910kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Nuno Lebreiro

Convidado

Artigos publicados

Oficina da Liberdade

O Patinho Feio

Por que razão assusta tanto Trump os poderes capazes de moldar a narrativa mediática hoje em dia tornada largamente monotemática?
Oficina da Liberdade

Os Inimigos da Democracia

Quando a liberdade de expressão se vê regulada, limitada, mesmo que em nome do povo, conclui-se que o poder político foi de forma ilegítima usurpado por quem lhe regula aquilo que pode ou não dizer.
Oficina da Liberdade

O Grande Calafrio

Uma obra que se quer perfeita será sempre inacabada, tal como uma obra que se acaba será necessariamente imperfeita, eis a limitação da realidade humana revelada, como sempre, num paradoxo.
Oficina da Liberdade

2020-30: Três apontamentos sobre uma época

O homem moderno é, acima de tudo, alienado. Mas essa alienação é bem-vinda na medida em que oferece libertação face ao peso da responsabilidade individual.
Oficina da Liberdade

Lamento, Sr. Primeiro-Ministro, mas não

A estratégia de Von der Leyen é um erro colossal, tal como deveria ser evidente para os não-socialistas, em particular o PSD que advoga o contrário dessa política quando aplicada à escala nacional.
Oficina da Liberdade

Os selvagens

Assim se revela a verdadeira essência do autoritarismo liberal contemporâneo: quando pretende transformar os valores da sociedade ao invés de simplesmente se limitar a respeitá-los.
Oficina da Liberdade

Nem sempre temos tudo aquilo que queremos

Anuncia-se, pois, na falência de um modelo governativo que se extinguiu a si próprio, o tempo de mudar, não apenas de Governo, mas daquele mau hábito português, romântico, irrealista e sebastiânico.
Oficina da Liberdade

A queda

Onde antes indivíduos fortes e independentes geravam sociedades livres, agora a dependência, o infantilismo e a negação da tragédia do mundo impelem a turba para a autoridade reguladora do Estado.
Oficina da Liberdade

O ideal da vida banal

Quanto custará em tédio, aborrecimento e depressão a amputação ilusória da tragédia que revela a verdade do mundo tal qual ele é, sempre foi e sempre será?
Oficina da Liberdade

A elite e o povo

Em Portugal, a mudança política, mesmo que rara, tem que ser sempre contra a elite e não proposta por ela.
Oficina da Liberdade

Um mundo ao contrário

A ridícula e pestilenta pseudo-virtude auto-congratulatória eleva o “activista” denunciador de opressão aos píncaros máximos do orgulho próprio.
Oficina da Liberdade

O fim do tempo 

O colapso do compromisso entre progresso e tradição acentua-se para além das franjas marginais, gerando uma agenda progressista que, por oportunismo, granjeia apoio generalizado nos poderes que são.
Oficina da Liberdade

A direita portuguesa (ou o medo de existir)

Considerando a natureza nem-nem da IL, o cata-ventismo oportunista do Chega! e o desaparecimento do CDS, sobra agora apenas a esperança de que o PSD consiga reencontrar a sua verdadeira identidade.
Oficina da Liberdade

A perversa aliança

No maior golpe de asa político do nosso tempo, o grande capital colocou o activista revolucionário, feito idiota útil, a repetir os mesmos slogans que esse grande capital lhe diz para repetir.
Oficina da Liberdade

O mito do herói

Quanto mais o Homem novo procura afirmar-se como adulto e maduro, mais parecem os indivíduos particulares ficar agarrados às narrativas infantis de super-heróis.
Oficina da Liberdade

À lareira

Em troca de uma prometida ascensão, ganha-se uma prisão. Menos abundância, menos consumo, menos vida, menos liberdade, eis a promessa do “novo normal”.
Oficina da Liberdade

Solve et Coagula

Enquanto a Humanidade, tolhida pelo medo, se escondia em casa do vírus e demais ameaças, os alquimistas imprimiram triliões, todos eles falsos, sem qualquer valor real mas que deu para tudo comprar.
Oficina da Liberdade

Em casa roubada, arrancam-se as portas

Diante desta pouca-vergonha, face ao evidente atentado contra a liberdade e a democracia, a reboque do Dr. Costa e sob a batuta irresponsável de Marcelo, o novo PSD de Luís Montenegro parece anuir.
Oficina da Liberdade

Principium Sapientiae

Deus está morto, disse Nietzsche, é certo, mas quem certificou o corpo? Onde está a autópsia? Não continua o mundo tão misterioso como antes?
Oficina da Liberdade

O regresso ao passado

O progressismo, seja ele liberal ou não, é por definição não-humanista porque se orienta em função de princípios transcendentes face ao próprio Homem — à cabeça, o ideal racionalista.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.