos confirmados e mais mortes.