Momentos-chave
Histórico de atualizações
  • Este liveblog fica por aqui. Iremos continuar a acompanhar os principais acontecimentos relativos à pandemia de Covid-19 aqui:

    Marcelo. Portugal no corredor aéreo britânico “é uma grande notícia”

  • Relatório americano revela que autoridades de Wuhan esconderam verdadeiro perigo do vírus de Pequim

    Documento dos serviços de inteligência norte-americanos revela que as autoridades de Wuhan não transmitiram informação relevante a Pequim, o que comprometeu uma resposta célere ao surto de Covid-19.

    Relatório americano revela que autoridades de Wuhan esconderam verdadeiro perigo do vírus de Pequim

  • Brasil ultrapassa 111 mil mortes após registar 1.212 óbitos em 24 horas

    O Brasil contabilizou 1.212 mortes devido à Covid-19 nas últimas 24 horas, informou hoje o executivo, acrescentando que o país totaliza 111.100 óbitos desde o início da pandemia, registada oficialmente em 26 de fevereiro.

    Em relação ao número de infetados pelo novo coronavírus, o Brasil soma agora 3.456.652 casos confirmados, sendo que 49.298 foram contabilizados nas últimas 24 horas.

    O governo, liderado pelo Presidente Jair Bolsonaro, indicou hoje que 2.615.254 pessoas já recuperam da Covid-19 no país, enquanto que 730.298 pacientes estão sob acompanhamento médico.

    O foco da pandemia é São Paulo, o estado mais rico e populoso do Brasil, com cerca de 46 milhões de habitantes, que regista 721.377 infetados e 27.591 vítimas mortais.

    Atualmente, 15 das 27 unidades federativas do país já ultrapassaram os 100 mil casos de infeção e 22 já somam mais de mil mortos.

    Pela primeira vez desde abril, o ritmo de transmissão da Covid-19 está em desaceleração no Brasil, de acordo com dados do centro de controlo de epidemias do britânico Imperial College, citados pela imprensa brasileira, que indicam que a taxa de contágio no país é agora de 0,98.

    Segundo dados do executivo, o Brasil tem agora uma incidência de 52,9 óbitos e 1.644,9 casos da doença por cada 100 mil habitantes.

  • Covid-19. Farmacêutica dos EUA vai experimentar tratamento contra o vírus no Brasil

    Medicamento consiste num “cocktail de anticorpos para a neutralização do coronavírus” e será testado em pacientes com Covid-19 internados em hospitais do Rio de Janeiro.

    Covid-19. Farmacêutica dos EUA vai experimentar tratamento contra o vírus no Brasil

  • Galiza quer crianças a partir dos 6 anos sempre de máscara e vai fazer testes serológicos a todos os professores

    A Galiza quer arrancar na próxima semana com a realização das testes serológicos a todos os professores das escolas públicas. A medida faz parte de um pacote de iniciativas recomendadas por 35 peritos que estão a aconselhar o Governo galego. Está também prevista a obrigação de professores e crianças a partir dos seis anos andarem sempre de máscara. O presidente da região autónoma em funções, Alberto Núñez Feijóo justificou a intenção com a preocupação de que o número de infeções suba com o regresso às aulas. A Galiza é uma das regiões espanholas onde a pandemia está mais controlada. Os testes serológicos vão abranger 40 mil professores não universitários para avaliar o grau de imunidade destes profissionais.

  • Noruega aumenta "lista negra" e impõe quarentena a viajantes do Reino Unido, Grécia, Irlanda e Áustria

    A Noruega vai impor uma quarentena de 10 dias aos viajantes que chegarem ao país vindos do Reino Unido, da Grécia, Irlanda e Áustria, segundo o Ministério dos Negócios Estrangeiros norueguês.As restrições entram em vigor na sexta-feira e são uma resposta ao aumento do número de casos naqueles países. Portugal já se encontra na “lista negra” da Noruega.

  • Angola anuncia mais 49 casos e testagem massiva de polícias e taxistas

    O secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda, anunciou hoje mais 49 casos e duas mortes de Covid-19 em Angola, salientando que vai ser iniciada uma nova fase de testagem massiva dirigida a grupos de risco como polícias e taxistas.

    Entre os 49 casos identificados nas últimas 24 horas, dois são de Cabinda, de transmissão local, e os restantes de Luanda. Entre os infetados contam-se 31 pessoas de sexo masculino e 18 feminino, com idades entre 8 e 74 anos.

    Dois homens, de 50 e 53 anos, morreram e outras 31 pessoas recuperaram.

    A partir de quinta-feira, segundo Franco Mufinda, Angola vai iniciar a testagem massiva serológica e ao nível da biologia molecular sempre que justifique “em agentes da policia nacional com maior exposição, numa amostra de 10 mil pessoas”, bem como outros grupos de risco, como os taxistas.

    Angola já notificou 2015 casos, dos quais 92 óbitos, 698 recuperados e 1225 ativos, dos quais cinco críticos sob ventilação mecânica invasiva e 19 graves.

  • Madeira mantém 29 casos ativos

    A Madeira registou esta quarta-feira um novo caso positivo de Covid-19 e assinalou mais um doente recuperado, mantendo-se assim o total de 29 infeções ativas no arquipélago, indicou o Instituto de Administração da Saúde (IASAÚDE).“Os 29 casos ativos consistem em 28 casos importados identificados no contexto das atividades de vigilância implementadas no Aeroporto da Madeira e um caso de transmissão local”, esclarece a entidade, em comunicado.A Região Autónoma da Madeira apresenta um total cumulativo de 136 casos confirmados de Covid-19, dos quais 107 recuperados.Três pessoas encontram-se hospitalizadas no Hospital Central do Funchal, uma delas nos cuidados intensivos.“Relativamente ao isolamento dos casos positivos, 23 pessoas cumprem isolamento numa unidade hoteleira dedicada e três em alojamento próprio”, refere o IASAÚDE.Nas últimas 24 horas, foi também sinalizada uma situação que se encontra em análise pelas autoridades de saúde, tratando-se de um viajante identificado no Aeroporto da Madeira.No contexto da operação de rastreio de viajantes nos portos e aeroportos da Madeira e do Porto Santo, há a reportar um total cumulativo de 32.828 colheitas para teste à covid-19 realizadas até às 18h00 de hoje.Até ao final do dia 18 de agosto, foram contabilizadas no arquipélago 1.595 notificações de casos suspeitos de infeção pelo novo coronavírus, dos quais 1.459 não se confirmaram.“À data, 18.905 pessoas estão a ser acompanhadas pelas autoridades de saúde dos vários concelhos da região, com recurso à aplicação ‘MadeiraSafeToDiscover’, 7.719 destas estão em vigilância ativa”, indica o IASAÚDE.

  • Terceira. Autoridade de Saúde e entidades da tauromaquia chegam a acordo para realização de touradas de praça

    Entidades alcançaram um entendimento para melhorar as orientações de forma a possibilitar a continuidade da realização destes espetáculos, garantindo a “salvaguarda de artistas e espectadores”.

    Terceira. Autoridade de Saúde e entidades da tauromaquia chegam a acordo para realização de touradas de praça

  • Com a pandemia, comércio mundial sofre queda sem precedentes este ano

    A pandemia de Covid-19 provocou uma queda recorde do comércio mundial. Organização Mundial do Comércio moderou as previsões de que 2021 seria um ano de recuperação acentuada.

    Com a pandemia, comércio mundial sofre queda sem precedentes este ano

  • São Tomé e Príncipe regista dois novos casos após quatro dias sem positivos

    São Tomé e Príncipe registou hoje dois novos casos positivos de Covid-19, elevando o total para 887, após quatro dias sem qualquer infeção detetada no país, anunciou a porta-voz do Ministério da Saúde.

    De acordo com Isabel dos Santos, com estes dois novos casos, registados em 53 testes realizados nas últimas 24 horas, eleva-se para 887 o número de pacientes com infeções de Covid-19 registados no país.

    A porta-voz do Ministério da Saúde referiu ainda que os dois pacientes que estavam internados no hospital de campanha “receberam alta médica”, havendo um total de 829 doentes recuperados.

    Em isolamento domiciliar encontram-se 43 cidadãos e os óbitos mantêm-se em 15, desde que a Covid-19 foi declarada no país há cerca de seis meses.

    A realização dos testes massivos que foram anunciados pelo Governo para se iniciar no dia 17, na Região Autónoma do Príncipe, foi adiada, estando a aguardar-se a chegada ao país de alguns materiais encomendados pelo escritório da Organização Mundial da Saúde (OMS), na capital são-tomense.

  • Mais 68 novos infetados em Cabo Verde com 25 casos na cadeia da Praia

    Cabo Verde registou mais 68 novos infetados pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, dos quais 25 na cadeia da Praia, elevando o total acumulado desde 19 de março a 3.321 casos, revelou hoje o Ministério da Saúde.

    Estes novos casos de Covid-19 na maior cadeia de Cabo Verde, explicou hoje o diretor nacional de Saúde, Artur Correia, em conferência de imprensa, resultam de amostras de contactos com outros casos positivos naquela cadeia, recolhidas em 13 de agosto, estando em curso “medidas para mitigação” e face ao estado de “sobrelotação” do espaço.

    Ainda na ilha de Santiago, foram registados novos casos positivos de Covid-19 nos concelhos do Tarrafal (5), Santa Catarina (2) e Santa Cruz (2).

    Foram ainda confirmados 10 novos casos da doença na ilha do Sal, o segundo principal foco de transmissão no arquipélago, depois do concelho da Praia.

    Nas últimas 24 horas foram ainda dados como recuperadas da doença 52 casos.

    Dos casos positivos, 841 casos permanecem ativos, 36 óbitos e 2.442 foram dados como recuperados, enquanto dois cidadãos estrangeiros infetados foram transferidos para os países de origem, segundo os dados do Ministério da Saúde.

  • França regista 17 mortos devido ao vírus

    França registou 17 mortos nas últimas 24 horas devido à Covid-19, elevando o número total de mortos para 30.468 desde o início da pandemia, segundo as autoridades francesas.

    Ao mesmo tempo, o número de casos continua a aumentar com 3.776 novos casos confirmados nas últimas 24 horas. Desde o início da pandemia já foram confirmados 225.043 casos no país.

    Entre terça e quarta-feira foram ainda identificados 21 novos focos de contaminação em todo o país, num total de 276, e há atualmente 29 territórios considerados como em situação de vulnerabilidade moderada ou elevada.

  • Fábrica de aços no concelho da Marinha Grande testa trabalhadores após dois casos positivos

    Na fábrica trabalham cerca de 300 pessoas. Após terem registado sintomas, dois funcionários testaram positivo. Empresa continua a trabalhar, mas está a testar contactos diretos com infetados.

    Fábrica de aços no concelho da Marinha Grande testa trabalhadores após dois casos positivos

  • Morreu um dos utentes infetados do lar da TAP em Sintra

    Um dos utentes do lar da Associação de Solidariedade e Apoio Social do Pessoal da TAP, em Sintra, que estava infetado com Covid-19, morreu na segunda-feira, disse hoje fonte da Administração Regional de Saúde de Lisboa.Numa nota enviada à agência Lusa, sobre o ponto de situação neste lar, do concelho de Sintra, fonte da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARS-LVT) refere que, com este óbito, passam a estar ativos neste estabelecimento 54 casos, entre funcionários (12) e utentes (42).

    Os residentes que permanecem no equipamento estão isolados entre si, pelo que a situação está controlada e a ser devidamente acompanhada pela Autoridade Local de Saúde Pública do ACES Sintra, em colaboração com a direção do lar e a autarquia”, acrescenta a nota.

    A ARS-LVT refere ainda que, “à data de hoje, estão internadas seis pessoas em enfermaria, todas com situação clínica estável”.A doença foi detetada em 43 utentes, de um total de 83, e em 12 funcionários, de um universo de 51

  • Espanha com mais 3.715 infetados. É o número diário mais alto desde o final de maio

    Espanha diagnosticou 3.715 novos casos de infeção pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, o número mais alto desde final de maio, e contabilizou 131 mortes associadas à doença covid-19 numa semana, divulgou hoje o Ministério da Saúde espanhol.

    Das infeções detetadas nas últimas 24 horas, 1.535 (41%) foram registadas na região de Madrid, comunidade que também confirmou 25 novas vítimas mortais.

    O País Basco (com 472 novos casos) e Aragão (466 novos casos) são as outras comunidades espanholas que também ultrapassaram a fasquia das 400 novas infeções nas últimas 24 horas.

    Situação oposta está a ser verificada nas Ilhas Baleares (perto da costa leste de Espanha, no Mediterrâneo) que não registam nenhum caso de infeção pelo novo coronavírus há dois dias consecutivos.

    Outro dado divulgado hoje pelo Ministério da Saúde espanhol é o número de doentes de covid-19 atualmente hospitalizados, indicador que subiu na última semana e voltou a ultrapassar a fasquia dos mil pacientes.

    Neste momento, 1.336 pessoas estão internadas, das quais 346 estão em unidades hospitalares localizadas na zona de Madrid.

    No que diz respeito às unidades de cuidados intensivos, 84 doentes foram admitidos nestes serviços na última semana.

  • África contabiliza hoje 26.289 mortos devido à doença

    O número total de mortes por Covid-19 é hoje de 26.289 em África, mais 405 que na terça-feira, havendo mais de 1,1 milhões de infetados pela doença desde o início da pandemia, segundo os dados oficiais mais recentes.

    De acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), o número de infetados é de 1.129.185, enquanto o número de recuperados é hoje de 847.696.

    O maior número de casos e de mortos de Covid-19 continua a registar-se na África Austral, com 625.761 infetados e 12.793 vítimas mortais. Nesta região, a África do Sul, o país mais afetado do continente, contabiliza 598.886 infetados e 11.982 mortos.

  • Mais 54 novas infeções e Moçambique ultrapassa os 3.000 casos

    Moçambique registou mais 54 infeções pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas e elevou para 3.045 o total de casos, mantendo-se com 19 óbitos, anunciou hoje o Ministério da Saúde.

    Dos 54 casos anunciados hoje, 48 são de nacionalidade moçambicana e seis são estrangeiros, refere-se na nota de atualização de dados do ministério, enviada à comunicação social.

    Os novos casos, distribuídos pelas províncias de Maputo (10), Niassa (1), Zambézia (3), Sofala (8) e cidade de Maputo (32), estão em isolamento domiciliar, indicam as autoridades de saúde.

    “Neste momento decorre o processo de identificação dos seus contactos”, acrescenta a nota.

    As autoridades de saúde anunciaram ainda que mais 44 pessoas foram dadas como recuperadas, elevando o total para 1.291 (42%).

    Dos casos ativos em Moçambique, a cidade de Maputo, capital do país, regista o maior número, com 733 infeções, seguida da província de Maputo, com 313 casos, ambas no sul do país.

  • Comerciantes Baião organizam "stock-off" na Internet em tempo de pandemia

    A Associação Empresarial de Baião (AEB) vai realizar, de 22 a 29 de agosto, uma feira do tipo stock-off, utilizando a Internet para a venda de produtos e assim apoiar os comerciantes locais em tempo de pandemia, informou hoje a instituição.

    “Este stock-off inovador será promovido através da plataforma ‘Compre em Baião’, criada em tempos de pandemia com o objetivo de apoiar os comerciantes num momento especialmente sensível”, explica a AEB, acrescentando que o evento constituirá “uma oportunidade única” para os interessados encontrarem “uma grande variedade de produtos a preços vantajosos, sem ter que sair de casa”.

    A atividade conta com o apoio da Câmara de Baião e reúne a participação de 18 comerciantes, de vários setores de atividade.

  • Câmara de Almada quer alargar horário de funcionamento do comércio até às 22h

    A Câmara de Almada pretende alargar o horário de funcionamento dos estabelecimentos comercias até às 22h, tendo já solicitado pareceres às autoridades de saúde e de segurança nesse sentido, adiantou a autarquia.

    Foi solicitado o parecer à autoridade de saúde, às autoridades de segurança (PSP e GNR) e à capitania do Porto de Lisboa para que se possa proceder ao alargamento dos horários de funcionamento dos estabelecimentos de comércio a retalho e de prestação de serviços até às 22h, sem prejuízo das regras especiais aplicáveis ao respetivo setor de atividade”, lê-se numa resposta escrita enviada à Lusa.

    A autarquia adianta ainda que, até quinta-feira, deverá existir “uma posição final e concertada das várias entidades”.

    Na semana passada, o Conselho de Ministros decidiu atribuir aos presidentes de Câmara dos 18 municípios da Área Metropolitana de Lisboa (AML), que se mantém em estado de contingência devido à pandemia de Covid-19, a permissão de alteração dos horários de funcionamento dos estabelecimentos comerciais, competência que tinha sido retirada aos municípios no âmbito da pandemia de Covid-19.

1 de 3